14/09/2025  06h18
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
21/09/2005 - 05h43
O Prêmio Finep de Inovação Tecnológica
Bianca Paiva - ABr
 

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, promoveu neste ano O Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. Ao todo 679 projetos de todas as regiões do Brasil foram inscritos em várias categorias: Pequena, Média e Grande Empresa, Produtos, Processos e Instituição Científica e Tecnológica.

Segundo o presidente da Finep, Odilon Antonio Marcuzzo do Canto, foram criadas em 2005 duas novas categorias: "inovador individual, aquele indivíduo que mesmo não estando ligado a nenhuma instituição ou empresa cria uma inovação, um produto, um processo novo. Outra categoria é a de inovação social, para tecnologias ditas assistivas. Embora não signifique uma grande inovação tecnológica, é importante para segmentos sociais menos assistidos. É quando alguém ou uma instituição tem uma inovação que modifica a situação, a qualidade de vida daquela população ou daquela região", disse.

O Prêmio Finep foi lançado em 1998, na região sul, com apenas 25 inscritos. Em 2000, o prêmio se estendeu a todas as regiões do Brasil. "A Finep criou o prêmio de inovação juntamente com a Revista Expressão, do sul, há oito anos atrás, para buscar na comunidade exemplos de inovadores sejam eles uma instituição, uma empresa ou mesmo um indivíduo e trazê-lo para o holofote, mostrá-lo como exemplo para todo o Brasil. A missão é fomentar iniciativas e melhorar as condições para que se dê a inovação", afirmou Marcuzzo.

De acordo com ele, é feita inicialmente uma seleção regional de projetos por um júri de pessoas especializadas na área de tecnologia. Depois, o projeto classificado na etapa regional concorre ao Prêmio Nacional. Os vencedores das etapas regional e nacional serão homenageados em cerimônia de premiação e receberão troféus específicos para cada categoria. Os vencedores da etapa nacional serão premiados no dia 24 de novembro em Brasília e receberão bolsa de fomento tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"A Finep é uma instituição que apóia o conhecimento desde a sua produção até a aplicação desse conhecimento transformando-o em riqueza, processo, produto, serviço. Ela investe em projetos de pesquisas pura nas universidades, em institutos de pesquisa, como também apóia projetos tecnológicos, projetos de aplicação do conhecimento e também empresas que tenham inovação. Nesse último governo se criou toda uma agenda de fazer com que a produção do conhecimento atinja o povo como um todo, melhore a qualidade de vida das camadas mais desassistidas da população", explicou.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.