15/09/2025  08h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
15/03/2004 - 09h39
Show de surf no Rip Curl Grom Search 2004
Fábio Maradei
 
Molecada dá show de surf na decisão do Rip Curl Grom Search em Guarujá
 
Ivan Storti - FMA Comunicação 
  Matheus Toledo, de Ubatuba, vencedor da etapa na iniciantes, com o seu novo visual, de cabelo vermelho.

Eles têm, no máximo, 16 anos de idade, mas mostraram surf de gente grande na 3ª e decisiva etapa do Rip Curl Grom Search 2004, disputada sábados e domingo (dias 13 e 14) na praia do Tombo, em Guarujá. A disputa, com ondas de 1 metro, definiu os campeões da temporada. Destaque para os títulos das categorias mirim e feminina, ambas para atletas com até 16 anos, que valeram viagens para a Austrália, um dos grandes paraísos do surf mundial.

Entre os mirins, o catarinense de Florianópolis, Giancarlo Zampieri, mostrou grande regularidade no circuito, chegou nas três finais, e confirmou o 1º lugar no ranking. A festa da delegação de Santa Catarina ainda contou com a vitória de Alejo Muniz, de Bombinhas, um dos grandes destaques do final de semana, que garantiu a melhor nota do evento, um 9, com um tubo, e chegou em duas finais, sendo o vice na iniciantes.

Na feminina, a paranaense de Matinhos, Bruna Schmitz, de apenas 13 anos, venceu a etapa e comemorou a conquista da passagem. Matinhos levou também o título na iniciantes (no máximo 14 anos), com Rafael Teixeira, garantindo 50% das conquistas. Rafa ganhou o troféu mesmo estando fora das finais. Nem viu a decisão e só soube da conquista depois. Na etapa o vencedor foi o paulista de Ubatuba, Matheus Toledo. E na grommets, a festa foi caseira, com a vitória de Nathan Brandi, outro grande nome do dia, também atuando em duas finais (foi o 3º colocado na iniciantes).

Na disputa mirim, o título começou a ser definido ainda nas quartas-de-final, quando quatro favoritos se enfrentaram e apenas dois seguiram adiante. Giancarlo passou para a semi junto com o guarujaense Leandro Santos. O pernambucano radicado em SC, Bruno Rodrigues e o ubatubense Wiggolly Dantas acabaram barrados e fora da briga. Depois foi a vez de Leandro perder a chance, superado por Thiago Camarão, de São Sebastião, que também estava na briga direta.

Na decisão, o atleta paulista, apontado como um dos mais radicais do momento e especialista em aéreos, tinha de vencer e torcer para Giancarlo ficar no máximo em 3º lugar. A bateria foi acirrada, com mudanças de colocações a todo o tempo. Camarão arriscava nos vôos, mas Alejo acabou roubando a cena, com um grande desempenho (já vinha sendo destaque com vários tubos) e acabou carregado nos ombros pelos amigos catarinenses.

Giancarlo, que venceu a etapa de abertura, em Floripa e foi o 4º colocado no Rio de Janeiro, repetiu a colocação na praia do Tombo, mas fez uma forte marcação sobre Camarão, que terminou em 3º lugar, atrás de Aristides Tavares, também de São Sebastião. "Eu sabia que tinha de marcar o Camarão. Se não ficasse em cima, ele voava. Ele é muito bom e não podia dar mole", disse Giancarlo, que foi campeão brasileiro iniciantes em 2002.

"Eu nem iria competir no circuito, mas fui para a 1ª etapa, por incentivo do meu pai (Wagner) e quando venci coloquei como objetivo principal esse título. Agora vou preparar pranchas novas e fazer essa viagem alucinante. É uma premiação sensacional, ainda mais para quem é novo", disse o surfista de 16 anos.

O vencedor da etapa, Alejo, comemorou muito a vitória e foi carregado pelos amigos ao sair do mar. "Eu estava cansado, por já ter competido em outra final, mas fiz exatamente o que o Otoney (Xavier, técnico) disse. Esperei uma boa onda. Sabia que tinha 20 minutos e poderia escolher uma perfeita", disse.

CONHECER O MUNDO - Entre as meninas, Bruninha fará a sua 2ª viagem internacional como prêmio. No ano passado, ela foi campeã pro júnior e viajou para o Havaí. Neste domingo, teve uma disputa acirrada para chegar ao título. A grande favorita, Gabriela Teixeira, de Búzios/ RJ, perdeu na semifinal. Para comemorar, só restava a vitória para Bruna, que ainda teve como rival Natalie Martins, de Pontal do Paraná.

"Não estou acreditando. Achei que não teria chances, mas comecei a acreditar quando a Gabriela perdeu na semi. Daí entrei decidida. Agora é treinar ainda mais para sempre melhorar", disse Bruninha, que já faz planos para o futuro: "Quero ser profissional, disputar o Circuito Mundial e conhecer o mundo inteiro". A final contou com outras revelações. A guarujaense Geórgia Paschoal foi a vice, seguida pela ubatubense Luana Coutinho e a paranaense Natalie Martins.

Já na iniciantes, Matheus Toledo, filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, não deu chances aos adversários. "Eu estava precisando de uma vitória importante, voltar para o topo. Um competidor tem de ter bons resultados e não tive um bom ano em 2003. Agora comecei bem. Acho que vou pintar o cabelo em todos os campeonatos", brincou o surfista de 13 anos, em relação ao cabelo tingido de vermelho durante a etapa.

O capixaba de Vila Velha Krystian Kimerson, único atleta que disputou as três categorias masculinas, estava na briga pelo título e precisava vencer, mas acabou em 4º lugar. "Não deu para levar, mas fiquei feliz, porque competi com atletas mais velhos e cheguei junto", disse o surfista. O campeão do ranking festejou o resultado. "Queria ter feito a final, mas acabei parando na semi. Daí fui para o hotel e fiquei na banheira pensando o que tinha errado. Depois, fiquei muito feliz. Esse título é o começo de uma carreira, incentivo para mais surf", afirmou.

Alejo Muniz foi o vice, seguido de Nathan Brandi. Na grommets, que reuniu os surfistas mais novos, alguns com 8 anos de idade, a final foi bem disputada. O campeão teve como adversário direto o também guarujaense Jessé Mendes, atual campeão paulista petit, que terminou em 3º lugar, atrás de Sidney Guimarães, de Peruíbe (SP). José Eduardo Fernandes, de Búzios, completou a final.

O Rip Curl Grom Search, que em 2005 deve ter uma disputa internacional com os melhores de cada país onde é realizado o evento, tem como objetivo dar estímulo aos novos talentos, futuras promessas da modalidade. Nomes de destaque na atualidade, como o novo campeão mundial pro júnior, Adriano de Souza, o Mineirinho (que acompanhou as finais, prestigiando o evento e torcendo para amigos) passaram pelas disputas.

VICTOR VALENTIN - Vários atletas surgem como promessas. Um dos exemplos é Victor Valentin, da Ilha do Mel (PR). Aos 10 anos, o competidor viajou para fora de seu estado pela 2ª vez (a estréia foi em Floripa na etapa de abertura). Aproveitou que estava na Baixada Santista, e conheceu a Vila Belmiro, assistindo o jogo do Santos contra o Barcelona, do Equador, pela Libertadores de América, levado pelo patrocinador Rafael Guttierres.  Ficou feliz em conhecer o craque Robinho e também saboreou um lanche no McDonalds. "Não acreditei que falei com o Robinho e curti muito comer no McDonalds", disse o futuro talento.

Logo após as decisões os atletas participaram de uma churrascada de confraternização na Lucky Scope, onde foi realizada a entrega da premiação. Todos os detalhes sobre o campeonato estão no site www.ripcurl.com/events/brazil. O Rip Curl Grom Search teve o patrocínio da Rip Curl, com o co-patrocínio da Hot Water, Nivana, Revista Hardcore, Sul Nativo, e 2 Surf. Apoio da Sticle, Sky Artes Gráficas, Gordon & Smith, Revista Maneco e homologação da Confederação Brasileira de Surf, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. A etapa da praia do Tombo teve o apoio da Federação Paulista de Surf, Associação Guarujaense de Surf e Prefeitura de Guarujá.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.