14/09/2025  06h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
24/09/2005 - 16h06
Notícias do Legislativo ubatubense
 
 
 
Ailton Gonçalves 
  Vereador Mico acompanha obra na rua Poço Fundo, no Sertão do Perequê-Mirim.

• Vereador Mico presente nos Bairros da Enseada e do Sertão do Perequê-Mirim

No último dia 17 de setembro, o vereador Romerson de Oliveira - PFL, esteve no Morro do Ceará no bairro da Enseada, onde ouviu da comunidade alguns pedidos para melhorar as condições estruturais do bairro.

Mico pode ver o início da manutenção na caixa d’água coletiva que serve à comunidade e informou que vai procurar junto ao Poder Executivo formas para realizar parcerias com os moradores e buscar as melhorias.

Outra conquista do vereador foi atender a uma antiga solicitação dos moradores da Rua Poço Fundo no Sertão do Perequê-Mirim, que, no dia 22, foi beneficiada com os trabalhos da Secretaria de Obras da Prefeitura através de uma retro-escavadeira que substituiu a tubulação da rua, que vivia entupida e não comportava o escoamento das águas pluviais, causando assim, o transbordamento e sérios danos aos moradores.

"Vivenciar os problemas e procurar soluções para eles, tem sido uma constante em minha legislatura e a maior realização é ter das comunidades o respaldo e apoio em parcerias para solucionar os problemas e suas necessidades", comenta Mico.

A comunidade é grata ao poder público e o vereador salienta a presteza dos trabalhos da Secretaria de Obras e parabeniza o prefeito Eduardo César pela atenção dada aos problemas e pelas soluções levadas a cada comunidade.


• Vereador entrega Moção na escola Maria Josefina

Nesta última quarta-feira, o vereador Charles Medeiros entregou a Diretora Flávia Cômitte uma Moção de Congratulações pelos excelentes resultados relacionados ao 1º Encontro Cultural Maria Josefina realizado nas dependências da Escola Maria Josefina Giglio Silva no bairro da Estufa II. O evento ocorreu entre os dias 24 a 26 deste mês e contou com a colaboração de várias escolas e entidades, segundo a direção da escola a idéia é atrair cada vez mais os moradores para dentro do ambiente escolar, através das manifestações culturais existentes, melhorando assim as relações entre alunos, escolas e comunidades. A escola também realiza um trabalho com plantios de verduras e legumes, parte da merenda escolar vem da horta que é cultivada por alunos da escola.

Segundo Charles Medeiros, a escola tem um papel fundamental na vida dos moradores em seu entorno e é de extrema importância que ela mantenha um compromisso sério de cooperação de desenvolvimento relacionados às comunidades que ela representa, termina.


• Lar Vicentino de Ubatuba recebe visita do presidente da Câmara, Jairo dos Santos e do secretário municipal da Saúde, Marcos Silveira Franco

O presidente da Câmara Municipal, Jairo dos Santos, PT, foi - com o secretário municipal da Saúde, Marcos Silveira Franco - ver de perto as dificuldades do Lar Vicentino de Ubatuba. Eles já resolveram pelo menos um dos problemas. O secretário Marcos Silveira vai repassar, mensalmente, verba de, aproximadamente, 2 mil e 300 reais para a contratação de dois enfermeiros que vão atender oito idosos doentes, impossibilitados de se levantar e precisam de cuidados constantes, principalmente no período da noite.

Com 32 anos de funcionamento e 38 idosos internados, os problemas que afetam o asilo vão desde equipamentos quebrados - geladeira, máquina de lavar roupas - até a falta de medicamentos e funcionários. De acordo com a diretora, Maria Célia da Cunha Canto, o Lar Vicentino emprega 13 pessoas e tem um gasto mensal por volta de 20 mil reais, entre pagamentos e despesas. Só com alimentação são quatro mil reais por mês, mais cerca de cinco mil reais para medicamentos, telefone, água, gás e luz. Os salários dos empregados chegam a 10 mil reais, incluindo os encargos. A média de gasto com as fraldas geriátricas chega a mil reais por mês. Maria Célia informou que os recursos que entram na instituição não chegam a 10 mil reais mensais. São 5 mil e 38 reais da Prefeitura, 2 mil e 200 reais do Governo Federal e uma média de 800 reais da Associação dos Engenheiros de Ubatuba. Ela disse que procura suprir, com grande dificuldade, a falta do restante necessário, com as verbas adquiridas na cantina da Igreja, em um quiosque e nos bazares beneficentes que sempre organiza e, mesmo assim, não dá. Jairo dos Santos entrou em todos os muito bem cuidados cômodos do Lar, conversou com todos os idosos, ofereceu o seu apoio e se colocou à disposição da diretoria da casa.


• Jairo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, homenageia o senhor Genésio do Camburi

"Quando um representante de uma sociedade desempenha com brilho e sucesso os seus feitos, eleva e projeta a própria comunidade e serve de exemplo para os seus conterrâneos". Com estas considerações, o presidente da Câmara de Ubatuba, Jairo dos Santos, PT, entregou Moção de Congratulações ao líder comunitário do Quilombo do Camburi, Genésio dos Santos. A homenagem, ponto alto da sessão de Câmara, dia 20, emocionou a todos. Aos 78 anos de idade, o senhor Genésio usou a tribuna e, com toda a humildade que lhe é peculiar, falou de sua luta pelo reconhecimento e pelo direito de seu povo permanecer na terra onde nasceu. Falou também, de suas conquistas, lembrando que, apesar de ser analfabeto, que só reconhece um "Ó porque é redondo", recebe convites de todo o país e até da Europa para palestras. Dessa forma, segundo Jairo, Genésio dos Santos vai divulgando o valor, a garra, a sabedoria, a perseverança do povo caiçara e quilombola, projetando Ubatuba no cenário cultural. O representante dos quilombolas do Camburi foi aplaudido em pé pelos vereadores e pelo público presente.


• Presidente da Câmara, Jairo dos Santos, visita o bairro do Perequê-Açú

Uma grande área do bairro do Perequê-Açú está cercada por buracos, esgotos a céu aberto, sujeira e mau cheiro.

A constatação foi feita pelo presidente da Câmara, Jairo dos Santos, que esteve no bairro, nesta sexta-feira, dia 23 de setembro. Os moradores pedem providências urgentes. A situação, segundo eles é crítica. As valas de escoamento de águas pluviais estão desabando e servindo para o esgoto sanitário, trazendo risco à saúde da população. De acordo com a presidente da Associação Comunitária do Perequê-Açú, Wilma Bottarini Modena, a quantidade de ratos que passeiam pelas ruas à noite, chega a assustar. Além disso, há a perigo de se contrair a leptospirose, principalmente as crianças que muitas vezes brincam descalças ao redor das valas. Ela disse ainda, que quando chove, grande parte da população do bairro fica ilhada por causa do entupimento nos tubulões, causando um grande transtorno para muitas famílias que precisam ser removidas para casa de parentes e amigos. Quase todas as ruas do Perequê-Açú necessitam de reparo. Jairo dos Santos marcou um novo encontro com a comunidade para a próxima segunda-feira de manhã. Mas, ele já enviou ao Executivo uma indicação solicitando mutirão de reparos e limpeza, com urgência.

O presidente da Câmara indicou também ao prefeito Eduardo César que determine ao setor competente uma rígida fiscalização para coibir a emissão de esgoto clandestino nas valas de escoamento de águas pluviais do bairro.


• Esgoto vaza de escola no Perequê-Mirim, corre a céu aberto e a Prefeitura não toma nenhuma providência.

Direção da escola enviou memorandos para a Secretaria de Educação, mas situação não foi resolvida.

Um vazamento de esgoto da Escola Municipal Professora Maria da Cruz Oliveira, no bairro do Perequê-Mirim, está formando uma vala negra, que corre a céu aberto, contaminando ainda mais as águas fluviais do bairro e colocando em risco a saúde das crianças que brincam nas proximidades daquela escola. A Diretoria da escola enviou memorando no início do ano à Secretaria de Educação da Prefeitura, solicitando manutenção e reparos no local. Os reparos foram feitos, mas o vazamento continuou. Em junho, outro memorando foi enviado pela direção da escola, mas até o momento nada foi providenciado.

O Vereador Edílson Félix estará enviando nesta semana uma indicação ao Senhor Prefeito para que dê atenção necessária àquela comunidade, no sentido de resolver a situação.

É necessário que a Prefeitura faça uma vistoria urgente naquela unidade de ensino, visando reparar o vazamento do esgoto e solucionar o problema pela raiz, disse o Vereador, indignado com o descaso ocorrido.

Animais em situação de abandono

O Centro de Controle de Zoonoses do município necessita de atenção imediata por parte do Executivo local. Animais abandonados são levados para lá e deixados em condições de total desrespeito às regras mínimas de higiene e manejo.

Há relato, passado pelos representantes da APAUBA ao vereador Edílson Félix, inclusive documentado por fotos, de filhotes que foram deixados em gaiolas empilhadas, sem condições de asseio, porque os animais que estavam nas gaiolas do alto defecavam e urinavam nos que estavam nas gaiolas abaixo.

Animais, apesar de não serem sujeitos de direito, pelo Código Civil brasileiro, devem ser tratados com respeito, existindo inclusive, uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada em assembléia pela UNESCO, em Bruxelas, em 1978.

Segundo esta Declaração, que deve ser levada a sério por todos, "todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm direito à existência", cada animal tem direito ao respeito, não podendo o homem, como espécie animal, exterminar ou explorar outras espécies. O homem deve colocar a sua consciência a serviço dos outros animais. Sendo assim, nenhum animal - em nenhuma hipótese - deve ser submetido a maus tratos e a atos cruéis.


• Moções de Congratulações

A vereadora Luciana Machado (PDT) homenageou, com Moção de Congratulações, o representante de Ubatuba no evento do "Car Tuning", Donizete João de Oliveira Júnior. A modalidade, que realiza encontros dentro e fora do país, tem como objetivo premiar os veículos super equipados com acessórios variados e som de muita qualidade. Júnior, de acordo com a vereadora, equipou o carro dele, utilizando recursos próprios e já participou de vários campeonatos, divulgando a cidade de Ubatuba, como comprova publicação na revista "Car Stereotuning" de circulação no Brasil e no Exterior. Luciana ressaltou ainda, que eventos dessa natureza trazem diversão e atrativo para a população local além de incentivar o turismo, atraindo o público de fora. A vereadora aconselhou Júnior a continuar insistindo no projeto e desejou que ele consiga patrocinadores para continuar divulgando o nome da cidade.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.