11/09/2025  20h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
28/09/2005 - 17h01
Paulo Moura pode trazer decisão do título mundial
João Carvalho
 
Pernambucano vai enfrentar Kelly Slater nas oitavas-de-final do Quiksilver Pro

Um novo swell (ondulação) atingiu a Cote D’Argent Francesa durante a noite e a quarta-feira amanheceu com ondas enormes, com as maiores séries chegando a incríveis 4 metros de altura em Hossegor. Com isso, os organizadores iniciaram a terceira rodada do Quiksilver Pro France em La Nord, cerca de 500 metros de distância de La Graviere, que sediou os quatro primeiros dias de disputas da nona etapa do ASP Foster’s World Championship Tour 2005. Como a competição só começou às 13 horas, foram realizadas apenas nove baterias e na última delas o tricampeão mundial Andy Irons passou um sufoco para superar o neozelandês Maz Quinn no minuto final do confronto. Ao contrário, Kelly Slater passou fácil por Jeremy Flores e seguiu para enfrentar Paulo Moura, com o pernambucano podendo trazer a decisão do título mundial para o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005 se conseguir barrar o norte-americano nas oitavas-de-final. O cabo-friense Victor Ribas também já colocou seu nome entre os 16 melhores surfistas do campeonato e outros três ainda vão buscar classificação nesta quinta-feira na França, ao vivo pelo www.aspworldtour.com.

Os dois brasileiros só pegaram três ondas em suas baterias nas difíceis condições do mar em Hossegor. Vitinho disputou o segundo confronto do dia e com notas 5,17 e 7,33 vingou a derrota sofrida para o australiano Daniel Wills na primeira fase, despachando-o com uma larga vantagem de 12,50 x 6,60 pontos. Ribas agora vai abrir as oitavas-de-final do Quiksilver Pro France contra o californiano-voador Dane Reynolds, que eliminou o ex-campeão mundial C. J. Hobgood no duelo norte-americano que inaugurou a quarta-feira em La Nord.

Ao contrário do seu irmão gêmeo, Damien Hobgood surfou o primeiro tubão do dia e três juízes lhe deram nota 10 nessa sua primeira onda, mas outros dois não acharam que ele foi tão fantástico quanto o do havaiano Bruce Irons na primeira fase e a média final ficou em 9,93 pontos. Ele ainda ganhou uma nota 6,17 para totalizar imbatíveis 16,10 pontos na quarta-feira, com ninguém conseguindo superar os 18,17 pontos que o paranaense Peterson Rosa registrou como novo recorde do Quiksilver Pro France na repescagem.

O tricampeão brasileiro está escalado na 14ª bateria com o californiano Chris Ward e além dele também não competiram na quarta-feira o carioca Raoni Monteiro, que vai enfrentar o dono da única nota 10 em Hossegor, Bruce Irons, na 12ª bateria, e o niteroiense Guilherme Herdy, que irá disputar a penúltima vaga nas oitavas-de-final contra o australiano Nathan Hedge.

Já o pernambucano Paulo Moura atropelou o também australiano Michael Lowe na bateria que antecedeu a apresentação do número 1 do WCT 2005 em La Nord. Com notas 7,33 e 6,33 em suas duas últimas ondas, bateu com facilidades o baixinho mais gordinho do circuito mundial por 13,66 x 4,67 pontos. "Gosto muito dessa onda e espero conseguir ir mais longe. Procuro não pensar muito em quem vou enfrentar e tento focar no que eu tenho que fazer para passar a bateria. Mas, é claro que é sempre uma pedreira enfrentar o Kelly Slater, ainda mais nessa fase excelente que ele vive", falou Paulo Moura.

A praia já estava completamente lotada quando o brasileiro saiu do mar para a entrada do hexacampeão mundial Kelly Slater, que confirmou o favoritismo contra o jovem surfista da Ilha Reunião, Jeremy Flores, de apenas 17 anos de idade. A bateria começou quente, com o convidado pegando um grande tubo em sua primeira onda que valeu nota 9,17. Mas, Slater deu o troco logo em seguida também num tubão que chegou a receber uma nota 10 dos cinco juízes, com a média ficando em 9,77 pontos. Como as séries estavam muito irregulares, não entrou nenhuma outra onda tão boa assim na bateria. Com uma nota 5,57 em sua terceira apresentação, Slater derrotou Flores por 15,34 x 12,84 pontos e seguiu para completar a quarta bateria das oitavas-de-final com o pernambucano Paulo Moura.

Os dois já se enfrentaram na primeira fase da etapa de abertura da temporada na Gold Coast e Kelly Slater levou a melhor. Agora, Paulo Moura terá toda a torcida do havaiano Andy Irons para tentar empurrar a decisão do título mundial para o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005, que será realizada entre os dias 31 de outubro e 09 de novembro em Santa Catarina, última parada antes da grande final em Banzai Pipeline, no Havaí. Irons tem que terminar na frente de Slater na França e, principalmente, vencer as três últimas etapas para poder impedir o hepta do americano com um tetracampeonato consecutivo.

Mas, quase que o título já foi decidido nesta quarta-feira em Hossegor. O havaiano passou um sufoco no último confronto do dia contra o neozelandês Maz Quinn, que arrancou uma nota 8,33 em sua segunda onda surfada nos minutos iniciais da bateria. As séries enormes entravam fechando tudo em La Nord e só 15 minutos depois Andy Irons conseguiu pegar sua primeira onda boa, que valeu nota 7,83. Ele ainda ficou precisando de 3,51 pontos para vencer e só nos últimos segundos pegou uma onda para reverter o resultado com uma nota 3,93 que fechou o apertado placar em 11,76 x 11,33 pontos.

O adversário do havaiano nas oitavas-de-final só será definido nesta quinta-feira e sairá do confronto entre os australianos Mark Occhilupo e Lee Winkler. A expectativa é de que as ondas continuem grandes, porém mais perfeitas e tubulares para mais um dia que pode definir o campeão mundial mesmo se Paulo Moura derrotar o grande favorito Kelly Slater. Isso porque se Andy Irons também parar nas oitavas-de-final não poderá mais ultrapassá-lo, já que precisa no mínimo ficar uma posição na frente do norte-americano.

QUIKSILVER PRO - Baterias restantes da terceira fase:

10: Mark Occhilupo (AUS) x Lee Winkler (AUS)
11: Cory Lopez (EUA) x Shea Lopez (EUA)
12: Bruce Irons (HAV) x Raoni Monteiro (RJ)
13: Taj Burrow (AUS) x Mikael Picon (FRA)
14: Peterson Rosa (PR) x Chris Ward (EUA)
15: Nathan Hedge (AUS) x Guilherme Herdy (RJ)
16: Jake Paterson (AUS) x Tim Reyes (EUA)

Primeiras baterias das oitavas-de-final:

01: Victor Ribas (RJ) x Dane Reynolds (EUA)
02: Phillip MacDonald (AUS) x Luke Egan (AUS)
03: Damien Hobgood (EUA) x Luke Stedman (AUS)
04: Kelly Slater (EUA) x Paulo Moura (PE)
05: Andy Irons (HAV) x aguarda seu adversário

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.