11/09/2025  17h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
29/09/2005 - 19h21
3 brasileiros avançam no Quiksilver Pro France
João Carvalho
 
Peterson Rosa também avança às oitavas-de-final do Quiksilver Pro France. Terceira fase é encerrada em ondas de 2 metros de altura na quinta-feira em La Nord
 
Pierre Tostee 
  O Bruce Irons no Quiksilver Pro France.

Três brasileiros estão entre os dezesseis melhores surfistas do Quiksilver Pro France e o último a conquistar classificação para as oitavas-de-final foi o paranaense Peterson Rosa, que despachou o norte-americano Chris Ward na quinta-feira de ondas de 2 metros de altura em La Nord. O cabo-friense Victor Ribas e o pernambucano Paulo Moura já haviam garantido suas vagas no dia anterior e a previsão é de que a nona etapa do ASP Foster’s World Championship Tour 2005 seja encerrada nesta sexta-feira, podendo até definir o campeão mundial da temporada.

O defensor do título Andy Irons tem que terminar na frente do atual líder Kelly Slater na França, para que a decisão seja transferida para o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005. O primeiro adversário do hexacampeão mundial na sexta-feira é o brasileiro Paulo Moura, que pode adiar a conquista antecipada do americano para Santa Catarina, onde a elite do esporte disputa o penúltimo desafio do ano nos dias 31 de outubro a 09 de novembro.

Em 2004, o havaiano Andy Irons garantiu o tricampeonato no Brasil, também antes da etapa final em Banzai Pipeline, no Havaí. Nas oitavas-de-final do Quiksilver Pro France, ele vai enfrentar seu companheiro na equipe Billabong, Mark Occhilupo, que está despedindo-se do circuito mundial e venceu o primeiro confronto da quinta-feira em La Nord. Seu caminho ainda pode ser também facilitado caso Bruce Irons derrote o norte-americano Cory Lopez na disputa seguinte, pois os dois acabarão se encontrando nas quartas-de-final para reeditar a inédita decisão do ano passado entre os irmãos Irons em Hossegor.

RECORDISTA ABSOLUTO - Bruce Irons já tinha estreado com a única nota 10 da competição neste ano e na quinta-feira ampliou o recorde de pontos do paranaense Peterson Rosa de 18,17 pontos para 18,26 pontos de 20 possíveis para derrotar o carioca Raoni Monteiro, que só marcou 13 pontos em suas duas melhores ondas. O havaiano extrapolou os limites nas difíceis condições do mar em La Nord para arrancar notas 8,83 e 9,43, com um dos cinco juízes dando até um 10 nessa última, em mais um grande tubo surfado no Quiksilver Pro France.

"Eu adoro essas ondas aqui de Hossegor, que são muito parecidas com as que nós crescemos surfando em casa, então me sinto realmente bem confortável competindo nestas condições", disse Bruce Irons, que agora vai enfrentar o norte-americano Cory Lopez, que ganhou o confronto contra seu irmão Shea na terceira fase.

Já na bateria de Peterson Rosa, os tubões que ele pegou na repescagem não apareceram desta vez, mas o paranaense conseguiu superar o californiano Chris Ward com os apenas 10,33 pontos das notas 5,00 e 5,33 que somou nas duas únicas ondas regulares que pegou. Só que quase que o norte-americano vira o resultado com os 5,83 pontos que recebeu em sua melhor participação na bateria.

Com a classificação, Peterson seguiu para enfrentar o campeão do Nova Schin Festival WCT Brasil no ano passado, o australiano Taj Burrow, que tinha acabado de despachar o francês Mikael Picon na bateria anterior. Depois da vitória apertada do tricampeão brasileiro, o niteroiense Guilherme Herdy acabou eliminado pelo australiano Nathan Hedge por um largo placar de 14,50 x 9,67 pontos.

Herdy e Raoni terminaram empatados em 17º lugar no Quiksilver Pro France, com cada um recebendo 4.500 dólares de prêmio e 410 pontos, enquanto Peterson, Ribas e Moura já garantiram um mínimo de 5.300 dólares e 600 pontos por terem avançado às oitavas-de-final em Hossegor. O potiguar Marcelo Nunes e o paulistano Renan Rocha não passaram da repescagem e ficaram na 33ª posição, levando 3.600 dólares e 225 pontos por suas participações na última etapa antes da terceira edição do Nova Schin Festival WCT Brasil em Santa Catarina.

QUIKSILVER PRO - Oitavas-de-final:

1: Victor Ribas (RJ) x Dane Reynolds (EUA)
2: Phillip MacDonald (AUS) x Luke Egan (AUS)
3: Damien Hobgood (EUA) x Luke Stedman (AUS)
4: Kelly Slater (EUA) x Paulo Moura (PE)
5: Andy Irons (HAV) x Mark Occhilupo (AUS)
6: Bruce Irons (HAV) x Cory Lopez (EUA)
7: Taj Burrow (AUS) x Peterson Rosa (PR)
8: Nathan Hedge (AUS) x Jake Paterson (AUS)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.