11/09/2025  17h24
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
10/10/2005 - 19h05
Etapa final do SuperSurf 2005 em Ubatuba
João Carvalho
 
Tops do WCT no caminho do título brasileiro no SuperSurf. Líderes do ranking podem ter de enfrentar os brasileiros da elite mundial
 
Nilton Santos 
  Silvana Lima e Alcione Silva, favoritas na etapa final do SuperSurf 2005 que começa nesta quarta-feira na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

Os três tops do WCT que também fazem parte da elite nacional do SuperSurf 2005 confirmaram suas participações na grande final da temporada nessa semana em Ubatuba. Como só puderam disputar uma etapa neste ano, eles terão que enfrentar os líderes do ranking e vão acabar entrando na briga do título brasileiro, trazendo ainda mais emoção para a decisão na Praia de Itamambuca. O número 3 Jano Belo está escalado na bateria inaugural da quinta e última etapa e, se o paraibano passar pelo ubatubense Edgar Bischof, vai ter que encarar o tricampeão brasileiro Peterson Rosa na segunda fase. O cabo-friense Victor Ribas vem de uma semifinal contra os melhores do mundo no WCT da França e já entra na segunda bateria da quarta-feira com o catarinense Guga Arruda. Se vencer, pode pegar outro candidato ao título na segunda fase, Marcelo Trekinho (RJ) ou Crhistiano Spirro (BA). Já os outros seis candidatos ao título de campeão no SuperSurf 2005 integram o grupo dos cabeças-de-chave que entram na terceira rodada, mas alguns não vão escapar dos brasileiros da elite mundial em suas estréias na sexta-feira.

Além de Vitinho e Peterson, o paulistano Renan Rocha completa esta lista. Ele vai fazer sua primeira apresentação na penúltima bateria da segunda fase, antes do único tricampeão brasileiro da história do circuito implantado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) em 1987. O terceiro título foi dramático e veio na primeira edição da divisão principal no ano 2000, que passou a ser organizada pelo Grupo Abril. Aí nasceu o SuperSurf para abrigar a nova elite do surfe nacional.

Peterson foi barrado por um dos convidados da etapa final disputada em Imbituba (SC) e, inconformado, foi embora para casa, em Curitiba, ainda no sábado. Só que todos os adversários acabaram caindo no domingo e ele não estava lá para comemorar o título. Seu algoz na Praia da Vila, Teco Padaratz, confirmou o tricampeonato do amigo na semifinal e depois ganhou uma decisão histórica com seu grande parceiro de circuito mundial, Fábio Gouveia.

FÁBIO FABULOSO - Cinco anos depois, o paraibano é quem está na frente do ranking. Agora, pode receber a ajuda dos ex-companheiros de elite mundial para repetir o feito de 1998 e faturar um segundo título brasileiro na grande final do SuperSurf 2005. Certamente, viria num momento especial, depois do enorme sucesso do premiado filme "Fábio Fabuloso" que conta sua trajetória no esporte. Mas, ainda tem oito surfistas com chances de terminar como número 1 do Brasil nesta semana na Praia de Itamambuca.

Matematicamente, seu conterrâneo Jano Belo é o maior adversário e o outro é o atual líder Beto Fernandes, com quem pode se encontrar nas semifinais, só que aí o paulista já não poderá impedir o bicampeonato de Fabinho. Na verdade, chegar nas semifinais é a condição mínima para os dois superarem os 2.660 pontos que Gouveia computará quando estrear no SuperSurf de Ubatuba. Os baianos Flávio Costa (segundo lugar no ranking) e Crhistiano Spirro (sexto) têm que chegar na grande final, enquanto para o paulista Wagner Pupo e os cariocas Leonardo Neves, Marcelo Trekinho e Pedro Henrique, só interessa a vitória e que o "Fabuloso" não passe para as quartas-de-final em Ubatuba.

A CORRIDA PELO BI - Caso vença na estréia, Pupo é o primeiro a dar adeus ao título. Ganhando sua segunda bateria, o trio do Rio de Janeiro sai da disputa. Mais uma vitória nas oitavas-de-final e os dois representantes da Bahia também não têm mais chances e Beto e Jano vão precisar vencer o campeonato. Se Fabinho alcançar as semifinais só fica Jano Belo necessitando da vitória. Mas, o bicampeonato é confirmado se os dois paraibanos repetirem a final da etapa passada, na Costa do Sauípe (BA).

TUDO IGUAL NO FEMININO - A vantagem da cearense Silvana Lima para faturar o bi consecutivo na categoria feminina é parecida. A diferença é que a nova top do WCT só tem três adversárias, mas a principal delas também precisa chegar no mínimo nas semifinais. Essa é a condição para Alcione Silva colocar o Rio Grande do Norte na Galeria das Campeãs Brasileiras, totalmente dominada pelo Rio de Janeiro e Ceará. Além dela, a paulista Suelen Naraísa e a niteroiense Juliana Guimarães também tentam conquistar seu primeiro título brasileiro, só que ambas têm que vencer o SuperSurf de Ubatuba e, o mais difícil, torcer para que Silvana Lima termine em último lugar na sua bateria de estréia na Praia de Itamambuca, onde ela foi campeã no ano passado numa decisão cearense contra Tita Tavares.

O SUPERSURF 2005 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), com patrocínio da Volkswagen, TIM e Sandálias Havaianas. Esta última etapa ainda conta com co-patrocínio da Onbongo, Gatorade e Jagermeister, além do apoio da Revista Fluir, Waves.Terra, Mix FM, Itamambuca Eco Resort, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Secretaria da Juventude Esporte e Lazer da Coordenadoria da Juventude do Governo do Estado de São Paulo. A grande final da temporada terá transmissão ao vivo do SPORTV e pelo www.supersurf.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.