11/09/2025  17h18
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
12/10/2005 - 16h18
1º dia do SuperSurf 2005 em Ubatuba
João Carvalho
 
Jano Belo vence bateria inaugural do SuperSurf em Ubatuba. Paraibano continua na briga do título brasileiro e Fábio Gouveia é dúvida!
 
Nilton Santos 
  O paraibano Jano Belo, que estreou com vitória na bateria inaugural do SuperSurf de Ubatuba e continua na briga pelo título brasileiro.

Um belo dia de sol, praia lotada e boas ondas de 1 metro de altura formaram o cenário no primeiro dia da grande final do SuperSurf 2005 na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A decisão do título brasileiro da temporada começou a ser disputado logo na primeira bateria da quarta-feira, com o paraibano Jano Belo derrotando o ubatubense Edgar Bischof para continuar na briga e agora vai enfrentar o tricampeão brasileiro Peterson Rosa na segunda fase. Já seu conterrâneo Fábio Gouveia ainda não sabe se terá condições de competir. Com fortes dores nas costas, ele tomou uma injeção na coluna para tentar entrar no mar, mas mesmo que não consiga já passa a liderar o ranking só pegando a camiseta de competição. Seus principais adversários continuam tendo que chegar nas semifinais para poder superá-lo na corrida pelo Volkswagen Fox zero quilômetro, prêmio oferecido aos campeões brasileiros no SuperSurf 2005.

A vantagem de Fabinho é porque só agora ele vai completar os quatro resultados que são computados no ranking final da temporada. Além dele pular do quarto para o primeiro lugar, quando também estrear na terceira fase o carioca Pedro Henrique já sobe da 17ª para a sexta posição. Já os outros sete candidatos ao título vão estar trocando as pontuações mais baixas, pois participaram das quatro etapas realizadas no SuperSurf 2005.

"Já faz duas semanas que estou sem surfar e estava fazendo um tratamento lá em Floripa, só que a coluna travou e aí tomei essa injeção agora em São Paulo para ver se consigo entrar na água", contou Fábio Gouveia, por telefone quando estava na estrada vindo para Ubatuba. "A previsão é de que só vai fazer efeito em 48 horas e como entro na sexta-feira, vamos ver se vai dar, mas se não der, paciência, vou ter que ficar na areia", lamenta Fabinho, que já competiu com dores nas costas na etapa passada na Costa do Sauípe e mesmo assim chegou na grande final no SuperSurf da Bahia, perdendo apenas a decisão paraibana contra Jano Belo.

E o vencedor estreou com vitória na bateria inaugural do SuperSurf de Ubatuba, seguindo como principal adversário do conterrâneo na corrida pelo título brasileiro de 2005. "A bateria foi muito tensa, o Edgar Bischof é um surfista local daqui e conhece bem essa onda, mas consegui passar e agora tem o Peterson (Rosa) amanhã, um dos melhores surfistas do Brasil, top do WCT, só pedreira", destacou Jano Belo, que precisa chegar nas semifinais para poder sonhar com o título. "Estou tendo essa chance, para mim foi até inusitado, não esperava, mas já que estou na briga vou com tudo para tentar ser campeão".

Dos nove surfistas que chegaram nesta última etapa brigando pelo troféu que no ano passado foi conquistado pelo ubatubense Renato Galvão, Jano Belo foi o único que entrou na primeira fase. O carioca Marcelo Trekinho e o baiano Crhistiano Spirro estréiam nesta quinta-feira na segunda rodada, enquanto Fábio Gouveia, Beto Fernandes (SP), Flávio Costa (BA), Leonardo Neves (RJ), Wagner Pupo (SP) e Pedro Henrique (RJ), fazem parte da lista dos cabeças-de-chave que só entram na terceira fase.

CAMPEÕES MUNDIAIS - Além de Jano Belo, outro destaque no primeiro dia do SuperSurf de Ubatuba foi a apresentação de três campeões mundiais para o ótimo público que lotou a ensolarada Praia de Itamambuca na quarta-feira. O cabo-friense Victor Ribas, campeão brasileiro e mundial do WQS em 1997, veio de um excelente terceiro lugar na etapa passada do WCT na França e por uma pequena diferença derrotou o catarinense Guga Arruda por 14,00 x 13,44 pontos na segunda bateria.

"Pena que não deu para correr as outras etapas, que coincidiram com as datas do WCT ou WQS, mas é sempre muito bom participar do SuperSurf, que é um circuito alucinante que gera muita mídia e isso é bom para o meu patrocinador", falou Victor Ribas, que participa do SuperSurf como convidado do Grupo Abril e seguiu para enfrentar o gaúcho Daison Pereira na abertura da segunda fase. "Já o ruim é que como minha pontuação é baixa, vou acabar encontrando os caras que estão brigando pelo título brasileiro, mas competição é isso mesmo e vou tentar o melhor resultado possível", prometeu Vitinho.

Depois dele, o atual campeão mundial Pro Junior da ASP, Pablo Paulino, ganhou o confronto cearense contra Adilton Mariano na sexta bateria e continua buscando um lugar na lista dos 36 surfistas que são mantidos na divisão principal do Circuito Brasileiro pelo ranking do SuperSurf. "A bateria foi show, tem boas ondas, mas eu estou aí querendo muito confirmar minha vaga. Aqui mesmo em Ubatuba eu consegui garantir minha entrada no SuperSurf no ano passado e vou tentar agora me manter na elite com um bom resultado aqui de novo", falou Pablo, que vai pegar um dos candidatos ao título brasileiro nessa quinta-feira, o baiano Crhistiano Spirro, na terceira bateria da segunda fase.

E falando em baiano, o último campeão mundial a se apresentar na quarta-feira foi Armando Daltro, número 1 do WQS em 2000, que também participa do SuperSurf 2005 como convidado do Grupo Abril e tenta confirmar sua vaga nesta última etapa. Ele fez uma das maiores pontuações do dia - 15,67 pontos de 20 possíveis - para derrotar o paulista Ricardo Ferreira, que marcou 14,10 pontos que dariam para vencer todos os seis confrontos anteriores, mas não esse contra o baiano Armando Daltro.

A previsão para a quinta-feira é realizar o mesmo número de baterias do primeiro dia, ou seja, as dezesseis da segunda fase masculina e as quatro da feminina, quando estréiam as principais cabeças-de-chave, inclusive as quatro candidatas ao título brasileiro: a cearense Silvana Lima, a potiguar Alcione Silva, a paulista Suelen Naraisa e a niteroiense Juliana Guimarães. A primeira chamada está marcada para às 8 horas na Praia de Itamambuca, o principal palco de competições do litoral paulista.

O SUPERSURF 2005 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), com patrocínio da Volkswagen, TIM e Sandálias Havaianas. Esta última etapa ainda conta com co-patrocínio da Onbongo, Gatorade e Jagermeister, além do apoio da Revista Fluir, Waves.Terra, Mix FM, Itamambuca Eco Resort, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Secretaria da Juventude Esporte e Lazer da Coordenadoria da Juventude do Governo do Estado de São Paulo. A grande final da temporada terá transmissão ao vivo do SPORTV e pelo www.supersurf.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.