14/09/2025  04h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
13/10/2005 - 11h16
Fim do monopólio da Petrobras é irreversível
Nielmar de Oliveira - ABr
 

O processo de flexibilização do monopólio do petróleo em curso no país é "irreversível", disse o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, ao participar de um seminário sobre a Sétima Rodada de Licitação de áreas para exploração e produção de petróleo no país. O evento foi promovido pelo Jornal "O Globo", com o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

As afirmações do ministro foram um comentário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a volta do monopólio do petróleo para as mãos da União. A PEC, de autoria do deputado petista Luciano Zica (SP), está em análise na Câmara dos Deputados. "Estamos no caminho certo e a política brasileira está alinhada com o que vem acontecendo no mundo", disse Rondeau.

Segundo Rondeau, "em uma democracia todos têm o direito de manifestar opinião e ser a favor disto ou daquilo. Esta PEC só levará ao debate sobre o momento certo para avançar ou retroceder. Para mim, a flexibilização é irreversível, o Brasil está no caminho certo e no final deste ano ele deverá atingir a auto-suficiência, que passará a ser sustentada em 2006".

Ainda na avaliação do ministro de Minas e Energia, os leilões que a ANP realiza anualmente, "além de darem oportunidade ao capital privado, é também uma forma de reforçar os investimentos que serão feitos pela nossa maior indústria, no caso a Petrobras, na área de exploração e produção".

Lembrando a máxima do futebol de que "em time que está ganhando não se mexe", o ministro disse não acreditar que a divulgação da PEC em análise no Congresso às vésperas da Sétima Rodada vá afetar o êxito da rodada e afastar os investidores. "Quem tem apetite para entrar na sétima rodada vai entrar", disse.

"Estamos trabalhando de forma democrática e o assunto foi debatido na sociedade. Já estamos fazendo uma boa Lei para o gás natural, que dará ainda mais segurança ao investidor, para garantir à oferta. A unanimidade é burra, e o deputado está em seu direito para colocar em evidência o seu ponto de vista", finalizou Rondeau.

Caso a PEC seja aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde está nesse momento, as empresas que produzem petróleo no país terão que alterar seus contratos e passarem de companhias concessionárias a prestadoras de serviço.

A licitação deve acontecer nos dias 17, 18 e 19 próximos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.