11/09/2025  17h23
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
13/10/2005 - 19h25
2º dia do SuperSurf 2005 em Ubatuba
João Carvalho
 
Caem dois candidatos ao título brasileiro na final do SuperSurf. Peterson Rosa derrota Jano Belo na última bateria masculina do dia

O baiano Crhistiano Spirro sentiu uma contusão e nem entrou na água, o paraibano Jano Belo perdeu para o paranaense Peterson Rosa e dois nordestinos foram as primeiras baixas na lista dos candidatos ao título brasileiro na grande final do SuperSurf 2005 em Ubatuba. O carioca Marcelo Trekinho estreou com vitória e continua na briga e outros seis só vão fazer suas primeiras apresentações agora na terceira fase. As ondas baixaram um pouco para meio metro de altura, as séries passaram a demorar mais para entrar, mas mesmo assim a quinta-feira foi mais um dia mágico na bela Praia de Itamambuca. A cearense Silvana Lima venceu a primeira bateria feminina e apenas a potiguar Alcione Silva continua com chances de impedir que ela conquiste o bicampeonato brasileiro e leve o Volkswagen Fox zero quilômetro oferecido aos campeões brasileiros da temporada que está sendo encerrada nessa semana no litoral norte de São Paulo.

Na categoria masculina, a disputa do título tem sete surfistas e o paraibano Fábio Gouveia ainda não sabe se vai ter condições físicas para competir. Com dores nas costas, até tomou uma injeção na coluna para tentar participar da grande final do SuperSurf 2005. O baiano Crhistiano Spirro também chegou contundido em Ubatuba, tentou surfar antes da sua bateria e voltou a sentir um estiramento muscular na coxa esquerdo. Com isso, nem entrou no mar e deixou o caminho livre para o campeão mundial Pro Junior, Pablo Paulino, seguir para a terceira fase.

Antes dele, o carioca Marcelo Trekinho usou os aéreos para liquidar Simão Romão no segundo confronto do dia, por 15,16 x 11,84 pontos. Ele continua na briga do título brasileiro e sabe que tem que vencer o SuperSurf de Ubatuba para superar o novo líder Fábio Gouveia. "O mar está um pouco difícil, as ondas até estão boas, mas demoram muito para vir e dei sorte de estar no pico na hora que entraram as melhores séries na bateria. Entrei para fazer o meu surfe, consegui e estou feliz com isso", disse Trekinho, cujo próximo desafio é o catarinense Andreas Eduardo, que vai tentar quebrar o tabu de ainda não ter vencido nenhuma bateria neste ano.

O terceiro candidato ao título brasileiro escalado na segunda fase era o paraibano Jano Belo, que disputou a última bateria com o paranaense Peterson Rosa. O tricampeão brasileiro começou forte com uma nota 8,17 e Jano Belo até igualou essa média em uma boa onda, mas faltou outra regular para superar o paranaense, que levou a melhor com um placar de 14,84 x 12,94 pontos. "O Peterson surfou bem, é muito experiente e infelizmente não consegui uma outra onda boa para somar. Mas, estou muito contente pelo fato de chegar aqui com chances de ser campeão brasileiro, tive a oportunidade de mostrar o meu surfe e certamente no ano que vem estarei de volta brigando pelo título de novo", prometeu Jano.

Peterson Rosa sempre gostou muito de competir em Ubatuba e conhece bem as ondas da Praia de Itamambuca. "Achei uma onda boa logo ali no início, o mar está bastante difícil, então começar bem uma bateria assim te deixa mais motivado. O Jano Belo vem surfando muito bem, nova geração quebrando, mas eu vim aqui para incomodar e já comecei né?", brincou Peterson.

"Adoro Itamambuca, sempre fui muito bem recebido aqui pelos locais, Demon, Zecão, Scatena, todo mundo gosta de mim e é sempre um prazer estar aqui. Espero que sábado e domingo tenha altas ondas e dos sete atletas que estão na briga pelo título eu torço para que o campeão seja o Wagner Pupo. É um cara que sempre batalhou, sempre esteve brigando por título e merece muito ser campeão", escolheu o único tricampeão brasileiro da história da ABRASP. Só que ele não sabia que seu adversário na terceira fase é justamente o Wagner Pupo!!!!

Em seguida foi iniciada a categoria feminina e a cearense Silvana Lima não teve dificuldades para superar suas adversárias. A atual campeã brasileira e defensora do título do SuperSurf de Ubatuba marcou 15 pontos em suas duas melhores ondas e a capixaba Yries Pereira garantiu a segunda vaga nas quartas-de-final somando 9,33 pontos. Com a vitória, a nova top do WCT já tirou a paulista Suelen Naraisa e a niteroiense Juliana Guimarães da briga, mas a potiguar Alcione Silva passou raspando e conseguiu adiar a comemoração antecipada da cearense na Praia de Itamambuca.

"Show! Fiz minha parte que era passar a bateria. Eu vim aqui muito concentrada para vencer o campeonato. Eu adoro esta praia, acho uma das mais bonitas do Brasil. As ondas estão pequenas, mas sempre tem uma valinha e vou tentar mesmo esse bicampeonato aqui, pois no ano que vem tem WCT também e pode ser que eu não possa participar de todas as etapas do brasileiro", falou Silvana Lima, que vai enfrentar uma das surpresas do SuperSurf de Ubatuba, a catarinense Larissa Barbiere, na primeira quarta-de-final da última etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.

Apenas nos minutos finais da bateria, a potiguar Alcione Silva conseguiu garantir sua classificação no penúltimo confronto do dia. Ela acabou passando do terceiro para o primeiro lugar, mesmo somando só 8,86 pontos, com a catarinense Larissa Barbiere ganhando a briga pela segunda vaga com 8,83 pontos, contra 8,43 e 5,37 das paulistas Luana Prado e Francisca Pereira, respectivamente.

Para continuar lutando pelo seu primeiro título brasileiro, Alcione agora tem que chegar na grande final em Ubatuba e vai enfrentar a tricampeã brasileira Andréa Lopes na terceira quarta-de-final. Na segunda, Juliana Guimarães enfrenta a capixaba Yries Pereira e na última bateria a ubatubense Suelen Naraisa pega a catarinense Marina Werneck, que ainda busca um lugar entre as top-8, grupo das cabeças-de-chave que entram na segunda fase no SuperSurf do ano que vem.

O SUPERSURF 2005 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), com patrocínio da Volkswagen, TIM e Sandálias Havaianas. Esta última etapa ainda conta com co-patrocínio da Onbongo, Gatorade e Jagermeister, além do apoio da Revista Fluir, Waves.Terra, Mix FM, Itamambuca Eco Resort, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Secretaria da Juventude Esporte e Lazer da Coordenadoria da Juventude do Governo do Estado de São Paulo. A grande final da temporada terá transmissão ao vivo do SPORTV e pelo www.supersurf.com.br

SuperSurf 2005 - Terceira fase

01: Odirlei Coutinho (SP) x Andrew Serrano (SP)
02: Jojó de Olivença (BA) x Bruno Moreira (SP)
03: Pedro Henrique (RJ) x André Silva (CE)
04: Leonardo Neves (RJ) x Armando Daltro (BA)
05: Pedro Muller (RJ) x Raphael Becker (SC)
06: Yuri Sodré (RJ) x André Gioranelli (RJ)
07: Andreas Eduardo (SC) x Marcelo Trekinho (RJ)
08: Renato Galvão (SP) x Victor Ribas (RJ)
09: Wagner Pupo (SP) x Peterson Rosa (PR)
10: Dunga Neto (CE) x Anselmo Correia (RJ)
11: Fábio Gouveia (PB) x Gustavo Fernandes (RJ)
12: Jihad Kohdr (PR) x Rodrigo Dornelles (RS)
13: Beto Fernandes (SP) x Pablo Paulino (CE)
14: Maicon Rosa (PR) x Hizunomê Bettero (SP)
15: Flávio Costa (BA) x Saulo Júnior (SP)
16: Lucinho Lima (CE) x Edgley Santos (SP)

Quartas-de-final femininas

01: Silvana Lima (CE) x Larissa Barbiere (SC)
02: Juliana Guimarães (RJ) x Yries Pereira (ES)
02: Alcione Silva (RN) x Andréa Lopes (RJ)
04: Suelen Naraísa (SP) x Marina Werneck (SC)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.