14/09/2025  04h09
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
14/10/2005 - 06h08
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Vida e obra de Paulo Freire na Fundart.

• Fundart expõe vida e obra de Paulo Freire

O educador revolucionário trabalhou, principalmente, pela classe oprimida e acreditava que a educação era a única forma de transformar

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) está sediando, desde o dia 11, uma exposição em homenagem ao grande revolucionário da pedagogia brasileira, Paulo Freire. Essa mostra itinerante faz parte do Projeto Memória, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Petrobrás, que tem como objetivo aproximar obras e autores do grande público. Para levar a história e o pensamento de Paulo Freire ao público brasileiro, o Projeto Memória Paulo Freire - Educar para Transformar está percorrendo os 27 estados brasileiros, em 800 municípios.

A profundidade das idéias de Paulo Freire e a sua prática educativa são reconhecidas nos prêmios, homenagens e títulos recebidos em todo mundo. Suas idéias foram adotadas nos meios acadêmicos ou populares. Sua proposta humanista é radical e, nesse sentido, revolucionária. Para ele, educar significa transformar. Assumindo a transformação "com" e "a partir" dos oprimidos, propõe uma nova sociedade mundial fundada na educação como prática da liberdade. Freire propõe a educação como uma das dimensões mais fundamentais para uma nova e verdadeira revolução social. É um espaço em que homens, mulheres e crianças assumem-se sujeitos históricos. Nessa perspectiva, outra História é possível, pois, como afirma o mestre Paulo Freire, o mundo não é. O mundo está sendo.

Nascido em 1921, em Recife (PE), Paulo Freire ingressou nos movimentos populares no final da década de 1950. Seu trabalho educacional lhe valeu a prisão pela ditadura militar em 1964 e, posteriormente, o exílio por 16 anos. Percorreu o mundo coordenando e desenvolvendo projetos de educação popular, sobretudo nos países mais pobres. Retornou ao Brasil em 1980, onde viveu até 1997, ano de sua morte. Nesse período, trabalhou como professor universitário, escreveu vários livros, foi secretário de Educação da Cidade de São Paulo e esteve sempre engajado em movimentos sociais.

A exposição ficará no Casarão do Porto, na Praça Anchieta, 38 - Centro - Ubatuba, SP. Os interessados poderão apreciá-la até o próximo dia 22, de segunda a sexta das 9 às 12h e das 14 às 18h. Aos sábados, das 16 às 21h. A entrada é franca.


• Ubatuba recebe grupo de teatro em seu aniversário

Grupo apresentará peças sobre educação ambiental

O grupo de Teatro da ONG Pueras participará da festa de aniversário de Ubatuba entre os dias 28 e 30 de outubro. O público poderá se divertir e aprender sobre educação ambiental e a problemática do lixo urbano com duas peças de autoria do próprio grupo: Lix Dura Lix e o Colecionador de Embalagens.

Os locais onde o grupo de teatro estará se apresentando serão definidos nos próximos dias, mas é certo que as peças serão apresentadas em todas as regiões da cidade. Este evento é uma parceria da Prefeitura de Ubatuba com a Associação das Indústrias Automática de Vidro (Abividro) e a Prefeitura de Ubatuba.

Os contatos para a vinda do grupo estão sendo feitos por Marlon Lopes de Moraes, da Secretaria de Obras. "O pessoal da ONG está muito contente em participar do início da implantação do sistema de coleta seletiva em Ubatuba", disse Marlon.

Visita

Representantes da ONG Pueras estiveram em Ubatuba entre os dias 5 e 11 de setembro para uma avaliação no atual sistema de coleta seletiva do município. Os coordenadores Paulo Rogério e Roberta Saviolo notaram uma carência de orientação especializada na área de cooperativismo e direcionamento no trabalho de conscientização ambiental.

Com o Programa Reciclando e Educando apresentado pela Ong à Prefeitura, foi constatada a necessidade da abertura de um escritório na cidade, o que deve ocorrer em breve.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6809 com Andréia ou (11) 6964-4677.


• Congelamento no Sertão do Itamambuca é concluído

Prefeitura congela 107 residências no local; novos trabalhos foram iniciados no Recanto Itamambuca

A Prefeitura de Ubatuba concluiu na última sexta-feira, 7, o processo de congelamento no Sertão do Itamambuca, região norte do município. Segundo Claudinei Salgado, coordenador do projeto de congelamento da Prefeitura, foram congeladas 107 casas, a maioria construída em área de preservação permanente. As residências foram medidas, numeradas, fotografadas e mapeadas, num trabalho de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo e a Assessoria de Assuntos Comunitários. Funcionários da Secretaria de Assistência Social entrevistaram os moradores das residências congeladas. Hoje a equipe de congelamento é constituída por um engenheiro, um fiscal de obras, um desenhista e duas pessoas de apoio.

Há cerca de 20 dias o prefeito de Ubatuba Eduardo César esteve no Sertão do Itamambuca reunido com a comunidade explicando a importância do congelamento de áreas que vem sendo desenvolvido pela administração municipal desde o mês de maio. "O prefeito foi muito bem recebido pelos moradores e explicou que essas ações de congelamento buscam conter as ocupações em áreas irregulares e os problemas sociais que isso acarreta", explicou Claudinei Salgado.

Conseqüências

Os problemas ocasionados pela ocupação irregular são muitos. Em primeiro lugar, o cidadão que adquiriu um lote clandestino não poderá contar com benefícios como: água tratada, luz, saneamento básico, escolas e transportes. Além disso, a cidade cresce desordenadamente e o poder público é responsabilizado pela falta de infra-estrutura em lugares que não pagam impostos. Em outras situações, as moradias foram construídas em áreas de preservação ambiental ou mesmo em áreas de risco, perto de encostas, sujeitas a deslizamentos e outros sérios problemas.

A Prefeitura já realizou o congelamento de áreas no Morro do Pipoca, Vila Indaiá I e II, Ranário, Morro da Antena (Itamambuca), Bacia do Rio Grande (em quatro núcleos diferentes dentro da Bacia) e no Parque Guarani. Terça-feira, a equipe de congelamento iniciou os trabalhos no Recanto Itamambuca. Ao todo, já foram congeladas 710 moradias em Ubatuba.


• Comunidade da Marafunda comemora Dia das Crianças

O Movimento de Desenvolvimento do bairro da Marafunda (MDM) promoveu em parceria com a equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer, uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, na manhã do último domingo, dia 9, na Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite.

Dezenas de crianças do bairro puderam se divertir com atividades esportivas, jogos de mesa, ginástica recreativa, oficina de pintura e materiais recicláveis, além de ganharem brindes, algodão doce e balas.

MDM

Presidido por Robson Domingos dos Santos, o Movimento de Desenvolvimento do bairro da Marafunda (MDM), surgiu há cinco meses e tem como meta a luta por melhorias para a comunidade do bairro. "O MDM já obteve, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, grandes conquistas como as melhorias da quadra de esportes, e o posto de saúde do bairro, que deve ser entregue ainda este mês, além da praça, que está em fase de acabamento. A sinalização também foi melhorada, com a colocação de placas indicativas na entrada do bairro e em algumas ruas", disse Robson.

O movimento agora prepara uma grande festa para o Natal, e pede o apoio dos comerciantes. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com Robson, através do telefone 9122-5466.


• Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis discutem meio ambiente

Propostas da região serão levadas para a Conferência Nacional que acontece em novembro, na capital federal

Uma delegação de Ubatuba, conduzida pela secretária de Educação, Isabel Roseli Leite, participou do Encontro Preparatório para a "II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente", realizada no dia 11, em Paraty - RJ. Além da presença dos secretários de Educação de Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis, o encontro teve a participação das aldeias Boa Vista (Ubatuba), Guarani (Paraty), Paraty Mirim e Sapucaia (Angra) e dos quilombolas da Caçandoca e Camburi (Ubatuba), Comunidade Campinho (Paraty) e Bracuí (Angra).

Durante todo o dia foram discutidos os assuntos que a região levará à Conferência Nacional, cujo tema este ano é "Vivendo a diversidade na Escola".

Em data ainda a ser definida, será escolhido o delegado que apresentará as propostas discutidas neste encontro. Durante a Conferência Nacional será elaborada a "Carta das Responsabilidades", que mostrará o compromisso dos jovens com a promoção de um Brasil sustentável, eqüitativo, com justiça social e qualidade de vida.

Conferência Nacional

A II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente acontecerá em Brasília, de 5 a 9 de dezembro de 2005, com a presença de 700 delegados de todos os Estados, além de observadores internacionais.

Neste ano, a Conferência Infanto-Juvenil aborda temas desafiadores e urgentes: mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, e diversidade étnico-racial, a partir de debates sobre acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Nesse momento os adolescentes, jovens, professores e a comunidade se apropriam localmente dos compromissos planetários, interligando o local e o global. A "Carta das Responsabilidades", resultado final das discussões, será transformada em linguagem de rádio, vídeo, jornal e multimídia.


• Ubatuba sedia Seminário Plano Diretor Participativo

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site do CREA-SP ou no local

O Núcleo Executivo Paulista da Campanha Plano Diretor Participativo "Cidades de Todos", do Ministério das Cidades, realizará entre os dias 14 e 15, em Ubatuba, o 10º Seminário de Mobilização e Sensibilização para Planos Diretores Participativos. O evento, que acontecerá no Tamoios Iate Clube (Av. Leovigildo Dias Vieira, 1470), terá como objetivo motivar o maior número possível de moradores da região, entre profissionais da área e lideranças populares, a colaborar com seus municípios no compromisso de aprovar Planos Diretores que tenham sido elaborados de forma participativa e atendam aos anseios de toda a população, sem a exclusão de qualquer segmento da sociedade. Esse compromisso deve ser atendido até outubro de 2006.

O evento, que conta com o apoio do CREA-SP, faz parte de uma série que ainda se estenderá para, pelo menos, mais oito regiões administrativas do Interior Paulista. Esta décima edição, a exemplo das anteriores, também é aberta a todos os interessados, com inscrição gratuita. Os Seminários da Campanha Plano Diretor Participativo já foram realizados em Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Santos, Barretos e Marília, com a participação de representantes de cerca de 160 municípios. Contando com as cidades da região administrativa de Ubatuba e das demais regiões a serem atendidas (Araçatuba, Avaré, Registro, Itapeva, Presidente Prudente, Fernandópolis e outras a confirmar), o número de municípios engajados na campanha do Ministério das Cidades pode ultrapassar a marca de trezentos, numa demonstração de interesse dos cidadãos pela melhoria da qualidade de vida em todas as localidades do Estado.

A iniciativa do Ministério das Cidades, apoiada por centenas de entidades nas 27 unidades da Federação, se reveste de fundamental importância pelo fato de que, por força da Lei Federal 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), até outubro de 2006 devem ser aprovados cerca de 1.700 Planos Diretores de municípios com mais de 20 mil habitantes ou integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. Levando em conta que a legislação também prevê a obrigatoriedade do Plano Diretor para cidades situadas em áreas de especial interesse turístico e de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na região ou no País, esse número de municípios aumenta para mais de 2.300 em todo o Brasil.

A programação

No primeiro dia, o evento terá como alvo profissionais dos setores público e privado interessados em colaborar na campanha do Ministério das Cidades (arquitetos e urbanistas, engenheiros de várias modalidades etc.), além de representantes de prefeituras e câmaras municipais, líderes comunitários e estudantes da região. No segundo dia, além das palestras técnicas, a programação será encerrada com a formação do Subnúcleo Regional de Marília, aberto à participação da comunidade em geral.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo site do CREA-SP - www.creasp.org.br - ou no local do Seminário. Veja, a seguir, a programação dos dois dias.

Dia 14/10 (sexta-feira)

· 09h30 - Abertura, com depoimentos de autoridades locais;
· 11h00 - Informes sobre o andamento da Campanha Nacional Plano Diretor Participativo 2005, apresentação de vídeo sobre o assunto e debate;
· 12h30 - Intervalo para almoço;
· 14h30 - Palestra "Plano Diretor Participativo e Estatuto da Cidade";
· 17h00 - Debate.

Dia 15/10 (sábado)

· 09h30 - "Enfoques do Planejamento Rural no Plano Diretor Participativo" (engº agrônomo Paulo Peixoto, diretor da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto);
· 12h30 - Intervalo para almoço;
· 14h30 - "Regularização Fundiária no Plano Diretor Participativo" (Dr. Gabriel Blanco, superintendente da Anoreg/SP - Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo);
· 17h00 - Debate e formação do Subnúcleo Regional de Ubatuba, com a participação de representantes dos municípios da região.

Ubatuba também terá Oficina de Multiplicadores

Simultaneamente aos Seminários de Sensibilização e Mobilização, os coordenadores da campanha no estado de São Paulo vêm realizando Oficinas de Capacitação de Multiplicadores nas cidades-sede das mesmas regiões administrativas. Os participantes que concluem as Oficinas são credenciados pelo Ministério das Cidades. Em Ubatuba, o evento acontecerá nos dias 17 e 18 próximos, também no Tamoios Iate Clube. O arquiteto Paulo Afonso Costa, conselheiro do CREA-SP e um dos coordenadores das Oficinas, informa que o Núcleo já realizou a capacitação de multiplicadores nas regiões de Bauru, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Santos, Barretos e Marília, além de três turmas em São Paulo, e explica que, "em Santos, o conteúdo programático ainda foi ministrado por técnicos do Ministério das Cidades. A partir de Barretos, o Núcleo integrou ao programa uma dinâmica diferenciada, que associa a teoria do conteúdo original a exercícios práticos sobre como trabalhar em Planos Diretores Participativos". A grande maioria dos participantes das Oficinas é formada por pessoas que passaram pelos Seminários de Sensibilização e Mobilização.

As Oficinas são divididas em seis módulos (três em cada dia), nos quais são tratados os seguintes temas: "Estatuto da Cidade e a Nova Concepção de Plano Diretor", "Conteúdo Básico do Plano Diretor Participativo", "Elaboração e Implementação de Plano Diretor Participativo", "Plano Diretor Participativo e a Gestão Social da Valorização da Terra", "Plano Diretor Participativo e Inclusão Territorial" e "Procedimentos e Instrumentos de Regularização Fundiária Sustentável".

"Se cada um desses cidadãos se transformar num autêntico multiplicador dessa importante discussão nacional, com certeza teremos em nossos municípios um excelente nível de qualidade de vida, tanto nas áreas urbanas como nas rurais, numa integração de interesses inédita na história do urbanismo brasileiro" - prevê o engenheiro civil João Abukater Neto, conselheiro do CREA-SP e coordenador do Núcleo Executivo Paulista da Campanha Plano Diretor Participativo "Cidade de Todos".


• Ubatuba tem baixo índice de internações de pacientes com problemas mentais

O programa de Saúde Mental do município trabalha com uma estratégia global, envolvendo todos os profissionais do processo saúde-doença, incluindo a família e a comunidade como um todo

O aroma e o sabor da culinária para despertar os sentidos. Técnicas do artesanato para desenvolver as habilidades manuais. Arte-terapia para expressar as emoções. Exercícios físicos para manter corpo e mente saudáveis. Programas culturais e eventos sócio-educativos para promover o envolvimento com a comunidade. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Saúde Mental, para estimular a reabilitação de pacientes com transtornos mentais de alta complexidade. Graças a esse trabalho, Ubatuba é, hoje, a cidade do Litoral Norte com o menor índice de internações, contribuindo assim, com a Luta Antimanicomial.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estão de acordo com a reforma psiquiátrica e possibilitam a desospitalização no caso de pacientes graves e severos. Paralelamente, são realizados acompanhamentos clínicos, psicológicos, terapêutico-ocupacionais e farmacológicos. A psicóloga Denise Janinni explica que a família do paciente também recebe orientação para o entendimento e aceitação da doença. "Esse envolvimento faz com que a família aprenda a lidar melhor com esse parente e fortaleça os vínculos afetivos. São atitudes simples que contribuem muito na melhora do quadro clínico".

Resgate da identidade

O CAPS funciona anexo ao Ambulatório de Saúde Mental de Ubatuba. Ambos os setores são ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Denise explica que esse programa representa uma mudança significativa na política dos serviços de saúde mental, uma vez que realiza uma estratégia global, envolvendo todos os profissionais e atores do processo saúde-doença, incluindo a família e a comunidade como um todo. "Nosso trabalho é mais do que acompanhamento medicamentoso para o controle dos sintomas e o alcance da estabilidade psíquica do indivíduo. Essa estratégia proporciona à pessoa que apresenta um sofrimento mental, o resgate da identidade no cenário familiar, profissional e social", esclarece Denise.

Os profissionais do CAPS ressaltam a importância do envolvimento e da conscientização da comunidade. "Existe ainda muito preconceito em relação aos transtornos mentais. Qualquer pessoa está sujeita a passar por algum tipo de neurose em determinado momento da vida, provocado por uma grande perda ou pressão. É possível também, ter algum parente potencialmente psicótico. Por isso, é importante que as pessoas saibam que a saúde mental é um direito de todo cidadão. Por vezes, é necessário cuidar das emoções para que o corpo não adoeça. Fazer um tratamento psicológico significa reconstruir a estrutura psíquica. O preconceito provoca o distanciamento da cura", diz o psicólogo Luiz Henrique Aparício.

Os serviços de Saúde Mental contam hoje com uma equipe de cinco psicólogos, três psiquiatras, uma assistente social e uma enfermeira. Os atendimentos são feitos através do encaminhamento feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), que atuam nos bairros. Se você tiver interesse em conhecer o trabalho, colaborar de alguma forma ou obter mais informações, o CAPS fica na Rua Cunhambebe, 703, Centro. Fone: 3832-4086.


• Secretaria de Educação organiza workshop "Olhares sobre a África"

A Secretaria de Educação de Ubatuba em parceria com a Associação de Cultura Banto do Litoral Norte (ACUBALIN) promove no próximo dia 21 o I Workshop "Olhares sobre a África", um curso de formação para professores. O evento contará com duas palestras de Janaína de Figueiredo, Historiadora e Coordenadora Geral de Projetos Culturais e Pedagógicos da ACUBALIN. O tema abordado pela manhã será "Educação, identidade e relações raciais no Brasil". No período da tarde é a vez dos professores conhecerem um pouco mais o tema "Culturas afro-brasileiras e tradição oral".

O Workshop visa ampliar o conhecimento e debate em torno da relação histórico-cultural entre África e Brasil assim e estimular os coordenadores de atividades culturais, professores, agentes culturais a repensar a diversidade étnico-cultural. Entre os temas abordados estão, Diversidade, Educação e Relações raciais no Brasil; Gênero e etnia; África pré-colonial e sua construção no Brasil; A tradição oral nas sociedades africanas: pedagogia e imaginário; Ritos africanos: outros horizontes e Culturas afro-brasileiras.

O I Workshop "Olhares sobre a África" acontecerá na sala de reuniões da Secretaria de Educação. Informações através do telefone 3833-3010.


• Professores de Ubatuba comemoram seu dia com baile

A Secretaria da Educação de Ubatuba promoverá nesta sexta-feira, 14 o "Baile dos Professores", para comemorar o dia da categoria. A festa acontecerá no Red Beach Park, a partir das 22h, com animação da Banda São Paulo Show.

Os professores das redes municipal, estadual e particular de Ubatuba podem trocar um quilo de alimento não perecível por um convite que dará acesso a duas pessoas, até as 17 horas desta sexta-feira, na Secretaria de Educação, com Edson.

A data

Quinze de outubro é o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo.

A data para homenagear o professor não foi escolhida ao acaso. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.

O sistema educacional brasileiro atual divide o ensino em Educação Infantil (creches e pré-escolas), Ensino Fundamental (da 1ª à 8ª série), Ensino Médio (o antigo segundo grau) e o Ensino Superior (universidades e faculdades). Há também o Ensino Profissionalizante, que ensina e regulamenta uma profissão de nível não-superior.


• Sorteio para novas licenças em Ubatuba ocorrerá no próximo mês

Novas vagas agora serão definidas por sorteio e não mais por ordem de chegada

A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba realizará no dia 18 de novembro, às 9 horas, no Tubão, o sorteio para a expedição de cerca de 120 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. Até o dia 4 de novembro a Seção de Tributos Mobiliários afixará na própria seção, a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes. Somente terá direito de participar do sorteio o interessado que protocolou o seu pedido dentro do prazo de inscrição.

O sorteio será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas dentre os presentes. O sorteado terá preferência na escolha do local indicado na inscrição, caso haja vaga. Caso não haja vaga no local indicado o sorteado poderá fazer opção por outro local disponível.

O sorteado que não estiver presente no ato do sorteio perderá o direito de escolha do local, sendo ao final lhe atribuída a vaga remanescente. Esgotadas as vagas existentes haverá um segundo sorteio de 30 dos regularmente inscritos para uma lista de espera por ordem de sorteio, para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

Este será o primeiro ano em que as novas vagas serão definidas por meio de um sorteio regulamentado por Decreto. "Antes as novas vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada. A partir deste ano tudo será definido por sorteio", explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura.


• Guarda Municipal da Bahia conhece trabalho realizado em Ubatuba

O Comandante da Guarda Municipal da cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, na Bahia, Renato Gonzaga dos Santos, esteve em Ubatuba entre os dias 11 e 13 deste mês, acompanhado do sub-comandante Bartolomeu de Souza Marques Jr., para obter informações sobre o trabalho da Guarda Municipal de Ubatuba.

A Guarda Municipal foi criada em Candeias em 2002, porém somente agora está sendo implantada e o comandante Renato acha que a visita poderá auxiliar muito no início dos trabalhos na Bahia. "Ubatuba tem as características mais próximas de Candeias. Temos aproximadamente noventa mil habitantes e viemos buscar informações com o comando da Guarda Municipal de Ubatuba para que possamos começar nosso trabalho com o maior número de acertos possível", disse o comandante. "Nossa prefeita, Maria Celia Magalhães Ramos, tem a segurança da cidade como prioridade e não mede esforços para que a Guarda Municipal de Candeias esteja entre as melhores", completou o comandante.

Em Candeias a Guarda Municipal atuará na proteção do patrimônio público, como orgãos municipais, escolas, parques e monumentos. Em Ubatuba os visitantes puderam acompanhar a atuação da Guarda em diversas ocasiões, nos três dias de visita, como patrulhamento no centro, bairros e durante o SuperSurf, realizado em Itamambuca.

Além de Ubatuba, foram visitadas também as cidades de São José dos Campos e Guarulhos.


• Clube de Pesca divulga resultado oficial de torneio

O Clube de Pesca de Ubatuba (CPU) divulgou o resultado final do 5º Ubapesc, realizado nos dias 1 e 2 de outubro, na Praia do Cruzeiro. As duplas participantes sentiram falta de quantidade de peixes nos dois dias do torneio (542), porém não reclamaram da qualidade e do tamanho das espécies capturadas. Um robalo flecha de 3.645 gramas foi o maior já capturado nas cinco edições do torneio. Entre os maiores foram capturados ainda uma corvina com 1.165 gramas e uma tainha com 1.105 gramas.

A melhor dupla do final de semana foi composta por Osvaldo e Odirlei Lemos, pai e filho, atletas do Clube dos Pescadores do Vale do Paraíba (CPEVAP), que capturou também a maior quantidade (31 peças). O CPEVAP, também foi o campeão do torneio, com três duplas entre os dez melhores classificados.

O 5º Ubapesc foi organizado pelo CPU, com coordenação da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Sub Aquáticos, Federação Paulista de Pesca e lançamento e fiscalização da Comissão Nacional de Arbitragem e teve o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através das secretarias de Turismo e Esporte e Lazer.

Campeonato Paulista

A Praia do Cruzeiro volta a receber neste domingo, 16, a elite da pesca esportiva do estado de São Paulo, para a penúltima etapa do Campeonato Paulista de Pesca e Lançamento. A Federação Paulista prevê a participação de aproximadamente cento e cinqüenta pescadores.

A Competição terá início às 8 horas.

5º Ubapesc - Resultado Final

Equipes

1º - CPEVAP - AZUL / Osvaldo e Odirlei Lemos
2º - CPEVAP - AMARELA / Dirceu e Eliana Augusto
3º - C.BRASA - AMARELA / Mario e Eiko Suzukayama
4º - CP.P.GAIVOTA - VERDE / Tosahimtsu e Miki
5º - CP.CARAGUÁ- BRANCA / Carlos Sá e Francisco Jr.
6º - C.P.U - BRANCO / José C. Macedo e sergio Brandão
7º - C.P.U - AZUL / Gerson Rosa e José Camargo
8º - CPEVAP - BRANCA / Ricardo e Claudio Iwato
9º - C.P.CARAGUÁ - PINK / José Mauricio e Vinicius Jorge
10º - C.P.GAIVOTA - BRANCA / André Lopes e Wagner Moreira

Clubes

1º - CPEVAP - AZUL / Osvaldo e Odirlei Lemos
2º - BRASA
3º - GAIVOTA - VERDE / Tosahimtsu e Miki

Maiores Peças

1º - Tosahimtsu - robalo flecha - 3.645 gramas
2º - José Mauricio - corvina com 1165 gramas
3º - Roberto Carlet - tainha com 1.105 gramas.


• Ligeirinho e Jija disputam a final do Dentinho

As equipes do Chaveiro Ligeirinho e Auto Posto Jija farão a final do Campeonato Dentinho de Ubatuba. As equipes se qualificaram após as semifinais disputadas na manhã ensolarada de quarta-feira, 12, no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo, que recebeu um ótimo público. No primeiro jogo a equipe do Auto Posto Jija venceu o time do Quiosque Pica Pau por 6 a 2, com gols de Enilson (4), Jefferson e Marcio. João Vitor e Marco Ferreira marcaram os gols do Pica Pau.

Na partida de fundo, Chaveiro Ligeirinho e Calçados Fernandes empataram em 2 a 2. Por ter melhor campanha na primeira fase o Chaveiro Ligeirinho classificou-se para a final do próximo sábado.

Festa na final

A grande final do torneio será disputada no sábado, 15, também no Estádio Municipal Ciccilo Matarazzo. Todas as equipes que participaram do campeonato, tendo como convidada a equipe da Aldeia Boa Vista, estarão disputando partidas em um festival de confraternização.

A partir das 9 da manhã jogam O Madeireiro X Kutelak, Mercado 24 Horas e Baleia Branca, Ismael Comida Caseira X Porto Marina, Pousada Ubatuba Paradise X Casa Globo, Ubadesklimp X Papelaria do Estudante, Smidi Calçados X Aldeia Boa Vista.

A disputa do terceiro lugar começa às 11h com a partida Quiosque Pica Pau X Calçados Fernandes. Na seqüência acontece a grande final entre Chaveiro Ligeirinho X Auto Posto Jija.


• Vôlei de Ubatuba descansa neste final de semana

As equipes de vôlei de Ubatuba só voltam a atuar pela Liga de Vôlei do Litoral Norte e Vale do Paraíba (LIVOVALI) no próximo dia 29. Na rodada do último final de semana, Ubatuba enfrentou as equipes de Mogi das Cruzes, no Ginásio Municipal de Mogi, no sábado.

A equipe mirim masculino Ubatuba/Kall Som, Assai/Cristal Line venceu por 3 sets a 0 (25/18, 25/18 e 25/17). A equipe feminina Ubatuba/ Biodance/Nipakh Honda/Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos também bateu Mogi por 3 a 0 (25/22, 26/24 e 25/21). O time Juvenil Ubatuba/Taba, Djalma perdeu para Mogi por 3 a 0 (19/25, 23/25 e 20/25) e juvenil masculino.

No domingo, 9, as equipes mirins jogaram no Ginásio de Esporte Tubão, contra Taubaté. O masculino venceu por 3 a 0 (25/9, 25/15 e 25/14), mesmo placar do feminino (25/18, 25/22, 25/14).


• Basquete estréia nos Jogos Escolares

Começa nesta sexta-feira, 14, o torneio de basquete dos 23º Jogos Escolares da Semana da Pátria. As partidas serão disputadas no Ginásio de Esportes Tubão. Na sexta-feira, 14, as partidas começam às 14 horas, e são válidas pelo torneio Infanto Juvenil masculino: Deolindo x Esteves, Maria Alice X Dionísia, Dominique X Tancredo, Objetivo X Taba e Semíramis X Áurea.

A rodada prossegue no sábado, dia 15, com os jogos acontecendo também no Tubão.

08h30 - Pré-mirim masculino: Dominique X Tancredo, Objetivo X Semiramis

09h00 - Pré mirim feminino : Dominique X Objetivo

09h30 - Mirim masculino: Objetivo x Semíramis, Tancredo X Dominique

10h30 - Mirim feminino: Dominique X Objetivo, Tancredo X Esteves

11h30 - Infanto Juvenil feminino: Deolindo X Dominique, Taba X Tancredo

Vôlei

O torneio de vôlei terá a segunda rodada neste sábado, 15, a partir das 8h30 na quadra do colégio Taba. Na primeira rodada, disputada no dia 8, tivemos os seguintes resultados: Pré-mirim masculino - Taba 2 X 0 Tancredo, Semiramis 2 X 1 Dominique; Pré mirim feminino - Sueli 2 X 0 Dominique, Belarmino 2 X 0 Maria Alice, Tancredo 1 X 2 Aurelina; Mirim feminino - Taba 2 X 0 Áurea, Tancredo 2 X 0 Belarmino (W.O.)

Confira a rodada do vôlei deste sábado:

08h30 - Pré-mirim masculino: Tancredo X Belarmino, Dominique X Esteves

09h30 - Pré mirim feminino : Sueli X Belarmino, Dominique X Maria Alice, Aurelina X Esteves

14h00 - Mirim feminino: Sueli X Maria Alice, Semiramis X Dominique, Áurea X Aurelina.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.