11/09/2025  13h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
15/10/2005 - 19h44
4º dia do SuperSurf 2005 em Ubatuba
João Carvalho
 
Seis surfistas disputam os títulos brasileiros do SuperSurf 2005. Fábio Gouveia perde na estréia, mas continua na frente do ranking
 
Nilton Santos 
  Leonardo Neves pode se sagrar o segundo tricampeão brasileiro da história da ABRASP neste domingo na grande final do SuperSurf 2005 em Ubatuba (SP).

Dos treze surfistas que chegaram em Ubatuba com chances matemáticas de conquistar os títulos brasileiros da temporada, apenas seis podem se sagrar campeões do SuperSurf 2005 na manhã deste domingo na Praia de Itamambuca. O paraibano Fábio Gouveia perdeu para o carioca Gustavo Fernandes logo na sua estréia, mas continua na frente do ranking e apenas três surfistas ainda podem superá-lo. Para isso, o baiano Flávio Costa e o carioca Marcelo Trekinho têm que alcançar a grande final e o também carioca Leonardo Neves precisa vencer essa última etapa para igualar o recordista Peterson Rosa, único tricampeão brasileiro da história da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). Já na categoria feminina, a cearense Silvana Lima garante o bicampeonato brasileiro se derrotar a niteroiense Juliana Guimarães na semifinal. Mesmo que não consiga, ela só perde o título se a potiguar Alcione Silva vencer o SuperSurf de Ubatuba neste domingo.

Depois de três dias de Sol e calor na Praia de Itamambuca, o sábado foi de chuva e ondas pequenas, com cerca de meio metro de altura, mas mesmo assim um bom público enfrentou o mau tempo para acompanhar o penúltimo dia do SuperSurf 2005 em Ubatuba. Os cabeças-de-chave começaram a estrear logo após as quartas-de-final femininas e o primeiro candidato ao título brasileiro a entrar foi o carioca Pedro Henrique, que despachou o cearense André Silva com 15,50 pontos, a maior soma da terceira fase.

Na disputa seguinte, o bicampeão brasileiro do SuperSurf em 2002 e 2003, Leonardo Neves, venceu o baiano Armando Daltro por 14,23 x 10,47 pontos e seguiu para reeditar a grande final da etapa de Saquarema (RJ) neste ano contra Pedro Henrique. Mas, Léo Neves parece ter vindo preparado para vingar tudo em Ubatuba. "Consegui passar pelo Mandinho (Armando Daltro) que tinha me vencido duas vezes neste ano, depois passei também pelo Pedrinho que ganhou a final lá em Saquarema e estou feliz por isso", falou Léo Neves, que deu o troco em Pedrinho ganhando a segunda oitava-de-final por 13,00 x 10,00 pontos.

Ele agora vai enfrentar o ubatubense Odirlei Coutinho nas quartas-de-final e sabe que tem que vencer o SuperSurf de Ubatuba para poder garantir seu terceiro título brasileiro. "Pôxa, isso seria um sonho. Eu adoro este lugar, com esta floresta maravilhosa, que tem muita história no surfe, então estou muito feliz de poder estar aqui e tendo esta oportunidade de ser campeão brasileiro de novo. A bateria com o Pedrinho foi muito difícil e eu acabei usando a tática que ele usou para me derrotar lá em Saquarema, que era pegar várias ondas para ir somando pontos. Só que não tem nada definido ainda e vamos ver amanhã, só torço que as ondas subam um pouco mais para o show ser completo", falou Léo.

Outro carioca também já confirmou passagem para as quartas-de-final e está na briga do título brasileiro no SuperSurf 2005. Marcelo Trekinho quase perdeu em sua estréia, mas conseguiu virar o placar nos últimos segundos da bateria contra o catarinense Andreas Eduardo. Depois, passou pelo cabo-friense Victor Ribas, que tinha derrubado o atual campeão brasileiro Renato Galvão na terceira fase. Só que agora ele vai enfrentar o surfista com melhor desempenho nas ondas de Itamambuca, o catarinense Raphael Becker, que registrou um novo recorde de 17,67 pontos para esta etapa de Ubatuba.

"A pressão está para os outros, eu estou vindo por fora, então é melhor que continue assim. Eu entro nas baterias só tentando surfar bem, sem pensar em título. Claro que estou aqui procurando vencer cada bateria e se o título brasileiro vier vai ser uma conseqüência disso", falou Marcelo Trekinho, que ganhou a segunda etapa do SuperSurf 2005 na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

Se ele chegar na grande final em Ubatuba iguala os 2.660 pontos já computados por Fábio Gouveia, mas ganha no quinto critério de desempate, quando são somados os cinco resultados, pois o paraibano não competiu justamente na prova que Trekinho venceu. Quem está na mesma situação é o baiano Flávio Costa, só com a diferença que ele supera a pontuação de Gouveia se chegar na bateria decisiva em Ubatuba, onde ele já fez uma final contra Leonardo Neves em 2003, vencida pelo carioca.

"Aqui é um palco que sempre dá onda e se tudo der certo no domingo vai ter altas ondas para uma grande decisão. Aquela final contra o Léo muita gente achou que eu merecia ter vencido e vou tentar de tudo para chegar na final de novo, mas ainda tem muita coisa para rolar ainda", falou Flávio Costa, que estreou com vitória sobre Saulo Júnior e vai enfrentar outro ubatubense nas oitavas-de-final, Edgley Santos, um dos dois confrontos que acabaram transferidos para abrir o domingo decisivo do SuperSurf de Ubatuba. O outro será disputado por mais um surfista de Ubatuba, Hizunomê Bettero, e pelo cearense Pablo Paulino, que derrubou o ex-líder do ranking, Beto Fernandes, na terceira fase.

Além de Beto, mais dois candidatos ao título brasileiro acabaram eliminados da disputa pelo Volkswagen Fox zero quilômetro oferecido aos campeões do SuperSurf 2005. O paulista Wagner Pupo ainda passou pelo tricampeão brasileiro Peterson Rosa na terceira fase, mas caiu diante do cearense Dunga Neto, que já foi campeão da etapa de Ubatuba em 2001. O outro foi Pedro Henrique, que perdeu a revanche da final de Saquarema para Leonardo Neves também nas oitavas-de-final. O paraibano Fábio Gouveia não passou da estréia na terceira fase, mas continua na frente do ranking.

Ele não entrava no mar há duas semanas devido às dores nas costas e até tomou uma injeção de cortisona na coluna para poder competir no SuperSurf de Ubatuba. "Cara, posso dizer que fiz de tudo para poder estar aqui, ninguém imagina a pressão que foi essas semanas porque eu queria muito ter condições de surfar normalmente, só que faltou ritmo. As dores até que melhoraram, mas as pernas estão um pouco duras e teve uma onda ali que se eu estivesse no rip teria conseguido tirar uma nota maior, só que infelizmente não deu", lamentou Fabinho, que agora fica só aguardando o resultado do evento. "Não vou ficar aqui na praia secando ninguém e se alguém merecer o título, paciência", completou Gouveia.

O SUPERSURF 2005 é organizado pela Editora Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), com patrocínio da Volkswagen, TIM e Sandálias Havaianas. Esta última etapa ainda conta com co-patrocínio da Onbongo, Gatorade e Jagermeister, além do apoio da Revista Fluir, Waves.Terra, Mix FM, Itamambuca Eco Resort, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf e Secretaria da Juventude Esporte e Lazer da Coordenadoria da Juventude do Governo do Estado de São Paulo. A grande final da temporada terá transmissão ao vivo do SPORTV e pelo www.supersurf.com.br.

SuperSurf 2005 - Ubatuba (SP)

Cronograma do Domingo

07h00 - Oitavas-de-final - baterias restantes:

7: Hizunomê Bettero (SP) x Pablo Paulino (CE)
8: Flávio Costa (BA) x Edgley Santos (SP)

07h50 - Quartas-de-final - primeiras baterias

1: Leonardo Neves (RJ) x Odirlei Coutinho (SP)
2: Marcelo Trekinho (RJ) x Raphael Becker (SC)
3: Dunga Neto (CE) x Gustavo Fernandes (RJ)

09h30 - Semifinais femininas:

1: Silvana Lima (CE) x Juliana Guimarães (RJ)
2: Alcione Silva (RN) x Suelen Naraisa (SP)

10h20 - Semifinais masculinas

11h10 - Grande final feminina

11h40 - Grande final masculina

12h15 - Cerimônia de premiação no pódio

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.