14/09/2025  04h12
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
19/10/2005 - 14h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Ubatuba - Espaço, Memória e Cultura.

• Lançamento de livro sobre Ubatuba marca aniversário da cidade

O livro é uma viagem pelo tempo e pelo cenário ubatubense, desde o tempo dos povos primitivos e seus costumes, até os dias de hoje, com seu grande potencial turístico

Em seu 368º aniversário, Ubatuba ganha um presente que marca toda a sua trajetória. Trata-se do livro Ubatuba - Espaço, Memória e Cultura, que será lançado no próximo dia 27, véspera do aniversário, no Casarão da Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. Essa obra que possui uma dupla perspectiva - a visão nativa de Jorge Otávio Fonseca e o olhar estrangeiro de Juan Droguett - reconta a história da cidade, desde as sagas indígenas, até os dias de hoje. Uma grande pesquisa foi realizada com o objetivo de sistematizar informações sobre grupos humanos que formaram Ubatuba.

Segundo o escritor Juan Droguett, a cultura ubatubense é reconstruída no ápice de três âncoras. A primeira delas é o espaço natural, ressaltando Ubatuba como um lugar privilegiado, onde se conjugam a serra e o mar, numa perfeição climática, marcada ora pelo sol, ora pela chuva. O espaço é estendido à arquitetura e ao patrimônio cultural remanescente da colônia, do império e de todas as fases da história do Brasil. Mas é o "espaço humano" que ganha destaque nesse livro, quando os autores reconhecem no multiculturalismo dos habitantes de Ubatuba, um traço das identidades indígenas do tronco tupi, dos imigrantes europeus, bem como os migrantes de distintos pontos do território nacional, quilombolas e caiçaras, que desenham nestas terras uma aquarela racial do Brasil.

A memória é a segunda âncora da viagem proposta nesse novo livro. Ela se materializa na capa do livro, mostrando os primórdios do Brasil. Droguett explica que a capa traduz, em mensagens diretas e subliminares, um pouco do que o conteúdo do livro mostra, fazendo referência aos guerreiros Tupinambá. "Na imagem, um índio de costas ostenta suas reduzidas vestes feitas de penas, das mais prezadas aves da região e colhidas a rigor. Esse tupinambá aponta o arco e a flecha para o nome de Ubatuba, escrito em vermelho, da outrora Aldeia de Iperoig. As palavras "espaço e cultura" vão escritas em preto e a "memória", também escrita em vermelho, simboliza o sacrifício sagrado dos tupinambá, que, com seu espírito de valentia, escreveram com sangue, o mais belo poema em defesa destas terras".

A cultura é a terceira âncora do livro, homenageando os diversos grupos humanos que por aqui passaram e os que ainda vivem. Esse é o traço mais autêntico que liga Ubatuba à memória ancestral, representada no livro, na mitologia e na transformação cultural ocorrida com o tempo.

O livro Ubatuba - Espaço, Memória e Cultura demonstra sua relevância na história da formação do Brasil. O selo do CNPq, Conselho Nacional de Pesquisa é um sinal do reconhecimento que este livro obtém como produção científica importante para o desenvolvimento cultural da cidade de Ubatuba, na qual se ancora esta obra documentária. Por essa razão, Jorge Otávio e o Professor Doutor Juan Droguett encontraram fortes parcerias para o amparo à pesquisa. A Prefeitura da cidade, a Universidade Paulista - UNIP de São Paulo e a UNITAU aparecem como apoiadores dessa obra.

Os autores

Jorge Otávio Fonseca nasceu e vive até hoje em Ubatuba, é estudante de Administração em Hotelaria e Turismo da Universidade de Taubaté. Segundo ele, essa idéia surgiu como forma de contribuir com a cidade onde nasceu e dar a Ubatuba a visibilidade que ela merece. "Ubatuba tem uma história riquíssima, uma cultura popular expressiva e um grande potencial turístico. Precisamos valorizar, preservar e registrar essas características", afirma Fonseca.

Juan Droguett, espanhol, é professor titular de Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista - Unip e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Midiática e Turismo. Pós-doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ele publicou diversos livros na área de comunicação, educação e psicanálise no Brasil e Espanha. Droguett conta que foram dois anos de pesquisa para reconstruir a história e a imagem de Ubatuba no cenário nacional. "Consultamos uma vasta bibliografia, colhemos depoimentos de caiçaras, fizemos comparativos com a experiência e o referencial do turismo estrangeiro."


• Vigilância Epidemiológica adota medidas contra suspeita de sarampo em Ubatuba

As ações têm o objetivo de afastar o risco de novos contágios, depois que um caso suspeito foi detectado na cidade

Todas as crianças de seis meses a seis anos da região central de Ubatuba foram vacinadas contra o sarampo, bem como adultos e funcionários das creches e escolas desta região. A operação de bloqueio foi montada com o objetivo de buscar por novos casos da doença. O motivo da ação foi a notificação de suspeita de sarampo recebida pela Vigilância Epidemiológica na última sexta-feira, dia 14. O paciente é uma criança de três meses, que já foi curada e passa bem, segundo a Vigilância.

O diagnóstico inicial, dado pelo médico da criança, era de rubéola, pela semelhança dos sintomas, porém, o resultado do exame acusou sarampo. Um segundo exame deve ser feito para se confirmar o diagnóstico e o resultado sairá nos próximos dias. Ambos os exames foram feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.

A doença

Os sintomas do sarampo são: febre alta, acima de 38 graus, exantema (pontinhos vermelhos) que começam pela face e se espalham pelo corpo, coriza, tosse seca, irritação na orofaringe, podendo evoluir para feridas e diarréia, em casos mais graves. O último caso ocorrido foi no Brasil foi em 2000. As instruções da Secretaria de Saúde para casos suspeitos, é procurar o Posto de Saúde mais próximo, o mais rápido possível.


• Ubatuba recebe festival internacional de cinema

Começa essa semana, na Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) a exibição do IV Ecocine, um festival internacional de cinema e vídeos ambientais, que busca contribuir com o processo de conscientização ambiental, através de recursos audiovisuais. Nesta quarta edição, participam 26 países, cada qual com suas histórias de luta por um meio ambiente mais saudável. São filmes de curta, média e longa duração, que começam a ser apresentados nesta quinta-feira, dia 20.

Na primeira mostra, serão exibidos quatro curtas metragens. Na animação "O violinista e o Danúbio", um músico violinista captura dois pássaros para tentar fazê-los cantar numa apresentação pública, acompanhando o som de seu violino. No segundo, "Comilança Animal", também uma animação, um vendedor americano coloca uma máquina distribuidora diante de um leão esfomeado, na tentativa de condicioná-lo ao dispêndio. O filme "Capitão Menino", exibido em seguida, mostra barcos e meninos interagindo com os Rios da Amazônia, através da aventura de ser criança. O último "curta" da noite é o de maior duração, com 15 minutos. Chama-se "A Lata" e mostra a saga das pessoas que buscam formas alternativas de sobreviver juntando latas vazias.

20 - Quinta - Casarão do Porto

20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
O Violinista de Danúbio - 5 min
Comilança Animal - 5min
Capitão Menino - 7 min 40 seg
A Lata - 15 min

21 - Sexta - Casarão do Porto

20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
The Meatrix - 3min - legendado (Ganhador do Prêmio Melhor Animação)
The city of bees - 30min - legendado (A Cidade das Abelhas)

22 - Sábado - Casarão do Porto

20h - TEATRO - "O MISTÉRIO NÃO RESOLVIDO"

23 - Domingo - Casarão do Porto

18h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
De dia na agricultura, de noite na criatura - 5 min
Icologia - 26 min (Ganhador do Prêmio Melhor Obra Digital)

25 - Terça - Casarão do Porto

20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005

500 almas - 109 min (Ganhador do Prêmio Melhor Obra)

26 - Quarta - Casarão do Porto

20h - MOSTRA ITINERANTE - IV ECOCINE/2005
Helena Meirelles - A Dama da Viola - 75 min

19h - Espaço Cultural Eloyna Salgado Ribeiro
Apresentação Ballet Sala Azul Marinho


• Ubatuba irá participar do Projeto São Paulo do Skate

Capital do Surf poderá revelar campeões também nas pistas de skate

Ubatuba foi uma das dez cidades do estado de São Paulo a ser contemplada com o "Projeto São Paulo do Skate". Desenvolvido pela coordenadoria de Programas para a Juventude, da Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, o projeto tem como objetivo o atendimento social de jovens com idades entre 15 e 18 anos na introdução da prática esportiva do skate. O projeto ainda quer contribuir para a integração e combater a exclusão social e violência urbana por meio da oportunidade de desenvolvimento social e profissional, valorizando a prática do esporte e o "jeito de ser" do jovem.

O programa de aprendizado terá a duração de oito meses e tem como lema ensinar ao jovem "aprender a ser, aprender a aprender e aprender a conviver". Cada turma do "Projeto São Paulo do Skate" será formada por 20 alunos, atingindo um total de 160 atendidos durante a duração do programa e ao final serão formados quatro jovens capacitadores e multiplicadores em setores profissionais ligados ao skate, em especial nas atividades de web design, fotografia e iniciação ao esporte profissional.

Serão oferecidos para o desenvolvimento do projeto oito skates, vinte jogos de equipamento de segurança (cotoveleiras, joelheiras e capacetes), uniformes para os alunos e monitores. A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba deverá arcar com o reforço alimentar, logística e seleção dos alunos e o custeio de um coordenador de atividades.

O Secretário de Esporte e Lazer, Bittencourt Jr. acredita que o projeto vai revelar novos talentos. "Esse projeto do skate pode seguir pelo mesmo caminho do surf, formando futuros campeões. Em Ubatuba temos uma boa pista de skate, bons skatistas que podem aperfeiçoar suas técnicas e levar o nome de Ubatuba a conquistas importantes".

Bittencourt prevê a implantação do projeto para breve. "Ele já foi aprovado e só aguardamos a liberação de verbas pelo Governo do Estado para o início dos trabalhos", completou o secretário.

A pista

A pista de skate leva o nome dos caiçaras João Serpa Filho (Fifo) e Alfredo Vieira e foi inaugurada em 9 de julho de 2002. Os dois homenageados foram pescadores e proprietários de ranchos onde foi construída a pista, que tem 43 metros de comprimento e 35 m de largura, com vários tipos de peças para movimentos internos.


• Terceira etapa do "Circuito Ubatuba de Águas Abertas" acontece neste sábado

A Praia do Cruzeiro recebe neste sábado a terceira etapa do "9º Circuito Ubatuba de Águas Abertas". São 30 categorias, envolvendo atletas dos sete aos setenta anos, representando cerca de vinte equipes do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. Elas estão divididas em quatro percursos: 250, 500, mil e 3 mil metros. As duas etapas anteriores foram disputadas nas praias da Almada e da Maranduba.

Serão premiados com medalhas os oito melhores classificados em cada categoria e as três melhores equipes com troféus. Ao final do circuito, serão premiados os três melhores atletas do ranking. As inscrições para a prova podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818.

Competição por equipes

No ranking por equipes a liderança parcial do Circuito pertence à Prefeitura Municipal de Ubatuba, com 632 pontos. Em segundo lugar está a Winner/Swin América, de São José dos Campos, com 318 pontos.

Confira a classificação das dez equipes melhor classificadas após duas etapas:

 1º - Prefeitura de Ubatuba - 632 pontos
 2º - Winner/ Swin America / S. José dos Campos - 318 pontos
 3º - Atleta Cidadão / S. José dos Campos - 119 pontos
 4º - Vítor/Tté - 110 pontos
 5º - Aquatic Baroni / Jacareí - 99 pontos
 6º - RH positivo / Ubatuba - 62 pontos
 7º- Noctiluca / S. José dos Campos - 56 pontos
 8º - Assossiação Esportiva / S. José dos Campos - 50 pontos
 9º - Surf Team / São Paulo - 37 pontos
10º - Guarda Mirim / Guaratinguetá - 26 pontos


• Equipe do Posto Jija fica com o título 2005

A equipe do Auto Posto Jija é a campeã 2005 da categoria Dentinho em Ubatuba, após vencer a equipe do Chaveiro Ligeirinho por 1 a 0, na prorrogação da partida final do campeonato da Escolinha Municipal Rubens Salles. No tempo normal, a partida ficou empatada em 1 X 1.

Com gols de Jefferson, no tempo normal e Nilson na prorrogação, o time do Auto Posto Jija venceu a equipe do Chaveiro Ligeirinho que era considerada por muitos como a favorita ao título. Chaveiro Ligeirinho, que ficou com o vice-campeonato teve o artilheiro da competição, Ricardo Oliveira, com 21 gols, (foi dele o gol da equipe na partida final), o goleiro menos vazado, Carlos Alberto, e estava invicta até a final.

Na preliminar, a equipe de Calçados Fernandes venceu o time do Quiosque Pica Pau por 4 a 2 e ficou com o terceiro lugar. Os gols da equipe Calçados Fernandes foram marcados por Douglas, Dalisson, João Vitor e Ademilson, enquanto João e Orlando marcaram para o time do Quiosque Pica Pau.

Ao final das partidas os atletas das quinze equipes participantes do campeonato receberam medalhas em uma grande festa organizada pela associação de pais dos alunos da escolinha.

Dente de Leite

No próximo sábado, 22, terá início o campeonato da categoria Dente de Leite. Dez equipes compostas por vinte jogadores, com idade entre 13 e 15 anos, estarão participando da competição, divididas em dois grupos. No Grupo A estão os times Adega e Cia, Cajú Comercial, Ceregatti Ubatuba, M.G.M. e Restaurante Tortilhão. No Grupo B, Auto Posto Veraneio, Auto Clean, O Madeireiro, Pontual Despachante e Porto Marina.

Os jogos da primeira rodada acontecem à partir das 9h no estádio municipal Ciccillo Matarazzo: Tortilhao X Auto clean, Pontual X M.G.M., Ceregatti X Veraneio, Caju Comercial x Porto marina e Adega e Cia. X O Madeireiro.


• Vôlei e basquete dão seqüência ao Jogos Escolares de Ubatuba

Os 23º Jogos Escolares prosseguem em Ubatuba. As competições de basquete e vôlei movimentaram o Ginásio de Esportes Tubão e a quadra do Colégio Taba. Muitos jogos não foram realizados pela ausência de atletas. A organização solicita aos professores que mantenham seus alunos informados quanto aos horários dos jogos.

Confira os resultados: Basquete - sexta-feira, 14/10 : Infanto Juvenil masculino - Deolindo 30 X 25 Esteves, Maria Alice 0 (W.O.) X 2 Dionísia, Dominique 2 X 0 (W.O.) Tancredo, Objetivo 86 X 16 Taba e Semíramis 2 X 0 (W.O.) Áurea.

Sábado, 15/10: Pré-mirim masculino - Dominique 9 X 11 Tancredo, Objetivo 16 X 4 Semiramis; Pré mirim feminino - Dominique 2 X 0 (W.O.) Objetivo; Mirim masculino - Objetivo 49 x 2 Semíramis, Tancredo 24 X 12 Dominique ; Mirim feminino - Dominique 2 X 0 (W.O.) Objetivo, Tancredo 0 (W.O.) X 2 Esteves; Infanto Juvenil feminino - Deolindo 57 X 6 Dominique, Taba (W.O.) X (W.O.) Tancredo.

Vôlei - sábado, 15/10: Pré-mirim masculino - Tancredo 2 X 0 (W.O.) Belarmino, Dominique 0 (W.O.) X 2 Esteves; Pré mirim feminino - Sueli 1 X 2 Belarmino, Dominique 0 (W.O.) X 2 Maria Alice, Aurelina 2 X 0 Esteves;- Mirim feminino - Sueli 2 X 1 Maria Alice, Semiramis 0 (W.O.) X 2 Dominique, Áurea 2 X 0 Aurelina.


• Ubatuba foi palco de encontro de judocas da região

Ubatuba recebeu no último domingo, 16, aproximadamente 500 judocas para a disputa da úultima etapa do Circuito Shi Han. A competição reuniu atletas de Ubatuba, São Sebastião, Caraguá, Cruzeiro, Canas, Cunha, Jacareí, Guaratinguetá, Taubaté, Pinda, Piquete e Itanhandú (MG).

Além da disputa do Circuito Shi Han, aconteceu o Festival de Judô Cidade de Ubatuba, com a participação de todos os atletas envolvidos no circuito. O evento foi promovido pela Academia Dojô Kano, com o apoio da Federação Paulista de Judô e da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba.


• Aniversário de Ubatuba será comemorado com muito esporte

Para comemorar o aniversário de Ubatuba a Secretaria de Esporte e Lazer promoverá nos próximos dias 28 e 29 diversas atividades esportivas. A praia do Perequê Açu receberá o "1º Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Feminino". As equipes poderão relacionar até oito atletas e as inscrições podem ser feitas até o dia 22.

Ainda no dia 28 acontece o Torneio TV Iperoig de Basquete de Rua. Disputada por trios, a competição promete movimentar a quadra montada na praça Trópico de Capricórnio. O torneio será disputado nas categorias infantil, mirim e livre para equipes masculinas e femininas que poderão inscrever três atletas. A taxa de inscrição é três quilos de alimento não perecível por equipe e pode ser feita até o dia 20 de outubro.

No sábado, 29 acontece a tradicional "Prova Pedestre Cidade de Ubatuba". Em sua 37ª edição, o evento deve reunir atletas de toda a região que terão como desafio percursos de seis e doze quilômetros.

Novo percurso

A largada dos dois percursos está prevista para as 10h30, da Av. Iperoig, em frente ao Centro de Informações Turísticas. A prova de seis mil metros segue sentido Itaguá, passa pela Rua Guaicurus, Rua Taubaté, Av Leovigildo Dias Vieira até o trevo da avenida Capitão Felipe, onde é feito o retorno; novamente Av Leovigildo Dias Vieira, sentido Centro; Rua Guarani; Av. Iperoig, com chegada no Centro de Informações Turísticas.

A prova de doze quilômetros terá um novo percurso: largada na Av. Iperoig, em frente ao Centro de Informações Turísticas, Av Felix Guisard, Av. Gov. Abreu Sodré até o camping Solemar, onde será feito o retorno, com a chegada acontecendo, a exemplo da prova curta, na Av. Iperoig.

As inscrições para todos os eventos devem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. Mais informações através do telefone 3833-3818.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.