11/09/2025  13h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
19/10/2005 - 21h19
Reef Classic 2005 inaugura perna brasileira
João Carvalho
 
O pai Wagner e o filho Miguel Pupo foram um dos destaques do primeiro dia
 
Ivan Storti 
  O tubo que deu a vitória para o paulista Hizunomê Bettero na bateria inaugural do REEF CLASSIC 2005 na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

A "perna brasileira" de fim-de-ano foi oficialmente inaugurada às 9 horas com a primeira bateria do REEF CLASSIC 2005 em São Sebastião (SP). E a série de eventos que vai até o dia 09 de novembro começou bem na Praia de Maresias, que apesar da chuva apresentou ótimos tubos para os surfistas que competiram na quarta-feira. O ubatubense Hizunomê Bettero venceu o primeiro confronto do dia e outra atração foi a família Pupo, com o pai Wagner e o filho Miguel também estreando com vitórias na primeira rodada da competição que vai até domingo na praia mais badalada do litoral norte de São Paulo. No primeiro dia só participaram os surfistas que não têm muitos pontos no ranking e os principais cabeças-de-chave, como os tops do WCT, só entram na quarta fase, quando começa a ser distribuída a premiação de 75.000 dólares oferecida no evento de nível 4 estrelas, que vale 1.500 pontos no World Qualifying Series (WQS). Todos os dias, as disputas começam às 8 horas, terminam entre 16 e 17 horas e podem ser acompanhadas on-line.

A Praia de Maresias comprovou a fama de ser uma das mais tubulares do Brasil logo no primeiro dia e o ubatubense Hizunomê Bettero mostrou que o caminho era mesmo passar por dentro das ondas. "Foi show a bateria, consegui achar dois tubinhos logo no início e aí fiquei tranqüilo até o final", falou Hizunomê, após a tranqüila vitória sobre o paulista Diego Santos e o catarinense Rodrigo Wazlawick. Ele foi um dos muitos surfistas que aprovaram a iniciativa da REEF em realizar o campeonato no litoral paulista, que não recebia uma etapa do Circuito Mundial desde o ano 2000.

"Foi muito bom, porque há muito tempo não tinha um campeonato importante aqui e é bom para a galera daqui de São Paulo surfar as ondas que conhece melhor. Nos últimos anos, só tinha etapa do Mundial lá no Sul, agora a gente volta a ter essa oportunidade de competir aqui, graças a Reef que tomou essa decisão de transferir o campeonato aqui para Maresias, que é uma praia com grande potencial de tubos", elogiou Hizunomê Bettero.

PAI E FILHO - Outra grande atração no primeiro dia do REEF CLASSIC 2005 foi a participação do experiente Wagner Pupo e do seu filho Miguel, com ambos estreando com vitórias na quarta-feira. O pai, 37 anos, derrotou o sul-africano Damien Fahrenfort e o catarinense Marcelo Coutinho na quarta bateria e na nona o filho, de 13 anos, superou os também paulistas Andrew Serrano e Ricardo Ferreira. "Estou amarradão em competir pela primeira vez numa etapa do Mundial Profissional. Fiquei um pouco nervoso no começo, mas consegui pegar uma boa onda para passar em primeiro", falou Miguel, que gostaria de competir numa bateria junto com o pai.

"Bem que eu queria cair junto com ele numa bateria, mas não sei se vai dar para a gente se encontrar", disse Miguel. O pai também acharia ótimo que isso acontecesse, mas com uma ressalva: "Só não posso perder para ele, porque senão vou ter que aposentar de vez", brincou Wagner Pupo, que ainda voltaria para disputar a última bateria da quarta-feira. Como os dois moram em São Sebastião, conhecem bem as ondas da Praia de Maresias.

"Achei ótimo a iniciativa da Reef de trazer o campeonato para cá. Aqui em Maresias sempre tem altas ondas, é um dos melhores picos do litoral norte de São Paulo e do Brasil e já estava na hora de termos uma etapa do mundial de novo aqui", destacou Wagner, que também falou da sua estréia no REEF CLASSIC 2005. "Eu conheço bem esse lugar e fiquei ali na minha tentando pegar os tubos e achei dois ali bem legais que me garantiram a vitória". No melhor deles, os juízes deram nota 8,17 e no outro conseguiu 6,83 pontos para somar imbatíveis 15 pontos na primeira fase.

O REEF CLASSIC 2005 tem patrocínio exclusivo da REEF e apoio da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Governo do Estado de São Paulo, deputado Turco Loco; da Prefeitura Municipal de São Sebastião; das lojas de surf Uluwatu, SunPeak, Overboard, Ilha do Mel, Jacob’s, Star Surf, Bleat, Central Surf, WQSurf, Star Point, Píer Point, High Point, KYW e J’Bay; além da Camera Press Comunicação Visual, THT Tecidos e SKY Gráfica. O evento é uma realização conjunta da ASP South America com a Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), com divulgação oficial da Revista Fluir, SPORTV, site Waves - http://waves.terra.com.br - e também será transmitida pelo www.aspsouthamerica.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.