14/09/2025  04h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
20/10/2005 - 14h10
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Aniversário de Ubatuba.

• Ubatuba prepara desfile de aniversário

Secretaria de Educação cuida dos preparativos da festa

O desfile cívico em comemoração aos 368 anos de emancipação político-administrativa de Ubatuba, que acontece no próximo dia 28, deverá reunir aproximadamente cinco mil participantes, de mais de setenta escolas e entidades da cidade. Edson Soler, coordenador de eventos da Secretaria de Educação, é quem está à frente dos preparativos para o desfile. "A Secretaria vem trabalhando a estratégia do desfile há mais de um mês. O prazo final para confirmação de participação no desfile termina nesta sexta-feira, 21. A partir das confirmações estaremos organizando a ordem de entrada na avenida", afirmou.

Para este ano não foi especificado um tema, por isso as escolas e entidades poderão exercitar sua criatividade. Entre as apresentações, destaque para a Banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, da cidade de Caçapava, que se apresenta pela primeira vez em Ubatuba, além do retorno da Famipa (Fanfarra Mirim Padre Anchieta) aos desfiles cívicos. O Cruz de Ferro Moto Clube, com suas máquinas possantes e curiosas e a comitiva "Os Doidos", com mais de oitenta cavalos serão outras atrações do desfile, que começa as 8 horas, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras, ao lado do palanque oficial.

Conheça um pouco mais sobre os participantes do desfile deste ano:

Banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve

Com aproximadamente 40 componentes, a Banda do Exército, formado por homens do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava, é regida pelo tenente Samuel José Marques, e apresentará, em Ubatuba, repertório variado, com músicas nacionais e internacionais. O 6º BIL é uma tropa especializada em embarque, transporte e desembarque em helicópteros, sendo a primeira a ser acionada em caso de conflito.

Famipa

Criada em 1992 a Famipa (Fanfarra Mirim Padre Anchieta) nasceu com o objetivo de atender alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta, oferecendo aprendizagem musical. Em sua época áurea, a fanfarra chegou a contar com 75 componentes e representava a cidade em competições estaduais e nacionais. Após alguns anos de pausa a fanfarra volta à suas origens e também vai abrilhantar o desfile de aniversário de Ubatuba.

Cavaleiros

A comitiva "Os Doidos" já é velha conhecida de quem acompanha o desfile de aniversário de Ubatuba. Para o desfile deste ano ela promete se apresentar na Av. Iperoig com 87 componentes, muitos deles vindos de Catuçaba, Vargem Grande e São Luiz do Paraitinga. Ana Cristina Grabner, presidente da comitiva juntamente com seu pai Adailton Farias dos Santos, promete muita festa, não só para os membros do grupo. "Os cavaleiros das cidades vizinhas chegam na noite do dia 27 e pernoitam em Ubatuba. No dia seguinte, após o desfile, acontecerá muita festa, no campo do Jardim Primavera, com direito ao afogado - comida típica de São Luis de Paraitinga", conta. A festa é aberta ao público, sendo que os homens pagam cinco reais, com direito a uma porção de afogado. Além da comida típica, os presentes poderão se divertir com música ao vivo e a disputa de provas eqüestres como Baliza e Tambor.

Cruz de Ferro Moto Clube

O desfile de aniversário de Ubatuba contará mais uma vez com a participação dos integrantes do Cruz de Ferro Moto Clube. Em atividade desde 1997, o clube de Ubatuba conta hoje com 48 integrantes. O nome é uma menção à lenda da Cruz de Ferro, existente na rodovia SP-125. Praticantes de moto turismo, os motociclistas também participam e promovem ações ambientais, filantrópicas e educativas. Atualmente conta com membros no Vale do Paraíba, Paraty e Rio das Ostras (RJ).


• Show do Art Popular no aniversário de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba dará como presente de aniversário aos munícipes e visitantes o show do grupo Art Popular, além de outras diversas atrações. O show acontecerá no dia 28 de outubro, data em que Ubatuba comemora 368 anos de emancipação-político administrativa. Com cerca de 2 horas de duração, o show acontecerá na avenida Iperoig, ao lado da Feira das Nações, a partir das 22 horas. É a segunda vez que o grupo se apresenta em Ubatuba.

O Grupo

O Art Popular é um grupo de pagode originário da zona norte de São Paulo cujo líder, Leandro Lehart, passou oito anos tocando em bares nos finais de semana. O primeiro CD do grupo, "O Canto da Razão", foi lançado em 1993 pelo selo RDS/Kaskata’s e vendeu 170 mil cópias. No ano seguinte assinaram com uma grande gravadora, a EMI, e lançaram "Nova Era", que, apostando na onda do pagode melódico-romântico, emplacou vários sucessos, como "Valeu Demais", "Bom-Bocado", "Iraê" e "Nova Era", ganhando discos de ouro e platina.

O disco seguinte, "Temporal", seguiu a fórmula do sucesso, com os hits "Nani", "Vestida de Louca" e "Trapaça". Em 1997 o disco "Sambapopbrasil" trouxe alguma inovação, como a mistura com a eletrônica em "Requebrabum".

O volume seguinte, "Sambapopbrasil 2", tem convidados como o grupo vocal norte-americano Take Six e o cantor pop Billy Paul. Em 2000 lançam seu sexto título, "Acústico MTV", um disco ao vivo com participação de Jorge Ben Jor. Lehart também compõe para outros artistas, como Alcione.

Leandro Lehart sai do Art Popular e lança carreira solo

O Art Popular lança seu novo disco, chamado simplesmente Art Popular, trabalho em que Leandro continua tão presente quanto antes: ele é produtor, arranjador e autor de todas as músicas do álbum, além de tocar vários instrumentos. Márcio faz questão de dizer que sua saída foi tranqüila e que todos continuam amigos. "A decisão aconteceu quando estávamos escolhendo o repertório. Ele chamou o Tcharlinho e o Anderson (membros do grupo) na casa dele para falar que estava pensando em sair. Ele disse que estava superfeliz com seu disco solo e que aquele era o momento de se dedicar mais à carreira pessoal", conta.


• Guarda Municipal de Ubatuba recebe homenagem em São Paulo

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou no último dia 14, sessão solene com a finalidade de homenagear as Guardas Municipais do Estado de São Paulo.

A Guarda Municipal de Ubatuba foi representada por seu Comandante, o 2º Ten Res PM Luiz Carlos de Carvalho e do Sub Comandante 3º Sgt Ref PM José Geraldo Ferreira da Silva.

O deputado Ubiratan Guimarães enfatizou o belo trabalho que vem sendo realizado pelas Guardas Municipais em todo o Estado de São Paulo, lembrando ainda, que essas corporações já ocupam seu espaço na esfera da Segurança Pública, sendo uma forte aliada dos poderes constituídos nos Estados (Polícia Militar e Polícia Civil) no combate a criminalidade. A cerimônia contou também com a participação dos deputados Arnaldo Faria de Sá e Chico Sardelli. "Estamos mantendo todos os esforços junto a Câmara e o Senado Federal, a fim de que os parlamentares reconheçam a real importância das Guardas Municipais em âmbito nacional", disse o deputado Arnaldo Faria de Sá.

Na oportunidade, o deputado Ubiratan homenageou Guardas Municipais que se destacaram em suas funções. O guarda municipal Valmor Mariano Ballio foi indicado para receber uma medalha alusiva ao ato e diploma de honra ao mérito.


• Ubatuba obtém boas colocações nos Jogos Abertos do Interior

Cidade é representada no ciclismo e ginástica rítmica

Os atletas de Ubatuba têm conseguido bom desempenho nos 69º Jogos Abertos do Interior, disputados na cidade de Botucatu, desde o último dia 9. A equipe de Ginástica Ritmica, conquistou o 12º lugar na categoria conjunto/bola durante a competição realizada no ginásio da A. A. Ferroviária. A equipe de Ubatuba, treinada por Jerusa Parada Suguimoto, que tem como auxiliar Joyce Parada Suguimoto, conta com as atletas Marina Rolim, Thaís Campos, Mayara Ferreira, Ana Claudia Santos, Thami Dantas, Camila Silva e Maysa Yamaguti.

Este resultado, segundo a treinadora, foi muito importante, já que a equipe de Ubatuba deixou para trás todas as equipes do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sendo superada apenas pela equipe da cidade de Lorena que obteve a quarta colocação.

Ciclismo

A atleta Ana Carolina Ennes Houdjakoff conquistou o 8º lugar na prova 500 metros contra o cronômetro e o 15º lugar na prova de critérium.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.