11/09/2025  13h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
20/10/2005 - 19h10
Reef Classic 2005 tem mais um dia de tubos
João Carvalho
 
André Silva e Sávio Carneiro arrancam as maiores notas da quinta-feira
 
Ivan Storti 
  O cearense André Silva no tubo que valeu nota 9,5 na melhor apresentação do REEF CLASSIC 2005 na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

As maiores estrelas do REEF CLASSIC 2005 só começam a se apresentar nesta sexta-feira em São Sebastião e até agora os brasileiros têm sido o grande destaque na Praia de Maresias. A quinta-feira foi mais um dia de muitos tubos e o mais perfeito deles foi surfado pelo cearense André Silva, que arrancou uma nota 9,5 e registrou um novo recorde de 17,33 pontos de 20 possíveis para o REEF CLASSIC 2005. Antes dele, o pernambucano Sávio Carneiro já tinha igualado a maior nota - 9,0 - recebida pelo paulista Diego Santos no primeiro dia de disputas na praia mais badalada do litoral norte de São Paulo. E a expectativa é de que o show deva continuar nesta sexta-feira, quando estréiam os cabeças-de-chave da 35ª etapa do World Qualifying Series (WQS), cuja lista inclui os tops da elite do surfe mundial, como o australiano Kirk Flintoff, os sul-africanos Greg Emslie e Travis Logie e os brasileiros Paulo Moura (PE), Peterson Rosa (PR), Victor Ribas (RJ), Marcelo Nunes (RN), Raoni Monteiro (RJ), Renan Rocha (SP) e Bernardo Pigmeu (PE). Todos os dias, as disputas começam às 8 horas, terminam entre 16 e 17 horas e podem ser acompanhadas on-line pelos sites http://waves.terra.com.br/ e www.aspsouthamerica.com.br.

O pernambucano Sávio Carneiro competiu na terceira bateria da quinta-feira, válida como a quinta da segunda fase do REEF CLASSIC 2005. Num tubo espetacular, recebeu nota 9 para derrotar o australiano Sam Page, o potiguar Jadson André e o capixaba Dell Gama, com os dois últimos sendo eliminados da competição. "Eu adoro surfar aqui em Maresias, que eu considero como meu home-break. É o lugar que eu mais surfo e o mais difícil é se colocar bem para pegar a onda certa", ensinou Sávio, que reside na capital paulista e sempre treina em Maresias.

"Fiquei até com medo de perder a bateria usando essa tática, porque fiquei esperando, esperando, pela onda boa e sorte que ela veio e eu consegui fazer bem o tubo. Os juízes valorizaram minha apresentação e fiquei feliz com isso, pois alguns campeonatos eu não vinha conseguindo surfar bem, então estou amarradão pela classificação", falou Sávio Carneiro.

MELHOR APRESENTAÇÃO - Só que três baterias depois o cearense André Silva simplesmente quebrou todos os recordes do campeonato na melhor apresentação do REEF CLASSIC 2005. "Eu até tinha brincado com o Sávio, quando ele saiu vibrando com a nota 9, dizendo que: calma, eu ainda não entrei no mar", contou André, que sempre realiza grandes apresentações quando o mar está tubular.

"Poxa, eu passo o ano inteiro treinando em tubos, fui criado no Titanzinho (em Fortaleza), que é uma onda tubular também, e é a manobra que eu mais gosto. Se tiver terral, com 1,0 metro, 1,5 metros, onda rodando, eu nem me preocupo em fazer outra manobra, é só tubo. Peguei uma onda excelente ali no finalzinho, fiquei uns 5 segundos lá dentro e quem já teve a sensação de ficar entocado dentro da onda, as placas caindo na sua frente, sabe do que estou falando", disse André, que elogiou a iniciativa da REEF em transferir o campeonato de Torres (RS) para São Sebastião (SP).

"Foi a melhor coisa para nós surfistas. Torres é bom, dá um publico alucinante, festas etc., mas Maresias é show. Se tem ondulação boa, rolam altos tubos e o campeonato fica muito mais emocionante. Aqui também dá um público bom, bem selecionado e certamente oferece um grande retorno para o patrocinador também. Parabéns para a REEF pela decisão e espero que eu consiga avançar mais e principalmente que os tubos continuem rodando sem parar até o fim do campeonato", torce André.

Os brasileiros foram os maiores destaques nos primeiros dias e poucos surfistas estrangeiros têm conseguido avançar no REEF CLASSIC 2005. Um deles foi o australiano Sam Page, que superou o potiguar Jadson André e o capixaba Dell Gama para passar atrás do pernambucano Sávio Carneiro. Ele já tinha vindo ao Brasil para competir na Costa do Sauípe (BA) e não conhecia a Praia de Maresias, mostrando-se maravilhado com o lugar. "É um lugar muito bonito, bastante selvagem, até parece com o Jurassic Park", comparou Sam Page, que também elogiou as condições do mar. "As ondas são extremamente divertidas, com tubos muito bons e também proporciona uma boa parede para executar várias manobras", analisou Page.

O REEF CLASSIC 2005 tem patrocínio exclusivo da REEF e apoio da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do Governo do Estado de São Paulo, deputado Turco Loco; da Prefeitura Municipal de São Sebastião; das lojas de surf Uluwatu, SunPeak, Overboard, Ilha do Mel, Jacob’s, Star Surf, Bleat, Central Surf, WQSurf, Star Point, Píer Point, High Point, KYW e J’Bay; além da Camera Press Comunicação Visual, THT Tecidos e SKY Gráfica. O evento é uma realização conjunta da ASP South America com a Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), com divulgação oficial da Revista Fluir, SPORTV, site Waves - http://waves.terra.com.br - e também será transmitida pelo www.aspsouthamerica.com.br.

Reef Classic 2005 - Maresias (SP)
Cabeças-de-chave da quarta fase - round 64

01: Yuri Sodré (RJ) e Bernardo Pigmeu (PE)
02: Daniel Ross (AUS) e Marcelo Nunes (RN)
03: Danilo Costa (RN) e Kirk Flintoff (AUS)
04: Pedro Henrique (RJ) e Renato Galvão (SP)
05: Greg Emslie (AFR) e Kai Otton (AUS)
06: Travis Logie (AFR) e Leonardo Neves (RJ)
07: Armando Daltro (BA) e Luke Munro (AUS)
08: Peterson Rosa (PR) e Danylo Grillo (SP)
09: Paulo Moura (PE) e Victor Ribas (RJ)
10: Daniel Redman (AFR) e Dunga Neto (CE)
11: Glenn Hall (AUS) e Guilherme Herdy (RJ)
12: Jarrad Howse (AUS) e Chris Davidson (AUS)
13: David Weare (AFR) e Bruno Santos (RJ)
14: Marcelo Trekinho (RJ) e Marcondes Rocha (AL)
15: Jihad Kohdr (PR) e Odirlei Coutinho (SP)
16: Raoni Monteiro (RJ) e Renan Rocha (SP)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.