25/04/2024  10h12
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
21/10/2005 - 06h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Magrelândia.

• Praça 13 de Maio se transforma em cidade das bicicletas

O projeto da cidade Magrelândia visa levar educação sobre o trânsito de bicicletas aos ubatubenses de uma forma lúdica e criativa

A Praça 13 de Maio, no centro de Ubatuba, vai se transformar em uma pequena cidade com o sugestivo nome de Magrelândia, com direito a coreto, semáforos, faixas de pedestres, sinalização de trânsito e muitos personagens interessantes. A "transformação" vai acontecer na próxima semana, de 26 a 28, como parte das comemorações do aniversário da cidade. O projeto "Se essa rua fosse minha" foi idealizado por Bado Todão e Luiz Carlos Frade e ganhou agora o apoio do Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba. "O objetivo é levar educação sobre o trânsito de bicicletas aos ubatubenses de uma forma criativa, prazeirosa e lúdica", conta Bado, autor e ator teatral, responsável por vários projetos já realizados em Ubatuba, entre eles, o Pirão Geral.

Além de várias bicicletas, onde as pessoas poderão ter aulas de trânsito e civilidade, Magrelândia terá vários jogos educativos além de personagens semelhantes a vida real, como políticos, carteiro, ciclista indisciplinado, além de artistas que estarão nas esquinas da fictícia cidade, homenageando poetas e escritores. Aliás, todas as ruas da Magrelândia terão nomes de artistas literários.

Exposição, depoimentos e obras artísticas

Segundo Bado Todão, nos dias 26 e 27, quarta e quinta-feira, a cidade de Magrelândia funcionará das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, com um público já definido: alunos das escolas municipais. Já no dia 28, feriado, Magrelândia "abre suas portas" às 10 horas e até às cinco da tarde, qualquer cidadão poderá participar das diversas atividades programadas para todo o dia. Entre elas, depoimentos de cidadãos reais sobre o tema, no coreto da praça; exposição de bicicletas diferentes, antigas ou exóticas e execução de obras artísticas sobre o tema bicicleta. Os dois "concursos" terão início à partir das 13 horas e ambos darão premiações apontadas por um júri popular. Mais informações podem ser obtidas diretamente com Bado Todão, pelo telefone 9141-3416 ou 9146-3516.

Projeto Cicloviário

No final deste mês o arquiteto urbanista Sérgio Bianco, consultor do Ministério das Cidades para ciclismo, concluirá os estudos preliminares do sistema cicloviário de Ubatuba. Após a conclusão dos estudos a Prefeitura definirá uma data para a realização de uma audiência pública junto à comunidade, onde estará recebendo críticas e sugestões que poderão ser incorporadas na configuração final do sistema cicloviário.

O projeto é composto por um sistema cicloviário, que será desenvolvido a partir da infra-estrutura existente para a circulação de bicicletas e dos levantamentos já realizados pelo Serviço Municipal de Trânsito. O sistema consiste numa rede de ciclovias, ciclofaixas, projeto de sinalização viária e de identificação e sistema de bicicletários (ampliando os já existentes na cidade), paraciclos e a construção do bikeline, uma faixa destinada às bicicletas, localizada após a faixa de estacionamento de carros.

O projeto do arquiteto ainda prevê uma campanha de comunicação institucional que permita agregar valores aos ciclistas através de sua contribuição à mobilidade urbana, e qualidade ambiental em relação à sociedade como um todo para que a mesma possa enxergar positivamente os ganhos que significam para a cidade o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, será fundamental, uma grande campanha de educação de trânsito para o ciclista, a exemplo de projetos como o da cidade Magrelândia.

Bicicletas em Ubatuba

Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas do Serviço Municipal de Trânsito e a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. "Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país", lembra Ronaldo Lopes, chefe do Serviço Municipal de Trânsito. Os locais por onde circulam a maior parte das bicicletas são as ruas Thomaz Galhardo, Conceição, Maria Alves e Rio Grande do Sul, no centro. No Perequê-Açú a concentração está na avenida Padre Manoel da Nóbrega. No Ipiranguinha e adjacências, apesar da ciclovia, a maioria circula na rodovia Oswaldo Cruz. Na Rodovia BR-101, no trecho do trevo de Taubaté até o trevo do Indaiá também é grande o número de ciclistas.


• Exame descarta suspeita de sarampo em Ubatuba

A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba recebeu na tarde do dia 19, o resultado da segunda amostra de sorologia para sarampo e o laudo foi negativo. Ou seja, a hipótese do bebê de três meses estar com sarampo foi descartada totalmente pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pelos dois exames realizados. No primeiro, o resultado havia sido positivo, mas apenas com o segundo exame é que se poderia afirmar com precisão, se o caso era realmente sarampo.

Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, quando há uma suspeita, a determinação do Ministério da Saúde é que se faça imediatamente o bloqueio de foco, que consiste, segundo Eliana Arantes, chefe da Vigilância Epidemiológica, na busca ativa de casos e vacinação da população alvo. "Assim que tivemos o resultado do primeiro exame fizemos o bloqueio, vacinando cerca de 330 pessoas, entre crianças e adultos, da região central da cidade". Foram vacinados os adultos que estavam em contato com o bebê e todas as crianças de 6 meses a 7 anos incompletos que não estavam imunizados com as duas doses da vacina contra o sarampo.

O Instituto Adolfo Lutz prossegue agora nos exames, fazendo o isolamento viral para detectar que tipo de vírus causou a doença que acometeu o bebê, que já está completamente curado.


• Governo do Estado libera recursos para ponte do Ipiranguinha

O prefeito Eduardo César esteve reunido, dia 19, em São Paulo, com o Governador Geraldo Alckmin para assinatura de convênio com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que prevê a reforma de uma ponte no bairro do Ipiranguinha. Os custos da obra serão arcados em 80% pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e o restante ficará a cargo da Prefeitura de Ubatuba.

De acordo com a Secretaria de Obras, o início da obra deve acontecer nos próximos dias e serão feitos reparos na super estrutura e no tabuleiro da ponte sobre o rio Ipiranguinha, entre as ruas Cascata e Frei Tarcísio. A ponte sofreu sérios danos durante as enchentes ocorridas no início do ano. Este serviço irá complementar as obras já realizadas pela Prefeitura na cabeceira e nos vigamentos da ponte.

Além desta ponte, outras três que também sofreram danos provocados pelas enchentes do início do ano, aguardam a liberação de verbas do governo estadual. As verbas para o reparo das pontes da Maranduba, Sertão da Quina e Taquaral foram pedidas logo após as enchentes mas ainda não há previsão da liberação dos recursos. Para o prefeito Eduardo César, a liberação deste recurso é mais uma demonstração da preocupação do governador Geraldo Alckmin com o bem estar da comunidade de Ubatuba. "Mais uma vez agradecemos este apoio do Governo do Estado ao nosso município".


• Fundo Social divulga resultado da Semana da Solidariedade

Artigos de higiene pessoal serão entregues a crianças carentes de Ubatuba

Mais de 700 itens de higiene pessoal foram arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba durante a campanha da Semana da Solidariedade 2005. Segundo a presidente do Fundo Social, Denise César, os produtos arrecadados serão encaminhados às entidades da cidade ainda nesta semana. "Foi uma campanha curta, de apenas três dias, por isso mais uma vez vimos que a população de Ubatuba está sempre disposta a colaborar. Obrigada, mais uma vez, Ubatuba", disse a primeira dama.

A SABESP de Ubatuba esteve ao lado do Fundo nesta campanha, com grande participação de seus funcionários. Os servidores municipais também atenderam a solicitação e ajudaram na coleta de sabonetes, xampus e outros artigos de higiene pessoal, que serão entregues a entidades que desenvolvem trabalhos com crianças no município. A campanha da Semana da Solidariedade foi uma iniciativa do Fundo Social do Estado de São Paulo e desenvolvido em vários municípios do Estado.


• Workshop "Olhares Sobre a África" acontece nesta sexta em Ubatuba

Acontece nesta sexta-feira, 21, o I Workshop "Olhares sobre a África", promovido pela Secretaria de Educação de Ubatuba em parceria com a Associação de Cultura Banto do Litoral Norte (ACUBALIN). Á partir das 9 horas, no prédio da secretaria, professores acompanharão a palestra "Educação, identidade e relações raciais no Brasil" ministrada por Janaína de Figueiredo, historiadora e coordenadora geral de Projetos Culturais e Pedagógicos da ACUBALIN. No período da tarde é a vez da palestra "Culturas afro-brasileiras e tradição oral", também conduzida pela coordenadora da ACUBALIN.

Diversidade, Educação e relações raciais no Brasil; Gênero e etnia; África pré-colonial e sua construção no Brasil; A tradição oral nas sociedades africanas: pedagogia e imaginário; Ritos africanos: outros horizontes e Culturas afro-brasileiras, serão outros temas abordados neste trabalho que visa ampliar o conhecimento e debate em torno da relação histórico-cultural entre África e Brasil.


• Concursos homenageiam beleza de Ubatuba

"Revelando Ubatuba" e "Pintando Ubatuba" são os dois concursos em que o artista deverá retratar as belezas do município em um só dia

No dia de aniversário da cidade, dia 28 de outubro, os pintores e fotógrafos de Ubatuba terão um só dia para registrar sua beleza, personagens ou situações típicas. A Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, em parceria com a Secretaria de Turismo, está promovendo os dois concursos. O "Revelando Ubatuba" é destinado a fotógrafos profissionais e amadores de todas as idades, que gostem de fotografar de forma tradicional ou moderna, colorido ou preto e branco. Já a VI Maratona "Pintando Ubatuba" é destinada aos pintores e desenhistas, utilizando as mais variadas técnicas.

Os concursos têm como objetivo, além da arte em si, promover o contato entre os envolvidos. Poderão participar dos concursos os artistas locais e visitantes. O presidente da Fundart, Martiniano Viana, afirma que esse tipo de concurso tem a função de motivar e valorizar os talentos da cidade. "A Fundart, por meio de seus grupos setoriais, vem incentivando a união dos artistas das mais diversas áreas. Isso possibilita troca de informações, exposições dentro e fora da cidade, além de concursos que vêm acrescentando prêmios e reconhecimento aos artistas e ao município".

Se você tem grandes idéias na cabeça e uma máquina ou um pincel na mão, use sua criatividade e aproveite as maravilhas que Ubatuba possui. Participe! Sua obra pode ser premiada e exposta na Fundação.

Regulamentos

Pintando Ubatuba

- As inscrições para a maratona de pintura serão gratuitas, feitas no próprio dia 28, das 8 às 10 horas, na Sede da Fundart. As telas deverão ter, no mínimo, 30 X 40 cm e no máximo, 1,00 X 1,50 m. Os desenhos devem ter formato mínimo de A4 e máximo de A3. Papéis e telas receberão um carimbo de identificação do Grupo Setorial de Artes Plásticas, para validar o material a ser utilizado.

- A entrega das obras deve ser feita até, impreterivelmente, às 17h, sob pena de serem desclassificadas automaticamente. Os trabalhos devem ser entregues sem assinatura. Eles serão identificados por meio de uma numeração no ato da entrega.

- O julgamento será feito por um júri integrado por artistas escolhidos pelo coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas que lavrarão ata constando o nome e a colocação dos premiados.

- A entrega do prêmio de cada categoria (adulto e infantil), será no dia 6 de novembro e somente após essa data poderão ser retirados.

- Será cobrada uma comissão de 10% no caso de venda das obras expostas.

Revelando Ubatuba

- O Concurso Fotográfico Cultural Revelando Ubatuba é promovido pela Fundart, responsável pela divulgação, supervisão e organização do evento e tem o apoio da Secretaria de Turismo de Ubatuba. É aberto a fotógrafos amadores e profissionais de todas as idades.

- Menores de 18 anos somente poderão participar se autorizados por seus pais ou responsáveis, mediante declaração por escrito.

- O Concurso Cultural Fotográfico será divido em duas categorias: Cor e P&B, sendo que cada participante poderá inscrever 1(uma) fotografia para cada categoria.

- As fotografias deverão vir acompanhadas de ficha de inscrição, retiradas na Fundart ou na Setur, a partir do dia 21 de outubro, e do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 10 (dez reais) para fotógrafos com equipamento digital que ampliem suas fotografias na Fundart e R$ 5 (cinco reais) para fotógrafos que trouxerem suas ampliações devidamente ampliadas.

- As fotos de ambas categorias Cor e P&B deverão ter, no mínimo, 15 x 21 cm. Tamanhos maiores também serão aceitos. As fotografias que não estiverem ampliadas no tamanho mínimo estipulado pelo Concurso Fotográfico serão sumariamente eliminadas.

- Todas as fotografias apresentadas deverão estar de acordo com o tema do concurso, Revelando Ubatuba, e ser inéditas. Não podem ter sido publicadas em qualquer veículo de comunicação ou premiados em outros concursos. As fotografias inscritas devem ser realizadas no dia do Concurso Fotográfico, 28 de outubro de 2005.

- Os originais (negativos ou arquivo digital) devem ser apresentados pelos autores premiados para comprovação da obra inscrita.

- As fotografias inscritas premiadas ou não, passam a pertencer ao acervo fotográfico da Fundart.

- Este Concurso terá sua validade somente no dia do Aniversário da cidade de Ubatuba, 28 de outubro. Os inscritos devem entregar suas fotografias ou arquivo digital na Fundart das 14 às 18 horas. O horário de encerramento das inscrições na sexta-feira 28 de outubro. As fotografias digitais serão ampliadas na Fundart. A abertura da exposição de fotografias inscritas e selecionadas, assim como a premiação será no sábado 29 de outubro de 2005 às 19 horas.

- Serão premiadas 4 (quatro) fotos, 2 (duas) da categoria Cor e 2(duas) da categoria Preto e Branco.

- A Comissão Julgadora será responsável pela escolha das 4(quatro) fotografias vencedoras, 2 (duas) em cada categoria.

- As 4 (quatro) melhores fotografias serão premiadas com material fotográfico.

- A participação neste Concurso Cultural Fotográfico implica total aceitação das regras deste regulamento. Cada participante, ao preencher a Ficha de inscrição deverá assinar a declaração que nela consta. Sem a assinatura a inscrição será considerada inválida.


• MANIFESTO PELO SIM À VIDA E CONTRA AS ARMAS

Nós, Prefeito e Vice-Prefeito de Ubatuba, diante do referendo que acontecerá no próximo dia 23, vimos externar nossa opinião, levando em consideração a nossa experiência e conhecimento dos números da violência em nossa região e em nosso país.

Primeiramente, como cristãos, somos contra todos os instrumentos que provocam a morte, de acordo com as mensagens e ações de Jesus Cristo, que sempre foram em favor da vida, do amor, da solidariedade e da paz entre as pessoas e nações.

"Bem aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia" (Mt. 5,7); "Bem aventurados os defensores da paz, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt. 5,9);

Em segundo lugar, a violência e a mortalidade no nosso País é tão grande que é preciso mudar esse estado de coisas. Não podem continuar as regras atuais;

Em terceiro lugar, com a campanha pelo desarmamento, que retirou de circulação mais de trezentas mil armas, já houve uma redução significativa no número de mortes, pela primeira vez, em todo o País;

Em quarto lugar, o Brasil estará dando um exemplo para o desarmamento mundial e para a fraternidade entre as pessoas e as nações;

No dia 23 de outubro, vote 2, vote sim à proibição da venda de armas de fogo, vote pela vida.

Ubatuba, 20 de outubro de 2005.

Eduardo de Souza César
Prefeito Municipal

Domingos Fábio dos Santos
Vice-Prefeito


• Escolinha Municipal de Surf acerta patrocínio para 2006

O Secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. esteve reunido com Elaine Gualberto, diretora de marketing da Tricats (roupas e assessórios) para acertar detalhes da parceria que será desenvolvida em 2006. Ficou acertado que a empresa fornecerá Lycras para todos os alunos da escolinha municipal de surf, além de guarda-sóis e tendas para uso nas praias onde acontecem as aulas. A Tricats também ficou responsável pela premiação do circuito interno da escolinha.

A atleta Juliana Quint, patrocinada pela marca, deverá ministrar clínicas de surf aos alunos da escolinha, em datas a ser acertadas. Para o secretário, a parceria chegou em boa hora. "A Tricats tem uma ótima penetração no mundo do surf e será uma honra para a escolinha estampar a marca em 2006". As clínicas, com a presença da atleta Juliana Quint também vieram em boa hora. "Nossos alunos, que já tem grandes exemplos para se espelhar, terão a chance de aprender ainda mais com a presença da Juliana", completou o secretário.

Ainda em relação ao surf, Bittencourt encaminhará em breve, um projeto à Secretaria da Juventude do Estado de São Paulo, solicitando 30 novas pranchas para uso da Escolinha em 2006.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.