14/09/2025  04h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
23/10/2005 - 16h20
Qual é a hora certa para deixar as fraldas?
Maria Guimarães Drumond Grupi
 

Quando devemos iniciar o controle dos esfíncteres das crianças? A idade ideal para dar início a este procedimento é ao redor dos dois anos. Para a criança ter sucesso neste desafio, é necessária uma maturação neurológica. Alguns pais começam o treinamento muito antes desta idade, no entanto, isso só estressa a todos porque o controle de fato se dá com dois anos ou mais.

Entre um ano e meio e dois anos, os pais devem cuidar da resolução da fase oral, para que a criança possa ir para a nova etapa tendo a anterior totalmente resolvida. Para isto, alguns passos devem ser seguidos:

1- Iniciar a criança no banho de chuveiro: ela deve começar a aprender a tomar o banho sozinha e treinar suas habilidades motoras. Não se esqueça do tapetinho, da alça de apoio no box e de um "kit banho" bem divertido.

2- Trocar o berço por uma cama nova: Leve a criança junto para comprar a cama. Isto inclui uma colcha com o super-herói do momento, almofadas etc. Não se esqueça das prateleiras, dos livros de histórias e jogos de percurso. A grande preocupação neste momento é trabalhar a independência e a autonomia. É hora de introduzir a nova rotina do sono, incluindo sempre histórias e joguinhos, com o pai e/ou a mãe. O acesso à chupeta e à mamadeira deve ser postergado, afinal quem já toma banho sozinha, dorme em uma cama, tem livros e joguinhos não usa mais chupeta e nem mamadeira. No entanto, se a criança insistir, dê a chupeta apenas após a história e retire-a logo que o pequeno adormeça. O leite deve ser evitado a todo custo para não colaborar com a formação de "cáries de topo". Se não houver acordo com a criança, a quantidade de leite a ser ingerida deve diminuir dia após dia. Assim como a chupeta, o leite também deve ser dado somente após a leitura da história, sem muita pressa. Faça com que a criança permaneça na cama enquanto aguarda pela chupeta ou pelo preparo do leite.

3- Superada esta etapa, é hora de retirar a mamadeira matutina e introduzir o café da manhã junto aos pais, à mesa. O café deve ser bem diversificado para seduzir a criança e com isso fazê-la esquecer a mamadeira. O leite puro pode ser servido no copo acompanhado por um canudinho ou até mesmo uma colher. Não estranhe se a criança começar a ingeri-lo em menor quantidade. Nesta fase, é normal que ela passe a substituí-lo por iogurtes, queijos e derivados.

4- Independente no banho, na cama e na alimentação, a criança agora está pronta para a última etapa - o controle dos esfíncteres anal e vesical. É hora de sair levando a criança para comprar as calcinhas ou cuecas. Não se esqueça que seu filho deve ser o agente das mudanças e deve participar ativamente de cada etapa. É importante mostrar a ele todas as conquistas obtidas e o quanto ele já cresceu. Como criança grande não usa mais fralda, ela própria deve "guardar" suas fraldas e, no lugar, colocar as cuequinhas/calcinhas.

Quando iniciar a retirada das fraldas, faça isto tanto de dia quanto à noite. Se a criança dormir a noite toda, nunca a interrompa. Se ela acordar reclamando, seja complacente e compreensivo nas três primeiras vezes, depois seja firme e aumente a exigência dizendo onde é que se faz xixi.

A ingestão de líquidos à noite deve ser controlada. De manhã, a primeira coisa a fazer é levar a criança ao banheiro. Se ela acordar seca elogie. Se acordar molhada, dispense comentários. A situação por si só já é bastante constrangedora.

Piniquinho ou redutor? Tenha os dois à mão. A criança deve decidir onde ela se sente mais confortável. Se for no redutor, apóie os pés da criança para evitar a desagradável sensação de formigamento nas pernas.

Quanto tempo deve ficar no banheiro - não mais que 10 minutos para fazer cocô e de 2 a 3 minutos para xixi. A própria criança deve dar descarga no produto dela. Ajude-a no começo. Respeite a sua privacidade, vá se afastando gradualmente e peça para ser chamada quando ela terminar. Nunca diga: "vamos fazer um cocô bonito para a mamãe e/ou papai ver...".

Cumprimente-a se ela for bem sucedida na tarefa. Se não, diga apenas: da próxima vez você conseguirá. Nunca pergunte à criança se ela quer ou não ir ao banheiro. Leve-a a cada 30 minutos. Se ela estiver brincando, leve-a de volta para a brincadeira sempre.

Dica para proteger o colchão e deixar a criança menos molhada: envolva o lençol de baixo com Comofral. Se ela perguntar, diga apenas que é para deixar a cama fofinha.

Boa sorte!


Nota do Editor: Maria Guimarães Drumond Grupi é psicóloga, pedagoga e diretora do Ponto Ômega - Centro de Cuidados Infantis, em São Paulo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.