11/09/2025  13h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
25/10/2005 - 18h07
Onbongo Pro Surfing 2005 em Florianópolis - 1º dia
João Carvalho
 
Surfistas de 18 países disputam o Onbongo Pro Surfing em Florianópolis. Tom Curren e Adriano de Souza são duas das principais atrações na Praia Mole

Um total de 191 surfistas de 18 países se inscreveu para participar do grande confronto internacional da "perna brasileira" do Circuito Mundial. O ONBONGO PRO SURFING foi iniciado às 8 horas na terça-feira de ondas regulares de 1 metro de altura na Praia Mole, em Florianópolis. Os competidores foram divididos em três fases e os mais bem colocados no ranking mundial, como o atual líder do WQS, Adriano de Souza, o Mineirinho, o convidado Tom Curren e os tops do WCT, só entram na última delas, prevista para começar na quinta-feira. No primeiro dia foram realizadas vinte das 24 baterias da primeira rodada e dos oitenta surfistas que estrearam na terça-feira, metade já está fora da briga pelos 125.000 dólares oferecidos no único evento com nível máximo 6 estrelas da América do Sul. Todos os dias as disputas começam às 8 horas, terminam entre 16 e 17 horas e podem ser acompanhadas pelos sites waves.terra.com.br e www.aspsouthamerica.com.br.

Estamos muito felizes em estar novamente aqui em Floripa realizando o campeonato e a expectativa é de que ele aconteça em boas ondas e, principalmente, que possamos comemorar uma vitória brasileira neste ano", disse Tião da Onbongo, um dos diretores da marca que patrocina a prova mais valiosa da divisão de acesso para o ASP World Championship Tour (WCT). "Por enquanto só os gringos levaram. Em 2003 o título ainda foi vencido pelo Patrick Beven, que nasceu em Niterói (RJ), mas há muitos anos mora na França e compete como francês. Nossa torcida é realmente para que um brasileiro faça a festa no pódio neste ano", reforçou Tião.

O franco-brasileiro Patrick Beven é um dos 48 surfistas escalados para já entrar na segunda fase do ONBONGO PRO SURFING nesta quarta-feira e ele vem embalado de uma vitória no último sábado na etapa 4 estrelas realizada nas Ilhas Canárias. "Vou tentar repetir o que rolou em 2003, quando eu também venci o campeonato das Canárias e ganhei o daqui também. Pelo menos, a primeira parte já está concretizada e vamos ver agora aqui na Praia Mole. O importante é que o surfe está no pé, as pranchas estão boas e só posso dizer que vou fazer o melhor que posso para tentar mais um título aqui", prometeu Patrick Beven, que subiu da 58a. para a quadragésima posição no ranking do WQS 2005, com os 1.500 pontos da vitória nas Canárias.

O ONBONGO PRO SURFING é a última parada antes das duas etapas finais do Havaí, que vão fechar a lista dos quinze surfistas indicados para completar a elite mundial do WCT em 2006. Em Florianópolis o vencedor marca 2.500 pontos e muitos podem confirmar a vaga com a vitória na Praia Mole. Um total de 99 brasileiros vai tentar o primeiro título verde-amarelo em Santa Catarina, contra representantes de outros dezessete países.

O maior esquadrão estrangeiro é da Austrália, com 32 participantes, seguido pelos Estados Unidos (18), África do Sul (9), Espanha (8), Havaí (5), França (4), Inglaterra (2), Portugal (2), Tahiti (2), Ilha Reunião (2), Porto Rico (2), Argentina (1), Venezuela (1), Japão (1), Alemanha (1), Nova Zelândia (1) e Ilha Reunião (1). Entre os brasileiros, os mais próximos da zona de classificação para o WCT 2006 são o gaúcho Rodrigo Dornelles (19º lugar), o paranaense Jihad Kohdr (21º), o carioca Marcelo Trekinho (24º), o cearense Dunga Neto (27º) e o potiguar Danilo Costa (29º).

No grupo dos 15, o líder disparado do ranking, Adriano "Mineirinho" de Souza, foi o primeiro brasileiro a confirmar entrada no WCT 2006. O segundo foi o carioca Pedro Henrique, que no último domingo venceu a etapa que inaugurou a "perna brasileira" em São Sebastião (SP). O também carioca Yuri Sodré está em sétimo lugar e pode garantir seu retorno à elite do surfe mundial no ONBONGO PRO SURFING. O pernambucano Paulo Moura é o oitavo colocado, mas ele também está entre os 27 primeiros do WCT, grupo que garante permanência pelo ranking principal.

Com apresentação da Nova Schin, o Onbongo Pro Surfing 2005 tem a marca Onbongo como principal patrocinador, além da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Municipal de Esportes; co-patrocínio das lojas de surf KYW, High Point, Hot Water, Star Point, Surf X Press, Sunset, Uluwatu, Overboard, Krokodilu’s, Velzyland e Central Surf; apoio da Local Motion, Associação Verde Futuro e Praia Mole Park Hotel, com divulgação oficial da Revista Fluir, Site Waves/Terra e Rede Atlântida FM; e organização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e ASP South America.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.