11/09/2025  14h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
26/10/2005 - 20h03
Onbongo Pro Surfing 2005 em Florianópolis - 2º dia
João Carvalho
 
Ondas sobem no segundo dia do Onbongo Pro Surfing em Florianópolis. Cearense Heitor Alves quebra todos os recordes e Tom Curren estréia na quinta-feira

A Ilha de Santa Catarina amanheceu com o temido vento sul na quarta-feira, mas dessa vez ele não veio acompanhado da chuva e felizmente só fez aumentar as ondas, com algumas séries chegando a 2 metros de altura na Praia Mole. O tahitiano Alain Riou foi o primeiro destaque do dia, mas a melhor apresentação foi a do cearense Heitor Alves, que quebrou todos os recordes do ONBONGO PRO SURFING 2005 em Florianópolis. Ele arrancou nota 9,83 num tubo incrível e em outra ótima onda conseguiu nota 9,17 para totalizar 19 pontos de 20 possíveis na décima bateria da segunda fase. O tahitiano tinha conseguido notas 8,83 e 7,67 e somado 16,50 pontos na vitória sobre três brasileiros no quinto confronto por duas vagas para enfrentar os principais cabeças-de-chave da competição, que começam a estrear nesta quinta-feira no único evento com nível máximo 6 estrelas da América do Sul. Nos próximos dias as disputas começam às 9 horas e vão até 17:20 horas, podendo ser acompanhadas pelo site www.aspsouthamerica.com.br.

Tem uma correnteza complicada e o vento está muito forte, mas o mar melhorou muito em relação ao primeiro dia. Consegui pegar duas boas ondas para vencer bem a bateria e estou feliz com a classificação", falou Alain Riou, que derrotou o cearense Márcio Farney e os paulistas Heitor Pereira e Beto Fernandes. Ele ocupa a 42ª posição no ranking do WQS e está na briga direta pelas últimas vagas para o WCT de 2006. Só que agora terá uma parada duríssima contra dois tops do WCT, o pernambucano Paulo Moura e o australiano Toby Martin, além do porto-riquenho Brian Toth, na terceira rodada do ONBONGO PRO SURFING 2005.

O tahitiano fez uma grande apresentação, mas quem arrebentou mesmo na Praia Mole foi o cearense Heitor Alves, que só pegou três ondas em sua bateria e num tubo incrível, completado com duas fortes manobras numa onda de aproximadamente 2 metros de altura, arrancou a maior nota do campeonato, 9,83, com dois dos cinco juízes achando que ela valia nota 10. Em outra ótima onda, ele voltou a impressionar e conseguiu uma nota 9,17 para somar incríveis 19 pontos de 20 possíveis.

"Estou muito feliz! Dei sorte de vir uma esquerda muito boa, botei pra dentro do tubo, quando sai já dei um manobrão e fiquei muito feliz de ter conseguido ganhar a maior nota do campeonato", vibrou Heitor Alves, após a vitória sobre o niteroiense Bruno Santos, que completou uma dobradinha brasileira contra o argentino Max Siri e o surfista da Ilha Reunião, Frederic Robin.

O novo recordista do ONBONGO PRO SURFING também analisou as condições do mar na quarta-feira. "Está bem difícil se posicionar, muita correnteza, o mar bem mexido, mas eu manti a calma e consegui duas esquerdonas muito boas para atingir essa somatória, a maior do campeonato né?", falou Heitor, que vai disputar a décima bateria da terceira fase, contra os cabeças-de-chave Glenn Hall (AUS) e Armando Daltro (BA), além do carioca Anselmo Correia, nesta quinta-feira na Praia Mole.

GALERIA DOS CAMPEÕES - O australiano Richard Lovett vai começar a defender o título do ONBONGO PRO SURFING logo na primeira bateria da terceira fase. O vencedor da primeira edição do único 6 estrelas da América do Sul, o também australiano Chris Davdison, não veio competir neste ano. Já o campeão de 2003, o franco-brasileiro Patrick Beven, acabou eliminado no último confronto da quarta-feira pelo cearense Angelino dos Santos e o norte-americano Dean Randazzo, quarto colocado na grande final da prova que inaugurou a "perna brasileira", semana passada em São Sebastião (SP).

Nessa quinta-feira serão disputadas as oito últimas baterias da segunda fase a partir das 9 horas e às 12:20 horas será iniciada a terceira rodada com o campeão do ONBONGO PRO SURFING, Richard Lovett, fazendo sua primeira apresentação na Praia Mole junto com o também australiano Tom Whitaker, contra o niteroiense Guilherme Sodré e o sul-africano Antonio Bortoletto. A programação é de realizar até a 12a. bateria, justamente a que vai marcar a estréia do ex-tricampeão mundial Tom Curren e o californiano atendeu a imprensa numa concorrida coletiva na Praia Mole.

COLETIVA DE TOM CURREN - Essa é a primeira vez que um dos maiores mitos do esporte vai competir em Florianópolis. Ele chegou na terça-feira à tarde em Santa Catarina, junto com a esposa Makeira e os filhos Patrick (8 anos) e Frank (10). Ainda não entrou no mar, mas achou a cidade muito bonita, com praias muito parecidas com as da Austrália. "Já conheci lugares muito bonitos como a Praia do Silveira (em Garopaba), a Guarda do Embaú (na Palhoça), a Joaquina e aqui a Mole também, todas muito bonitas mostrando um bom potencial de ondas", elogiou Tom Curren, que destacou a evolução das manobras da nova geração.

"Eles têm feito coisas incríveis em ondas pequenas, bem diferente da minha época, mas estou sempre tentando me adaptar, porém consigo surfar melhor quando as ondas estão grandes, que pedem um surfe mais de linha, tubos etc. Eu curto muito assistir essas manobras inovadoras, mas prefiro ondas maiores, tubulares, para competir", contou Curren, que foi o número 1 do mundo nas temporadas de 1985/86/90. "Eu até procuro só participar de etapas em ondas desse tipo e torço para que aqui eu possa encontrar condições assim para poder ir avançando na competição", deseja Tom, que também vai competir como convidado do Nova Schin Festival WCT Brasil 2005, inclusive será a atração internacional do show do dia 1º no Lagoa Iate Clube.

"Estarei com a banda completa aqui, com guitarras, piano, bateria, num novo show que montamos para se apresentar aqui e espero que todos curtam nossa música, que é a outra paixão da minha vida, apesar de que o surfe sempre está em primeiro lugar, é o que eu ainda mais gosto de fazer", falou Tom Curren, que confessou não gostar tanto de viajar como antigamente.

"Prefiro mesmo ficar mais sossegado, mas tenho viajado bastante depois que voltei para a Rip Curl, nos projetos da marca, com a equipe, para lugares de ondas perfeitas. Isso é bom, mas para competir mesmo prefiro escolher só os lugares com boas ondas", disse o californiano de 49 anos de idade, que também elogiou os surfistas brasileiros, principalmente o paulista Adriano "Mineirinho" de Souza, e ainda opinou sobre o grande confronto pelo título mundial da temporada entre Kelly Slater e Andy Irons. "O Kelly foi muito bem em Jeffreys Bay (África do Sul) e no Tahiti, o Andy também venceu algumas etapas e é bem difícil falar alguma coisa sobre quem será o campeão, pois ambos estão bem próximos e a briga vai ser bonita", disse Tom Curren, que vai estrear no ONBONGO PRO SURFING contra o australiano Darren O’Rafferty, o paulista Hizunomê Bettero e o havaiano Pancho Sullivan, na última bateria desta quinta-feira na Praia Mole, em Florianópolis (SC).

Com apresentação da Nova Schin, o Onbongo Pro Surfing 2005 tem a marca Onbongo como principal patrocinador, além da Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis e da Fundação Municipal de Esportes; co-patrocínio das lojas de surf KYW, High Point, Hot Water, Star Point, Surf X Press, Sunset, Uluwatu, Overboard, Krokodilu’s, Velzyland e Central Surf; apoio da Local Motion, Associação Verde Futuro e Praia Mole Park Hotel, com divulgação oficial da Revista Fluir, Site Waves/Terra e Rede Atlântida FM; e organização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e ASP South America.

Onbongo Pro Surfing
Cabeças-de-chave da terceira fase

01: Tom Whitaker (AUS) e Richard Lovet (AUS)
02: Jihad Kohdr (PR) e Jarrad Howse (AUS)
03: David Weare (AFR) e Kirk Flintoff (AUS)
04: Yuri Sodré (RJ) e Marcelo Nunes (RN)
05: Paulo Moura (PE) e Toby Martin (AUS)
06: Ben Bourgeois (EUA) e Danilo Costa (RN)
07: Luke Stedman (AUS) e Dunga Neto (CE)
08: Shaun Cansdell (AUS) e Bede Durbidge (AUS)
09: Adrian Buchan (AUS) e Eric Rebiere (FRA)
10: Glenn Hall (AUS) e Armando Daltro (BA)
11: Tiago Pires (PRT) e Eneko Acero (ESP)
12: Darren O’Rafferty (AUS) e Tom Curren (EUA)
13: Peterson Rosa (PR) e Renan Rocha (SP)
14: Rodrigo Dornelles (RS) e Daniel Ross (AUS)
15: Greg Emslie (AFR) e Royden Bryson (AFR)
16: Pedro Henrique (RJ) e Fábio Gouveia (PB)
17: Raoni Monteiro (RJ) e Bernardo Pigmeu (PE)
18: Tim Reyes (EUA) e Daniel Redman (AFR)
19: Travis Logie (AFR) e Russell Winter (ING)
20: Adriano de Souza (SP) e Guilherme Herdy (RJ)
21: Mikael Picon (FRA) e Marcondes Rocha (AL)
22: Roy Powers (HAV) e Odirlei Coutinho (SP)
23: Gabe Kling (EUA) e Marcelo Trekinho (RJ)
24: Jake Paterson (AUS) e Victor Ribas (RJ)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.