23/04/2024  10h47
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
27/10/2005 - 05h29
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
Divulgação 

• Tudo pronto para o desfile dos 368 anos de Ubatuba

Avenida Iperoig será palco das principais comemorações

A Secretaria de Educação de Ubatuba divulgou a ordem do desfile cívico em comemoração ao aniversário de 368 anos da cidade. Serão 68 entidades participantes, entre escolas da rede pública e particular, entidades esportivas, sociais e assistenciais do município.

A abertura oficial acontece às 8 horas, no palanque montado em frente ao Centro de Informações Turísticas, na Av. Iperoig. Após a execução dos Hino Nacional e de Ubatuba pela Lira Padre Anchieta, o prefeito Eduardo César fará um breve pronunciamento e dará início ao desfile.

O desfile começa com a apresentação da FAMIPA (Fanfarra Mirim Padre Anchieta), formada por alunos da Escola Padre Anchieta, que marca seu retorno ao desfile cívico.

Entre as principais atrações estão a Banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava, os índios da Aldeia Boa Vista, três moto clubes, entidades esportivas e cavaleiros.

Aproximadamente cinco mil pessoas devem participar do desfile.

Infra-estrutura

Uma arquibancada para aproximadamente mil pessoas será montada na avenida Iperoig, entre a rua D. João III e a rua Professor Thomaz Galhardo, para o público que pretende acompanhar o desfile.

Os participantes e o público terão à disposição, no trajeto do desfile, quatro postos de distribuição de água, sanitários químicos e atendimento médico. As escolas participantes do desfile utilizarão a avenida Guarani como área de concentração. A dispersão acontecerá na avenida Iperoig, após a Rua Conceição.

O desembarque das escolas será feito no prolongamento da avenida Guarani e o embarque para o retorno, na pista sentido Itaguá, da avenida Iperoig, ao lado da área de dispersão.

Trânsito

Em virtude do desfile de aniversário, o trânsito na região central de Ubatuba sofrerá algumas alterações à partir das 7h. A avenida Iperoig estará interditada ao trânsito de veículos nos dois sentidos, entre a Rua Dr. Esteves da Silva e a Rua Liberdade. A avenida Guarani também estará interditada nos dois sentidos, entre a rua Antônio Carlos Ribeiro e a rua Liberdade.

Os motoristas que se dirigem no sentido ao Perequê-Açú terão como opção utilizar a rua Salvador Correa até a rua Dr. Esteves da Silva, entrando na avenida Iperoig para chegar até a ponte que dá acesso ao Perequê-Açú. Para quem segue no sentido Perequê-Açú - Itaguá, a opção é entrar na rua Dr. Esteves da Silva e depois seguir pela rua Jordão Homem da Costa.

Esse esquema deverá funcionar durante todo o dia, pois no período da tarde e da noite acontecem outros eventos na avenida Iperoig.

Cronograma do Desfile

8h00
Abertura com a Lira Padre Anchieta
Execução dos Hinos: Nacional e Ubatuba
Pronunciamento do Prefeito Eduardo César

01 FAMIPA e EM Padre José de Anchieta
02 Guarda Municipal
03 Polícia Militar
04 Polícia Ambiental
05 Corpo de Bombeiros - Salvamar
06 Guarda Mirim
07 APAE
08 EMEI Centro
09 EMEI Profª Maria Alice Leite da Silva (Perequê-Açú)
10 EMEI Idalina Graça (Centro)
11 Colégio Dominique
12 Creche Francisquinho
13 EEI Criar - Te
14 Pastoral da Criança
15 Centro Educacional Peixinho Dourado
16 Centro de Convivência da Terceira Idade (CMI)
17 Projeto EROI
18 EM José Celestino Aranha
19 EM Madre Maria da Glória
20 EM Joaquim Luiz Barbosa
21 EM Mário Covas
22 EM Helena Maria
23 EM Prefeito Silvino
24 EM Aguinaldo Salinas
25 EM Sebastiana Luiza de Oliveira Prado (Araribá)
26 EM Profª Virginia Melle da Silva Lefévre (Maranduba)
27 EM Thereza dos Santos (Sertão da Quina)
28 EM Nativa Fernandes Faria (Sertão da Quina)
29 EM Agostinho Alves da Silva (Lagoinha)
30 EM Ernesmar de Oliveira (Praia Dura)
31 EM Maria das Dores Santos Carpinetti (Rio Escuro)
32 EMEI Bessie Ferreira Osáorio Oliveira (Itaguá)
33 EMEI Profª. Dinorah Pereira de Souza
34 EMEI Maria Josefina Giglio da Silva
35 EM Altimira Silva Abirached (Itaguá)
36 EM Maria da Cruz de Oliveira (P Mirim)
37 EM Maria da Cruz Barreto (P Mirim)
38 EM Judith Cabral dos Santos (P Mirim)
39 EM Profª Semíramis Prado de Oliveira (Saco da Ribeira)
40 Fundação Alavanca
41 EM Profº Iberê Ananias Pimentel (Picinguaba)
42 EM Sr. João Alexandre (Sesmaria)
43 EM José Belarmino Sobrinho (Puruba)
44 EM Profº. Honor Figueira
45 EM Richard Juarez Gobbi
46 EM José de Souza Simeão
47 EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral
48 EM Olga Ribas de Andrade Gil
49 EM Tancredo de Almeida Neves
50 EE Capitão Deolindo de Oliveira Santos
51 Associação GAIATO
52 Aldeia Boa Vista
23 Secretaria de Assistência Social - Projeto Sol Nascente
54 Oficina de Dança da FUNDART
55 Desbravadores
56 Aventureiros + ADRA
57 Academia Bio Dance
58 Academia JÊ
59 Associação Long Teh de Kung Fu e Tai Chi Chuan
60 Academia de Judô Dojô Kano de Ubatuba
61 Secretaria de Esportes e Lazer
62 Casa do Brinquedo
63 Moto Clube Cruz de Ferro
64 Moto Clube Águias de Cristo
65 Traia Moto Clube
66 Cross Country
67 Os Doidos - Cavalos


• Secretaria de Saúde entrega obras à população no aniversário da cidade

Na véspera do aniversário da cidade, dia 27, a população ubatubense receberá novos serviços e sedes na área da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde entregará para as comunidades dos bairros Araribá, Marafunda e Figueira, novas Unidades Básicas de Saúde. No bairro Ipiranguinha, o atendimento será ampliado e a população da região Oeste poderá contar com novos serviços. A nova sede da Unidade Integrada de Reabilitação (UNIR), passará a funcionar em um espaço mais amplo, com piscina para atividades de hidroterapia. O Centro de Especialidades também ganhará um novo espaço com a mudança do Ambulatório de Saúde Mental.

Essas inaugurações fazem parte das estratégias traçadas pela Secretaria, que visam reestruturar o sistema de saúde no município, desafogando a demanda da Santa Casa e proporcionando um melhor atendimento à população. Para tanto, Unidades de Saúde da Família situadas em diferentes bairros estão sendo melhoradas. Serviços já existentes estão sendo otimizados, profissionais foram contratados e novas unidades estão sendo construídas em pontos estratégicos da cidade.

Mudanças na Região Oeste

As Unidades de Saúde da Família proporcionam hoje à comunidade, serviços de pronto-atendimento a pacientes da área, programas especiais para diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças, bem como projetos que visam a saúde e a prevenção de doenças. Todas as unidades são dotadas de consultório médico, sala de vacina, sala de curativo e sala de reuniões para a comunidade. Para cada unidade, existe, pelo menos, uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares e seis agentes de saúde da família.

Na região Oeste, as unidades da Marafunda e da Figueira foram instituídas para viabilizar o pronto-atendimento no Ipiranguinha. Duas das equipes que ficavam centralizadas na Unidade do Ipiranguinha serão deslocadas para essas novas sedes, aproximando os serviços de saúde dessas comunidades e descentralizando o atendimento no Ipiranguinha. A unidade da Marafunda será estabelecida onde antigamente funcionava um centro odontológico que ficou fechado durante quatro anos. Mais tarde, o prédio virou sede da Guarda Municipal e agora, ele volta para a Saúde, com a missão de se tornar Unidade de Saúde da Família, com o espaço todo readequado para essa função.

Graças a essas mudanças, a comunidade da região Oeste poderá contar com uma ampliação de serviços na Unidade do Bairro Ipiranguinha. A partir desta semana, serviços de pronto atendimento, sem necessidade de prévio agendamento, primeiros socorros e coleta de exames serão disponibilizados na Unidade. Isso significa que os moradores dessa região não precisarão mais se deslocar para o centro da cidade, uma vez que a maior parte dos atendimentos poderão ser prestados no próprio bairro.

No Araribá, onde antes não havia Unidade, a comunidade se mobilizou, numa parceria com a Secretaria de Saúde. Reforma, adequação necessária e compra de equipamentos foram realizadas pela Secretaria e a comunidade, por sua vez, comprometeu-se a pagar o aluguel da sede até o fim do ano.

Unir em nova sede

A nova sede da Unidade Integrada de Reabilitação (Unir) começará a funcionar em um espaço mais amplo, com piscina para atividades de hidroterapia. Com isso, a Unir passará a oferecer esse tipo de tratamento para cerca de 400 pacientes. O novo espaço possui uma grande área verde, que possibilitará também a implantação de mais oficinas, novas técnicas terapêuticas, trabalhos sociais e um centro de convivência, com o objetivo de promover o contato entre pacientes, a troca de informações educativas e a realização de atividades sócio-recreativas.

Antes, a piscina utilizada pela Unidade era alugada separadamente. Com a verba utilizada para pagar esse aluguel, será possível manter mais duas casas, ampliando os serviços oferecidos à comunidade. A coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, diz que é com grande entusiasmo que a Unir passa por mudanças tão significativas. "Além da piscina, nós teremos uma ampla área verde. Esses fatores permitirão maior liberdade para ousar nas oportunidades e abrir as portas das salas de terapias. Poderemos, enfim, inovar técnicas e criar condições que favoreçam a autonomia e a qualidade de vida desta demanda". A nova sede da Unir fica na rua Cunhambebe, nº 43.

Saúde Mental e Centro de Especialidades

Com a mudança da Unir e a economia no aluguel da piscina, será possível alugar duas casas, onde funcionarão o Centro de Apoio Psicosocial (CAPS) e Ambulatório de Saúde Mental, separadamente. O Centro de Referências e Especialidades, para grupos de apoio e casos de tuberculose, aids, câncer, hepatite C, além de atendimentos especializados de cardiologia, dermatologia e neurologia, funcionará onde hoje é o Ambulatório de Saúde Mental, na rua Cunhambebe,703. O Centro de Especialidades, que hoje funciona na Av. Rio Grande do Sul, junto à Secretaria, por sua vez, cederá espaço para realizar ali o um Centro de Pronto Atendimento e um Centro Materno-Infantil, com ambiência para receber crianças.

Planos para 2006

Nas melhorias realizadas até agora, foram investidos 70 mil reais. Para o ano de 2006, novos recursos do Ministério de Saúde viabilizarão novas obras e mais serviços para a população. Para o ano que vem, estão previstas quatro novas unidades, que serão inauguradas nos bairros do Sertão da Quina, Praia Dura, Rio Escuro e Itaguá. O secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco diz que em menos de dois anos, as metas da campanha do prefeito Eduardo César na área da saúde estarão cumpridas. "Nós estamos nos esforçando para proporcionar à população um atendimento digno, apesar da situação caótica em que a Saúde se encontra em todo o país. O poder público municipal está mais sensível às causas da comunidade. Estamos trabalhando com a mesma verba do ano passado, redirecionando recursos e realizando o que parecia impossível", diz Dr Marcos. Para o prefeito Eduardo César, é uma grande satisfação poder entregar, em tempo tão curto, várias obras na área da saúde. "Apesar de todas as dificuldades conseguimos melhorar o atendimento da saúde e proporcionar novos espaços, mais amplos e mais próximos do cidadão", disse o prefeito.


• Prefeitura conclui iluminação na avenida Guarani

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Obras, concluiu no sábado 22, a iluminação do prolongamento da avenida Guarani, que contorna a Praça de Eventos, no centro da cidade. O serviço foi realizado no período de uma semana.

Desde domingo à noite as novas luminárias já estão funcionando. Foram instalados seis postes e realizada a troca de uma luminária, todas de vapor de sódio e 250 watts cada. O braço longo de cada luminária é de três metros. Além disso a Prefeitura instalou uma rede de alimentação de 230 metros de cabo trifásico, necessária para gerar a iluminação.

Agora, o local que a noite só era utilizado por veículos, também poderá ser passagem de pedestres e ciclistas, tendo em vista que a nova iluminação garantirá mais segurança aos usuários do trecho.


• Ubatuba ganha projeto ambiental inédito no Litoral Norte

Prefeitura de Ubatuba firma convênio com Governo Federal para a implantação da Sala Verde na Região Sul do município; Ubatuba é a única cidade do Litoral Norte a ser beneficiada com o projeto

A Prefeitura de Ubatuba inaugura na próxima quinta-feira, 27, às 9 horas, o Centro de Educação Ambiental Sala Verde. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), objetivando promover a educação ambiental, abrangendo a população e alunos das escolas de todos os níveis de ensino no município.

A Sala Verde está instalada ao lado do portal na Maranduba, na Região Sul de Ubatuba. O prédio disponibilizará consultas ao acervo de livros e documentos produzidos pelo MMA e também uma biblioteca virtual, possibilitando a ampliação de pesquisas via Internet referentes a questões sócio-ambientais. Inicialmente serão promovidos cursos destinados aos diversos segmentos profissionais visando uma melhor integração das atividades econômicas e sociais com a natureza em Ubatuba. "Posteriormente, ocorrerão oficinas de artesanato com materiais recicláveis, desenvolvimento do projeto de formação de guias mirins, diversas campanhas educacionais, mostras da cultura da região, exposições de trabalhos das comunidades tradicionais e eventos", explicou a educadora ambiental Vânia Carrozzo, uma das coordenadoras da Sala Verde.

A instalação da Sala Verde em Ubatuba ocorreu devido a apresentação de uma extensa proposta pedagógica pela equipe técnica, no primeiro processo de seleção do Ministério do Meio Ambiente em 2005, com a qual concorreram propostas de todo o país, tendo sido contemplada entre outros 60 municípios.

"O prefeito Eduardo César apoiou a iniciativa desde o princípio de sua gestão, tendo-a como um dos objetivos de seu governo, pois visa o enraizamento da educação ambiental para a configuração de novos hábitos culturais em todo o município", enfatizou o educador ambiental José Carlos Firme, também coordenador educacional da Sala Verde.

Os cursos, práticos e teóricos, oferecidos pela Sala Verde contarão com as parcerias firmadas com o Parque Estadual da Serra do Mar, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba / Horto Florestal, A Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, a Polícia Ambiental, a Rádio Costa Azul e Fundação Cunhambebe e de outras parcerias que serão oficializadas e garantirão apoio conforme o desenvolvimento dos trabalhos.


• Região Sul de Ubatuba ganha velório

Dentro das festividades do 368º aniversário de Ubatuba, a Prefeitura inaugura nesta quinta-feira, 27, às 10h30, o Velório Municipal da Região Sul. Segundo Mário Clarassoti, administrador da Regional Sul, há cerca de 20 anos os moradores da região reivindicavam essa obra. "As pessoas tinham que velar seus entes queridos em casa ou conseguirem ônibus ou fretamentos para realizar o velório no centro da cidade", explicou Clarassoti.

A obra, uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, Obras, Saúde e a Administração Regional Sul contou com a doação de cerca de R$ 7.000,00, distribuídos entre vários comerciantes da Região Sul. A obra foi orçada em R$ 22.000,00 e a Prefeitura arcou com R$ 15.000,00.

O Velório Municipal contará com duas salas para vigília, uma sala de espera, uma sala de preparação do corpo, com pedra e tanque e sanitários. A Funerária Litorânea doou dois conjuntos de paramentação completos, contendo crucifixos, castiçais, cavaletes e cortinas. O Velório Municipal da Região Sul funcionará ao lado da Unidade Mista de Saúde da Maranduba. Para o prefeito Eduardo César, é uma satisfação poder, em apenas dez meses de administração, poder entregar uma obra tão reivindicada pela comunidade. "É motivo de muita satisfação para nós, da administração municipal, poder diminuir o transtorno das pessoas em momentos tão difíceis como é a perda de um ente querido", disse o prefeito.


• Sumidouro ganha praça no aniversário da cidade

A praça de Esportes e Lazer levará o nome "Marino Elídio Vieira", em homenagem ao caiçara que trouxe grandes benefícios para a comunidade do bairro

A comunidade do Bairro Sumidouro receberá, oficialmente, das mãos do prefeito Eduardo César, a Praça de Esportes e Lazer "Marino Elídio Vieira". A inauguração acontecerá no sábado, dia 29, à partir das 9h30. O espaço que antes havia uma quadra inacabada em um terreno sem urbanização foi totalmente revitalizado, transformando-se em um local de convivência, com guias, sarjetas, bicicletário, playground para as crianças, bancos, jardim gramado e plantas nativas.

A praça leva o nome de um legítimo caiçara, o Sr Marino Elídio Vieira, que nasceu próximo à Ponte da Piúva, na entrada da Casanga. Ele viveu no bairro Sumidouro durante toda a sua vida. Pai de 16 filhos, "Seu" Marino foi uma das pessoas que ajudou a lotear o Bairro Sumidouro. Hoje, a praça que leva seu nome já reúne as famílias, mesmo antes de sua inauguração. Milton Pereira Costa, morador do Sumidouro há 17 anos, diz que esse era um sonho antigo da população. "Todos os dias, fica cheio de gente até a hora que apaga as luzes da quadra. Foi a melhor coisa para o bairro, esse era um sonho antigo nosso".

Em relação ao Sr Marino, Milton conta que o caiçara foi uma pessoa que sempre batalhou bastante pelo seu bairro, um verdadeiro cidadão e que, por isso, o novo espaço merece seu nome. "Seu Marino sempre se preocupou em melhorar o nosso bairro, trouxe grandes benefícios para a comunidade e tomou conta do Sumidouro até o dia de sua morte", emociona-se.


• Prefeitura inaugura reformas em escolas

Nesse aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal de Ubatuba estará inaugurando melhorias e obras em toda a extensão do município. Na área da educação, diversas reformas e adaptações foram feitas desde o início do ano. Algumas escolas, que estavam funcionando em condições precárias foram reformadas e serão entregues, oficialmente, na véspera do aniversário da cidade, dia 27.

Uma grande preocupação da Secretaria está sendo adaptar as escolas municipais para receber pessoas portadoras de necessidades especiais. Os degraus estão sendo substituídos por rampas. Estão sendo feitas também todas as adaptações necessárias para que as escolas cumpram as normas de segurança e combate a incêndio para atender às exigências do Corpo de Bombeiros. Segundo o prefeito Eduardo César, a educação é uma das grandes preocupações dessa administração. "Nós estamos nos esforçando para proporcionar mais comodidade e dignidade aos alunos e aos profissionais porque acreditamos que um futuro melhor só se constrói com uma boa base educacional. As pessoas precisam se sentir bem no local em que passam várias horas por dia. Só assim terão condições de aprender ou ensinar de forma eficiente", diz o prefeito.

Escola da Praia Dura de cara nova

A comunidade do Bairro Praia Dura receberá, oficialmente, a inauguração da reforma realizada na Escola Municipal Ernesmar de Oliveira. Cerca de 150 crianças do ensino fundamental estudam nessa escola. Devido aos sérios problemas de infiltração, o telhado foi totalmente refeito, uma nova fossa foi construída em local adequado, com vala de infiltração, pois a anterior estava localizada embaixo da sala de aula e estava cedendo.

Outros benefícios foram realizados. Foi feita uma cobertura para o pátio. O muro da escola, que havia caído foi reconstruído. As instalações elétrica e hidráulica foram revistas e a escola foi pintada. A escola havia sido reformada em 2003, mas diversos problemas foram detectados por essa administração. No início deste ano, três escolas municipais tiveram que ser desativadas por falta de condições de funcionamento.

Creche do Perequê-Mirim em novo espaço

A creche do Sertão do Perequê-Mirim, que antes funcionava no mesmo espaço da Escola Municipal Maria da Cruz de Oliveira ganhou um novo espaço. Uma casa foi alugada para abrigar as 35 crianças atendidas hoje pela creche. A Secretária de Educação Isabel Roseli de Souza Leite afirma que a preocupação era proporcionar mais comodidade, tanto para as crianças da creche quanto para os alunos do ensino fundamental. "A escola funciona em vários períodos e isso impedia que as crianças pudessem transitar livremente. Agora, na nova casa, elas poderão brincar à vontade".

Transformação na escola da Lagoinha

A Escola Municipal Agostinho Alves da Silva, no bairro da Lagoinha passou por completa reestruturação. Uma nova cozinha foi construída, de acordo com as normas, com azulejos até o teto, piso cerâmico, ventilação e iluminação adequada. Antes, a cozinha funcionava precariamente, em local adaptado. Os banheiros também foram refeitos, uma vez que os anteriores funcionavam dentro da cozinha. O telhado foi todo trocado, retirando as telhas de amianto, que além de tóxicas, esquentavam demais. As instalações elétricas e hidráulicas também foram totalmente refeitas.


• Mandado de segurança garante fiscalização de trânsito pela Guarda Municipal

A Prefeitura de Ubatuba recebeu nesta semana, a informação que o Juiz de Direito da 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, Edson Ferreira da Silva, concedeu no final de setembro mandado de segurança favorável a atuação da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito em Ubatuba.

A Guarda Municipal de Ubatuba já havia obtido uma vitória contra a recente deliberação do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) que proibia as guardas municipais de 330 municípios paulistas de estarem atuando na fiscalização de trânsito. A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Ubatuba, por meio do advogado Emerson Vilela da Silva, entrou no mês de julho com pedido de liminar solicitando a volta da fiscalização da Guarda em Ubatuba, sendo que a mesma foi concedida pelo juiz Edson Ferreira da Silva.


• Praça 13 de Maio se transforma em cidade das bicicletas

O projeto da cidade Magrelândia visa levar educação sobre o trânsito de bicicletas aos ubatubenses de uma forma lúdica e criativa

Começou a ser montada, na manhã desta quarta-feira, dia 26, a Magrelândia, na Praça 13 de Maio, centro de Ubatuba, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Com o cenário em forma de uma pequena cidade, a Magrelândia tem direito a coreto, semáforos, faixas de pedestres, sinalização de trânsito e muitos personagens interessantes. O evento faz parte do projeto "Se essa rua fosse minha", idealizado por Bado Todão e Luiz Carlos Frade, com o apoio do Serviço Municipal de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba.

"O objetivo é levar educação sobre o trânsito de bicicletas aos ubatubenses de forma criativa, prazerosa e lúdica", conta Bado, autor e ator teatral, responsável por vários projetos já realizados em Ubatuba. Na Magrelândia, as pessoas poderão ter aulas de trânsito e civilidade, montadas em suas próprias bicicletas, participando de vários jogos educativos e interagindo com personagens semelhantes aos da vida real, como políticos, carteiros, ciclistas indisciplinados, além dos artistas, que estarão nas esquinas da fictícia cidade, homenageando poetas e escritores. Aliás, todas as ruas da Magrelândia terão nomes de artistas literários.

O consultor do programa cicloviário de Ubatuba, o arquiteto Sérgio Bianco, esteve na Magrelândia e disse que esta interessante iniciativa vem ao encontro do projeto que está sendo idealizado para a cidade. "A Praça 13 de Maio é propícia para esse tipo de eventos. Além disso, as aulas teóricas e práticas passadas de forma simples e descontraída marca muito as crianças. Elas estão sendo preparadas para usufruir dos benefícios que o programa cicloviário trará para o município. Todo esse trabalho está sendo desenvolvido com o objetivo de proporcionar segurança e conforto no trânsito".

Exposição, depoimentos e obras artísticas

Segundo Bado Todão, nos dias 26 e 27, quarta e quinta-feira, a cidade de Magrelândia funcionará das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, com um público já definido: alunos das escolas municipais. Já no dia 28, feriado, Magrelândia "abre suas portas" às 10 horas e até às cinco da tarde, qualquer cidadão poderá participar das diversas atividades programadas para todo o dia. Entre elas, depoimentos de cidadãos reais sobre o tema, no coreto da praça; exposição de bicicletas diferentes, antigas ou exóticas e execução de obras artísticas sobre o tema bicicleta. Os dois "concursos" terão início à partir das 13 horas e ambos darão premiações apontadas por um júri popular. Mais informações podem ser obtidas diretamente com Bado Todão, pelo telefone 9141-3416 ou 9146-3516.

Projeto Cicloviário

No final deste mês o arquiteto urbanista Sérgio Bianco, consultor do Ministério das Cidades para ciclismo, concluirá os estudos preliminares do sistema cicloviário de Ubatuba. Após a conclusão dos estudos a Prefeitura definirá uma data para a realização de uma audiência pública junto à comunidade, onde estará recebendo críticas e sugestões que poderão ser incorporadas na configuração final do sistema cicloviário.

O projeto é composto por um sistema cicloviário, que será desenvolvido a partir da infra-estrutura existente para a circulação de bicicletas e dos levantamentos já realizados pelo Serviço Municipal de Trânsito. O sistema consiste numa rede de ciclovias, ciclofaixas, projeto de sinalização viária e de identificação e sistema de bicicletários (ampliando os já existentes na cidade), paraciclos e a construção do bikeline, uma faixa destinada às bicicletas, localizada após a faixa de estacionamento de carros.

O projeto do arquiteto ainda prevê uma campanha de comunicação institucional que permita agregar valores aos ciclistas através de sua contribuição à mobilidade urbana, e qualidade ambiental em relação à sociedade como um todo para que a mesma possa enxergar positivamente os ganhos que significam para a cidade o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, será fundamental, uma grande campanha de educação de trânsito para o ciclista, a exemplo de projetos como o da cidade Magrelândia.

Bicicletas em Ubatuba

Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas do Serviço Municipal de Trânsito e a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. "Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país", lembra Ronaldo Lopes, chefe do Serviço Municipal de Trânsito. Os locais por onde circulam a maior parte das bicicletas são as ruas Thomaz Galhardo, Conceição, Maria Alves e Rio Grande do Sul, no centro. No Perequê-Açú a concentração está na avenida Padre Manoel da Nóbrega. No Ipiranguinha e adjacências, apesar da ciclovia, a maioria circula na rodovia Oswaldo Cruz. Na Rodovia BR-101, no trecho do trevo de Taubaté até o trevo do Indaiá também é grande o número de ciclistas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.