14/09/2025  00h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
01/11/2005 - 13h16
Extensão da arquitetura
 
 

Clarice Valente, empresária e florista, oferece dicas sobre como compor o projeto de paisagismo em uma residência. Conheça os cuidados necessários ao escolher a espécie ideal de plantas e flores para não ter problemas futuros

Acompanhar um projeto de construção requer paciência, além do principal: dinheiro! Mas a recompensa vem quando é possível ver tudo pronto depois.

A extensão da arquitetura, entretanto, incrementa a decoração com os projetos de paisagismo. "O jardim é a moldura da casa. Deve ser integrado ao estilo da arquitetura, assim como o paisagismo inteiro precisa seguir a linguagem da decoração", explica a empresária e florista Clarice Valente, da Rosa de Ouro. Segundo ela, o ideal é ter o projeto de paisagismo em mãos no início da construção, para providenciar os pontos de iluminação e irrigação.

Na hora de colocar em prática o projeto do jardim é importante levar em consideração o estilo arquitetônico da residência, para fazer a escolha certa da planta e de seus acessórios. "Há plantas diferentes que se encaixam exatamente no estilo da casa", acrescenta Clarice. Além disso, deve-se enquadrar na rotina do cliente. Se a pessoa for muito ocupada, por exemplo, não deve colocar plantas que tenham o crescimento rápido. "O ideal é escolher as mais independentes que não precisam de um cuidado muito especial", alerta.

Existem diversas espécies que podem decorar o jardim. As Palmeiras disparam no ranking das mais solicitadas, dando um ar tropical ao ambiente. Fora isso, elas são de fácil adaptação. No caso das casas mais modernas, recomenda-se plantas moldadas em formatos especiais, como as Topiárias.

A Fênix, com folhagem e caule ornamental; a Nolina, mais conhecida como Pata de Elefante e que chega a atingir nove metros de altura; e a Areca Bambu, usada em todo o Brasil, são as mais vendidas no mercado atualmente.

Para os que gostam de arbustos, os Buxinhos, que servem para cercar jardins de casas e varadas, são bastante utilizados. Baixos e ramificados, devem ser regados periodicamente. O preço pode variar de R$ 30 e R$ 900, conforme a idade.

As flores também têm o seu espaço merecido no projeto de paisagismo. As Azaléias e Agapanhus são as mais recomendadas por terem uma diversidade de cores. "Já as rosas, por serem versáteis no paisagismo, podem ser trabalhadas de forma horizontal e vertical", afirma Clarice. No caso das rasteiras, normalmente são usadas como forração em canteiros.

As roseiras arbustivas servem bem para bordaduras ou pano de fundo. Dependendo da idade da planta e do trato cultural (principalmente a poda), as rosas arbustivas podem até assumir o formato de árvore, com copa e tronco definido. As rosas trepadeiras são excelentes para cobrir arcos, pérgulas, treliças, pilares, colunas, coberturas de portões e muros.


Nota do Editor: A Rosa de Ouro está no mercado do Distrito Federal desde 1976. Pioneira no ramo, a floricultura vende todos os tipos de flores, cestas de café da manhã de vários modelos e faz decoração de eventos em geral. Além disso, entrega seus produtos em todos os lugares do Brasil e do mundo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.