11/09/2025  10h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
01/11/2005 - 18h03
Os campeões do IV Maresia SP Contest
Marcos André Araújo
 
Novos nomes entram para a galeria dos campeões do tradicional circuito amador exclusivo para surfistas da Grande São Paulo
 
Daniel Smorigo 
  Palanque.

Mais de 100 atletas das regiões da Zona Sul, Leste, Oeste, Norte e ABC, classificados nas cinco seletivas que ocorreram durante o ano, estiveram no último final de semana, dias 29 e 30 de outubro, na praia do Tombo, Guarujá, palco do Confronto Final do IV Circuito Maresia SP Contest. Ao contrário das edições anteriores, em que o sol e ondas bem pequenas recepcionaram os surfistas, desta vez eles surfaram em vagas de até um metro de altura, mas debaixo de um céu nublado e chuvoso.

Mesmo assim, o brilho não se perdeu em cada comemoração na conquista dos cinco títulos. Correndo desde 2002, Pedro Regatiere alcançou o topo da categoria Open e comemorou ao lado de seus familiares e amigos o primeiro título de sua carreira. "Quero agradecer primeiramente a Deus, pois só Ele sabe a luta que passei nessa semana e como eu cheguei aqui para competir", desabafou o campeão ao sair da água.

Representante da Zona Oeste, Regatiere conquistou a vaga com um segundo lugar em sua seletiva. Graças ao apoio dos amigos, ele encontrou forças para participar do evento final. "Estava desanimado, mas meus amigos me ajudaram e consegui treinar durante a semana para esta disputa", disse. "Essa vitória é o resultado de toda uma dedicação, e muita raça para vencer o João Carlos, que é tricampeão do circuito e atual campeão paulista", afirmou.

Na briga pelo título, Regatiere duelou ao lado de três surfistas da Zona Sul e impôs o ritmo na metade da bateria como boas ondas. Precisando de 6,61 pontos para reverter o resultado, João Carlos Chaves, esperou a onda salvadora que não veio. "Fico feliz com a vitória do Pedrinho. Ele se dedicou muito este ano e encontrou as melhores ondas da bateria. Infelizmente, não veio a onda que eu precisava", lamentou Chaves, vice-campeão do circuito.

Entre os Longboards, a vitória ficou com Leonardo Paioli, também da Zona Sul. Arquiteto formado desde 1998, ele teve a honra de comemorar o tricampeonato ao lado de seus ídolos. "Estar com os meus tios Zé e Chico Paioli, que me ensinaram a pegar onda, é para mim um privilégio. Em nossa seletiva, vivenciamos uma bateria histórica para nós, ao competirmos todos juntos", relembrou o tricampeão que dedicou a vitória ao seu avô.

"Somos gratos ao meu avô, pois foi através dele que iniciamos a nossa vida no esporte, em especial à natação. Infelizmente, nós o perdemos no último domingo", disse. Na segunda colocação, ficou Carlos Bonifácio, também parente dos Paiolis. "Estar no pódio com o Léo é tremendo, pois começamos a pegar onda juntos e tivemos os mesmos professores", comemorou emocionado o cunhado de Chico Paioli, representante do ABC.

Na categoria Junior, os surfistas da Grande São Paulo mostraram que o futuro do surf paulistano está garantido. Participando pela primeira vez do evento Alex Motta, de 15 anos, vencedor na seletiva da Zona Oeste, detonou as ondas do Tombo para ser o campeão do Circuito. Quem vibrou muito foi o seu irmão Gregório, que também participou do evento. Destaque para Juliano Franco, da Zona Norte, que ficou em segundo e correu também na Open.

A categoria Master, para atletas com idade igual ou superior a 35 anos, acontece somente no Confronto Final. E quem se deu bem foi Clóvis Magalhães, do ABC. Ele, que também competiu na Open, ficou feliz com o resultado. "O nível das disputas foi bem alto e eu consegui achar umas ondas e me dar bem", disse o campeão que estará na Surf Trip para Floripa, prêmio dos campeões. "Eu nem estou acreditando. Faz um tempo que estou querendo ir para lá", comemorou.

Assim como a Master, a categoria Feminino também só reúne as meninas na última etapa. Com 10 atletas inscritas, Juliana Pires foi a melhor. Ela que ficou em quinto na primeira edição do circuito em 2002, não desperdiçou as ondas para vencer. "Na Final deu boas ondas e todas conseguiram surfar. Estou muito feliz com o resultado, pois é o meu primeiro título", disse a surfista de 23 anos, moradora na Zona Oeste.

Uma outra categoria também agitou a praia. A Tent Beach Boardshop Expression Session colocou na água vários surfistas dispostos a arriscarem a manobra mais radical. E Julio Rodrigues, da Zona Norte, rabiscou a parede de uma onda com um reverse para ganhar o prêmio e levar para casa uma prancha Glasser, óculos Pro Rider, mais kits da Maresia Boardtech, BHS e Tent Beach. João Carlos Chaves foi o atleta que marcou a maior nota do campeonato (7,5 pontos) e faturou a Pro Rider Best Wave.

Primeira Mão dá viagem - Assim como aconteceu no ano passado, os campeões das cinco categorias do IV Circuito Maresia SP Contest ganharam como prêmio uma viagem. Além deles, os campeões do SP Trials, definidos em setembro, também estarão embarcando para as ondas do litoral catarinense.

Na edição anterior, os melhores de 2004, incluindo os vice-campeões, rodaram por quatro dias as praias do litoral Norte paulista, tendo como base a praia de Itamambuca, em Ubatuba, onde ficaram hospedados. Devido o sucesso, o Jornal Primeira Mão, em parceria com a Event Tools e a Maresia Boardtech levarão os melhores de 2005 para as badaladas praias de Florianópolis, em Santa Catarina.

A única preocupação deles será de representar bem a cidade de São Paulo nas ondas catarinenses, já que os atletas contarão com toda estrutura para a viagem. Passagem aérea, hospedagem, alimentação e translado para os picos de surf e aeroporto estão incluídos no pacote. A data da surf trip será marcada em comum acordo com todos.

Mais informações com Eduardo Nascimento (Dadá), da Event Tools Promoções e Eventos Ltda, nos telefones (0**11) 9527-7280 / 6941-9902 e e-mail eventtools@hotmail.com ou na Maresia Boardtech, com Patrícia Gomes, nos telefone (0**11) 3262-0075 e e-mail patrícia@maresiaboardtech.com.br.

O IV Circuito Maresia SP Contest teve o patrocínio principal da Maresia Boardtech. O Confronto Final contou com o apoio da Teccel, Gretta Silk, Tropical Island, Four Side, Onda Surf Shop, Ilha do Surf, OPS, Associação de Surf de Guarujá, Prefeitura de Guarujá, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Expression Session: Tent Beach Boardshop. Best Wave: Pro Rider. Surf Trip: Jornal Primeira Mão. Board Sponsor: Glasser. Acessory Sponsor: BHS. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Grande São Paulo.

Resultados

Open
1 - Pedro Regatiere - Zona Oeste
2 - Joao Carlos Chaves - Zona Sul
3 - Pedro Oliveira - Zona Sul
4 - Rudi Scutti - Zona Sul

Longboard
1 - Leonardo Paioli - Zona Sul
2 - Carlos Bonifácio - ABC
3 - Chico Paioli - Zona Sul
4 - Rodmilson Scheurer - ABC

Junior
1 - Max Motta - Zona Oeste
2 - Juliano Franco - Zona Norte
3 - Rafael Oliveira - Zona Sul
4 - Murilo Brunaci - Zona Leste

Master
1 - Clovis Magalhães - ABC
2 - Alexandre Miranda - Zona Oeste
3 - Freddy Jacob - Zona Sul
4 - Paulo Menezes - Zona Leste

Feminino
1 - Juliana Pires - Zona Oeste
2 - Fernanda Bonelo - Zona Norte
3 - Tatiana Dias - Zona Sul
4 - Thiara Siqueira - Zona Oeste

Tent Beach Boardshop Expression Session - Julio Rodrigues (reverse) - Zona Norte

Pro Rider Best Wave - João Carlos Chaves (7,5 pontos)

Ranking no site da Federação Paulista de Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.