14/09/2025  00h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
02/11/2005 - 12h38
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  III Salão de Belas Artes de Ubatuba.

• III Salão de Belas Artes prossegue até dia 15

Mais de 200 obras de arte estão expostas no salão da Igreja São Francisco de Assis

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) promove até o dia 15 de novembro o III Salão de Belas Artes de Ubatuba, que teve início no dia do aniversário da cidade, 28 de outubro. Essa exposição de artes plásticas reúne em um único espaço, 245 obras de 116 artistas, oriundos de 13 cidades do Estado de São Paulo. Pinturas acadêmicas, contemporâneas, desenhos e esculturas poderão ser apreciados no III Salão que acontece no Salão da Igreja São Francisco de Assis. Participam da exposição artistas de Caraguatatuba, São Sebastião, São Paulo, Jandira, Barueri, Taubaté, Campinas, Guarulhos, Pirassununga, Caçapava, Bertioga, Lorena e Ubatuba.

O Salão de Belas Artes foi criado com o objetivo de oferecer à população da cidade, bem como aos visitantes, um maior contato com os valores locais e o conhecimento de artistas de outras cidades que comparecem mostrando sua arte nas mais variadas formas de expressão. O coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, Paulo Alves, afirma que o evento está ganhando notoriedade no cenário artístico do estado e promovendo um intercâmbio saudável entre os artistas. "Criamos com o evento, um espaço propício, não só para o desenvolvimento de nossos conhecimentos no campo das belas artes, mas também, um momento de bem-estar e entretenimento", afirma Paulo.

O Salão da Igreja São Francisco de Assis está localizado na avenida Professor Thomaz Galhardo s/nº, no centro. A visitação pode ser feita das 14 às 22 horas. Mais informações podem ser obtidas na Fundart pelos telefones (12) 3833-7000 / 3833-7001.


• Prefeitura de Ubatuba sorteia novas licenças neste mês

Critério para definição de vagas agora será por sorteio; anteriormente as vagas para licenças eram estabelecidas por ordem de chegada

A Secretaria de Fazenda e Planejamento da Prefeitura de Ubatuba realizará no próximo dia 18 de novembro, às 9 horas, no Tubão, o sorteio para a expedição de cerca de 120 novas licenças para o comércio ambulante na cidade. Até o dia 4 de novembro a Seção de Tributos Mobiliários afixará na própria seção, a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes. Somente terá direito de participar do sorteio o interessado que protocolou o seu pedido dentro do prazo de inscrição.

O sorteio será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas dentre os presentes. O sorteado terá preferência na escolha do local indicado na inscrição, caso haja vaga. Caso não haja vaga no local indicado o sorteado poderá fazer opção por outro local disponível.

O sorteado que não estiver presente no ato do sorteio perderá o direito de escolha do local, sendo ao final lhe atribuída a vaga remanescente. Esgotadas as vagas existentes haverá um segundo sorteio de 30 dos regularmente inscritos para uma lista de espera por ordem de sorteio, para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

Este será o primeiro ano em que as novas vagas serão definidas por meio de um sorteio regulamentado por Decreto. "Antes as novas vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada. A partir deste ano tudo será definido por sorteio", explicou Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe da Seção de Tributos Mobiliários da Prefeitura.


• Alunos de Educação de Jovens e Adultos em Ubatuba terão cartilha especial

A Secretaria de Educação promove nesta quinta-feira, 3, a cerimônia de entrega dos livros para "Educação de Jovens e Adultos - EJA", do programa Ler e Descobrir. O evento será realizado no Auditório da Escola Anchieta, à partir das 19h30, e os alunos do EJA das escolas Maria da Cruz Oliveira e Mário Covas Júnior farão uma apresentação na abertura. Em seguida acontece a palestra "Projeto Ler e Descobrir - Educação para Jovens e Adultos", ministrada pela historiadora e presidente do Instituto Técnico para a Educação e a Cultura Vanja Orico, Cláudia Maria Moretzsohn, que falará sobre o projeto, que é uma parceria com o programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação.

Alguns alunos, representando os 444 alunos de EJA, receberão a cartilha "Ler e Descobrir - A Alfabetização", que tem ilustrações de Ziraldo. As demais cartilhas serão entregues posteriormente, em sala de aula. O encerramento terá uma apresentação musical por conta dos alunos de EJA da escola Olga Gil.

Primeiro contato

A coordenadora do ensino fundamental da Secretaria de Educação, Cristiane Gil e a professora Soares estiveram em Belo Horizonte, no mês de agosto, onde participaram de conferências e painéis educativos sobre EJA, pedagogia da esperança, enlace da música com alfabetização, sistema de avaliação e fontes de financiamento de EJA.

O programa Ler e Descobrir chamou atenção da educadora, que viu em Ubatuba uma cidade onde a idéia tem tudo para dar certo. "O Programa Ler e Descobrir teve início em canteiros de obras, durante a realização de campanhas de prevenção de acidentes de trabalho. Em Ubatuba poderemos implantar esse projeto em hotéis, restaurantes e outros locais onde haja uma concentração de jovens e adultos interessados em se alfabetizar", disse a coordenadora.

Uma das palestras que mais chamou a atenção de Cristiane foi sobre o Enlace da Música com a Alfabetização. "O método vincula músicas que o aluno conhece ao aprendizado. Tem música popular, caipira, samba e músicas antigas. Cada lição traz uma música e o aluno desenvolve diversas atividades sobre o tema", disse.


• Bairro Estufa promove Festa da Banana

Evento promovido pela escola Maria Josefina Giglio Silva conta um pouco da história do bairro, além de mostrar também o total aproveitamento da fruta

A Escola Municipal Profª Maria Josefina Giglio Silva promove no próximo dia 12, a "1ª Festa da Banana". A diretora da escola, Flavia Cômitte do Nascimento lembra que a banana faz parte da história do bairro. "A realização desta festa é um resgate da história do bairro. Antigamente existia uma grande plantação de bananas no loteamento chamado Gurilândia Caiçara. Nesse bairro havia também uma estufa para secagem de café, daí o atual nome", conta a diretora. A história do bairro foi contada pela escola no desfile de aniversário da cidade, no último dia 28. "No desfile ainda lembramos que a estufa foi dividida após a chegada da BR-101, nos anos 70, gerando a Estufa I e Estufa II".

Durante a "1ª Festa da Banana" serão servidos pratos como tortas, pizzas, bolos e outros pratos tendo a banana como ingrediente principal. O tradicional Azul Marinho (peixe com banana verde) também é presença garantida. Haverá ainda um estande com peças de artesanato feito com fibras de banana, apresentação do grupo de dança da escola, brincadeiras (pesque a banana, acerte a boca do macaco etc.) e um show ao vivo.

A comunidade do Parque Paris, que fica na Estufa II, será parceira em um festival de prêmios, cujos recursos arrecadados serão destinados à construção de uma área de lazer.

A "1ª Festa da Banana", acontece no dia 12 a partir das 18 horas, na escola, que fica na Av. Vasco da Gama, 430, Estufa I. Informações podem ser obtidas através do telefone 3832-6261.


• Ubatuba promove a Semana Municipal do Diabetes

Palestras, oficinas, exposições e até concurso diet acontecerão durante a Semana

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba realiza de 16 a 18 de novembro a "Semana Municipal do Diabetes". Estão programadas palestras, oficinas, exposições e atividades físicas. Todas as ações da semana estarão concentradas no Shopping Santa Fé, no centro da cidade. A coordenação da Semana é do PSF (Programa Saúde da Família) e contará também com a participação de profissionais das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Agricultura, Pesca e Abastecimento.

No dia 14 de novembro comemora-se do Dia Mundial do Diabético e por isso o Ministério da Saúde sugere que cada município realize eventos voltados para as pessoas que apresentem essa doença. Segundo a nutricionista Claúdia Raffaelli, da secretaria de Saúde, hoje o município tem cadastrado 1.652 diabéticos. "A diabetes é uma doença que vem crescendo no mundo. Estima-se que 7% da população mundial seja diabética. Além de realizarmos essa semana voltada para o diabético procuraremos também despertar a prevenção em outras pessoas", explicou a nutricionista.

Concurso Diet

A Semana do Diabetes ainda estará promovendo o concurso "Sobremesas Dietéticas com Sabor Regional". Os interessados deverão efetuar suas inscrições até o dia 10 de novembro nos postos de saúde do bairros ou na Secretaria de Saúde, diretamente com Cláudia Raffaelli. As preparações deverão preferencialmente conter pelo menos um dos seguintes ingredientes regionais: banana, gengibre, mandioca, berinjela. As sobremesas deverão ser ricas em fibras (cascas, folhas, talos, ramas) e pobres em gorduras saturadas (manteiga, creme de leite, frituras). O participante deverá levar a sobremesa ao local do evento para ser degustada, no dia 17 de novembro, às 10 horas.

Para a premiação serão selecionadas 3 sobremesas, sendo 1º, 2º e 3º colocados contemplados com os prêmios doados pelas empresas parceiras, como produtos dietéticos e kits "Cuidando dos Pés" - Homeomag Laboratórios. Os jurados serão chefes de cozinha, culinaristas, diabéticos e nutricionistas.

Programação da Semana Municipal do Diabetes

16/11 - Quarta-feira

· 08 horas - Palestra "CUIDANDO DOS PÉS DO DIABÉTICO" - Podóloga Sílvia Ruschel

· 10 horas - Oficina "AVALIAÇÃO DOS PÉS DO DIABÉTICO" - SMS

17/11 - Quinta-feira

· 08 horas - Palestra "A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO DIABETES" - Nutricionistas Cláudia Raffaelli Nascimento / SMS e Mirna Zucheratto / SMAPA

· 10 horas - Concurso "SOBREMESAS DIETÉTICAS COM SABOR REGIONAL"

18/11 - Sexta-feira

· 08 horas - Caminhada - Projeto Atividade Física da Secretaria Municipal de Esportes

· 10 horas - Palestra "A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO CONTROLE DO DIABETES" - Dr. Franz Homero Burini / Especialista em Medicina Esportiva e Pós Graduando em Síndrome Plurimetabólica - USP

O Shopping Santa Fé está localizado na rua Conceição, 180, no centro, próximo a Santa Casa.


• Ubatuba realiza Fórum sobre Saúde Bucal e atuação do PSF

A Secretaria Municipal de Ubatuba de Ubatuba realizou, durante os dias 27 e 28 de outubro, dois eventos relacionados ao Programa de Saúde da Família (PSF). O primeiro, do dia 27 foi um Fórum de discussão sobre saúde bucal na estratégia saúde da família. No dia seguinte, foi realizada a I Mostra Ubatubense de Saúde da Família. Os dois eventos, que aconteceram no Tamoios Iate Clube, reuniram cerca de 200 pessoas e contaram com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, além dos profissionais de saúde Ubatuba.

O Fórum teve como objetivos principais, falar sobre o momento atual em que a saúde bucal está passando em nível nacional, por meio da política recentemente implantada, através do projeto Brasil Sorridente e sensibilizar os profissionais em relação à importância e às potencialidades das ações em relação à saúde bucal. Diversos assuntos de grande relevância para os municípios foram discutidos nesse evento.

O diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação do Ministério da Saúde, Dr. José Carlos de Morais, explicou um pouco da dinâmica do departamento, como funcionam os fluxos de encaminhamento de pacientes e como a saúde bucal está sendo organizada nesse contexto. Já o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Augusto Celso Brandão explicou um pouco sobre o funcionamento do PSF na região, relatando os avanços e dificuldades enfrentadas pelos municípios. Segundo Dr. Brandão, o grande avanço é o próprio trabalho da saúde. "Nós estamos saindo das medidas curativas para atuar mais na prevenção e na promoção da saúde. Isso é algo que ainda está sendo construído, porque os profissionais não são formados por essa ótica. Por essa razão, a maior dificuldade dos profissionais de saúde da família, hoje, é entender as ações de saúde como partes de um sistema, que supostamente, deveriam estar melhor articuladas, ou seja, atreladas umas às outras".

O PSF e sua atuação na Saúde Bucal

O Fórum e a Mostra serviram também para definir e deixar clara a função do Programa de Saúde da Família e como a Saúde Bucal se insere nesse contexto, bem como o que é a Política Nacional de Saúde Bucal e o que se espera dos profissionais atuando nessa perspectiva.

O Programa de Saúde da Família, mais conhecido como PSF, é uma estratégia do Ministério da Saúde para inverter a lógica da atenção voltada para as ações curativas e resolução de problemas. Segundo o Dr. Érico Vasconcelos, coordenador do PSF em Ubatuba, "a atuação desse programa privilegia a atenção básica e as ações voltadas para prevenção e promoção da saúde". Ele conta ainda que a Saúde bucal está inserida no PSF desde 2000, com a mesma intenção. "Nosso objetivo é proporcionar o atendimento odontológico à demanda reprimida e acumulada das comunidades, além de estimular os cuidados com a saúde bucal facilitar, relacionado o conhecimento técnico ao saber popular".


• Santa Casa participa da Feira das Nações e agradece à comunidade

A Santa Casa de Ubatuba está participando da Feira das Nações 2005, trazendo para Ubatuba um pouco das delícias árabes. Kibe cru, kibe frito, esfihas, homus, pão sírio, abobrinha recheada e muito mais. Essa realização só é possível graças ao apoio da comunidade ubatubense. Por essa razão, A Santa Casa agradece aos seguintes colaboradores: Sérgio Caribé, Unimed, Litoral Saúde, Sames, World Center, Arabí (Vera Abreu), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, Açougue Guaicurus, Casa Nova, Comerciantes da Capitão Felipe, Funcionários do Banco do Brasil, Funcionários da Nossa Caixa, Nosso Banco, Madereiro, Marconi, Origuela, Pacu Madeiras, Pau Brasil, Pecado da Gula, Padaria Rei das Baguetes, Imobiliária Linorte, Restaurante Come-se Bem, SP Comercial Ubatuba, Tadioto, Quiosque Cantão, Auto Posto Utiyama, Di Mônaco, Foto Kikuti, Hipermercado da Carne, Rei do Camarão, S.O.S Farma, Sol Arte Artesanato, Sucolândia, Timoneiro, Ubatuba Palace, Pão Quente (Sônia) e Papelaria Marques (Percy Coelho).

A Santa Casa agradece também aos que fizeram doações para a cozinha e demais setores do hospital entre os meses de setembro e outubro. São eles: Seller Magazine (Sr. Luis Augusto dos Santos), Colégio Taba (direção, administração, pais de alunos e alunos), Colégio Dominique (direção, administração, pais de alunos e alunos), Escola Criarte (direção, administração, pais de alunos e alunos), Srª Zelma T Landi e Grupo de Senhoras, Lar Vicentino, Srª Maria José Lopes.

Agradecimentos especiais também ao grupo de voluntários: Valda, Ligia, Neide, Fátima, Ana Paula, Janaina, Werlon, Irma, Clarisse, Maria Lucia, Oswaldo Espada, Lucy, José, Maria Conceição, Cida e às voluntárias: Lú, Ierta, Dilma, Celina, Zélia, Ana Paula, Marly, Maria Lúcia, Débora e Lucelena, que estão colaborando na confecção de todos os pratos e no trabalho durante a festa na barraca Árabe da Feira das Nações. A Santa Casa esclarece que toda a arrecadação será revertida para ajuda na reposição de materiais, medicamentos e equipamentos para nosso hospital.


• Secretário de Esporte acompanha evento que será disputado em Ubatuba

Competição realizada em Florianópolis passará a ser disputada em Itamambuca a partir do próximo ano

O Secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr. esteve na Praia Mole, em Florianópolis (SC), a convite da organização do Onbongo Pró Surfing, acompanhando a competição, que reuniu entre 24 e 30 de outubro, atletas que disputam o mundial de surf versão WQS (divisão de acesso). O objetivo da viagem foi observar de perto todos os detalhes que envolvem o evento já que a partir de 2006 será realizado em Ubatuba, na praia de Itamambuca. "É uma grande estrutura em torno do evento, mas senti que Ubatuba pode oferecer muito mais", comentou o secretário.

"Itamambuca é capaz de suportar o evento. É claro que temos um ano para resolver problemas como transporte e estacionamento para o público, mas vamos nos reunir com os setores responsáveis para cuidar de todos os detalhes", ressaltou Bittencourt. Com relação à infra-estrutura o secretário citou o caso dos sanitários e da segurança. "Este ano para o Supersurf tínhamos 10 sanitários químicos em Itamambuca, além de vários homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Em Florianópolis haviam apenas quatro banheiros à disposição do público e três policiais cuidando da segurança".

O Onbongo é a única etapa seis estrelas da América do Sul; distribui 125 mil dólares e 2.500 pontos no ranking.

Ubatuba com chances

O atleta de Ubatuba, Odirley Coutinho, disputou a etapa e terminou na 17ª posição. Com o resultado, Odirley passa a ocupar a 28ª colocação no ranking da ASP (Associação de Surfistas Profissionais) e tem grandes chances de ficar entre os Top 16 que terão acesso ao WCT (Divisão Principal) em 2006. O calendário do WQS 2005 prevê ainda duas etapas (Op Pro e o O’Neill World Cup, ambas no Havaí) onde Odirley pode obter os pontos necessários para figurar na elite do surf mundial no próximo ano.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.