14/09/2025  01h17
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
08/11/2005 - 14h06
Pedir impeachment é precipitado
Marcela Rebelo - ABr
 
Presidente da OAB considera "precipitado" pedir impeachment de Lula neste momento

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, disse dia 7 que seria "precipitado" pedir neste momento o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não temos ainda dentro da Casa uma posição concreta em relação às denúncias que estão sendo veiculadas", afirmou.

A OAB decidiu criar uma comissão para buscar informações sobre a crise política. Segundo Busato, essa comissão poderá obter informações "concretas" para que a Ordem se posicione sobre o pedido de impeachment. "Essa comissão poderá trabalhar junto aos membros da CPI, junto à Frente Parlamentar da Advocacia no sentido de trazer elementos convincentes à entidade para tomar seu posicionamento", destacou.

Segundo Busato, a OAB vai promover também audiências públicas para discutir o assunto com instituições da sociedade civil, para "discutir essa crise ética" e tomar dar à OAB indicação do rumo a tomar. Ele ressaltou que "o presidente Lula ainda guarda uma certa credibilidade que vem da sua longa história na vida política" perante alguns setores da sociedade. Para ele, ainda falta "clamor popular" para se pedir o impeachment. "Na parte jurídica, na minha convicção, já tem indícios do problema com o presidente. Mas o clamor popular ainda é uma coisa que não é palpável", destacou.

O presidente da Ordem disse que a discussão sobre a proposta de impeachment deve ser retomada na próxima reunião plenária do Conselho Federal, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro. "A não ser que haja necessidade da convocação do Conselho Federal de forma extraordinária", afirmou Busato. A proposta de impeachment foi apresentada pela conselheira federal pelo Mato Grosso do Sul, Elenice Carille.

Autora do pedido de impeachment de Lula diz que receberá apoio da população

A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Elenice Carille disse acreditar que o povo brasileiro vai às ruas pedir o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caso a OAB se posicione sobre o assunto. "Na hora que uma entidade forte como a OAB for às ruas, o povo vai. Eu tenho certeza disso", declarou. Ela afirmou que o povo também se mobilizará quando as entidades civis se organizarem em torno da questão.

Carille apresentou na reunião plenária de ontem (7) do Conselho Federal uma proposta de pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A OAB decidiu, então, criar uma comissão para avaliar a proposta e trazer argumentos "concretos" para os conselheiros se posicionarem sobre o pedido. Para a conselheira, a situação atual no país é de "desgoverno" e "descumprimento da carta constitucional".

Na proposta, a conselheira argumenta que "não há defesa ética e juridicamente válida para a conduta dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores, e nem justificativa para a alegada ignorância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito das mazelas dos Delúbios, Silvinhos, Genoinos, ou o ’poderoso’ José Dirceu e outros".

"Foi deflagrado o processo de discussão da matéria com a nomeação da comissão para estudar a proposta", comentou Elenice Carille.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.