14/09/2025  00h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
09/11/2005 - 13h43
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Procurando focos.

• Ubatuba inicia luta contra mosquito da dengue

O vírus não existe em Ubatuba, mas o clima é propício para a procriação do mosquito, portanto, as medidas de prevenção são indispensáveis

No próximo dia 19, sábado, acontece o Dia Nacional de Combate à Dengue, chamado "Dia D". Em Ubatuba, o Dia D será marcado por um evento voltado para a conscientização, que acontecerá na Avenida Iperoig, das 9 às 13 horas. Durante esse período, acontecerão jogos, distribuição de cartilhas educativas e brindes, exposição de ciclo de vida do mosquito, mostruários vivos, brincadeiras, gincanas, teatro e concursos relacionados ao tema. As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Apesar de faltar alguns dias para o dia D, a campanha de prevenção já começou. O trabalho, que já era feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e da Vigilância Epidemiológica foram intensificados. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito para afastar o risco de epidemia.

O vilão da história

O causador da dengue é um vírus, chamado Flaviviridae, mas seus transmissores são mosquitos do gênero Aedes Aegypti, popularmente conhecidos como "pernilongos da dengue". A origem do inseto transmissor da doença ao homem é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fêmea precisa da albumina, uma substância encontrada no sangue para completar o processo de amadurecimento de seus ovos.

O mosquito da dengue apenas transmite a doença, mas não sofre seus efeitos. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento.Ele é escuro e rajado de branco. É menor que um pernilongo comum, pica durante o dia e desenvolve-se em água parada e limpa. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.

Formas de combate

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, chamados os "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue. O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. "Essa luta é de todos nós, porque o mosquito que se desenvolve na casa do seu vizinho pode picar a sua família." Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.


• Ubatuba participa pela primeira vez do SARESP

Iniciativa da Secretaria de Educação leva exame a 7810 alunos da cidade, que passam por avaliação de leitura, escrita e matemática

Os alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba participam, nesta quarta e quinta-feira, 9 e 10, do Saresp (Sistema de Ava­liação de Rendimento Escolar do Estado). Por iniciativa da Secretaria de Educação de Ubatuba os alunos da rede municipal farão pela primeira vez esse exame, obrigatório somente na rede estadual. O Saresp começou a ser aplicado em 1996 e Ubatuba aplicará o exame a quase oito mil alunos.

"O Saresp não avalia o aluno, mas sim a qualidade do ensino", informa Rose Cabral de Oliveira, supervisora de ensino."Com o resultado poderemos nortear as metas da Secretaria para 2006, capacitando professores, favorecendo a elaboração de projetos educacionais e escolhendo o material didático adequado", completou Rose.

Provas

Os alunos das 1°e 2° séries do ensino fundamental responderão a 16 questões (8 de matemática e 8 de leitura e escrita). Os das 3° e 4° séries responderão a 20 questões (10 de matemática e 10 de leitura e escrita) e os alunos de 5° à 8° séries responderão a 52 (26 de matemática e 26 de leitura e escrita). Para esses alunos haverá ainda prova de redação.

Os alunos responderão também a um questionário, por meio do qual são coletadas informações sobre suas características pessoais, seu contexto socioeconômico e cultural, sua trajetória escolar, além de suas percepções acerca dos professores e da gestão da escola.

As provas serão aplicadas no mesmo horário de aula e os alunos devam levar lápis e caneta. Os alunos terão o tempo mínimo de uma hora e meia para responder as questões, não podendo ultrapassar três horas.


• Educação Especial tem evento em Ubatuba

Ciclo de Palestras vai até sexta-feira

Começa nesta quarta-feira, 9 o I Ciclo de Palestras sobre Educação Especial, promovido pela Secretaria de Educação de Ubatuba. A cerimônia de abertura está prevista para às 19 horas no auditório da UNITAU, no bairro do Itaguá. As 19h30 acontece uma apresentação dos alunos da Classe Especial do período da manhã da Escola Altimira Silva Abirached; às 20h está programada a palestra "Convivendo com as diferenças", ministrada pela psicopedagoga Iara Maria Álvarez Gambale.

Na quinta-feira, 10, os alunos das Classes Especiais das escolas Madre Maria da Glória e Padre José de Anchieta se apresentam à partir das 19h. Em seguida o advogado Antônio Rulli Neto fará a palestra "Direitos dos portadores de Necessidades Especiais".

Na sexta-feira,11,os alunos da Classe Especial do período da tarde da Escola Altimira Silva Abirached fazem a abertura do último dia do evento, tambem às 19h. A palestra programada para encerrar o ciclo é"TDH e Projeto Integrativa", com o neuropediatra Alexandre Serafim. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3010.


• Campanha Nacional de Recadastramento para pescadores

Em Ubatuba ação ocorrerá nos dias 10, 11, 14, 16 e 18 deste mês na Cantina da Prefeitura

A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, órgão integrante da Presidência da República (SEAP/PR), está realizando a Campanha Nacional de Recadastramento do novo Registro Geral da Pesca. Em Ubatuba a Campanha estará ocorrendo nos dias 10, 11, 14, 16 e 18 de novembro, na Cantina da Prefeitura de Ubatuba, em horário comercial.

Para o novo cadastro no Registro Geral da Pesca para a emissão da carteira, serão feitos cruzamentos de dados com os registros do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Isto para comprovar a situação do pescador e a apresentação do mapa anual de produção pesqueira, após um ano de atividade de pesca profissional que vai atestar realmente se exerceu a pesca profissional durante o período.

Em todo o País há milhares de trabalhadores vivendo na informalidade sendo que um dos objetivos do recadastramento previsto no novo Registro Geral da Pesca é incluir essas pessoas, garantindo-lhes o reconhecimento. O que vai lhes permitir ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, como microcrédito, assistência social e o seguro-defeso, que é pago nos meses em que a pesca profissional é proibida, sendo portanto, um instrumento muito importante para a elaboração das políticas e para a gestão da pesca profissional.

O cadastramento, no caso de quem nunca se cadastrou, ou o recadastramento, de quem já é cadastrado, resultará na emissão, pela SEAP/PR de uma nova carteira de pescador profissional em papel da Casa da Moeda.

Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, pelos telefones (12) 3833-3500 e 3833-2528.


• Guarda Municipal de Ubatuba encontra cadáver

A Guarda Municipal de Ubatuba foi acionada no último sábado, 5, por populares do bairro da Usina Velha, onde segundo testemunhas estaria o corpo de uma jovem enterrado em um barreiro desativado. O inspetor chefe Osiel e demais guardas municipais passaram a vasculhar o local, onde encontraram um monte de terra e passando a cavar aquele local se depararam com um corpo de uma pessoa do sexo feminino, já em estado de decomposição. O corpo apresentava diversos ferimentos na região do tórax, possivelmente proporcionados por golpes de material cortante. O corpo de R.N.B., de 18 anos, foi reconhecido por um parente e há 10 dias aproximadamente, a família já havia registrado queixa de desaparecimento da jovem. Prosseguindo com as investigações os guardas municipais deteram os suspeitos J.P.R.S. de 17 anos, S.M.O de 21 anos e S.L.O. de 19 anos, que foram encaminhados à Delegacia de Polícia.


• Torneio de vôlei dos Jogos Escolares de Ubatuba começa a definir campeões

Basquete faz finais dias 25 e 26 no Tubão

Três categorias do torneio de vôlei dos Jogos Escolares de Ubatuba já conhecem seus campeões. Em partidas disputadas no sábado, 4, na quadra do Colégio Taba foram definidos os campeões das categorias.

No pré mirim masculino o título ficou com o Colégio Taba. No feminino a Escola Estadual Aurelina Ferreira, do bairro da Estufa II foi a campeã, enquanto no mirim feminino a vencedora foi a Escola Dr. Esteves da Silva.

O torneio prossegue nas categorias mirim masculino e infanto juvenil masculino e feminino. As partidas que eram disputadas no ginásio do Taquaral passam, à partir da rodada deste sábado, 11, a ser disputadas na quadra do Colégio Taba à partir das 8h30. As partidas do masculino acontecem no período da manhã e o feminino joga à partir das 13h30.

Confira os jogos da terceira rodada: mirim masculino - Aurelina X Dominique; infanto juvenil masculino - Belarmino X Dionísia, Dominique x Semíramis, Áurea X Tancredo; infanto juvenil feminino - Aurelina X Belarmino, Dominique X Tancredo, Deolindo X Áurea, Esteves X Cooperativa.

Basquete - As finais do torneio de basquete dos Jogos Escolares de Ubatuba acontecem no próximo dia 26, na quadra do Ginásio de Esportes Tubão. Antes, no dia 25 acontecem as semifinais da categoria pré mirim masculino: à partir das 16h jogam Aurelina X Idalina e Cooperativa X Objetivo. Os vencedores se enfrentam no sábado, 26.

A rodada do dia 26 tem início às 8h30 com as seguintes partidas: pré mirim masculino - Objetivo X Semíramis; pré mirim feminino - Tancredo X Dominique; mirim masculino - Objetivo X Tancredo; mirim feminino - Esteves X Dominique, pré mirim masculino - vencedores das partidas do dia 25; infanto juvenil feminino - Deolindo X Taba.

Joguinhos - A Secretaria de Esporte e Lazer prepara as tabelas da terceira edição dos Joguinhos Escolares. O evento é destinado a alunos da rede escolar de Ubatuba com idade entre 7 e 10 anos. Os Joguinhos Escolares serão disputados nas modalidades atletismo, futebol society e queimada. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5 de dezembro, à partir das 9h, no Ginásio de Esporte Tubão.


Pontual vence torneio de Beach Soccer feminino

A equipe Pontual Despachante foi a vencedora do 1º Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Feminino, cuja final foi disputada sábado, 5, na praia do Perequê-Açú. O torneio, iniciado no dia 28, foi interrompido devido às chuvas.

Na partida final, as meninas do Pontual venceram o time do Rosa Dourada, de Caraguá, por 5 a 0. Os gols foram marcados por Tati (3), Camila e Meire. A partida foi interrompida aos três minutos do terceiro tempo, devido ao abandono da equipe do Rosa Dourada. A artilheira do torneio foi Tati, do Pontual, com 12 gols. Carla, também do Pontual foi a goleira menos vazada, sofrendo apenas 4 gols. A equipe do Corcovado ficou na terceira posição.

O 1º Torneio Esquina das Modas de Beach Soccer Feminino foi uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer e teve o apoio do Quiosque Recanto do Japa, Quiosque São Lourenço, Image Estética, Drª Daniela Fuchs, Pontual Despachante, Varejão Santa Rita, Peixinho Veículos, Pizzaria Tortilhão, MS Agência de Modelos e O Calçadão.


• Secretaria divulga datas para renovação e novas matrículas para escolinhas de esportes 2006

A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba divulgou as datas para quem pretende renovar matrículas ou se inscrever nas escolinhas de esporte do município em 2006. Para a rematrícula, os alunos devem comparecer ao ginásio de esportes Tubão entre os dias 6 e 14 de fevereiro de 2006, das 8h às 17h.

Já os interessados em se matricular pela primeira vez deverão se dirigir ao Tubão entre os dias 16 e 24 de fevereiro de 2006, também das 8h às 17h. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento.

A Secretaria possui atualmente cursos de surf (Praia Grande, Perequê-Açú e Maranduba), futebol (Quadra da Piscina, Taquaral e Silop-Elektro), natação, vôlei e basquete. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3833-3818.


• Começa o campeonato Dente de Leite em Ubatuba

Após uma longa espera começou no último domingo, 6, o campeonato da categoria Dente de Leite da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles, em Ubatuba . Inicialmente previsto para começar em 22 de outubro o torneio teve seu início adiado duas vezes devido ao mau tempo.

Dez equipes com jogadores de idade entre 13 e 15 anos participam da competição, divididas em dois grupos, que jogarão no estádio municipal Ciccillo Matarazzo, aos domingos, à partir das 9h.

A primeira rodada teve 22 gols, média de 4,4 por partida. O jogador Alex Reinaldo (Cajú) assumiu a artilharia, com 3 gols marcados; Cainã (Tortilhão), Fernando (Auto Clean) e Natan (Porto Marina) marcaram duas vezes cada. Entre os goleiros, Bruno (Pontual) e Diego (Veraneio) não sofreram nenhum gol na primeira rodada.

Confira os resultados e a classificação: Tortilhão 5 X 3 Auto Clean, Pontual 3 X 0 M.G.M., Ceregatti 0 X 2 Veraneio, Caju Comercial 4 X 3 Porto Marina e Adega e Cia. 1 X 1 O Madeireiro.

Neste domingo, 13, acontecem os jogos da segunda rodada: Ceregatti X Pontual, M.G.M. X Auto Clean, Tortilhão X Porto Marina, Cajú X O Madeireiro, Auto Posto X Adega.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.