11/09/2025  11h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
10/11/2005 - 06h12
4ª Etapa do Hang Loose Surf Attack
Fábio Maradei
 
Título da categoria iniciantes promete disputa acirrada na decisão do Hang Loose Surf Attack nestes sábado e domingo na Praia do Tombo. Filhos de grandes nomes do surf brasileiro, Matheus Toledo e Miguel Pupo são os destaques
 
Ivan Storti 
  Matheus Toledo.

Filhos de grandes nomes do surf brasileiro, o ubatubense Matheus Toledo e o sebastianense Miguel Pupo são os protagonistas de uma decisão que promete ser acirrada na 4ª e última etapa do Hang Loose Surf Attack, o circuito paulista da nova geração, nestes sábado e domingo (dias 12 e 13) na Praia do Tombo, em Guarujá. Os dois talentos são "velhos" rivais e vêm de recentes conquistas importantes. Agora, querem consolidar o sucesso na temporada com o título estadual iniciantes, a disputa para atletas com até 14 anos de idade.

Novo campeão brasileiro da categoria, Matheus é filho do bicampeão brasileiro profissional de 91 e 95 e atual campeão estadual master, Ricardo Toledo, e lidera o ranking, buscando o seu 5º título paulista. Venceu as duas primeiras etapas, em Ubatuba e Itanhaém e foi o 3º colocado em São Sebastião, onde Miguel foi o melhor e manteve as chances de faturar o bicampeonato iniciantes.

Herdeiro de Wagner Pupo, o surfista recordista do Circuito Brasileiro como top 16 e este ano o 9º colocado no Super Surf, o atleta sebastianense chega motivado, após o excelente 5º lugar no ISA World Junior Championships, o Mundial Amador, em Huntington Beach, na Califórnia (EUA), entre os mirins, categoria acima da sua. Outro motivo é a "revanche" com Matheus, em relação ao título brasileiro.

Miguel liderou o ranking até a última bateria da etapa final, quando o surfista de Ubatuba virou o resultado. "Agora é pensar no título paulista. Vai ser outra disputa boa", disse Valinha, como é conhecido o competidor, que ainda comemora o grande resultado na Califórnia. "Foi uma experiência irada. Ainda mais que competi na mirim, ainda sendo iniciante", lembrou. No Hang Loose Surf Attack ele tenta a sua 3ª conquista estadual. Em 2003 faturou o campeonato entre os estreantes e no ano passado levou na iniciantes.

Na verdade, o catarinense Alejo Muniz faturou o título do circuito, mas como mora em outro estado, Miguel, o 2º colocado no ranking, foi declarado campeão paulista. Foi ele quem venceu a etapa decisiva, na mesma Praia do Tombo, com uma apresentação excelente na final. Na disputa também estava Matheus Toledo, que liderava o campeonato e acabou apenas 36 pontos atrás.

Neste ano, a diferença entre os dois é de 100 pontos, mas Miguel precisa vencer para levar o caneco para a casa. Mesmo sabendo que está em vantagem e pode até comemorar indepentende de seu resultado em Guarujá, Matheus mostra vontade para chegar ao seu 5º título no Hang Loose Surf Attack. "Perdi a chance de garantir o título na etapa passada, mas estou na maior vontade e vou para ganhar. O Miguel é um grande rival e também um grande amigo", contou o ubatubense.

GALERIA DE CAMPEÕES - Vale destacar que a categoria iniciantes conta com nomes de destaque no cenário nacional em sua galeria de campeões, como Adriano de Souza, o Mineirinho; Renato Galvão e Raoni Monteiro. Além da iniciantes, o Hang Loose Surf Attack terá finais na júnior (no máximo 18 anos), mirim (limite de 16 anos), estreantes (até 12) e petit (até 10).

Nestas duas últimas disputas, os títulos já foram definidos por antecipação, com Sidney Guimarães, de Peruíbe, e Filipe Toledo, irmão mais novo de Matheus, conquistando o bi entre os surfistas mais novos. Na júnior, o líder do ranking é Ricardo Silva, de Guarujá, enquanto que na mirim, seu conterrâneo, Fabrício Caraça, está com uma mão na taça.

Todos os resultados do Circuito estão disponíveis no site www.fpsurf.com.br. Mais informações na Federação Paulista de Surf pelo telefone (13) 3273.4319. O Hang Loose Surf Attack - 18ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador júnior, mirim, iniciante, estreantes e petit tem o patrocínio da Hang Loose. Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Styllos e Hot Water.

Apresentação da Revista Fluir e o apoio da Bennett Foam, Reef, Fibratur, Formag’s, Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Guarujá, Associação de Surf do Guarujá e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.