14/09/2025  00h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
18/11/2005 - 06h05
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Exposição Terra Paulista - Histórias, Arte, Costumes.

• Ubatuba é destaque em exposição interativa na capital paulista

Canoa de Ubatuba integra cenário da exposição Terra Paulista - Histórias, Arte, Costumes

A reprodução de uma canoa de Ubatuba faz parte da exposição "Terra Paulista - Histórias, Arte, Costumes", que pode ser vista até 11 de dezembro, no Espaço de Convivência do Sesc Pompéia, em São Paulo. A exposição abriga um panorama da história, arte e costumes dos paulistas, desde o primeiro encontro (entre os índios que aqui estavam e os portugueses) até as manifestações culturais contemporâneas, como as festas e o artesanato, que permanecem. A exposição "Terra Paulista - Histórias, Arte, Costumes" ocupa uma área de 2.150 m² e é uma realização do Cenpec em parceria com o Sesc São Paulo. O patrocínio é da Camargo Corrêa, co-patrocínio do Banco Volkswagen, com apoio do Ministério da Cultura, da Imprensa Oficial, das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo, Unesco, Itautec e Museu Paulista. A entrada é gratuita.

A exposição

A diversidade de linguagens é a marca da exposição. Criações cenográficas, arte digital, maquete, vídeos, quadrinhos, reproduções de pinturas, objetos históricos, mapas, documentos e fotografias estimulam o público a buscar os saberes e tradições paulistas, em especial do interior do estado. Concebida por Elena Grosbaum e Ilana Goldstein, a exposição tem projeto arquitetônico de Márcia Grosbaum, cenografia de Aby Cohen e Lee Dawkins, iluminação de Guilherme Bonfanti e consultoria do historiador Paulo César Garcez Marins, do Museu Paulista. A exposição conta também com a participação de artistas plásticos, museólogos, antropólogos, escritores, atores, fotógrafos e cineastas.


• CMDCA de Ubatuba busca recursos

Doadores podem destinar parte do Imposto de Renda devido ao Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Ubatuba, lembra a todas pessoas físicas e jurídicas que até o dia 30 de dezembro deste ano podem estar destinando parte do seu Imposto de Renda devido ao Conselho. Com essas destinações a entidade busca um atendimento de políticas, ações e programas voltados para a proteção de crianças e adolescente.

Segundo Sônia Maria Bonfim, presidente do CMDCA, o Conselho sente-se muito confortável em fazer a sugestão da destinação porque vem trabalhando com afinco na defesa da criança e do adolescente em Ubatuba. "Buscamos estabelecer uma política de atendimento adequada, apoiando projetos, realizando conferências municipais e regionais, além de trabalhar no mínimo quinzenalmente em reuniões plenárias, a fim de colaborar com o município no combate ao trabalho infantil, à violência, ao abuso e a exploração da criança e do adolescente. Com mais adesões poderemos realizar muito mais", avaliou a presidente.

As destinações podem ser feitas junto ao Banco do Brasil, agência 2748-0, conta corrente 8726-2.


• Beto Mansur visita prefeito de Ubatuba

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, a visita do pré-candidato ao Governo do Estado, Beto Mansur, do Partido Progressista. Além de Ubatuba, o político santista tinha encontros agendados com os prefeitos de Caraguá, Ilhabela e São Sebastião. O objetivo das visitas é a divulgação da sua pré-candidatura rumo ao Palácio dos Bandeirantes. Beto Mansur já foi por duas gestões prefeito de Santos, deputado federal também por duas vezes e em 2004 fez seu sucessor na prefeitura de Santos.


• Fundart homenageia um dos maiores compositores da MPB

"Mais, quero mais, nem que todos os barcos recolham ao cais, que os faróis das costeiras me lancem sinais, arranca, vida, estufa, vela, me leva, leva longe, longe, leva mais..." - Chico Buarque

O genial compositor, intérprete, poeta e escritor, Chico Buarque de Holanda, será homenageado em Ubatuba, no show "As faces de Chico". A apresentação será feita pelo grupo ubatubense Tupinambrás e interpretada pela cantora Bete Viana, com a participação especial de Rodrigo Lopes no Piano e Isaac Alves no Trompete. Se o tempo permanecer bom e permitir a presença do luar, o evento acontecerá na praça Anchieta, ao lar livre, a partir das 20 horas. Mas se chover, a apresentação será no salão de eventos da Fundart, no Casarão do Porto.

Para os admiradores da boa música, aliada a mais bela poesia, esse é um show imperdível. Chico Buarque é referência obrigatória quando se fala em Música Popular Brasileira, desde que surgiu nesse contexto, no início dos anos 60. Sua influência artística e política no cenário da história brasileira é decisiva. Com personalidade forte, grande talento com as palavras e incomparável requinte harmônico, Chico Buarque burlou a repressão da ditadura com poesia e ainda hoje continua retratando a alma feminina como ninguém e falando de amor de forma inteligente e criativa. Por essas e outras qualidades, ele é um dos poucos artistas vivos que mantém seu prestígio no universo musical. Vale a pena prestigiar essa homenagem.


• Evento de conscientização marca dia "D" em Ubatuba

Todos os cidadãos devem ficar atentos aos possíveis criadouros em suas casas. Até mesmo uma tampinha de garrafa pode servir de "berço" para o mosquito

Este sábado, dia 19, é o dia "D", ou seja, o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em Ubatuba, o Dia D será marcado por um evento voltado para a conscientização, que acontecerá na Avenida Iperoig, das 9 às 13 horas. Durante esse período, acontecerão jogos, distribuição de cartilhas educativas e brindes, exposição de ciclo de vida do mosquito, mostruários vivos, brincadeiras, gincanas, teatro e concursos relacionados ao tema. As atividades são uma iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

As atividades têm como objetivo orientar os moradores, de forma lúdica e divertida, sobre como eliminar os criadouros do mosquito e assim, minorar o risco de epidemia na cidade.

O vírus da dengue, chamado Flaviviridae, não existe em Ubatuba, mas o clima é propício para a procriação do mosquito, portanto, as medidas de prevenção são indispensáveis. O fato de Ubatuba ser uma cidade turística agrava o risco de contágio. A Secretaria de Saúde alerta que se uma pessoa infectada visitar nossa cidade, pode transmitir o vírus para o mosquito e provocar uma epidemia. O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, explica que Ubatuba é vulnerável, por uma soma de fatores. "O clima quente e úmido, a grande quantidade de focos e o fato de nunca ter tido surto da doença na cidade nos coloca em situação de risco. Por isso, o envolvimento da comunidade com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. Essa luta é de todos nós, porque o mosquito que se desenvolve na casa do vizinho pode picar a sua família."

Formas de combate

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.


• Prefeito envia projeto à Câmara para construção de 128 casas populares

Política habitacional da Prefeitura prevê para breve a construção de outras 288 casas

O prefeito Eduardo César está encaminhando para a Câmara, um projeto de lei que autoriza o Executivo a doar uma área pública visando a construção de 128 casas populares. A lei, que deverá ser votada em breve pelos vereadores, transfere uma área de 10.779,48 metros quadrados no bairro do Taquaral para a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) que será a responsável pela construção das casas. "Com a aprovação desta lei estaremos dando um grande passo rumo ao desenvolvimento da nossa política habitacional, que prevê ainda, para breve, a construção de mais 288 casas populares, além destas 128 no Taquaral", lembrou o prefeito Eduardo César.

Com a aprovação do projeto caberá à Prefeitura encaminhar uma série de documentos a CDHU que após assinar o convênio passa a ser a responsável tanto pela contratação da empresa que fará os projetos dos imóveis quanto pela licitação que irá contratar a construtora para executar a obra. À Prefeitura caberá a execução das guias e sarjetas. Para chegar neste ponto, a prefeitura enfrentou uma série de dificuldades e entraves técnicos. O maior deles foi conseguir o comprometimento da Sabesp que fará as ligações de esgoto necessárias na área. Foi necessária a interferência pessoal do prefeito Eduardo César junto a direção da Sabesp em São Paulo para conseguir uma carta da estatal à CDHU reafirmando seu compromisso.

Mais casas

Ao assumir a administração municipal em janeiro deste ano, o prefeito Eduardo César iniciou uma grande batalha visando soluções para dois graves problemas vividos pelo município: a forte ocupação humana de áreas irregulares e o grande déficit habitacional. O projeto de congelamento destas áreas irregulares já está implantado, contando com mais de 700 moradias cadastradas e o déficit habitacional começa definitivamente a ser combatido. "O nosso município enfrenta sérias dificuldades para localizar e regularizar áreas para receber a construção de casas populares, porém, não estamos medindo esforços para implantar a nossa política habitacional", afirmou o prefeito Eduardo César lembrando que além destas 128 casas que deverão em breve sair do papel, já estão com documentação bastante adiantada outras 288 que deverão ser construídas no município.


• Semana Municipal de Diabetes atrai grande público

Palestras, oficinas, exposições e até concurso diet aconteceram durante a Semana

Termina nesta sexta-feira, 18, a "Semana Municipal do Diabetes" promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Na manhã de quinta-feira, 17, o evento, que está sendo realizado no Shopping Santa Fé, centro da cidade, esteve lotado pela manhã, com pessoas medindo a pressão, o nível de açúcar no sangue, fazendo exames nos pés e obtendo informações sobre a doença, formas de prevenção e de tratamento. Nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 8 horas, acontece uma caminhada, como parte do Projeto "Atividade Física", da Secretaria Municipal de Esporte. Às 10h, o Dr. Franz Homero Burini, especialista em Medicina Esportiva realiza a palestra "A importância da atividade física no controle do diabetes".

A coordenação da Semana é do PSF (Programa Saúde da Família) e conta também com a participação de profissionais das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Agricultura, Pesca e Abastecimento. Entre as atividades, merece destaque o concurso de sobremesas dietéticas, que deu ênfase para receitas com ingredientes regionais (banana, gengibre, mandioca e berinjela), ricas em fibras (cascas, folhas, talos, ramas) e pobres em gorduras saturadas (manteiga, creme de leite, frituras). A sobremesa ganhadora do concurso foi uma torta de banana, damascos e gengibre, da Sra. Rosana Gonçalves.

O Dia Mundial do Diabético é dia 14 de novembro. Por isso, o Ministério da Saúde sugere que cada município realize eventos voltados para as pessoas que apresentem essa doença. Segundo a nutricionista Claúdia Raffaelli, da secretaria de Saúde, hoje o município tem cadastrados 1.652 diabéticos. "O diabetes é uma doença que vem crescendo no mundo. Estima-se que 7% da população mundial seja diabética. Além de realizarmos essa semana voltada para o diabético procuraremos também despertar a prevenção em outras pessoas", explicou a nutricionista.

O Shopping Santa Fé está localizado na rua Conceição, 180, Centro, próximo à Santa Casa.


• Romaria de Ubatuba leva 160 fiéis a Aparecida

A 5ª Romaria de Ubatuba rumo a Aparecida do Norte saiu nesta quinta-feira, dia 17, pela manhã, depois de acompanhar uma missa com o Frei Aldo na Igreja Matriz. Este ano, a peregrinação reúne mais de 160 pessoas. A caminhada será concluída em 3 dias, passando pelo Núcleo Santa Virgínia, Catuçaba e Lagoinha, chegando ao seu destino no sábado, 19, à noite. No domingo, os fiéis assistem à Missa na Basílica e retornam de ônibus a Ubatuba.

Seguindo a tradição das antigas romarias caiçaras, os ubatubenses saem na primeira lua cheia de novembro. O organizador da romaria, Marcos Antônio Ramos, conta que um momento marcante da caminhada é a chegada ao alto da Serra, onde é feita uma oração para pedir bênçãos à cidade de Ubatuba. "Um costume dos antigos era pedir uma colheita fértil. Como nossa cidade é turística, nós pedimos que a temporada seja abençoada, sem violência e com bons frutos aos moradores."

Muitas são as histórias das pessoas que decidem encarar esse desafio. Iná Araújo diz que vai agradecer à Nossa Senhora Aparecida pelas graças alcançadas. "Estou levando uma carta do meu filho para a Santa". O Sr. Luiz Pereira conta que está indo pela segunda vez à romaria, porque gostou muito da primeira ida. "Sou devoto de Nossa Senhora, nasci em Aparecida, vou lá pelo menos cinco vezes ao ano, mas essa ida a pé é um momento especial para refletir sobre a vida. O Sr. Mauro Jordão está indo pela quarta vez à romaria e desta vez, leva consigo sua filha, Maura Aparecida. "Estamos indo juntos, porque era uma vontade da minha filha. Ano passado, ela não pôde ir porque estava doente, mas esse ano, ela sobe comigo. Vamos agradecer à Nossa Senhora pela nossa vida". A romaria conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.