11/09/2025  06h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
18/11/2005 - 18h00
Três cariocas avançam no Op Pro Hawaii
João Carvalho
 
Sunny Garcia estréia com primeira nota 10 e havaianos dominam os recordes

Os havaianos comandaram o espetáculo em mais um dia de direitas enormes na praia de Haleiwa, mas um trio carioca já colocou o Brasil nas oitavas-de-final da primeira jóia da Tríplice Coroa Havaiana. Leonardo Neves e Raoni Monteiro passaram juntos na primeira dobradinha verde-amarela no Op Pro Hawaii e Yuri Sodré surfou no mesmo nível do tricampeão mundial Andy Irons na bateria que fechou a quinta-feira no North Shore da ilha de Oahu. Já os havaianos fizeram as honras da casa com as melhores apresentações nas séries pesadas de 3 a 4 metros (9 a 12 pés) de altura, que entravam sem parar no Alli Beach Park de Haleiwa. O atual campeão desta etapa e também da Vans Triple Crown of Surfing, Sunny Garcia, pegou dois tubos numa mesma onda para arrancar a primeira nota 10 do campeonato e Joel Centeio quebrou o outro recorde ao somar 18,23 pontos no penúltimo confronto do segundo dia de disputas masculinas no Havaí. A expectativa é de que na sexta-feira seja iniciada a penúltima etapa do WCT Feminino, com Tita Tavares e Jacqueline Silva escaladas logo nas duas primeiras baterias. Mais três brasileiros também não estrearam em Haleiwa, inclusive o número 1 no ranking do WQS, Adriano de Souza, o Mineirinho.

Na quinta-feira foi realizado um total de vinte baterias, indo até a oitava da terceira fase. O líder é o cabeça-de-chave da décima, o paranaense Peterson Rosa é o da 12ª e o pernambucano Bernardo Pigmeu é o da 14ª Além deles, o gaúcho Rodrigo Dornelles vai disputar a 15ª bateria buscando sua classificação para o WCT de 2006. Ele estreou com vitória na segunda fase e para entrar na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para completar a elite do surfe mundial já no Op Pro Hawaii, precisa no mínimo chegar nas quartas-de-final e ficar entre os nove primeiros colocados no 6 estrelas "prime" de Haleiwa.

Para atingir a mesma meta, Raoni Monteiro deu o primeiro passo ao avançar para as oitavas-de-final, mas terá uma parada duríssima para ganhar um lugar nesse grupo. Ele vai disputar duas vagas para as quartas contra o sempre favorito Andy Irons, o recordista Joel Centeio e o australiano Tom Whitaker. Se conseguir, já supera o último colocado na lista dos 15, o australiano Glenn Hall, eliminado na bateria que abriu a quinta-feira com uma dobradinha havaiana de Myles Padaca e Ola Eleogram.

O Brasil também comemorou uma vitória dupla com Leonardo Neves e Raoni Monteiro, que acabaram eliminando o potiguar Marcelo Nunes junto com o jovem Eleogram. Léo Neves já tinha vencido a segunda bateria do dia e manteve a invencibilidade com uma nota 8,67 recebida numa onda finalizada num tubo. Raoni tirou um 7,5 em sua primeira onda e manteve a classificação. "Surfar aqui em Haleiwa para mim é um sonho. Surfar aqui de frontside (de frente para a onda) nessas direitas é tudo, eu espero o ano todo para correr esta etapa. Venci duas baterias aqui hoje e esse já é o dia mais feliz do ano para mim. O Raoni é como se fosse meu irmão e passar nós dois juntos representando Saquarema aqui em Haleiwa foi melhor ainda", vibrou Léo Neves.

Quem também fez bonito foi Yuri Sodré, que surfou no mesmo nível do tricampeão mundial Andy Irons contra o australiano Jay Thompson e o norte-americano Chris Ward no último confronto do dia. Logo em sua primeira onda, o carioca acertou duas fortes batidas e ainda pegou um tubo para conseguir 8,17 pontos dos juízes. O havaiano igualou essa nota em sua segunda apresentação e na terceira repetiu as manobras do brasileiro, só que o tubo foi mais longo e valeu 8,73 pontos. Yuri manteve o ritmo e tirou notas 7,73 e 7,97 em outras duas boas apresentações para confirmar com grande vantagem o segundo lugar na bateria.

Ele e Léo Neves agora se encontram para enfrentar o havaiano Myles Padaca e o australiano Adrian Buchan na terceira oitava-de-final do Op Pro Hawaii. Sodré defende a 12ª colocação no ranking e se passar para a próxima fase quebra a barreira dos 9.000 pontos no WQS, marca que pode garantir definitivamente um lugar na lista dos 42 surfistas para o WCT de 2006. O paranaense Jihad Kohdr está uma posição à sua frente e na mesma situação, mas já foi eliminado da competição.

Mesmo assim, ele não sai da lista dos 15 em Haleiwa e vai defender a vaga na última etapa do WQS, em Sunset Beach. Depois da bela estréia na quarta-feira, Jihad caiu numa bateria muito difícil na terceira fase, mas acabou saindo junto com um concorrente direto pelas últimas vagas da divisão de acesso para o WCT, o norte-americano Tim Reyes, 14º lugar no ranking. A bateria foi vencida pelo defensor do título da etapa e também atual campeão da Tríplice Coroa Havaiana, Sunny Garcia, que numa estréia de gala arrancou a primeira nota 10 do campeonato. A segunda vaga ficou com o californiano Bobby Martinez, que já reassumiu a segunda colocação no ranking e é o principal adversário de Adriano de Souza na briga pelo primeiro lugar no WQS 2005.

Além de Jihad, o niteroiense Bruno Santos também terminou em último na terceira rodada do Op Pro Hawaii. Outros quatro brasileiros também perderam na quinta-feira, só que na segunda fase: o carioca Pedro Henrique, o cearense Dunga Neto, o niteroiense Guilherme Herdy e o catarinense Marco Polo. Mas, o Brasil ainda tem sete surfistas na briga do título em Haleiwa.

TERCEIRA FASE: (Baterias restantes dos brasileiros)

10: Adriano de Souza (SP), Nathan Webster (AUS), Maz Quinn (NZL) e Leigh Sedley (AUS)
12: Peterson Rosa (PR), Dustin Cuizon (HAV), Ian Walsh (HAV) e Jarrad Howse (AUS)
14: Mark Occhilupo (AUS), Bernardo Pigmeu (PE), Luke Munro (AUS) e Tiago Pires (PRT)
15: Kalani Robb (HAV), Roy Powers (HAV), Rodrigo Dornelles (RS) e Russell Winter (ING)

OITAVAS-DE-FINAL: (Primeiras baterias)

01: Sunny Garcia (HAV), Frederick Patacchia (HAV), Mick Fanning (AUS) e Taylor Knox (EUA)
02: Bobby Martinez (EUA), Luke Stedman (AUS), Jake Paterson (AUS) e Kaipo Jaquias (HAV)
03: Adrian Buchan (AUS), Yuri Sodré (RJ), Leonardo Neves (RJ) e Myles Padaca (HAV)
04: Andy Irons (HAV), Tom Whitaker (AUS), Raoni Monteiro (RJ) e Joel Centeio (HAV)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.