11/09/2025  06h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
22/11/2005 - 13h16
Ubatuba no Nicoboco Paulista de Escolas de Surf
Marcos André Araújo
 
Ubatuba faz a festa no Nicoboco Paulista de Escolas de Surf. Alunos e professores de Ubatuba comemoraram mais um importante título para a cidade considerada a Capital do Surf
 
Daniel Smorigo 
  Estrutura.

O último final de semana, dias 19 e 20 de novembro, entrou para a história do surf de base do estado de São Paulo. Abraçando a causa, a marca brasileira Nicoboco investiu neste ano em um circuito de três etapas reunindo alunos de diversas escolas de surf do litoral paulista. Com o patrocínio da CAIXA, Brisbane e Sticle, a última etapa do Nicoboco Paulista de Escolas de Surf foi realizada na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral Norte do estado.

A Escola Municipal de Surf de Ubatuba reafirmou que apoio incondicional da Prefeitura aliado ao profissionalismo e seriedade na administração da escola são ingredientes que caminham para o sucesso. Há 11 anos ensinando a arte de deslizar sobre as ondas, Alberto Jacob, 40, responsável pela escola desde a sua criação usou de todo o seu conhecimento para repetir a primeira colocação das etapas anteriores.

Com mais um bom resultado, a entidade comemorou o título de melhor escola de surf do Estado de São Paulo, em Maresias. "A Prefeitura de Ubatuba investe há anos no trabalho da escolinha, onde já passaram mais de 400 alunos. E esse circuito vem coroar justamente esse trabalho, onde podemos trazer a molecada para o surgimento de novos talentos", disse Jacob.

Para ele, o investimento neste tipo de circuito é um dos mais importantes para o desenvolvimento do esporte. "Espero que a Nicoboco dê continuidade nos próximos anos e que jamais nos abandone. Posso garantir que o retorno é garantido, pois trabalhar com crianças é um investimento muito especial. Ver o sorriso no rosto de uma criança não tem preço", disse Jacob.

A escola anfitriã também obteve um bom resultado e comemorou o título de vice-campeã tanto da etapa como do circuito. À frente da escola, o presidente da Associação de Surf de São Sebastião, Gedeon Gonçalves, fez um apelo. "A escolinha de São Sebastião está em atividades desde 1991 e foi a segunda escola pública do País, mas infelizmente estamos trabalhando precariamente sem uma remuneração para os professores".

"O que temos é o apoio da Prefeitura nas inscrições. Agora, com este resultado, esperamos que a Prefeitura volte a investir mais na escolinha", continuou Gedeon, 46, que parabenizou o esforço dos alunos. "Esse segundo lugar é o resultado da garra dos nossos alunos", disse ele, que saiu na frente no primeiro dia da competição, mas não conseguiu superar a força de Ubatuba na decisão.

Ainda na etapa, a Nicoboco Surf School garantiu a vaga para a final no sábado e obteve o seu melhor resultado no circuito, chegando em terceiro. Já na pontuação geral, os alunos da escolinha comemoraram um honroso quarto lugar. "Estamos há três anos em atividades e hoje contamos com 40 atletas. Destes, 16 treinam constantemente conosco, onde selecionamos as equipes", explicou o surfista profissional Luiz Magalhães, de 26 anos.

Além do trabalho preparatório, a escola que fica em Bertioga, realiza um trabalho social. "Todas as quintas reunimos uma turma que não tem condições de freqüentar uma escolinha de surf", disse Magalhães que é considerado um boardrider. Além do surf e do skate, ele também pratica snowboard e carrega o titulo de vice-campeão brasileiro de 2004 na modalidade.

Mas não foram somente as escolas do Litoral Norte que subiram ao pódio. O Litoral Sul também contou com uma representante. A Escola de Surf da Associação São Vicente de Surf batalhou no primeiro dia para carimbar uma vaga na Final e disputar o título da etapa. Entretanto, a escolinha que também é novata, obteve a quarta colocação e com o resultado foi a quinta melhor escola do estado.

"Tivemos uma boa recuperação e esse é o nosso melhor resultado", disse satisfeito Odin Lima, coordenador da escola e presidente da associação vicentina. "Agradeço a Natural Art que nos ajudou nesta etapa para chegarmos aqui e também ao apoio da Prefeitura de São Vicente que investe na escolinha há três anos".

No ranking final, outra escola de Ubatuba ficou entre as melhores. Também com um trabalho social voltada às crianças carentes, a Escola de Surf do Zecão ocupou a terceira colocação. Na etapa, a escola liderada por José Carlos Maciel Rennó, mais conhecido como Zecão, não conseguiu a vaga para a decisão, assim como a Escola Estadual de Surf Daniks Fischer/Suprema.

Durante a entrega da premiação, os professores participaram da homenagem que a Federação Paulista de Surf e Event Tools, empresa organizadora do evento, fizeram à Nicoboco, representada por Marcelo Meira, marketing da empresa. Segundo ele, o evento dará sequência."Esse ano serviu de laboratório e com certeza muitos ajustes serão feitos para que no próximo ano o campeonato alcance mais um sucesso. É muito gratificante ver a alegria dessa garotada e o esforço de cada escolinha", comentou Meira.

Formato - A prova foi realizada no formato Tag Team, em que cada escola competia com duas equipes de quatro alunos nas categorias Petit (até 10 anos), Estreante (12 anos), Iniciante (14 anos) e Feminino (até 16 anos). Cada competidor surfou duas ondas e voltava ao Box de sua equipe para que outro atleta repetisse a operação. Quem fizesse em menos tempo ganhava bônus e a escola que obteve a maior somatória das ondas surfadas foi a vencedora.

Premiação - Satisfeito com o resultado do circuito, a Nicoboco se mobilizou em parceria com os apoiadores e patrocinadores e aumentaram a premiação para esta etapa. Além dos R$ 1.500 em dinheiro, distribuído entre as quatro finalistas, foram entregues kits escolares e Nicoboco, e troféus. Mais R$ 1.500 em dinheiro foram distribuídos entre as quatro melhores escolas paulistas que levaram também barracas e lycras.

Empresa - Com mais de 17 anos de mercado, a Nicoboco sempre investiu no esporte. Na equipe da marca estão os surfistas Suelen Naraisa (terceira colocada no Super Surf e melhor do estado no circuito de 2005); Jair de Oliveira (tricampeão paulista profissional); Jole Leandro; e os irmãos Felipe e Luis Guimarães (surfistas e snowboarders). Rudnei Fernandes, no skate, e Paulo Salustiano, no automobilismo, completam a lista de atletas Nicoboco. Conheça mais sobre a marca no www.nicoboco.com.br.

O Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf teve o patrocínio da CAIXA, Brisbane e Sticle. Apoio: São Domingos, Velcor e Glasser. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Supervisão: Federação Paulista de Surf. A terceira etapa contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião e Salvamar Paulista.

Resultados da terceira etapa

1 - Escola Municipal de Surf de Ubatuba - 73,20 pontos
2 - Escola de Surf de São Sebastião - 59,15
3 - Nicoboco Surf School - 52,75
4 - Escola de Surf da Associação São Vicente de Surf - 45,25

Ranking

 1 - Escola Municipal de Surf de Ubatuba - 3000 pontos
 2 - Escola de Surf de São Sebastião - 2610
 3 - Escola de Surf do Zecão - 1931
 4 - Nicoboco Surf School - 1749
 5 - Escola de Surf da Associação São Vicente de Surf - 1385
 6 - Escola Estadual de Surf Daniks Fischer/Suprema - 1319
 7 - Escola Municipal de Surf de Itanhaém - 1159
 8 - Escola de Surf do Guarujá - Pirata e Ademir - 900
 9 - Escola de Surf de Praia Grande - 656
10 - Escola de Surf de Praia Branca - 531
11 - Escola de Surf de Caraguatatuba - 478
12 - Picuruta Surf School - 387

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.