14/09/2025  00h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
23/11/2005 - 06h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Manutenção na rua D. João III.

• Rua D. João III recebe melhorias

A rua D. João III, no centro da cidade, recebeu na última semana várias melhorias. As galerias de águas pluviais foram limpas e desobstruídas. Dois caminhões de areia foram retirados para facilitar o escoamento das águas das chuvas. As tampas das galerias que se encontravam quebradas - 32 no total -, foram trocadas, aumentando assim a segurança de motoristas e pedestres dessa importante rua de acesso ao centro da cidade.

Ainda na Rua D. João III, na esquina com a Rua Salvador Corrêa, outra obra importante está em andamento: o muro do cemitério central está passando por uma reforma completa. O antigo muro apresentava risco aos pedestres o que obrigou a Prefeitura a demoli-lo. O novo muro, além de um alicerce mais reforçado também está sendo construído com maior altura.


• Ilha dos Pescadores recebe projeto de educação ambiental

A Ilha dos Pescadores, em Ubatuba, está se destacando como cenário turístico e alvo de educação ambiental. Durante esta semana, de 24 a 27 de novembro, a comunidade de Ubatuba receberá o projeto "Somos ilha, mas estamos ligados", que está sendo desenvolvido por uma empresa especializada em projetos especiais, com a parceria das secretarias do Meio Ambiente, Obras e Educação. Os dois primeiros dias serão direcionados a alunos de 1ª a 8ª séries das escolas: Municipal Olga Gil e Estadual Esteves da Silva. Durante o final de semana, a programação será aberta a toda a comunidade, das 8h30 às 17h30.

O trabalho será desenvolvido de forma descontraída e dinâmica. Através da "contação" de histórias e do teatro interativo, os alunos serão inseridos no contexto e divididos em quatro núcleos com as cores da bandeira. O núcleo verde tratará da fauna, flora e solo, o amarelo fala das riquezas naturais, reciclagem, reutilização e redução de consumo. O azul representa a água e o ar e finalmente, o branco, trata do lixo, poluição e saúde. Os alunos passearão pela Vila e seu entorno, despertando o interesse pela atividade turística.

Para a realização desse projeto, foi elaborada uma grande pesquisa, que teve como objetivo traçar um diagnóstico social da comunidade em questão. Foram levantadas as preferências, necessidades e anseios dos moradores que são, em sua maioria, caiçaras, com atividades ligadas à pesca e à náutica. Uma descoberta interessante foi perceber que a maioria das pessoas tem amizade entre si, como se fosse uma grande família e que a Ilha dos Pescadores tem grande potencial turístico, tanto por sua história, quanto pela forma, arquitetura e identidade cultural.

O coordenador do projeto, Raul Ambrogi, conta que os moradores têm grande interesse no incremento turístico da Ilha. "Eles anseiam por incluir a Ilha no contexto turístico da cidade, por isso, o nosso trabalho será voltado para a preservação do meio ambiente e valorização do espaço. Vamos ajudar na formação das crianças, para que elas cresçam com essa consciência, preservando, não só o meio ambiente, mas também a auto-estima. Além disso, as crianças são multiplicadoras do conhecimento, por sua própria natureza. Esperamos, dessa forma, atingir também os pais."


• Procon de Ubatuba alerta quanto a locações para a temporada

O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) de Ubatuba divulgou nota nesta segunda-feira, 21, alertando quanto as propagandas enganosas de locações em residências, hotéis, pousadas ou chalés na cidade. "Com a proximidade da temporada de verão a procura por essas locações em Ubatuba tende a aumentar. É sempre bom verificar com antecedência se o serviço oferecido pelo estabelecimento é o esperado pelo cliente. Temos muitas reclamações de pessoas que alugam estabelecimentos na praia pela internet ou por telefone. Ao chegarem no local se deparam com algo totalmente diferente e sem a qualidade que lhe foi vendida", alertou o coordenador do Procon Henrique Zwibelberg. Para mais esclarecimentos, o Procon de Ubatuba funciona à avenida Dona Maria Alves, 890, no centro. Os telefones são (0**12) 3833-3022, 3833-5446 e 3832-6509. O horário de funcionamento é das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira.

Compra de automóveis

O Órgão de Defesa do Consumidor de Ubatuba ainda informa aos consumidores que antes de efetuarem qualquer negócio com a empresa Autoplan Brasil Ltda, situada à rua José Bonifácio, 1659, centro, na cidade de Mococa (SP), que procure o Procon por telefone ou entre em contato pessoalmente. O Procon avisa que tem sido procurado por muitos consumidores que estão lesados por esta empresa na compra de automóveis.


• Ubatuba ganha novas lixeiras

Empresa de Atibaia doa 400 lixeiras para o município

A Prefeitura de Ubatuba firmou convênio com a empresa Citylix para a doação de 400 lixeiras para o município. Através do convênio a empresa tem o direito de explorar comercialmente o espaço publicitário das lixeiras. Até agora já foram instaladas 30 unidades entre a avenida Dona Maria Alves e a Praça 13 de Maio. Na próxima semana as lixeiras serão colocadas ao longo da avenida 9 de Julho.

O convênio prevê a instalação de lixeiras ainda nos bairros do Perequê-Açú (avenida Félix Guisard), Praia Grande, Itaguá (rua Capitão Felipe e avenida Leovigildo Dias Vieira), Centro (avenidas Rio Grande do Sul e Iperoig, em todas as praças e no Calçadão). Bairros das regiões Norte e Sul do município também poderão ser beneficiados.

Lixeiras

A própria empresa é a responsável pela instalação e manutenção das lixeiras. A estrutura das unidades coletoras é de fibra de vidro, nas cores azul e branco, com portinhola galvanizada e armazena cerca de 40 litros de lixo. Mede 1,30 cm de altura e possuiu duas faces de visualização publicitária. O formato de cada lixeira lembra uma "maçã". A Citylix é uma empresa de Atibaia especializada em coleta de lixo.


• Santa Casa de Ubatuba recebe doações

A Santa Casa de Ubatuba recebeu do Fundo Social de Solidariedade do município a doação de 1582 fraldas descartáveis, 382 sabonetes, 151 unidades de creme dental, 12 potes de lenços umedecidos, cinco shampoos infantis, dois talcos, 14 caixas de cotonetes, 11 frascos de shampoos para adultos, 38 absorventes, 12 rolos de papel higiênico e dois pacotes de bolinha de algodão que serão distribuídos nos setores da entidade.

O Fundo Social ainda doou 49 pares de sapatos, 10 caixas de tênis, quatro prateleiras suspensas, 106 peças de roupas íntimas e 242 óculos, que estão sendo comercializados em um Bazar da Pechincha em prol da Santa Casa nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, na Rua Jordão Homem da Costa, 63, centro das 8h às 12h e das 14 às 18h.


• Estufa II recebe pavimentação e drenagem

Os moradores da Estufa II terão, em breve, um novo cenário no bairro. Algumas de suas principais ruas estão sendo asfaltadas e um grande problema de ruas cheias de lama e buracos será solucionado com obras de drenagem. A obra, que está sendo executada pela Secretaria de Obras da Prefeitura é um convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). A pavimentação, num total de 9.300 metros quadrados acontece no trecho que engloba a praça Maracanã, Av. São Paulo, Rua Jabaquara e Rua Santa Cruz, até a rua Fluminense. A drenagem da Av. São Paulo será a céu aberto. Um canteiro central rebaixado fará a separação das duas pistas e servirá para o escoamento das águas pluviais. No restante do trecho serão utilizados 800 tubos para a drenagem. A obra deverá ser concluída em maio de 2006.


• Ubatuba sediará encontro internacional de instrutores de mergulho

Evento reunirá cerca de 80 instrutores de mergulho

Ubatuba sediará de 24 a 27 de novembro o 9º Encontro Internacional de Instrutores NAUI MERCOSUL 2005. Segundo a NAUI (National Association Of Undertwaters Instructors), Ubatuba foi escolhida pela diversidade de pontos de mergulho, sendo um dos mais procurados destinos no estado de São Paulo, o maior pólo formador de mergulhadores recreativos de todo o Brasil, além da cidade ter muitas operadoras de qualidade. Cerca de 80 instrutores de mergulho estarão participando do evento.

O evento buscará reunir líderes e instrutores de mergulho da Naui Mercosul para troca de experiências e confraternização, renovando o conceito da Associação. Promoverá o fomento da discussão de temas relacionados ao mergulho, como aspectos comerciais, técnicos, de segurança e aspectos de preservação e conservação de ambientes subaquáticos, além de divulgar a região como pólo de turismo de mergulho.

Os instrutores passarão por cursos de especialização, atualização através de palestras e terão contato com as novidades em equipamentos de mergulho e operações demonstradas pelos parceiros e patrocinadores.


• Vôlei de Ubatuba nas finais da LIVOVALI

A equipe de vôlei mirim masculino Ubatuba - Kall Som, Assai Distribuidora de Águae Cristal Line Turismo, volta à quadra nesta quarta-feira (23) para a segunda partida da final da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte), contra o time da Orion/Fademp/Atleta Cidadão, de São José dos Campos. Na primeira partida a equipe do Vale venceu por 3 sets a 2 e Ubatuba precisa da vitória para empatar a série e decidir o titulo no terceiro jogo. "A presença da torcida será importante, pois vencendo, levaremos a decisão para o terceiro jogo e as equipes estão niveladas tecnicamente", analisa o técnico de Ubatuba, Marcos Jardim. O jogo acontece no Ginásio de Esportes Tubão, à partir das 18 horas.

Feminino - A equipe mirim feminino Ubatuba - Biodance, Nipakh Honda, Auto Elétrica e Mecânica Marquinhos fez sua estréia no play-off final da LIVOVALI na noite desta terça-feira (22) em São José dos Campos contra o Tênis Clube. A segunda partida está marcada para a próxima sexta-feira (25), às 19h no Ginásio de Esportes Tubão.


• Escolinha de Surf de Ubatuba é a melhor do estado pela terceira vez

Vitórias nas três etapas garantem à Ubatuba o título de melhor escolinha de surf do estado em 2005

A Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba conquistou no último domingo, 20, o título do Nicoboco Paulista de Escolas de Surf após vencer todas as etapas do torneio. O titulo pode ser considerado como o tricampeonato estadual, pois a Escolinha Municipal de Surf de Ubatuba foi duas vezes campeã, em 2001 e 2002, quando o torneio levava o nome Quicksilver.

A terceira etapa do Nicoboco Paulista de Escolas de Surf foi realizada na praia de Maresias em São Sebastião e mostrou que o trabalho desenvolvido em Ubatuba é levado a sério, vencendo de forma incontestável a competição. Para essa etapa a escolinha de Ubatuba enviou duas equipes, num total de dezesseis atletas e quatro técnicos.

A prova foi realizada no formato Tag Team, em que cada escola competia com duas equipes de quatro alunos nas categorias Petit (até 10 anos), Estreante (12 anos), Iniciante (14 anos) e Feminino (até 16 anos).

A equipe campeã foi composta por Rafael Ferreira, Geovani Ferreira, Luiz Antônio, Lucas Santos, Filipe Toledo, Caíque Pacheco, Nathalie Paola e Emily Santos, treinados por Alberto Jacob e Hamilton Castro.

A equipe "B" terminou na quinta posição e contou com Philip Chagas Paulo Conceição, Jose Lucas, Tamylin Saito, Lucas Oliveira, Giovane Oliveira, Alexandro Santos, Letícia Freitas, orientados por Rodrigo Fonseca e Beatriz Frizanco.

A Escolinha do Zecão, também de Ubatuba, não conseguiu um bom resultado na etapa, terminando em 7º lugar, mas garantiu a terceira posição no ranking final do evento. Os alunos Alaf Araújo, Nicolas Lopes, Yago Reis, Washington Silva, Igor de Souza, Douglas Silva, Gleice Leite e Zidiane Souza participaram da etapa.

A escolinha campeã ganhou R$ 500,00 e a vice R$ 400,00. As que terminarem na terceira e quarta posições levam R$ 300,00 cada. Ainda para as quatro primeiras escolas serão distribuídos diplomas e kits Nicoboco, tanto para atletas como para os técnicos.

Classificação da etapa

1º - Escolinha Municipal de Ubatuba - 73,20 pontos
2º - Escolinha de São Sebastião - 59,15 pontos
3º - Nicoboco - 52,75 pontos

Ranking final

1 - Escola Municipal de Surf de Ubatuba - 3000 pontos
2 - Escola de Surf de São Sebastião - 2610
3 - Escola de Surf do Zecão - 1931


• Semifinalistas serão conhecidos na próxima rodada

Equipe do Pontual despachante já garantiu vaga na semifinal

Falta apenas uma rodada para a definição dos semifinalistas do campeonato Dente de Leite da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles. Na rodada do último domingo (20), foram marcados 28 gols nas cinco partidas disputadas. O jogador Alex (Cajú) ocupa a artilharia do torneio com 9 gols, seguido de perto por Heitor (MGM) e Fernando (Auto Clean), com 7 gols marcados. O goleiro menos vazado é Bruno Faria que sofreu apenas 4 gols.

A próxima rodada acontece no dia 3 de dezembro com as partidas Caju X Auto Clean, Adega X Veraneio, Porto Marina X Ceregatti, O Madeireiro X MGM, Pontual X Tortilhão.

Resultados da quarta rodada: Porto Marina 4 X 4 Adega, Madeireiro 3 X 2 Ceregatti, Tortilhão 4 X 1 Veraneio, Pontual 3 X 2 Cajú e Auto Clean 3 X 2 MGM.

Classificação

Grupo A - Tortilhão e Cajú 9 pontos; MGM 6 pontos; Adega 2 pontos; Ceregatti 0 pontos.

Grupo B - Pontual 12 pontos; Auto Clean 9 pontos, O Madeireiro 7 pontos; Veraneio 3 pontos; Porto Marina 1 pontos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.