14/09/2025  01h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
25/11/2005 - 06h05
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Prevenção de enchentes.

• Prefeitura faz prevenção de enchentes em diversos bairros de Ubatuba

Parceria com DAEE traz máquina mais eficiente para dragagem de rios e valas

Os moradores da região da Praia Grande, em Ubatuba, não tiveram problemas com alagamentos e enchentes durante as chuvas que assolaram a cidade por mais de 30 dias entre outubro e novembro. O que colaborou para evitar maiores transtornos foi a operação de uma escavadeira hidráulica S-90 que fez serviços de dragagem no rio Tavares. A escavadeira S-90 tem braço e concha maior que as escavadeiras normais, o que faz com que o aprofundamento do leito de rios e valas seja muito mais rápido, garantindo assim a segurança e tranqüilidade dos moradores de áreas próximas a leitos de rios.

A escavadeira veio a Ubatuba graças a uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Obras, com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do Governo do Estado.

Essa parceria tem viabilizado a execução de obras com redução dos custos. A Secretaria de Obras já tem agendados os próximos bairros que contarão com o serviço de dragagem com a escavadeira: Toninhas, Perequê-Açú, Lagoinha e Maranduba.


• Inscrições para Vestibulinho terminam nesta sexta

Escola Tancredo Neves oferece vagas para cursos técnicos

Terminam nesta sexta-feira (25) as inscrições para Vestibulinho 2006 da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. A escola oferece 180 vagas para quatro cursos técnicos: Contabilidade, Administração, Secretariado e Turismo, sendo 45 vagas para cada curso que tem a duração de dois anos.

Os interessados devem comparecer à escola, que fica na Av. Rio Grande do Sul, 600. São três os horários para inscrição: 9h às 11h, 13h às 17h e 18h às 22h.

A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e os interessados devem levar uma foto 3 X 4 recente e o comprovante de escolaridade. Mais informações através do telefone 3832-6221.


• Prefeitura e CMD iniciam Plano Diretor Participativo

Workshop para capacitação da equipe que irá coordenar o Plano Diretor Participativo de Ubatuba será comandado pelo Instituto Pólis

Os membros do CMD (Conselho Municipal de Desenvolvimento) e os vereadores de Ubatuba participam nesta sexta e sábado (25 e 26) de um workshop intensivo de capacitação para elaboração do Plano Diretor Participativo do município. O curso, que acontece no auditório da escola Tancredo Neves, será comandado pelo Instituto Pólis, de São Paulo, e irá reunir a equipe que será responsável pela coordenação do Plano no município. Além dos membros do CMD e dos vereadores participam do evento alguns convidados, entre eles, o presidente interino do sub núcleo regional do Litoral Norte para Plano Diretor Participativo, o engenheiro Roberto Rezende; o advogado e ex-prefeito Nélio Carvalho, consultor do Ministério das Cidades; Zuleika Beyruth, coordenadora da Agenda 21 do Litoral Norte; Eliane Simões, responsável pelo Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, entre outros.

Estarão na coordenação do workshop em Ubatuba, a advogada Camila Uzzo e o arquiteto e urbanista Renato Cymbalista, ambos ligados ao Instituto Pólis, que é uma organização não governamental, de reconhecida capacidade técnica, com credibilidade e grande experiência na capacitação de profissionais para atuarem em planos diretores participativos. Para o prefeito Eduardo César, o início da elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba sendo conduzido por um instituto tão reconhecido como o Pólis demonstra a preocupação e seriedade com que a administração municipal encara este projeto tão importante para o futuro da cidade. "Para iniciar o processo em Ubatuba trouxemos o que há de melhor nesta área, com experiência suficiente para capacitar pessoas determinadas a construir cidades justas, sustentáveis e democráticas", disse.

Na programação do workshop constam apresentação de vídeo do Ministério das Cidades, mostrando em linguagem bem acessível o passo a passo de um Plano Diretor Participativo; o Estatuto da Cidade e as novas condicionantes do Plano Diretor Participativo; etapas do Plano Diretor e a preparação do processo; a leitura da realidade local; definição de temas prioritários; definição de instrumentos e elaboração do Projeto de Lei. No segundo dia, após uma apresentação dos processos participativos em outros municípios brasileiros, os trabalhos serão práticos, em grupos, sobre o processo em Ubatuba.

"Após a formação do CMD e do CMT (Conselho Municipal de Turismo), começa mais uma grande etapa do governo participativo em Ubatuba. Ao contrário dos Planos Diretores anteriores onde um pequeno grupo se reunia para definir os rumos da cidade, teremos agora no nosso município, um Plano Diretor Participativo, que vem ao encontro da política que tanto defendemos e buscamos que é a participação de todos na definição do futuro de nossa cidade", defendeu o prefeito Eduardo César. Para ele, esta é uma oportunidade histórica para que Ubatuba alcance seu desenvolvimento baseado no planejamento participativo das metas que se quer atingir.

Conheça a formação do CMD de Ubatuba

I - Presidente: Eduardo de Souza César

II - Secretário Executivo: Rafael Ricardi Irineu

III - Representante da Secretaria de Assuntos Jurídicos: Dr. Marcelo Santos Mourão

IV - Representantes das Secretarias da Prefeitura Municipal:
Sec. de Administração: Silvio Bonfiglioli Neto
Sec. de Agricultura, Abastecimento e Pesca: Valéria Cress Gelli
Sec. de Arquitetura e Urbanismo: Armindo Louro Fernandes
Sec. de Educação: Isabel Roseli de Souza Leite
Sec. de Esportes e Lazer: José Luiz Bittencurt Junior
Sec. de Fazenda e Planejamento: Gilson Ferreira da Silva
Sec. de Meio Ambiente: Paulo Roberto Pires
Sec. de Obras: João Paulo Rolim
Sec. de Assistência Social: Kátia Regina Gomes Nunes
Sec. de Saúde: Dr. Marcos da Silveira Franco
Sec. de Turismo: Luiz Felipe Azevedo

V - Representantes das Entidades da Administração Indireta do Município:
FUNDART - Martiniano Nelson Viana
FUNDAC - Josiane Brunácio Grunvald
EMDURB - Edson Pereira Barros
COMTUR - Marcos Antonio Gilheta

VI - 01 Representante de cada uma das seguintes áreas da Comunidade local, indicados pelas associações representativas da cada área, dentre seus membros:
a) comércio e prestação de serviços:
· Célio Morais Stefani
· Marcos Veloso
b) representante da 119º Sub-Seção - OAB/SP;
· Luiz Celso Rocha
· Thomas De Carle Gottheiner
c) profissionais liberais da indústria da construção:
· Engº Carlos Alberto Mendes de Carvalho
· Engº Mauro Sérgio Bezerra
d) profissionais liberais da Saúde:
· Drª Estela Zemel
· Dr. André Pereira Guimarães
e) representante da Assoc. Prof. do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - APEOESP:
· Sandra Mara Defendi
· Marcio de Oliveira
f) profissionais da Educação:
· Patrícia Gomes Veloso Pereira
· Renata Ramos Martins
g) representante do turismo e hotelaria:
· Jorge Ribeiro do Valle
· Marco Antonio Ruggiero
h) representante da indústria da construção:
· Mário Duarte Lages
· José Carlos Tadioto
i) representante dos movimentos ambientalistas:
· Roberto Francine Junior
· Fabian Alberto Pérez
j) representante da atividade pesqueira e maricultura:
· Helder Jorge Gomes Marques
· Ana Maria Paschoal da Cruz

VII - 02 (dois) cidadãos detentores de notório saber sobre a realidade do Município, de livre escolha do Prefeito Municipal:
a) Arqº Renato Nunes
b) Ézio Pastori

VIII - Representantes das Sociedades de Amigos de Bairros:
a) REGIÃO SUL:
· Sr. Fernando Pedreira Júnior (Soc. Amigos do Balneário Santa Cruz)
· Sra. Silvana Aparecida de O. Silva (Assoc. dos Moradores, Companheiros e Amigos da Folha Seca)
b) REGIÃO OESTE:
· Sr. Adilson Aparecido Lopes da Silva (Soc. Amigos do Bairro do Ipiranguinha)
· Sr. Hermínio Leite (Assoc. Moradores do Pq. dos Ministérios)
c) REGIÃO NORTE:
· Sr. Renato de Paula Vella (Soc. Amigos do Itamambuca)
· Sr. Roberto Rodrigues dos Santos (Soc. Amigos do Bairro do Puruba)


• Crianças do ensino fundamental participam de oficina de educação ambiental

A Ilha dos Pescadores, em Ubatuba, tornou-se cenário para um projeto de educação ambiental intitulado "Somos ilha, mas estamos ligados". Na quinta-feira, dia 24, alunos de 1ª a 5ª séries da Escola Municipal Olga Gil participaram das atividades, ouvindo músicas, histórias e palestras voltadas para a preservação do meio ambiente. As oficinas acontecem até o domingo, dia 27, sendo que sexta, 25, será a vez dos alunos da Escola Estadual Esteves da Silva e no fim-de-semana, será aberto à comunidade.

O projeto, que está sendo desenvolvido por uma empresa especializada em ações de cidadania, saúde e meio ambiente conta com a parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente, Obras, Educação e Agricultura e Pesca, além do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e entidades ambientais do município. Quatro estandes temáticos com as cores da bandeira brasileira servem para representar os assuntos de interesse. O núcleo verde está tratando da fauna, flora e solo, o amarelo fala das riquezas naturais, reciclagem, reutilização e redução de consumo. O azul representa a água e o ar e finalmente, o branco, trata do lixo, poluição e saúde. Os instrutores dos estandes são jovens ligados ao Instituto Ame Ubatuba.

Pesquisa de Campo

Para a realização desse projeto, foi elaborada uma grande pesquisa, que teve como objetivo traçar um diagnóstico social da comunidade em questão. Foram levantadas as preferências, necessidades e anseios dos moradores que são, em sua maioria, caiçaras, com atividades ligadas à pesca e à náutica. Uma descoberta interessante foi perceber que a maioria das pessoas tem amizade entre si, como se fosse uma grande família e que a Ilha dos Pescadores tem grande potencial turístico, tanto por sua história, quanto pela forma, arquitetura e identidade cultural.

O coordenador do projeto, Raul Ambrogi, conta que os moradores têm grande interesse no incremento turístico da Ilha. "Eles anseiam por incluir a Ilha no contexto turístico da cidade, por isso, o nosso trabalho será voltado para a preservação do meio ambiente e valorização do espaço. Vamos ajudar na formação das crianças, para que elas cresçam com essa consciência, preservando, não só o meio ambiente, mas também a auto-estima. Além disso, as crianças são multiplicadoras do conhecimento, por sua própria natureza. Esperamos, dessa forma, atingir também os pais."


• Prefeitura de Ubatuba dá início ao censo dos funcionários

Medida faz parte da reforma administrativa pela qual a Prefeitura irá passar

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Ubatuba e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) iniciaram esta semana o censo do funcionário público. O censo terá como objetivo atualizar dados pessoais e profissionais de cada servidor, que embasarão a segunda fase dos trabalhos da reforma administrativa, como o plano de carreira e o estatuto dos servidores públicos. O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, acredita na valorização do servidor. "Precisamos valorizar nossos funcionários de carreira, porque entendemos que para resgatar o município, é preciso a colaboração e a participação do funcionalismo público municipal", afirmou o prefeito.

Para a realização do censo cada Secretaria indicou um funcionário responsável para distribuição e recolhimento dos formulários, além de prestar esclarecimentos quanto às dúvidas para o preenchimento dos mesmos. O Sindicato dos Funcionários Públicos também está envolvido nos trabalhos e participará ativamente junto às Secretarias. "Com os dados do censo, que ocorrerá paralelamente a reforma administrativa, estaremos implantando um programa de capacitação, otimização, motivação e identificação de competências que possibilitará, entre outros benefícios, um melhor dimensionamento dos Recursos Humanos e principalmente um aperfeiçoamento no atendimento ao colega de trabalho e à população", esclareceu o secretário de Administração, Silvio Bonfiglioli Neto.

IBAM

O Ibam deu início aos estudos da reforma administrativa da Prefeitura de Ubatuba em julho deste ano. Os quadros de chefias serão reestruturados, com uma melhor definição das funções. Todo o organograma da Prefeitura deverá ser alterado. Secretarias deverão ser criadas como a da Segurança Pública, que englobará a Guarda Municipal, Defesa Civil, Bombeiros e Serviços de Trânsito e a Ouvidoria.

O Instituto é responsável por executar ações juntos às Prefeituras e Câmaras Municipais, órgãos dos governos municipais, estaduais e federal, além de instituições nacionais e estrangeiras, com a finalidade de elaborar estudos e pesquisas, consultoria técnica e ensino em administração contábil, financeira e orçamentária, administração fiscal e tributária, concurso público, geoprocessamento, gestão de recursos humanos, entre outros.


• Artesãos de Ubatuba iniciam Exposição de Natal

Começa no próximo dia 1º, uma grande exposição envolvendo cerca de 50 artesãos ubatubenses, no casarão da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). Serão expostos centenas de trabalhos artesanais, desde brincos até peças utilitárias e de decoração de Natal, que utilizam as mais diversas técnicas e materiais. Esse evento marca os três primeiros meses de criação da Associação dos Artesãos de Ubatuba.

No dia 3, inicia-se também uma exposição na Floricultura Naturali Garden, no Itaguá, dando continuidade ao projeto "Influências Culturais no artesanato brasileiro". A abertura desta exposição terá direito a Papai Noel, distribuição de doces para as crianças e sorteio de brindes artesanais para os presentes. Essa exposição traz as influências das culturas indígenas, européias, africanas e caiçaras no artesanato atual, com peças de entalhe em madeira, cestaria, cerâmica, tear, bijouterias com sementes e outros materiais.

A Associação dos Artesãos de Ubatuba vem lutando para implantar a "Casa do Artesão" no município, um espaço para que os trabalhos feitos à mão possam ser expostos e vendidos durante todo o ano. "A princípio, a Fundart cedeu um espaço que está ficando pequeno para tanta criatividade e beleza", diz a coordenadora do grupo setorial de artesanato, Helena Otoni. Helena explica que somente a união da classe interessada pode fazer com que os sonhos se realizem. "A Associação está possibilitando essas exposições que estamos fazendo, mas é preciso que cada vez mais os artesãos se unam em torno do objetivo de ter um espaço. Atualmente há mais de 300 artesãos em Ubatuba. Se todas essas pessoas estivessem dispostas a fazer parte da Associação, teríamos uma força muito maior."


• Jogos Escolares de Ubatuba conhecerão campeões do basquete neste sábado

As finais do torneio de basquete dos Jogos Escolares de Ubatuba acontecem neste sábado, 26, na quadra do Ginásio de Esportes Tubão. Antes, na sexta-feira, 25, acontecem as semifinais da categoria pré mirim masculino: à partir das 16 horas jogam Aurelina X Idalina e Cooperativa X Objetivo. Os vencedores se enfrentam no dia seguinte.

A rodada de sábado começa às 8h30 com as seguintes partidas: pré mirim masculino - Objetivo X Semíramis; pré mirim feminino - Tancredo X Dominique; mirim masculino - Objetivo X Tancredo; mirim feminino - Esteves X Tancredo, pré mirim masculino - vencedores das partidas do dia 25; infanto juvenil feminino - Deolindo X Taba.

Atletismo - A competição de atletismo foi disputada na última sexta-feira,18, no Estádio Ciccillo Matarazzo. Aconteceram disputas de salto em distância, arremesso de peso, 100 metros rasos e 800 metros. No feminino o primeiro lugar ficou com a escola Esteves da Silva e a escola Dionísia Bueno Veloso, do Perequê-Açu ficou em segundo. A escola Capitão Deolindo venceu a competição masculina, deixando o Esteves em segundo.

Vôlei - O torneio de vôlei realiza neste sábado, 26, a última rodada da fase classificatória com partidas do torneio infanto juvenil feminino. À partir das 8h30 na quadra do Colégio Taba jogam Aurelina X Tancredo, Dominique X Belarmino, Esteves X Áurea e Deolindo X Cooperativa. As finais do vôlei acontecem dia 3 de dezembro.


• Torneio Aquakids / Di Mônaco mostra a força jovem da natação em Ubatuba

A Secretaria de Esporte e Lazer promove neste domingo, 27, o 7º Torneio Aquakids / Di Mônaco de natação. A prova mantém sua principal característica: revelar novos talentos na natação de Ubatuba, atendendo alunos das categorias de base, visando uma iniciação com critérios técnicos. Em agosto deste ano aproximadamente trezentos jovens nadadores com idades entre 7 e 14 anos participaram da sexto edição do evento.

Cerca de 200 alunos da Piscina Municipal vão participar do torneio evento. Três outras escolas de natação da cidade foram convidadas: a RH, Barros Aqcua e Spazio. O Torneio Aquakids conta com o patrocínio da Di Mônaco desde sua criação, mostrando o compromisso da empresa com a natação de Ubatuba.

Pró Natação - Atletas de Ubatuba participarão neste final de semana da final estadual do Pró Natação, no Complexo Poliesportivo "Edgard Dega Gonçalves", na cidade de Sertãozinho. A Final Estadual do Pro-Natação é um evento esportivo promovido pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.

Relação dos atletas de Ubatuba qualificados para a final em suas respectivas provas:

50 metros costas - Ian Prado Barreto

50 metros peito - Pedro Henrique de O. S. Bueno

l00 metros livre - Camila de Cássia Oliveira, Camila Montinni de Faria

100 metros costas - Camila de Cássia Oliveira, Flávia Fernandes, Felipe Attili Costilhas, Caio Cesar Prado dos Santos

l00 metros peito - Stefany Ingrid Carneiro Luz

200 metros medley - Priscila Rebouças Santos, Camila Montinni de Faria


• Vôlei mirim masculino de Ubatuba fica com a prata na LIVOVALI

Feminino tenta o ouro nesta sexta-feira

A equipe de vôlei Ubatuba - Kall Som / Assai Distribuidora de Água / Cristal Line Turismo, conquistou a medalha de prata na categoria mirim masculino. Em partida realizada na última quarta feira, 23, no Ginásio de Esportes Tubão, a equipe de Ubatuba foi derrotada mais uma vez por 3 sets a 2 pelo time da Orion / Fademp / Atleta Cidadão, de São José dos Campos, terminando assim na segunda colocação.

As parciais foram 17/25, 25/20, 21/25,25/22 e 7/15 em uma partida que durou 1h46min.

A equipe de Ubatuba treinada por Marcos Jardim, contou com Bruno, David, Bruno, Renan, Rafael, Victor, Jonas, Lucas, Ricardo, Alexandre, Felipe e Pedro.

Na mesma hora, só que em Mogi das Cruzes, a equipe juvenil de Ubatuba finalizava sua participação na Liga, perdendo para a equipe da casa por 3 sets a 2. Com este resultado Ubatuba terminou o torneio na quarta posição.

Feminino busca o ouro

A equipe mirim feminino Ubatuba - Biodance / Nipakh Honda / Auto Elétrica / Mecânica Marquinhos venceu a primeira partida do play-off final da LIVOVALI na noite de terça-feira (22). O jogo, disputado em São José dos Campos contra o Tênis Clube, foi emocionante e Ubatuba venceu por 3 sets a 2, após estar perdendo por 2 a 0 (22/25, 13/25, 25/23, 25/18 e 15/6).

A segunda partida acontece nesta sexta-feira, 25, às 18 horas, no Ginásio de Esportes Tubão. A vitória dará o título a equipe de Ubatuba. Em caso de vitória do Tênis Clube, haverá a necessidade da terceira partida, no sábado, às 17 horas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.