14/09/2025  00h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
27/11/2005 - 18h02
Presidente do IBGE pede atenção aos idosos
Cristiane Ribeiro - ABr
 
Governos precisam se preocupar com envelhecimento da população, diz presidente do IBGE

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, disse dia 25 que os governos municipais, estaduais e federal precisam começar a planejar políticas para atender a população que está envelhecendo. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2004 (PNAD), que confirmam o envelhecimento da população brasileira, Nunes afirmou que as adaptações passam pela previdência social, saúde, educação, construção civil e transportes.

A pesquisa divulgada pelo Instituto mostra que em 2004 havia uma proporção de seis idosos para cada cinco crianças menores de cinco anos de idade, enquanto que há 20 anos atrás eram 48 idosos para cada 100 crianças de cinco anos.

"A pirâmide demográfica, que tinha na base uma proporção muito grande de crianças e jovens e no topo uma proporção relativamente pequena de pessoas idosas, hoje se transformou em uma maçã, porque as taxas de fecundidade estão diminuindo e a idade média dos brasileiros está aumentando, o que, conseqüentemente, altera a composição etária da população", explicou o presidente do IBGE.

Ainda segundo Nunes, os números mostrados na PNAD 2004 revelam um retrato mais positivo do país em todas as áreas, especialmente em termos de emprego e renda. Para ele, os indicadores devem servir como referência para nortear as políticas públicas e ações que visem o crescimento do país.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.