14/09/2025  00h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
28/11/2005 - 13h16
10 dicas para evitar golpes nas compras on-line
 
 
Número de compradores em lojas virtuais cresce 38% em 2005

O final de novembro e início de dezembro são períodos de grande movimentação nas lojas eletrônicas devido a questões relacionadas à logística de entrega. As pessoas que usam a Internet para comprar presentes para as festas de fim de ano antecipam as compras. Para auxiliar estes consumidores, o Movimento Internet Segura (MIS) sugere um conjunto de medidas para tornar a compra pela rede uma experiência sem qualquer tipo de susto.

O varejo eletrônico brasileiro deve chegar ao final de 2005 com 4.5 milhões de pessoas diferentes tendo feito pelo menos uma compra em lojas virtuais. O número, estimado pela empresa de pesquisa e marketing on-line E-Bit, representa um crescimento de 38% sobre os 3.25 milhões de compradores registrados no ano passado.

O consultor do MIS, Gastão Mattos, explica que após um período de apreensão sobre a capacidade de invasão dos hackers, hoje as pessoas estão começando a perceber que tomando alguns cuidados a compra pela Internet pode ser tão segura quanto adquirir produtos com a presença física. Ele lembra que pesquisas recentes revelaram que 74% do volume total de tentativas de golpes têm início com o envio de e-mails falsos. "Hoje já existe uma certeza de que a compra de qualquer tipo de produto pela Internet em lojas reconhecidas e com cartão de crédito têm risco muito próximo de zero em termos de fraude. Isto pode ajudar a explicar este crescimento no número de compradores que utilizam a rede", afirma Mattos.

Ao alcançar a marca de 4.5 milhões de consumidores virtuais, o varejo on-line brasileiro terá alcançado 15% dos 30 milhões de brasileiros que têm acesso à Internet. Nos Estados Unidos, mais de 60% das pessoas com acesso à Internet fazem compras na rede. "Isto dá uma idéia do quanto o Comércio Eletrônico tem a crescer no Brasil", conclui Mattos.

Para ajudar neste crescimento, Mattos explica que o MIS tem intensificado o esforço para evitar que as pessoas evitem fazer compras na rede de forma errada dando chances para cair em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede por achar que ela é insegura, quando na verdade não é.

Neste sentido, a entidade oferece os seguintes cuidados sobre compras on-line :

1º) Dar preferência a sites de lojas reconhecidas
Atualmente 90% das compras registradas na Internet brasileira são feitas em lojas de marcas tradicionais e com um índice muito perto do zero em termos de fraudes e problemas. Os outros 10% são feitas em cerca de 5 mil pequenas lojas.

2º) Verificar se a loja tem central de atendimento
No caso de uma loja desconhecida, o fato dela ter uma central de atendimento revela uma preocupação em atender bem ao cliente, o que soma pontos a favor da concretização da compra.

3º) Entrar em contato com a central de atendimento para verificar se as condições oferecidas no site são realmente as que serão praticadas.

4º) Verificar a forma de pagamento
Lojas que aceitam pagamentos com cartões devem ser as preferidas já que as bandeiras e os emissores de cartões fazem uma avaliação criteriosa da empresa antes de permitir que a mesma ofereça esta opção.

5º) Desconfiar de condições muito favoráveis.

6º) Consultar a política de devolução e de troca, que deve estar exposta na home da loja.

7º) Preferir lojas que apresentem o Cadeado indicando ambiente seguro contra invasões.

8º) Atentar para a classificação do vendedor em sites de leilões
Os sites de leilões têm muita dificuldade em controlar a qualidade do produto vendido por que essa venda é feita diretamente por uma pessoa física. O sistema de classificação adotado por alguns desses sites ainda é um processo em evolução, mas já serve como um indicativo.

9º) Nunca clicar em links de sites enviados por e-mails de desconhecidos
Sugerir este tipo de atitude é uma estratégia utilizada por fraudadores que querem na verdade instalar programas espiões em sua máquina e roubar os dados para futuros golpes.

10º) Verificar no browser se o endereço do site corresponde ao que você está navegando
Outra prática dos criminosos virtuais é criar sites falsos parecidos com o de marcas famosas para enganar os internautas. Se o endereço que estiver no browser for diferente do que o nome do site utilizado, desconfie.

No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.