14/09/2025  00h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Lançamento
29/11/2005 - 20h00
Câmara lança revista sobre política externa
 
 
Plenarium será lançada nesta quarta-feira (30). Além de artigos pró e contra a política externa do governo Lula, a publicação trata da Reforma do Judiciário, do legado de Getúlio Vargas e de outros temas atuais

A Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (30), às 18 horas, no Salão Nobre, o segundo número da revista Plenarium. A política externa é o tema dominante nesta edição que traz, também, reflexões sobre a reforma do Judiciário e o legado de Getúlio Vargas, entre outros assuntos.

A revista traz artigos de acadêmicos renomados, como Amado Luiz Cervo, Eduardo Viola, José Augusto Guilhon Albuquerque, Luiz Alberto Moniz Bandeira e Renato Baumann, além do ministro das Relações Exteriores Celso Amorim e do deputado federal e ex-ministro Eduardo Campos (PSB-PE).

Os articulistas fazem um resgate histórico da política externa brasileira diante da nova ordem econômica mundial, analisam a posição de independência do país em relação à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a necessidade de implantação do Mercosul e a busca pela cadeira no Conselho de Segurança da ONU. Os textos discutem a conflituosa relação entre a manutenção da soberania brasileira e a necessidade de adesão do país a tratados diplomáticos.

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim destaca os movimentos da diplomacia brasileira na direção de apresentar o país como liderança regional, a aproximação com os países árabes e africanos, a defesa da luta mundial contra a fome e a missão de paz do Haiti.

O cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira sai em defesa da política externa do governo Lula. Para ele, o governo se opôs a acordos que resultariam em prejuízo para o Brasil e não aceitou uma redução de tarifas "que tivesse como base o percentual aplicado, menor que o consolidado na OMC (Organização Mundial do Comércio), como fizera o governo de Fernando Henrique Cardoso".

Já o professor José Augusto Guilhon Albuquerque, da Universidade de São Paulo (USP), critica a política externa. Segundo ele, a multiplicidade ideológica inerente ao Partido dos Trabalhadores reflete-se nas ações do Itamaraty, que, enquanto busca o apoio de vários países para obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, posterga a sua entrada como membro pleno da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele defende que a entrada na OCDE "poderia proporcionar maior suporte a pretensões de natureza política do que o apoio de qualquer número de países em desenvolvimento".

Outros temas

A seção Olhar Externo publica artigo do historiador Niall Ferguson, da Universidade de Harvard, em que confronta a globalização atual com fenômeno parecido ocorrido no final do século XIX e começo do século XX. Segundo ele, a experiência anterior naufragou.

Na seção Perfil, o diplomata e professor Carlos Henrique Cardim escreve sobre a participação de Rui Barbosa na II Conferência de Paz de Haia, em 1907. Já a seção Folclore Político, assinada pelo jornalista e ex-deputado federal Sebastião Nery, conta casos ambientados na política externa.

Passados 50 anos da morte de Getúlio Vargas, as cientistas sociais Angela de Castro Gomes, Lucia Hipollito e Lucilia de Almeida Neves Delgado analisam, na seção Pensar, em três diferentes artigos, o modelo de organização de bases corporativas dos sindicatos, a construção da identidade e da maioridade do sistema partidário no período 1945-64 e as resistências políticas enfrentadas pelos trabalhismos de Getúlio e João Goulart.

Ilmar Galvão, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal; Newton Tavares Filho, consultor legislativo da Câmara dos Deputados; Sigmaringa Seixas, deputado federal; e Edgar Lincoln de Proença Rosa, procurador da Fazenda Nacional, escrevem na seção Idéias e Leis. Esta traz um debate sobre a Emenda Constitucional nº 45, de 8 de dezembro de 2004, a da Reforma do Judiciário, cuja demorada tramitação mostra as dificuldades de obtenção de um acordo entre os segmentos que atuam na distribuição de Justiça.

Plenarium apresenta ainda outras seções: Imagem Histórica, com foto produzida durante os eventos comemorativos dos 500 anos do Brasil, comentada pelo repórter fotográfico André Dusek; Palavras e História, em que o professor e ministro aposentado do TSE Walter Costa Porto analisa pronunciamento de José Bonifácio, o Moço, na Câmara dos Deputados do Império, em 1879; Charge, seção na qual o editor e historiador Pedro Karp Vasques mostra a ironia cáustica dos chargistas do Segundo Império; Leituras, com resenhas do diplomata e professor Paulo Roberto de Almeida em olhar atento sobre seis obras de temáticas diversas. Os 45 anos de Brasília também são homenageados, com obras do artista plástico Hosana Bezerra, que busca nos traços e símbolos da capital fortes elementos de inspiração.

A solenidade de lançamento da revista vai contar com a presença do presidente da Câmara, Aldo Rebelo, assim como de autoridades da República e autores que assinam artigos nas diversas seções da publicação. A revista Plenarium é resultado de parceria entre a Secretaria de Comunicação Social e o Centro de Documentação e Informação da Câmara.

A revista, de 338 páginas e primorosa edição colorida, será distribuída gratuitamente na solenidade de lançamento. Informações a respeito da obtenção de outros exemplares podem ser adquiridas pelo e-mail revistaplenarium@camara.gov.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "LANÇAMENTO"Índice das publicações sobre "LANÇAMENTO"
31/12/2022 - 07h22 Como passar de primeira no exame da OAB?
17/12/2022 - 05h47 Clareza para reencontrar o propósito da vida
24/11/2022 - 06h08 Como expandir a mente humana?
18/11/2022 - 05h55 `O cu e o pau de selfie´
15/11/2022 - 05h59 Nem homem, nem mulher
01/11/2022 - 05h44 De que forma você enxerga uma música?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.