13/09/2025  22h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
01/12/2005 - 06h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  A diretora da escola Carmem Cassiano dos Santos entrega CD à secretária de Educação, Isabel Roseli Leite.

• Escolas de Ubatuba concorrem ao "Prêmio Nutrir 2005"

Ubatuba é a única cidade do estado que cumpriu o programa da Nestlé na íntegra

A Nestlé vai premiar as escolas que melhor aplicaram os ensinamentos e os recursos do Projeto Nutrir (programa de educação alimentar), em Ubatuba, nesta quinta-feira, 1 de dezembro. Ubatuba foi a única cidade do estado de São Paulo a promover os dois módulos de capacitação, ficando assim habilitada a participar do "Prêmio Nutrir 2005".

A equipe da Nestlé esteve em Ubatuba nos meses de fevereiro e agosto com o objetivo de ensinar à merendeiras e orientadoras pedagógicas hábitos saudáveis, jogos e atividades lúdicas, onde foram transmitidos conceitos de higiene, nutrição e aproveitamento integral dos alimentos.

Os três trabalhos escolhidos por uma comissão especial, indicada pela Nestlé, receberão como incentivo uma mini-biblioteca com livros sobre educação alimentar e um kit com utensílios de cozinha, sendo que os dois melhores colocados serão contemplados com prêmios em dinheiro (R$ 3 mil para o primeiro e R$ 2 mil para o segundo), a ser aplicados em novos projetos de educação alimentar.

Entre os trabalhos apresentados pelas escolas estão CDs, DVDs, jornal, feira de alimentos, entre outros. Ao todo são dezesseis trabalhos que estarão concorrendo aos prêmios, que serão entregues no Salão da Igreja São Francisco, à partir das 14 horas.

Escola lança CD

O pátio da EMEI Professora Bessie Ferreira Osório de Oliveira, no bairro do Itaguá, foi pequeno para abrigar o grande número de convidados que acompanhou o lançamento do CD "Comer é muito bom", na noite da última terça-feira, 29. O CD é um dos trabalhos realizados a partir do projeto Nutrir e que concorre ao prêmio nesta quinta-feira.

O lançamento se transformou numa grande festa, que contou com a apresentação de alunos que cantaram algumas músicas do CD, que tem 15 faixas e foi totalmente produzido e gravado em Ubatuba. O CD foi uma idéia da professora de música Maria Emília Tosin Aranha, que contou com a ajuda de seu marido, o músico Frederico João Zimmermann Aranha, que fez os arranjos.

Todos os alunos da Emei, de 3 a 6 anos, pais e funcionários da escola participaram do trabalho. "Foi um trabalho conjunto, onde o tempo era nosso maior adversário. Conseguimos produzir e lançar o CD a tempo de participar do Prêmio Nutrir. Mais do que a alegria das crianças em ter um CD com suas vozes, está o aprendizado obtido durante o desenvolvimento do projeto durante o ano", disse Carmem Pereira Cassiano dos Santos, diretora da escola.

Após as apresentações aconteceu uma entrega simbólica dos CDs a alguns pais e à Secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite. Todos os pais de alunos da unidade escolar receberão um CD, da mesma forma que todas as escolas da rede municipal de ensino terão um exemplar.


• Pregão presencial será adotado pela Prefeitura de Ubatuba

Novo sistema garantirá maior agilidade em licitações e poderá entrar em funcionamento ainda este ano

A Prefeitura de Ubatuba já está preparada para adotar o pregão presencial. Trata-se de uma nova modalidade de licitação utilizada para a aquisição de bens e de prestação de serviços comuns com qualquer valor estimado da contratação. O pregão oferece benefícios para todos os envolvidos no processo, ou seja, a sociedade tem ampla transparência, o fornecedor amplo acesso à disputa e a Prefeitura a rapidez no processo de compra, além da redução de preços, custos operacionais e tempo de duração do processo.

Oito funcionários da Secretaria de Administração já passaram por treinamentos específicos e se tornaram pregoeiros. Para a realização do pregão, a Prefeitura já dispõe de uma sala própria, com infra-estrutura necessária localizada na secretaria de Administração. A Prefeitura aguarda apenas o envio do Projeto do Executivo para a Câmara nos próximos dias para que o pregão seja validado.

O secretário de Administração, Sílvio Bonfiglioli Neto, explica que o pregão é uma sessão pública com diversas regras de funcionamento, onde existem várias vantagens, entre elas, a redução do prazo de publicidade para o recebimento da proposta que é de oito dias úteis, a inversão das fases, com a habilitação no final e apenas da licitante que ofertou o menor preço, redução do número de recursos administrativos, entre outras. "Acreditamos que o pregão também será uma oportunidade para que os comerciantes locais se interessem mais em participar das licitações municipais, tendo em vista as vantagens oferecidas", avaliou Bonfiglioli.

Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, o pregão presencial vai garantir maior transparência dos atos administrativos. "Acreditamos que a total visibilidade dos atos administrativos é uma obrigação de quem está no poder", afirmou o prefeito.


• "Quilombos do Brasil" começa nesta sexta em Ubatuba

Encontro reunirá cerca de 450 pessoas no Quilombo da Caçandoca e abordará o reconhecimento, a regularização e a titulação dos quilombos no país

Neste final de semana, dias 2, 3 e 4 de dezembro, o Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba estará sediando o encontro "Quilombos do Brasil". Segundo a Associação dos Remanescente de Quilombos da Comunidade Caçandoca, a expectativa é que estejam presentes cerca de 450 pessoas. Só do Estado de São Paulo já estão confirmadas as presenças de 67 unidades quilombolas. A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro estará na abertura do evento e é aguardada a confirmação da presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Durante as festividades da 2ª Marcha Zumbi + 10 Contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida, em Brasília, Fernando Francisco de Almeida, representando o Quilombo da Caçandoca, esteve nas comemorações e conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o evento em Ubatuba e as problemáticas que a comunidade vem enfrentando. O presidente não descartou a possibilidade de sua presença no encontro em Ubatuba, dependendo apenas da verificação de compromissos em sua agenda.

Objetivos

Dentre os temas abordados nesses três dias estão a organização de uma agenda política anti-racismo para as comunidades quilombolas do Estado, o desenvolvimento sustentável e tecnológico, políticas públicas e a geração de trabalho e renda. Roseli da Cruz, voluntária do Quilombo da Caçandoca acredita que o local foi escolhido por se tratar de uma área quilombola das mais problemáticas no país. "Discutiremos as problemáticas jurídicas, políticas e fundiárias dos quilombos dentro do seio do problema", avaliou.

"Quilombos do Brasil", tem como objetivo estimular o trabalho conjunto entre o poder público e as lideranças quilombolas para a identificação das necessidades e prioridades destas com as comunidades, incentivando o desenvolvimento econômico sustentável. Irá também formalizar compromisso para a regularização fundiária dos quilombos, principalmente os que se encontram em conflitos judiciais, promovendo o levantamento de terras públicas. O encontro tem ainda como meta efetivar as competências das ações das Associações das Comunidades Quilombolas, conforme o Decreto Lei 4.887 e oficializar a comissão da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Ubatuba está apoiando o evento. O Quilombo de Caçandoca está localizado na estrada Benedita Luiza dos Santos, 1474, Ubatuba, km 78 da Rodovia SP 55.

O problema

Na Região Sul de Ubatuba está localizado o Quilombo de Caçandoca. Cerca de 66 famílias vivem no local. São descendentes dos antigos trabalhadores de uma fazenda de café que havia na região, e cuja ocupação da terra remete às últimas décadas do século XIX. Apesar de o Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) ter reconhecido a área como território quilombola, no ano de 2000, os quilombos foram recentemente ameaçados de despejo pela Urbanizadora Contimental, que reinvindica a propriedade da terra.

O Itesp pretende realizar projetos de desenvolvimento sustentável no local, como o cultivo de mexilhões, ecoturismo e um centro de artesanato, visando o aproveitamento do potencial, com o objetivo de gerar renda aos quilombolas.

A praia da Caçandoca está localizada em um dos trechos mais valorizados no litoral norte de São Paulo, cercada de casas de veraneio e condomínios de luxo.


• "Joguinhos Escolares" começam no dia 5

A terceira edição dos "Joguinhos Escolares" começa na próxima segunda-feira, 5 de dezembro. Devem participar da competição alunos com idade entre 7 e 10 anos, de 16 escolas de Ubatuba. A cerimônia de abertura acontece no Ginásio de Esportes Tubão, à partir das 9 horas, com o desfile das delegações. Ainda no dia 5, só que no período da tarde, acontecem as competições de atletismo, no Estádio Municipal. Os atletas terão um ônibus à disposição que sairá às 13h30, de frente do Ginásio Tubão. No dia 6 começam as competições de queimada e futebol society.

Os "Joguinhos Escolares" terminam no dia 9 de dezembro e são realizados através de uma parceria entre as secretarias de Educação e Esporte e Lazer.


• Escolinhas de esporte de Ubatuba encerram atividades dia 9

As aulas das escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba terminam no próximo dia 9 de dezembro. O encerramento das atividades será com uma grande festa, no Ginásio de Esportes Tubão, quando serão entregues certificados de conclusão a todos os alunos que participaram regularmente das aulas de basquete, futebol, natação, surfe e vôlei.

A renovação das matrículas para 2006 acontece no período de 6 a 14 de fevereiro.


• Vôlei de Ubatuba tem atletas destaque na Livovali

A Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI) já definiu alguns dos atletas destaques de 2005. As equipes de Ubatuba conquistaram até o momento quatro prêmios. No infanto juvenil masculino os atletas Antônio Pinto Netto (atacante), Rennan Marcel Prado dos Santos (bloqueio) e Márcio Vieira Júnior (levantador) foram escolhidos como atletas destaques.

Já no infantil feminino, Greice Kelly Graça foi escolhida como a atletas de melhor passe.

Ainda faltam as definições dos atletas nas categorias mirim (masculino e feminino) e troféus eficiência, disciplina e fair play. A LIVOVALI deve apresentar a lista completa nos próximos dias.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.