• Edílson Félix: "Solução pela metade não é solução!"
Moradores denunciam: Sem tratamento, "trombão do eduardo" está jorrando esgoto diretamente no rio. O vereador Edilson Félix, através de sua assessoria, em vistoria pelo bairro do Perequê-Mirim, em setembro passado, constatou um vazamento de águas servidas, provavelmente esgoto, saindo da E.M. Maria da Cruz Oliveira. O vazamento foi fotografado e uma matéria publicada, em 24 de setembro, visando chamar a atenção do Executivo para resolver o problema. Edílson encaminhou indicação ao Sr. Prefeito, de n.º 1732, para que realizasse vistoria e reparos urgentes naquela unidade de ensino. Serviço executado? Em 17 de novembro, o vereador recebeu ofício do Gabinete do Prefeito, de nº. 838/05 - AEG, informando que o serviço solicitado naquela unidade de ensino havia sido executado. De posse desta informação, o vereador dirigiu-se ao sertão do Perequê-Mirim, para verificar como fora solucionado o problema. Ao chegar ao local, deparou-se com a seguinte situação: a Prefeitura construiu uma caixa de concreto, para onde as águas servidas são enviadas. À medida que esta caixa vai enchendo, as águas servidas, possivelmente esgoto, são despejadas - através de um longo cano de PVC - sem nenhum tratamento, em um córrego próximo. No local, o vereador foi informado que a obra ainda não está concluída, pois faltam os cloradores, para que o esgoto não contamine as águas. Edilson reclamou: "solução pela metade não e solução!". Agressão ao meio ambiente A população local já apelidou a obra de "trombão do eduardo", uma vez que a mesma evita que o esgoto fique acumulado nas proximidades da escola, mas acaba por jogá-lo diretamente no rio, através do tubo de PVC. Para Edílson, a obra é um primor de agressão ao meio ambiente: "Em um momento em que se discute o papel fundamental da água, com campanhas educacionais e institucionais visando a sua conservação e melhor aproveitamento, a prefeitura faz uma obra primária destas, aparando a sujeira e jogando diretamente nas águas de um córrego. É desanimador", concluiu. • Igreja Adventista do Sétimo Dia recebe homenagem na Câmara Municipal
Programas solidários e voltados para crianças e adolescentes recebem Moções de Congratulações das mãos do vereador Edílson Félix A Igreja Adventista do Sétimo Dia recebeu, na terça-feira, 29 de novembro, Moções de Congratulações propostas pelo vereador Edílson Félix, homenageando a ADRA de Ubatuba, o Clube de Desbravadores Atalaias de Aglae e o Clube de Aventureiros Formiguinhas Mensageiras. ADRA de Ubatuba A ADRA - Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais recebeu Moção de Congratulações por seus trabalhos sociais desenvolvidos em nossa cidade, a partir da Igreja Matriz e das Igrejas do Ipiranguinha e da Picinguaba. A Agência, que foi fundada 1860, realiza seus trabalhos através de voluntários e de doações de pessoas físicas, de empresas e do Governo. A ADRA atende famílias carentes das comunidades onde atua, com o fornecimento de cestas básicas, roupas e o oferecimento de cursos profissionalizantes. Clube dos Desbravadores O Clube dos Desbravadores foi criado em 1950, pelos adventistas para desenvolver um maior envolvimento dos jovens com atividades ao ar livre. O programa encontrou adesão mundial, estando presente em mais de 130 países, com mais de um milhão de jovens envolvidos. Em Ubatuba, o Clube de Desbravadores Atalaias de Aglae, vem desenvolvendo um excelente trabalho na formação de jovens e adolescentes. Clube de Aventureiros O Clube de Aventureiros Formiguinhas Mensageiras iniciou suas atividades em 18 de abril de 2004 e já conta com a participação de mais de 30 crianças. O Clube, que visa o desenvolvimento físico, mental e religioso, é dirigido pela Srª Rosangela Oliveira Silva. O pastor Johnny Cleber Francisco utilizou a tribuna para agradecer ao vereador Edílson Félix pelas Moções de Congratulações. O vereador respondeu que os programas desenvolvidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia são de grande valor para a nossa comunidade e que a homenagem é mais do que merecida. • Vereadores de Ubatuba participam do 1° Congresso Nacional de Vereadores em Aparecida (SP)
"Política a Serviço da Solidariedade e da Paz" foi o tema do Congresso Foi realizado em Aparecida (SP), de 22 a 25 de novembro, o 1° Congresso Nacional de Vereadores, com a participação de 400 edis, provenientes dos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás. O tema do Congresso foi "Política a serviço da solidariedade e da paz". O evento teve a promoção Câmara Municipal e Prefeitura de Aparecida e da Arquediocese de Aparecida. A realização foi da União dos Vereadores do Estado de São Paulo/SP, CEPAM e da Fundação Konarad Adenauer. Carta de Aparecida Os vereadores Jairo dos Santos - PT, presidente da Câmara Municipal de Ubatuba e Claudinho Gulli - PMDB, estiveram presentes ao evento, participando das oficinas e das discussões que antecederam a elaboração da "Carta de Aparecida", que é o retrato das discussões e propostas apresentadas durante os três dias do evento. As mesas de palestras discutiram temas como os desafios atuais da política, cidadania e governo no Brasil, e Poder Legislativo à luz da democracia e da doutrina social da igreja. Assuntos ligados ao funcionamento da estrutura política brasileira também estiveram em na pauta, como nas palestras "a Câmara Municipal no Brasil de hoje" e "a representação política nos municípios". Autoridades presentes Compuseram a mesa de abertura (no dia 23/11), o governador Geraldo Alckmin; o prefeito José Luiz Rodrigues (Aparecida); o Arcebispo Dom Raymundo Damasceno de Assis (Arquidiocese de Aparecida); Dom Antonio Mucciolo (presidente do Conselho da Ibrac - Rede Vida de Televisão); o presidente do Cepam, Renato Amary; o presidente da Câmara Ernaldo Cezar Marcondes (Aparecida); Sebastião Misiara (presidente da Uvesp); José Mário Brasiliense Carneiro (diretor da Oficina Municipal); deputado federal Marcelo Ortiz; deputada estadual Célia Leão; João Monteiro de Barros Filho (Diretor Presidente da Rede Vida); vereador de Ilhéus (BA) Joabis Ribeiro (presidente da União dos Vereadores do Brasil); Luís Mário Machado (presidente da Associação dos Vereadores do Rio de Janeiro). O vereador Jairo dos Santos considerou importante o Encontro, pela troca de experiências e de informações com vereadores de municípios de vários estados, para acompanhar novas propostas e projetos.
|