13/09/2025  23h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
07/12/2005 - 08h00
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Domingos dos Santos, Matilde Ribeiro e Silvana Niel.

• Ministra em Ubatuba

A Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro participou no último sábado, dia 3, do encontro Quilombos do Brasil, realizado na Praia da Caçandoca. Na foto, a ministra posa ao lado do vice-prefeito Domingos dos Santos e da chefe de gabinete, Silvana Niel, que trabalhou incansavelmente para que o evento nacional realizado em Ubatuba tivesse o êxito almejado.


• Associações de Bairro participam de encontro com prefeito e secretários

Praticamente todos os presidentes de Associações de Bairro de Ubatuba participaram, na manhã do último sábado, do 2º encontro das entidades realizado este ano com o prefeito Eduardo César e secretários municipais. Durante o evento, que aconteceu na Escola Tancredo, os representantes das sociedades amigos de bairro de Ubatuba puderam acompanhar apresentações de algumas secretarias, a exemplo do Turismo, Saúde, Educação e Esporte, onde foram abordadas as ações realizadas durante o ano e alguns projetos para 2006, além de um vídeo sobre Plano Diretor e uma explanação sobre o projeto de congelamento da Prefeitura.

Na segunda parte do evento, o prefeito ouviu perguntas dos presidentes das associações. Entre elas, porque a prefeitura ainda não melhorou as ruas da cidade; se a prefeitura está preparada para as chuvas fortes da temporada e quais os motivos da demora na implantação do sistema de esgoto no município. Sobre o esgoto, o prefeito lembrou que se trata de obras do governo estadual realizadas através da Sabesp e que várias reuniões já foram realizadas, a última inclusive com a presença do superintendente do órgão. "Vamos continuar questionando junto a Sabesp, buscando a agilização destas obras", reforçou o prefeito, fazendo um convite às associações para que se engajem neste movimento.

Operação tapa buracos

Quanto aos questionamentos dos presidentes sobre a situação das ruas da cidade, com muitos buracos, o prefeito voltou a explicar a questão do embargo da usina de asfalto. "A usina de asfalto da prefeitura foi embargada pela Cetesb neste ano porque havia suspeita de contaminação do solo da região. Essas irregularidades vem se arrastando há anos e agora estamos viabilizando uma série de obras para que o asfalto seja feito sem prejudicar o meio ambiente e conforme determina a lei", esclareceu o prefeito. Eduardo César lembrou também que agora falta muito pouco para que a usina volte a funcionar e a prefeitura possa retomar a operação tapa buracos e mesmo o recapeamento de algumas ruas. "As fortes chuvas que têm castigado nosso município ao longo deste ano aliado ao asfalto de qualidade duvidosa que fizeram em anos anteriores deixaram as nossas ruas nesta situação lamentável".

Prevenção a enchentes

O prefeito informou também aos presidentes de associações que um grande trabalho de limpeza de rios e valas está sendo feito na cidade para evitar transtornos com as chuvas de verão. Uma escavadeira hidráulica S-90 que está no município através de uma parceria com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do Governo do Estado está viabilizando um grande trabalho de aprofundamento de leitos de rios e serviços da dragagem para evitar possíveis enchentes. "Este trabalho fará com que tenhamos mais segurança e tranqüilidade, principalmente para os moradores da região da Praia Grande, Toninhas, Perequê-Açú, Lagoinha e Maranduba", disse o prefeito.

O evento, que contou com um agradável café da manhã e música ao vivo foi organizado pela Assessoria de Assuntos Comunitários. "O nosso objetivo foi aproximar os dirigentes municipais das associações de bairro, promovendo um intercâmbio de idéias e a busca de soluções em conjunto para os problemas que infelizmente ainda atingem a nossa população", afirmou Adilson Lopes, da Assessoria.


• Grupos de Folias de Reis iniciam visitas às Capelas "25 de dezembro, quando o galo deu sinal  que nasceu menino Deus, numa noite de Natal"

Cantiga de Folia de Reis

Ubatuba continua na luta para manter vivas as tradições. Começaram, nesta semana, mais precisamente no dia 5, as visitas das Folias de Reis a 28 presépios de capelas espalhadas por toda a cidade. O projeto, desenvolvido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), propõe resgatar as cantigas seculares em saudação ao nascimento de Jesus, reativar os grupos das Folias e incentivar a montagem dos presépios nas capelas, que também estava sendo deixado de lado.

Atualmente, existem seis grupos de Folias de Reis em Ubatuba, contando com instrumentos bem típicos, como o machete, um tipo de cavaquinho caiçara, a rabeca, espécie de violino, também produzido pelos nativos, viola, pandeiro e caixa, um instrumento parecido com a zabumba. Além das capelas, os grupos visitam também as casas dos moradores que apreciam a tradição. Segundo Mário Gato, um dos foliões, as visitas são feitas mediante convite. "Tem casas que a gente já está costumado a visitar, mas sempre tem casas novas para ir. É só chamar a gente e deixar o bolo com café prontinhos, que a gente vai cantar, com a maior alegria!"

Segundo Nei Martins, folclorista da Fundart, a Folia de Reis é uma das manifestações de cunho religioso e cultural mais antigas do país. "Em 1583, o Padre Cardin já citava a presença de grupos de Folias de Reis no Jornal "O Carapuceiro", o primeiro do Brasil. Como é de seu costume, o folclorista pesquisou as origens da Folia de Reis em Ubatuba e registrou as memórias dos caiçaras mais antigos, para que "as tradições não se percam em meio à modernidade."

Cigarra cantou, afina a viola!
Por Nei Martins

"No mês de novembro, quando as cigarras começavam a cantar, papai dizia:

- Meu filho, tá na hora de afinar a viola pra cantar os Reis! Eu era rapazinho e ficava contente, porque acompanhava meu pai nas andanças da cantoria de Reis. Naquele tempo não tinha estrada, nem luz. À noite, eram usados fifós (tochas feitas de bambu com azeite de nogueira dentro) para clarear o caminho. Então, as pessoas que não cantavam os Reis carregavam os fifós. Era aquela procissão de madrugada, uma beleza! Ah, meu Deus, que saudades!"

Ozório Antônio de Oliveira, nascido em 1899, morador do Sertão do Prumirim

Calcula-se que a tradição da Folia de Reis tenha chegado em Ubatuba por volta de 1846, época em que o rico fazendeiro, Manoel Baltazar da Cunha Fortes construía sua residência. Ele trouxe do Rio de Janeiro a mão de obra especializada para essa construção. O caiçara Sr. Manoel Hilário Prado, nascido em 1909, diz que seu avô contava que "os camaradas (trabalhadores) do Baltazar Fortes eram bons cantores e tocadores de violas e que também conheciam umas músicas lindas em homenagem ao nascimento de Jesus".

Com o passar do tempo, muitos agrupamentos de foliões surgiram em Ubatuba e que foram acrescentando elementos novos à cultura caiçara. A partir dos anos 70, quando o desenvolvimento da cidade se acentuou devido à chegada da luz elétrica e da BR-101, essa prática foi desaparecendo e acabou por ficar adormecida até 1997. Naquele ano, a Fundart promoveu uma noite de cantorias para exaltar a figura do menino Jesus, em um presépio montado no mesmo casarão onde tudo começou. Apenas dois grupos se apresentaram nessa ocasião, porque poucas pessoas tinham o conhecimento das letras. No ano seguinte, a proposta de recuperar essa manifestação foi estendida aos bairros, como forma de incentivar a armação de presépios.

Confira a programação dos Grupos de "Folias de Reis" nas Capelas do município:

05/12
20h00 - Perequê-Mirim (Sertão)
21h30 - Perequê-Mirim (praia)

07/12
20h00 - Figueira
21h30 - Morro das Moças

08/12
20h00 - Enseada
21h30 - Itaguá

09/12
20h00 - Ipiranguinha
21h30 - Bela Vista

12/12
20h00 - Lázaro
21h30 - Rio Escuro

13/12
20h00 - Barra Seca
21h30 - Perequê-Açú

14/12
20h00 - Itamambuca (Sertão)
21h30 - Itamambuca (praia)

15/12
20h00 - Pedreira
21h30 - Marafunda

20/12
20h00 - Sertão do Puruba
21h30 - Puruba (praia)

21/12
20h00 - Taquaral
21h30 - Sumidouro

22/12
20h00 - Sesmaria
21h30 - Estufa I

23/12
20h00 - Picinguaba
21h30 - Sertão da Fazenda da Caixa

27/12
20h00 - Félix
21h30 - Prumirim

29/12
20h00 - Estufa II
21h30 - Vila Indaiá


• Vestibulinho do Tancredo movimenta estudantes de Ubatuba e região

A Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves realizou no último domingo, 4, as provas do Vestibulinho 2006. Cerca de 400 alunos disputaram as 180 vagas disponíveis para os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Secretariado e Turismo. Alunos de outras cidades do litoral vieram tentar vagas nos cursos.

Vários alunos chegaram após o fechamento dos portões e ficaram impossibilitados de prestar o exame. Alguns deles chegaram a acionar a polícia, que nada pôde fazer diante do fato."Os horários constavam do edital e foram divulgados pela imprensa, não havia motivo para reclamações", disse a diretora da escola Rose Barboza Marangoni.

Os resultados serão afixados na escola no dia 3 de janeiro e as matrículas poderão ser feitas a partir desta data.


• Ubatuba promove palestra sobre Educação Fiscal nesta quarta-feira

O Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), vem se desenvolvendo com a participação das quatro cidades do Litoral Norte. Nesta quarta-feira, 7, é a vez de Ubatuba promover uma reunião com o objetivo de esclarecer os alunos e a população sobre a importância do cumprimento das obrigações tributárias e incentivar o exercício dos direitos que se contrapõe a essas exigências. Com a Educação Fiscal, cujo programa é desenvolvido em escolas e comunidades em parceria com os governos estaduais, procura-se derrubar o mito de que a sonegação fiscal compensa.

O programa aponta a importância dos tributos na vida das pessoas e os benefícios que eles proporcionam à coletividade. Para a Receita, a educação fiscal é tão importante quanto a educação ambiental, a afetiva e sexual, além da educação para o trânsito. Outro objetivo da educação fiscal é mudar essa cultura secular que torna os cidadãos complacentes com a sonegação, o contrabando, a pirataria e a corrupção. Ao incluir o tema educação fiscal na sua missão institucional, a Receita Federal reconhece que, embora essenciais, não será possível combater essas práticas apenas com medidas de repressão, fiscalização e controle.

A palestra sobre Educação Fiscal será proferida por Mauro Luis Silva, fiscal da Receita Federal e acontece em dois horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Salão da Igreja São Francisco. O evento é uma parceria de Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação com a Receita Federal.


• Prefeitura de Ubatuba demite servidor que tentou fraudar folha de pagamento

A Prefeitura de Ubatuba exonerou nesta terça-feira, 6, o funcionário Aléssio Bastos Cardenuto, de 21 anos, por tentativa de desvio de dinheiro da folha de pagamento da instituição. O servidor foi exonerado e levado, por guardas municipais, até a Delegacia de Polícia da cidade, onde confessou que na folha de pagamento de dezembro, inseriu nove nomes de pseudo pensionistas, num valor total de R$ 19.502,74. O valor, segundo o chefe do Departamento Pessoal da Prefeitura, foi depositado na conta de Aléssio, por ele mesmo. Além da exoneração, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura entrou imediatamente com uma Medida Cautelar para bloqueio de bens, inclusive da conta corrente do ex-servidor, além de uma representação junto ao Ministério Público pedindo a prisão preventiva do envolvido na tentativa de fraude.

Segundo os funcionários do setor, Aléssio trabalhava na prefeitura desde novembro de 2003, como estagiário da folha de pagamento e no início deste ano foi contratado, em comissão. Após a fraude descoberta em maio deste ano, quando o então servidor Alvelino Almeida Cruz foi exonerado, a conferência da folha de pagamento passou a ser rigorosa. "Este mês de dezembro tivemos três folhas praticamente simultâneas - folha de novembro que é paga em dezembro, o décimo terceiro que será depositado no dia 15 e a folha de dezembro - o que acabou atrasando em um dia a conferência dos valores depositados na última sexta-feira, dia 2", conta o chefe do Recursos Humanos da Prefeitura, George de Azevedo. "Como o rapaz já estava mal intencionado, inclusive com pedido de demissão praticamente acertado pois passou no vestibular e estaria de mudança para São Paulo, ele se aproveitou desta brecha para praticar o delito", afirma George.

No depoimento prestado à polícia, Aléssio acabou confessando a fraude e disse que agiu sozinho e foi a primeira vez que praticou tal ato.


• Jogos da Melhor Idade de Ubatuba terminam neste fim de semana

Competição definirá equipe para os Jogos do Idoso em 2006

Os atletas de Ubatuba que pretendem participar dos Jogos do Idoso em 2006 irão disputar nos próximos dias 9 e 10, a última etapa dos Jogos da Melhor Idade. No dia 9, às 8h30, acontecem as disputas do atletismo, no estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Os atletas e acompanhantes terão um ônibus à disposição, que sairá do Ginásio de Esportes Tubão, às 8 horas. Ainda na sexta-feira, acontecem as disputas de buraco e malha, na quadra da piscina, à partir das 13 horas.

No sábado, 9, serão realizadas as provas da natação, vôlei adaptado, bocha e dominó, à partir das 8h; as disputas de tênis de mesa, damas e truco começam às 13h. A competição que fecha os Jogos da Melhor Idade de Ubatuba é a Dança de Salão, que acontece no Ginásio de Esportes Tubão à partir das 18h. Em seguida acontece a cerimônia de premiação e todos participantes do projeto Atividade Física e Cidadania participarão de um jantar de final de atividades, que deve reunir aproximadamente 400 pessoas.

Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pela Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.


• Motociclistas do Brasil se encontram em Ubatuba no 9º Motorcycle

O Cruz de Ferro Motoclube realiza nos dias 10 e 11 de dezembro o 9º Motorcycle, tradicional encontro de motociclistas na cidade de Ubatuba. O evento acontece pela primeira vez em uma praia, e a escolhida é a Vermelha do Norte. "Resolvemos mudar o visual, já que sempre nos reunimos no centro. A Vermelha do Norte é uma praia muito bonita e o pessoal vai gostar muito do local", disse Luiz Roberto Sant’anna de Paula, o Beto, presidente do Cruz de Ferro.

A expectativa, segundo o presidente do Clube, é reunir aproximadamente 300 motoclubes de todo o Brasil. "Já temos confirmação de pelo menos 250 motoclubes. Outros devem confirmar presença no decorrer da semana", garantiu Beto. Os encontros realizados anteriormente já trouxeram a Ubatuba motociclistas do Acre, e até da cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul. Para o encontro deste ano a confirmação mais distante, até o momento, veio de Brasília.

Entre as atrações, shows de rock e gincanas. Haverão ainda estandes com peças, acessórios e roupas. Os motociclistas que quiserem acampar, terão uma área reservada. O 9º Motorcycle tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Comercial e Empresarial de Ubatuba.

O clube

Fundado em 29 de outubro de 1997 em Ubatuba, o Cruz de Ferro Moto Clube é uma entidade de conotação motociclística, sem fins lucrativos, destinada a ensinar aos seus integrantes a prática do moto turismo, criando uma auto confiança nos motociclistas no que diz respeito a se aventurar nas viagens, quer seja em grupo ou até mesmo sozinho, e a ter sempre o ideal companheirismo e respeito pelos demais cidadãos. O clube possui facções no Vale do Paraíba, em Tremembé e em Paraty (RJ).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.