13/09/2025  22h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
10/12/2005 - 06h54
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Reunião sobre o programa cicloviário.

• Prefeitura implanta ciclofaixas a partir de 20 de dezembro

Ciclofaixas serão criadas inicialmente nas ruas Conceição e Thomas Galhardo

A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta sexta-feira, 9, a colocação de placas de trânsito nas ruas Conceição e Thomas Galhardo, no centro da cidade, com o objetivo de ir preparando motoristas e ciclistas para a implantação das ciclofaixas nas duas ruas a partir de 20 de dezembro. Além das placas avisando que é proibido parar e estacionar do lado esquerdo das duas ruas, também serão afixadas, na próxima semana, faixas alertando o motorista sobre as mudanças. Assim que as placas de trânsito estiverem colocadas, guardas municipais e Polícia Militar estarão nas ruas dando orientações aos motoristas e ciclistas.

De acordo com o cronograma finalizado em uma reunião na manhã desta sexta-feira, 9, no Gabinete do Prefeito, a pintura da ciclofaixa será iniciada na próxima semana, mais precisamente no dia 14, data em que as tintas de demarcação estarão disponíveis na prefeitura. Presente a reunião, o prefeito Eduardo César defendeu a urgência da implantação da ciclofaixa. "Não podemos mais suportar o caos do trânsito no centro da cidade, que provoca tensão entre ciclistas e motoristas que infelizmente acaba culminando em sérios acidentes. Temos uma estatística que em média a Santa Casa de Ubatuba atende por dia três ocorrências envolvendo ciclistas", diz. De acordo com o prefeito, a queda neste índice resulta em economia na Santa Casa e principalmente minimiza o sofrimento das vítimas e de suas famílias.

Apresentação pública

O projeto técnico do Programa Cicloviário, elaborado por um consultor do Ministério das Cidades, especialista em bicicletas, foi aprovado por unanimidade na sua apresentação pública. "Esta aprovação reflete o acerto do meu governo em planejar antes de realizar. Foram vários meses de estudo da realidade local e de planejamento das etapas de implantação do programa cicloviário para que tenhamos, num futuro próximo, a melhor solução possível, para a problemática da bicicleta na nossa cidade", esclarece Eduardo César. "Acredito que estas duas ciclofaixas vão organizar o fluxo das bicicletas, que é intenso nestas ruas. Turisticamente é muito importante que já nesta temporada, que deverá receber público recorde, estimado pela Secretaria de Turismo em cerca de 1,2 milhão de pessoas, o trânsito nestas duas importantes ruas esteja organizado", finalizou o prefeito.

Comunicado do STM

A Seção de Tributos Mobiliários (STM) da Prefeitura entregou nesta semana, a 218 comerciantes das duas ruas onde serão implantadas as ciclofaixas, um comunicado alertando que a partir de agora "serão apreendidas as coisas móveis, inclusive mercadorias expostas ou abandonadas em vias ou logradouros públicos sem a devida autorização da fazenda municipal". Segundo Lucilene Maria Pereira Tavares, chefe do setor, o comunicado se reporta a implantação das ciclofaixas nas ruas Conceição e Thomas Galhardo e lembra aos comerciantes que esta determinação já é antiga e está prevista no artigo 69 da Lei Municipal 1011 de 18/12/1989 (Código Tributário Municipal).

Confira o cronograma de implantação do Programa Cicloviário de Ubatuba:

9 a 13/12: instalação de placas de sinalização vertical

12/12 - Início da veiculação dos spots educativos nas rádios locais

13/12 - Colocação de faixas de divulgação sobre a proibição de parar e estacionar do lado esquerdo das ruas que terão a ciclofaixa e início da orientação dos motoristas por parte da Guarda Municipal e Polícia Militar sobre as mudanças no trânsito, inclusive com entrega de folhetinhos.

De 14 a 19/12 - Pintura das faixas de demarcação das ciclofaixas

20/12 - Início da operação das ciclofaixas e colocação das faixas de orientação a ciclistas e motoristas e início da entrega de folhetos educativos


• Ubatuba recebe os primeiros raios de sol da nova estação

Como a linha imaginária do Trópico de Capricórnio cruza a cidade, Ubatuba recebe os primeiros raios de sol do verão

No dia 22 de dezembro, o sol inicia a jornada de inauguração do primeiro dia de verão. E o caminho percorrido pelo sol é, exatamente, o Trópico de Capricórnio (latitude 23º 27’ S). "Assim o dia afugenta a madrugada, primeiro no Oceano Pacífico, atravessa a Austrália, adentra o Oceano Índico, chega ao continente africano. Da África ao Brasil, a alvorada avança 15º graus por hora, ou, mais ou menos 1666 km/hora. Três horas depois, Ubatuba é o primeiro lugar do nosso continente que recebe os raios do sol no primeiro dia do solstício de verão, porque o Trópico de Capricórnio ergue-se do Atlântico exatamente na cidade de Ubatuba", explica o geógrafo e vice-prefeito de Ubatuba, Domingos dos Santos. Daí a confirmação do slogan que o verão começa aqui, em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista.

Solstício de verão

O solstício tem origem latina (solstitiu - sol parado) e refere-se aos pontos extremos máximos do deslocamento do sol para o norte e para o sul. "O sol dá uma paradinha sobre o Trópico de Capricórnio no dia 22 de dezembro e sobre o Trópico de Câncer no dia 21 de junho. Exatamente às 12 horas do dia 22 de dezembro o sol está a pino, e temos o mínimo de sombra", conta Domingos dos Santos.


• Igreja Matriz é tombada pelo CONDEPHAAT

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (CONDEPHAAT) formalizou o tombamento da Igreja Matriz de Ubatuba, incluindo o Cruzeiro da Praia. O pedido foi feito pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart) em 1992 e o encaminhamento para processo de tombamento foi aprovado pelos conselheiros, numa reunião que aconteceu no último dia 28 de novembro, depois de passar por avaliações de historiadores e peritos do CONDEPHAAT.

A notícia foi dada ao Vice-Prefeito, Domingos dos Santos, à Administradora da Paróquia, Nara Ruiz, e assessores do Deputado Padre Afonso em reunião realizada na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no último dia 7. Segundo o vice-presidente do Conselho, Dr. José Rodolpho, "a comunicação oficial chegará nos próximos dias à Promotoria Pública, à Delegacia Civil e à Prefeitura, que têm o dever de proteger o que restou de patrimônio histórico e arquitetônico no Município." Apesar do tombamento ainda não estar concluído, a Paróquia já pode fazer projeto e arrecadar verbas através da Lei Rouanet para obras de restaurações.


• Educação tem nova Secretária

Patrícia Gomes Veloso Pereira assume a pasta e Isabel Leite passa a coordenar a Educação Infantil

O prefeito Eduardo César anunciou na manhã desta quinta-feira, 8, uma mudança na administração da Secretaria de Educação. A titular da pasta passa a ser a ex-coordenadora técnica de Educação Infantil, a professora Patrícia Gomes Veloso Pereira e Isabel Roseli Leite deixa o cargo de secretária para cuidar das Emeis. "Vou me dedicar agora a uma área que gosto muito e conheço muito bem, afinal estou completando 19 anos de pré-escola", afirma Bebel, como é mais conhecida. Segundo ela, a saída do cargo já estava em seus planos desde o momento em que assumiu. "Apenas aceitei este desafio temporário pelo profundo respeito que tenho pelo prefeito, que precisava, naquele momento, de uma pessoa da área, de confiança, e também por acreditar no seu projeto de governo. Acompanho a trajetória política do Eduardo desde o seu início e não tenho dúvida de que ele é a pessoa indicada para resgatar Ubatuba", reforçou.

Ainda de acordo com a ex-secretária, durante este ano, um grande trabalho de equipe foi realizado e entre as pessoas que fizeram parte deste projeto, a professora Patrícia se destacou pelo seu dinamismo e visão de futuro. "Desta forma, a mudança administrativa na secretaria acabou se tornando um processo natural, até porque continuarei fazendo parte da equipe, agora, numa área que conheço profundamente", afirmou.

Para o prefeito Eduardo César, a mudança na secretaria de Educação faz parte do processo natural de ajuste de qualquer administração, sempre em busca dos melhores resultados. "Quero agradecer o empenho que a Bebel fez este ano em prol da educação de Ubatuba. Foram 11 meses de muito trabalho e muita dedicação para reverter uma situação bastante problemática que encontramos na secretaria, especialmente com relação aos espaços físicos", afirma o prefeito.

Nova secretária

A nova secretária, Patrícia Veloso, é professora da rede municipal há cinco anos, atuou nestes 11 meses como coordenadora das escolas infantis e nesta função interditou, em conjunto com a Vigilância Sanitária, duas creches da cidade que se encontram em situações calamitosas. A Emei centro, que tinha bolor e buracos por todo lado foi interditada logo em janeiro e a Emei da Estufa II, uma casa que tinha ralos de esgoto nas portas das salas e bolor pelas paredes foi interditada em abril. Todos os alunos foram removidos para novos espaços, preparados especialmente para receber as crianças.

Entre as novidades para 2006, Patrícia adiantou que todos os alunos da rede irão receber kits escolares e uniformes que passarão a ser iguais para todas as escolas. Além disso, a nova secretária acredita que para o próximo ano, a demanda de mais de 500 vagas por creches na cidade deverá ser atendida quase que totalmente. "Estamos com vários projetos neste sentido e acreditamos que vamos conseguir, muito em breve, resolver um problema que se arrasta há muitos anos, que é a falta de creches em Ubatuba.


• Moradores do Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba não serão removidos

A sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em São Paulo, foi palco da reunião conclusiva do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar, na última quarta-feira, 7. José Roberto Jr, participou da reunião representando a prefeitura de Ubatuba. Moradores do Puruba, Picinguaba e Sertão do Ubatumirim, também estiveram presentes à reunião e receberam a notícia que serão reconhecidos como moradores tradicionais da área. "A região do Parque em Ubatuba passa a ser considerada Zona Histórico Cultural, pois ali temos quilombolas e caiçaras tradicionais", diz José Roberto. "Agora será feito um zoneamento e será oficializada a permanência mediante compromisso de conservação da área", completou.

O plano de manejo não só garante a permanência dos atuais moradores e seus descendentes no local, como também garante a continuidade de suas atividades, que incluem agricultura e pastagens.


• Alunos de pintura realizam exposição na Fundart

No próximo dia 13 de dezembro, a partir das 20h, no salão de exposições do Casarão do Porto, será realizada a abertura da exposição dos alunos do curso de pintura da Fundart, que permanecerá exposta para visitação até 20 de dezembro. Essa exposição encerra as atividades do curso em 2005, ministrado pelo artista plástico Pauli Gil.

No decorrer deste ano, passaram pelo curso de pintura, cerca de 90 alunos maiores de 15 anos. Eles puderam ter contato com a técnica de pintura em tela, propiciando a convivência com as técnicas artísticas num espaço adequado, bem como a orientação para o desenvolvimento criativo e individual.


• Alunos de teatro encerram 2005 com série de apresentações

Os alunos de teatro da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresentarão, sob direção do Professor Adriano Corrêa, uma série de peças durante o mês de dezembro. Elas são o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano de 2005. A primeira peça da série é um infantil chamado "A União da Floresta" e acontece no próximo dia 15, às 20h, no Casarão do Porto.

O texto de "A União da Floresta é uma simbologia entre a eterna luta do bem contra o mal. Segundo o autor do texto, o próprio Adriano Correia, essa luta acontece todos os dias, dentro de nós. "Todos temos maneiras de enfrentar essa luta. O que muitos não possuem é a vontade de usar as armas que Deus nos concedeu. São sentimentos como o amor, a justiça, o companheirismo que têm o poder de destruir o mal."

A segunda peça acontece na sexta, dia 16 e também é um infantil. Chama-se "Contos Retalhados - O Chá-de-bebê da Bela Adormecida". O texto traz informações sobre os benefícios que uma mãe de primeira viagem pode obter, acompanhando a gravidez desde o início até o nascimento do bebê.

No sábado, dia 17, o público adolescente e adulto poderá apreciar um drama chamado "Como nossos pais", em que uma adolescente descobre que o pai é homossexual e não consegue aceitar a opção de seu pai. Ela usa estratégias e artimanhas para depois revelar algo de suma importância.

A série de apresentações se encerra no domingo, dia 18 com mais um infantil intitulado "Narizinho e Emília no Reino de Trapolândia". Nessa peça, existe um reino oposto ao nosso, envolto em trapos e sujeiras, sucatas e remendos. Esse mundo possui um rei chamado "Trapilho". O governante do reino de Trapolândia tem o grande sonho de se tornar pai. Com essa finalidade e casa-se com Emília, mas descobre que a boneca é indomável e se arrepende.

Todos os textos são de autoria do ator, diretor e dramaturgo teatral Adriano Corrêa e todas as apresentações acontecerão no Casarão do Porto, a partir das 20h, com entrada franca. O Casarão fica na Praça Anchieta, Centro.


• Basquete infantil de Ubatuba sai na frente na final da Liga Cone Leste

A equipe de Basquete infantil de Ubatuba venceu a primeira partida do play-off final contra Taubaté por 49 a 43. Agora a equipe permanece em treinamento, visando a partida final, com data e local ainda a serem definidos pela organização do evento. O time, treinado pelo experiente professor Fábio Medeiros, conta com Lucas Barroso, Daniel Romero, Alberto, Julio, Paulo Jr., Leonardo Donato, Leonardo Zen, Leonardo Getuba, Arthur, Robson e Fernando.


• Hora de decisão no futebol feminino e no dente de leite de Ubatuba

Bola rola sábado e domingo no Estádio Municipal

A última rodada da primeira fase do campeonato Dente de Leite da Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles acontece neste sábado, 10, com as partidas Caju X Auto Clean, Adega X Veraneio, Porto Marina X Ceregatti, O Madeireiro X MGM, Pontual X Tortilhão.

A primeira partida acontece às 10h no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. As semifinais acontecem no domingo às 9h também no Estádio. A grande final acontecerá no dia 17.

Classificação

Grupo A - Tortilhão e Caju 9 pontos; MGM 6 pontos; Adega 2 pontos; Ceregatti 0 pontos.

Grupo B - Pontual 12 pontos; Auto Clean 9 pontos, O Madeireiro 7 pontos; Veraneio 3 pontos; Porto Marina 1 ponto.

Feminino - A semifinal do campeonato municipal de futebol feminino de Ubatuba acontece neste domingo, 11, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. Às 15 horas jogam Silop X Estrelinha e às 16h30 acontece a partida entre Itaguá X CERE Itamambuca. As vencedoras fazem a final no dia 17.

O campeonato municipal de futebol feminino de Ubatuba é uma realização da Liga Ubatubense de Futebol e da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Associação dos Árbitros de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.