13/09/2025  23h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Agricultura e Pecuária
22/12/2005 - 18h01
O resgate dos animais domésticos naturalizados
Geraldo Magela Côrtes Carvalho
 

Os recursos genéticos de animais domésticos existem na forma de uma vasta quantidade de raças que se formaram a partir de adaptações aos diversos ecossistemas no decorrer dos séculos. A pressão de seleção imposta pelo clima, tipo de solo, altitude, disponibilidade de alimentos e água, doenças e parasitas endêmicos, técnicas de manejo, demandas de mercado e aspectos culturais e religiosos têm proporcionado o aparecimento de milhares de raças, tipos e linhagens, cada uma com suas particularidades genéticas, e adaptadas ao seu nicho ecológico específico.

O futuro do melhoramento e desenvolvimento da pecuária é dependente da variabilidade genética, que é o principal recurso natural disponível. Os requerimentos para as variações geneticamente controladas mudam constantemente com o passar do tempo e são imprevisíveis. São influenciados por mudanças ambientais e climáticas, por demandas de mercado, pelos efeitos de novas tecnologias de cruzamentos e técnicas de manipulação de DNA.

Os recursos genéticos disponíveis pelo mundo afora se encontram em um estágio de declínio dramático. O desenvolvimento da inseminação artificial e outras técnicas que facilitam o transporte de material genético de uma região geográfica para outra têm resultado em cruzamentos, absorção, e substituição de reservas genéticas locais pela diluição prolongada. Em muitos casos, esse fato vem ocorrendo sem a caracterização inicial ou avaliação de raças indígenas ou naturalizadas e sem esforço ou resistência alguma para conservar as linhagens locais.

Isso tem resultado no desaparecimento de um número substancial de populações locais, com a conseqüente perda de sua inerente adaptação genética ao seu ambiente particular. O aumento da perda da diversidade genética tem se evidenciado por muitos anos. Preocupações particulares tem surgido em respeito à velocidade com que raças que ainda não foram caracterizadas e nem avaliadas estão desaparecendo em várias regiões do mundo, principalmente em países que apresentam elevadas e rápidas taxas de desenvolvimento, onde pressões climáticas, doenças e parasitas produziram importantes raças geneticamente adaptadas.

A Embrapa Meio-Norte, por meio do projeto de preservação de animais domésticos naturalizados, tem como meta o resgate, a conservação e a avaliação de recursos genéticos caprinos (cabra Azul e Marota) e bovino (Pé-Duro) com rebanhos in situ em Teresina, Castelo do Piauí e São João do Piauí. Essas valiosas coleções genéticas poderão em um futuro próximo ser utilizadas em cruzamentos com raças especializadas e em cruzamentos industriais para produção de leite e carne no Semi-árido e Cerrado do Brasil, de países vizinhos e demais regiões similares da África e Ásia com o objetivo de se elevar a produção de alimentos nessas áreas.


Nota do Editor: Geraldo Magela Côrtes Carvalho é pesquisador da Embrapa Meio-Norte.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "AGRICULTURA E PECUÁRIA"Índice das publicações sobre "AGRICULTURA E PECUÁRIA"
08/08/2019 - 07h48 Como cuidar de sua semente até o plantio?
27/04/2019 - 06h48 Benefícios e a realidade do manejo sustentável
16/02/2019 - 10h56 Abelhas: o agronegócio precisa de polinizadoras
01/01/2019 - 07h00 Uso da água, de novo e sempre
22/12/2018 - 05h44 Um ano turbulento que termina com esperanças
17/07/2018 - 05h32 Os dois desafios da mão de obra no campo
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.