13/09/2025  22h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
29/12/2005 - 06h07
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Eduardo César, prefeito de Ubatuba, SP.

• Prefeito de Ubatuba recebe título de cidadão sebastianense

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César recebeu, na semana passada, a notícia que a Câmara Municipal de São Sebastião aprovou um decreto que concede a ele o título de “cidadão sebastianense”. O título, que foi proposto pelo vereador Carlos Ribeiro de Jesus, foi aprovado por unanimidade e deverá ser entregue em janeiro. Segundo o documento, o título foi proposto “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de São Sebastião”.

Eduardo César afirmou que sente-se honrado em receber o título, pois sempre se sentiu “um cidadão do Litoral Norte”. Ele conta que durante um de seus mandatos como vereador, propôs criar uma “Câmara do Litoral Norte”, por considerar que as quatro cidades têm realidades muito parecidas. “Infelizmente, esse sonho não se concretizou naquele momento, talvez por imaturidade de alguns políticos. Mas hoje, é com muita satisfação que percebo a união dos quatro prefeitos do Litoral Norte na luta por trazer melhorias e desenvolvimento para a região”, afirmou o prefeito.


• Ubatuba terá queima de fogos no Reveillon

A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Ubatuba programou queima de fogos para a virada do ano em três locais diferentes. Na Região Sul o espetáculo sincronizado de fogos acontecerá na praia da Maranduba. A queima, que terá a duração de 15 minutos, ocorrerá por meio de uma parceria entre a Prefeitura e os comerciantes da praia da Maranduba. A Prefeitura investiu na Maranduba R$ 15 mil.

Na Região Norte de Ubatuba a Setur programou a queima de fogos para a praia do Ubatumirim, com tempo estimado de oito minutos. No centro da cidade todos poderão acompanhar o espetáculo de fogos durante a passagem do ano na praça Dr. Alberto Santos, no Itaguá, que terá a duração de 15 minutos. Para o Ubatumirim e o Itaguá a Prefeitura investiu R$ 40 mil.


• Fundart realiza exposição tripla em Ubatuba

Desenho, tecelagem e cerâmica são as artes que se misturam em uma grande exposição

Os visitantes e moradores de Ubatuba têm, nesta semana, uma boa oportunidade para conhecer um pouco da arte praticada em nossa cidade. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) iniciou, no dia 22, uma grande exposição, com obras feitas pelos alunos dos cursos de Desenho, Aquarela e Tecelagem durante o ano de 2005. A exposição poderá ser contemplada até o próximo dia 4 de janeiro, no salão de eventos do Casarão do Porto, na Praça Anchieta.

Tecelagem

Os 20 alunos da Oficina de Tecelagem mostrarão ao público, cachecóis, estolas, cangas, bolsas, faixas, cintos, caminhos de mesa, e jogos americanos produzidos durante o segundo semestre de 2005. Além disso, a professora Débora U. Barocas estará na Fundart em alguns períodos, fazendo demonstrações de tecelagem. Em uma técnica que mistura a técnica antiga com um material da modernidade, Débora mostrará como se faz a fiação do plástico de garrafa PET em roca e fuso. Sobre o curso, a professora afirma ser um prazer muito grande dividir o conhecimento com as alunas. “É muito bom poder compartilhar essa arte milenar, que se transforma facilmente em uma paixão, com infinitas possibilidades e cores”.

Aquarela e Desenho

A exposição de Aquarela e Desenho reúne obras de adultos e crianças que aprenderam durante o ano diversas técnicas e teorias que os ajudaram a se expressar e se comunicar através das artes. Essa exposição traz mistura de materiais, leveza e suavidade nos traços e cores. São mais de 300 desenhos, entre anatomia humana e temas livres, mostrando a evolução dos alunos durante o ano. Segundo o professor Benjamin Gonzalez, o objetivo, tanto da exposição, quanto do curso é incentivar a produção artística e proporcionar aos alunos uma convivência saudável com as artes.


• Assistência Social auxilia guardadores de carros a regularizar documentação

A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba está dando o apoio necessário para que a Associação dos Guardadores de Veículos possa trabalhar regularmente nesta temporada de verão. Após a reunião da última terça-feira, 27, em que ficaram definidas as regras para o exercício da função, a Secretaria vem colaborando para que até o dia 30 todos os guardadores cadastrados possam estar com a documentação em ordem. Além disso, os guardadores receberão auxílio para a uniformização e um rápido treinamento para que possam atender melhor os turistas.

“Disponibilizamos um funcionário para ajudar os guardadores a regularizar a situação junto à Associação”, disse Kátia Nunes, secretária de Assistência Social. Estamos em negociação com a Comtur para transformar esses guardadores, no futuro, em vendedores de cartão de Zona Azul, melhorando assim suas condições de trabalho”, afirmou a secretária.

Os guardadores devem comparecer à Secretaria que fica na Rua Paraná, 375, com uma foto 3X4 para confecção da carteirinha válida para 2006. Os que ainda não efetuaram o recadastramento devem levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e atestado de antecedentes criminais.


• Ubatuba se prepara para receber Crianças do Projeto Interior na Praia

Alunos de 15 cidades do interior de São Paulo conhecerão Ubatuba em janeiro

Ubatuba receberá, entre os dias 9 e 27 de janeiro, aproximadamente 640 crianças, com idades entre 9 e 11 anos. São alunos da rede de ensino do Estado, que participam do Projeto Caravanas do Conhecimento. Através do módulo “Interior na Praia”, as crianças são levadas a conhecerem regiões e paisagens, culturas e histórias diferentes daquelas que estão acostumadas em suas cidades de origem.

Em 2005, alunos de 156 municípios do interior visitaram 14 cidades do litoral e em julho alunos de 39 municípios do Litoral e Grande São Paulo visitaram 131 municípios do interior.

Ubatuba receberá entre os dias 9 e 13 de janeiro, crianças de Arujá, Indiaporã, Jaguariúna, Nova Campina e Vargem Grande do Sul. Entre os dias 16 e 20, é a vez dos alunos de Castilho, Conchas, Monte Azul Paulista, Pereiras, Queluz e São Miguel Paulista (Capital). A última turma chega em 23 de janeiro e vem de Cajuru, Mairinque, Onda Verde, Santa Gertrudes e Socorro, deixando Ubatuba no dia 27. Cada delegação será composta por 40 alunos, quatro monitores, um policial militar ou guarda municipal e um motorista.

Todos os monitores foram instruídos sobre o tratamento adequado às crianças, a importância da segurança e saúde, dicas alimentares para o grupo, responsabilidades e deveres do monitor e como proceder em diversas situações.

A Secretaria de Educação de Ubatuba designará um coordenador de alojamento, que cuidará da alimentação dos visitantes e programará atividades educativas, sociais e culturais. Entre os passeios em Ubatuba, estão previstas visitas ao Projeto Tamar, à Pista de Skate e às praias: Perequê-Açú, Enseada, Tenório e Ubatumirim. Em todas as praias que os participantes do projeto estiverem, haverá um salva-vidas fazendo o acompanhamento.

Edison Soler, coordenador de eventos da Secretaria de Educação, aguarda a chegada dos jovens visitantes com uma novidade. “Ubatuba receberá a todos de braços abertos e teremos atividades mesmo em dias de chuva. Neste ano, a garotada terá à disposição pranchas de bodyboard, para curtir as ondas da ‘Capital do Surfe’”, diz Edison.


• Projeto Sol Nascente inicia programação de férias

O projeto Sol Nascente reinicia suas atividades no próximo dia 3 de janeiro, dando ênfase para a recreação e atividades esportivas, com o objetivo de incrementar as férias da criançada. A instituição encerrou suas atividades de 2005 com uma festa de Natal, que reuniu as 54 crianças do Projeto e suas famílias no último dia 22.

Durante o ano, as crianças, que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), tem, em dois períodos, aulas de mosaico, música e reciclagem de papel, além de reforço escolar. A assistente social, Andréia Andrade Barbosa, salienta que é muito importante a manutenção das atividades do Sol Nascente em janeiro. “Precisamos manter essas crianças em atividade, para que seus pais possam trabalhar despreocupados. Vamos trabalhar com atividades descontraídas e muita diversão”.

Em relação à Festa de Natal, a secretária de Assistência Social, Kátia Nunes afirmou que foi uma satisfação muito grande realizar um evento como esse para as crianças. “Nós pudemos proporcionar às crianças do projeto e suas famílias um Natal, além de uma boa lembrança e comida na mesa, a certeza de que existem pessoas que se importam com cada uma delas”.


• Bar é fechado em Ubatuba por desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente

Menores estavam no local após horário permitido; estabelecimento é reincidente

Atendendo determinação da Juíza Mônica Di Stasi o Bar e Restaurante Nice, localizado na praça 13 de Maio, foi lacrado na tarde de quarta-feira, 28. O motivo do fechamento foi a reincidência no artigo 258 do Estatuto da Criança e do Adolescente (acesso de criança ou adolescente ao local em horário não compatível). A pena para a infração é multa de três a vinte salários de referência. Em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até quinze dias, fato que acabou acontecendo nesta quarta-feira.

O chefe do comissariado de menores Luiz Carlos Castilho Jr. alertou que outros estabelecimentos correm o mesmo risco. “Visitaremos boates, casas de shows e bares verificando se os horários estão de acordo com o alvará do estabelecimento e se existe o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes”, disse o comissário.

Os cidadãos também podem fazer denúncias se constatarem irregularidades. Os telefones para denúncia são: 3832-1980 ou 3832-1379. O comissariado lembra ainda que qualquer ato que fira o Estatuto da Criança e do Adolescente pode também ser denunciado através dos mesmos números.


• Intervenção da Prefeitura traz benefícios para a Santa Casa de Ubatuba

Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital. As atividades foram normalizadas e não estão faltando medicamentos nem materiais de enfermagem. A nova equipe de administração conseguiu pagar fornecedores dos últimos três meses, graças a mudanças no processo de compras que baratearam os custos de funcionamento.

As reformas são resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, e o Ministério de Saúde. Estão sendo investidos, ao todo, 620 mil reais, em compra de equipamentos, reformas e pagamento de dívidas, entre outras melhorias. Para a temporada, o número de médicos aumentará para atender à demanda. Serão quatro médicos excedentes trabalhando pelo Sistema Único de Saúde e dois atendendo a convênios.

Reformas

Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação.

A sala, que antes tinha apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, recebeu cinco novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e está em fase de término da reforma. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização.

Humanização do atendimento

Segundo o secretário de Saúde, a mais importante mudança é a relação dos profissionais da Saúde e funcionários da Santa Casa em relação aos pacientes e ao próprio trabalho. “Nós estamos investindo na capacitação dos funcionários e na reestruturação dos serviços prestados visando humanizar o atendimento aos pacientes”. Dr. Marcos ressaltou a divisão do Pronto Socorro e Pronto Atendimento, evitando que os médicos recebam por serviços prestados através do SUS e de convênios simultaneamente, o que é uma prática ilegal.

As novas propostas de atendimento prevêem que, em breve, a recepção poderá contar com atendentes que ficarão entre as pessoas que esperam por atendimento, orientando para onde o paciente deve ir. Outra mudança importante é tirar dos médicos do Pronto Socorro a responsabilidade pela evolução dos pacientes. “Agora, quem cuidará dos pacientes em observação serão os médicos internos. Essa medida diminui internações desnecessárias e melhora o atendimento, tanto no Pronto Socorro, quanto nas internações”.

Resultados

Quando a Prefeitura interveio na Santa Casa, com a decretação de estado de calamidade pública na prestação de serviço hospitalar no município o hospital encontrava-se “mergulhado em uma profunda crise há muitos anos, com uma dívida enorme, sem crédito com os fornecedores, com equipamentos sucateados e sem condições de atender decentemente a população”, segundo relato do prefeito Eduardo César. O hospital, antes administrado por uma Provedoria, havia paralisado seus atendimentos, atendendo apenas casos de urgência e emergência.

O decreto da Prefeitura constituiu uma comissão formada pelos secretários municipais de Saúde, Marcos da Silveira Franco, de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão e da Fazenda e Planejamento, Gilson Ferreira da Silva. Dr. Marcos da Silveira Franco atribui os bons resultados à sensibilização de diversos setores da Prefeitura e da Câmara, bem como ao fato de estar dentro da Santa Casa, acompanhando de perto a situação. “Estar aqui nos ajuda a dimensionar a realidade da assistência hospitalar. Percebemos, por exemplo, que a Santa Casa paga hoje cerca de 120 mil reais de impostos por mês e recebe do Ministério da Saúde, 112 mil reais, portanto o hospital é mantido pela Prefeitura. São argumentos como esse que nós agora temos para conversar com o Ministério da Saúde”.

O Secretário de Saúde Marcos da Silveira Franco embarca para Brasília nesta quinta-feira, 29, para conversar com o Ministro da Saúde Saraiva Felipe. Entre os assuntos a serem discutidos está o da situação da Santa Casa.


• Santa Casa de Ubatuba agradece aos colaboradores

A Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, vem a público agradecer a boa vontade dos seguintes colaboradores:

Bar do Ulisses, na pessoa do Sr. Ulisses Tavares, ao doar 20 saboneteiras e 20 papeleiras; Igreja Evangélica Ágape, na pessoa da Sra. Eliani de Medeiros, ao doar 10 latas de Nescau, 10 kg de Açúcar, 10 kg de Feijão, 10 pacotes de Macarrão e 5 pacotes de Café 500 g.

Atenciosamente,

Dr. Marcos da Silveira Franco
Secretário Municipal de Saúde


• Funcionários da Santa Casa de Ubatuba agradecem apoio

Nós, funcionários da Santa Casa, agradecemos ao Sr. Prefeito Eduardo César, AFUJESP, Associados da AFUSCA, Corpo Clínico, Churrascaria Gauchão, Convênio Minas Brasil de Seguros, Fábrica de Gelo - Alemão, Funilaria Litorânea, Hipemercado da Carne, Juvicol, Panificadora Liamar, Panificadora Pão Quente, Panificadora Scala, Quiosque Cantão, SABE, Seicho-No-Iê do Brasil, Sacolão da Economia, Sacolão Qualy Fruit, SOS Farma, Varejão Santa Rita, Varejão São Roque, Varejão Perequê Açu e Wareline pela colaboração para a realização da Festa de Confraternização de 2005, pois sem vossa ajuda não conseguiríamos realizar esta comemoração.

Agradecemos e esperamos poder contar sempre com sua participação.

Atenciosamente,

Funcionários da Santa Casa de Ubatuba e AFUSCA - Associação dos Funcionários da Santa Casa de Ubatuba

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.