13/09/2025  20h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
03/01/2006 - 11h01
Museu Caiçara pede praça com nome Lia de Barros
 
 
Arquivo LEK 

Os dirigentes do Museu Caiçara solicitaram ao prefeito Eduardo César (PL), em ofício, seja dado nome de "Lia de Barros" a um logradouro público de Ubatuba. Dizem Julinho Mendes, presidente, João Teixeira Leite, presidente de honra, Arnaldo Chieus, Fátima dos Santos e Luiz Ernesto Kawall, que, Lia, falecida em março de 2005, contribuiu exemplarmente para a imagem de uma Ubatuba moderna, quando foi secretária de Turismo do Prefeito Ciccillo Matarazzo. Os solicitantes pedem que o nome de Lia seja especificamente dado a confluência entre as praias do Tenório e Grande, já objeto de urbanização. A reivindicação ocorreu através do engenheiro Roberto de Carvalho Rezende, que passou a fazer parte da equipe do alcaide municipal.

Lembranças de Lia

Conta o jornalista Kawall que Lia de Barros, sempre que o governador Abreu Sodré - do qual foi assessor de imprensa - aportava a Ubatuba, Lia o recebia no aeroporto, na função de Secretária de Turismo. Já de terninho moderno, mini-saia inclusive, o bonezinho branco, botinhas e a sua esplendorosa presença sorridente, morena-jambo, que uma vez foi objeto de versos de Idalina Graça. "Lia levava cestinhas de palha, com vários produtos de Ubatuba - bananadas, sardinhas Igawa, flores etc. - ao governador e assessores. Os roteiros que organizava na cidade eram simples e objetivos" - diz o jornalista.

Assim, segundo Kawall, Lia de Barros cooperou na obtenção de obras e serviços em penca, para a cidade: iluminação pública, linha aérea Vasp / Ubatuba, eventos, feiras,  etc. "Essa ação começava em São Paulo, onde a secretária ia com freqüência, solicitar mais verbas a Sodré e seus assessores, Hélio Motta, Marco Antônio Castelo Branco, José Spessotto e Oscar Segal - e nunca voltava a Ubatuba de mãos abanando".

Na iniciativa particular

Lia de Barros era paulistana, veio para Ubatuba no início dos anos 60, para cuidar do tratamento de sua mãe. Veio com Lygia, sua irmã, que a acompanhou toda a vida - falecendo também logo após sua morte. Alegre, despachada, amiga dos amigos, generosa, Lia de Barros, após deixar a Secretaria de Turismo, trabalhou durante mais de 30 anos com o engenheiro Rezende, na iniciativa particular. Pôde então revelar ainda, incomum capacidade administrativa. "Defendia a cidade e os ubatubenses, sempre, ela que recebera da Câmara Municipal, o título de Cidadã de Ubatuba. Um raio bendito, uma força de verdade, um espírito de perene magia e luz, Lia de Barros" - concluiu o jornalista Luiz Ernesto Kawall.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.