25/04/2024  03h12
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
19/01/2006 - 06h01
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Rua Sérgio Lucindo da Silva.

• Concluída obra de pavimentação do acesso ao novo Fórum

Foi concluída na última sexta-feira, 13, a obra de pavimentação da rua Sérgio Lucindo da Silva, no trecho entre o acesso a Rodovia Gov. Mário Covas e o novo Fórum. O trecho de 4.500 m² recebeu 480 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente), aplicado por funcionários da empresa Latina, responsável pelo serviço de aplicação do asfalto. O CBUQ é uma das coberturas asfálticas mais utilizadas em obras de urbanização por reunir as vantagens de alta resistência à água, impermeabilidade e durabilidade.

Antes do asfalto, a área recebeu 600 m³ de brita graduada, 1.300 metros de guias e sarjetas e 7 aduelas, que aumentaram a vazão da galeria de águas pluviais em 300 por cento.

A pavimentação desse trecho é apenas uma das obras que vem sendo executadas no bairro da Estufa.

Outra obra acontece no trecho que engloba parte da praça Maracanã, avenida São Paulo, rua Jabaquara e rua Santa Cruz, até a rua Fluminense, totalizando 9.300 m² de pavimentação. A drenagem da avenida São Paulo será a céu aberto. Um canteiro central rebaixado fará a separação das duas pistas e servirá para o escoamento das águas pluviais. No restante do trecho serão utilizados 800 tubos para a drenagem. Essa obra faz parte de um convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Para o prefeito Eduardo César as obras no bairro são reivindicações antigas dos moradores. “O bairro da Estufa está em constante expansão e a prefeitura acompanha esse crescimento, efetuando as obras necessárias”, disse o prefeito.


• Agricultores terão diversos cursos em 2006

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento está programando diversos cursos para agricultores amadores e profissionais ubatubenses durante todo o ano de 2006. Os cursos serão oferecidos, tanto para pessoas leigas, que têm interesse em cultivar hortaliças em suas próprias casas, realizar hortas comunitárias, quanto para profissionais que desejam aprimorar as técnicas de manejo do solo, de forma sustentável e ecológica. A previsão para início das atividades é para o próximo mês, fevereiro. Todos os cursos são gratuitos.

Hortas Caseiras

A modalidade do curso de Hortas Caseiras teve início no ano passado com as hortas suspensas, que fizeram grande sucesso na comunidade. Trata-se de uma horta que pode ser cultivada em qualquer lugar, em uma estrutura de bambu, com as hortaliças plantadas em garrafas pet. Na versão de 2006, serão passadas informações para plantio no chão, indicado para casas com quintal. Associações de Bairro, escolas e agrupamentos que tenham interesse em realizar hortas comunitárias também podem solicitar o curso para ser ministrado na própria localidade. O curso tem o respaldo de uma nutricionista, que fala sobre questões relacionadas à saúde humana e alimentação saudável. Sob o aspecto agronômico serão passadas dicas sobre preparo da terra, nutrição das plantas, formas de plantio, hortaliças mais recomendadas e agricultura orgânica.

Manejo Ecológico dos Solos Tropicais

O curso de Manejo Ecológico dos Solos Tropicais é direcionado para agricultores profissionais, mas está aberto para qualquer pessoa que quiser participar. Ele está relacionado à melhor forma de se tratar o solo, levando em consideração o clima e o tipo de solo, respeitando assim, a natureza local. O engenheiro agrônomo da Smapa, Christian Bacci explica que muitas técnicas utilizadas atualmente são importadas de lugares frios. “Venenos e máquinas comumente utilizados aqui não condizem com a alta umidade e o nível de insolação da nossa região. Tratamentos incompatíveis matam a biodiversidade e empobrecem o solo. Nosso objetivo é mostrar que existem alternativas simples e eficientes para se praticar uma agricultura ideal e adaptada à nossa realidade.”

Durante esse curso, serão passadas questões teóricas e históricas, de forma participativa, utilizando discussões e exemplos práticos. Christian explica que manter o sistema orgânico vivo e a biodiversidade interagindo com as raízes das plantas é um fator importante para se cultivar plantas saudáveis.

Biofertilizantes

O curso sobre biofertilizantes será o segundo módulo do curso anterior. Ele engloba informações mais específicas, dando alternativas para os produtores em seus problemas específicos. Segundo Bacci, muitas vezes, antes de remediar, ou seja, jogar pesticidas nas plantas e no solo para combater determinada praga, o produtor não pergunta o porquê do desequilíbrio. “Nesse curso, nós vamos abordar formas de melhoria e manutenção da saúde do solo, através do uso de compostagem, vamos passar receitas práticas e banhos para as sementes, além de tirar dúvidas dos produtores.”

Agricultura sustentável

A Smapa está propondo levar informações a comunidades que têm a agricultura como fonte de renda, tais como o Camburi, Fazenda da Caixa, Ubatumirim e Maranduba. O objetivo é levar o conhecimento teórico e criar um elo com a prática já desenvolvida pelos produtores. Ubatuba é a cidade do Litoral Norte que tem a produção agrícola mais ativa e, por essa razão, segundo a secretária de agricultura, Valéria Gelli, a prefeitura está buscando proporcionar aos agricultores embasamento e capacitação que proporcionem a eles produções sustentáveis e ecológicas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3833-3500.


• Projeto Verão, Criando Cidadão se encerra em fevereiro

Termina, no próximo dia 4, o “Projeto Verão, Criando Cidadão”, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba, em parceria com diversas secretarias da prefeitura e entidades municipais. O objetivo do projeto é tirar crianças e adolescentes de situações de risco, evitando que elas perambulem pelas ruas, guardando veículos ou exercendo outra atividade de trabalho irregular, cumprindo-se assim o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Atualmente, mais de 70 crianças, de 7 a 17 anos, participam do projeto durante todos os dias da semana que envolve esporte, música, teatro e recreação. Segundo a presidente do CMDCA, Sônia Bonfim, a intenção do conselho é não permitir que as crianças voltem para as ruas. “Para isso, nós estamos batalhando para firmar parcerias e convênios que permitam encaminhar os menores para atividades que durem o ano todo”. A verba utilizada hoje para realizar o projeto Verão é proveniente do Fundo Municipal, mas Sônia explica que as pessoas podem destinar parte do seu Imposto de Renda ao Conselho, com o objetivo de ampliar o atendimento e atender as crianças durante o ano.

Para colaborar

Qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com o Fundo Municipal. As destinações podem ser feitas junto ao Banco do Brasil, agência 2748-0, conta corrente 8726-2. Pessoas físicas podem destinar 1% enquanto pessoas jurídicas podem encaminhar até 6% do imposto devido. O CMDCA realiza reuniões todas as sextas-feiras, das 8:30 às 11h, na Casa dos Conselhos.

Um disque-denúncia foi criado, para que a população possa ajudar a tirar as crianças das ruas em Ubatuba. O telefone 3832-4186 atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Após esse horário e nos fins de semana e feriados o disque-denúncia atende através do telefone 9793-8256.


• Projeto melhora postura e auto-estima de alunos da rede municipal de ensino

Projeto EROI completa um ano e equipe já comemora resultados positivos

O projeto EROI - Educação Resgatando Oportunidades Inclusivas - da Secretaria de Educação de Ubatuba, inicia 2006 comemorando as conquistas do seu primeiro ano de implantação. Com o objetivo de oferecer oportunidade de inclusão para crianças e adolescentes que tenham atividades restritas ou sofram de algum tipo de limitação para a prática de esportes, o projeto EROI atende crianças obesas, com desvio de coluna vertebral, dificuldades de coordenação, deficiência visual, auditiva, dislexia e alunos de Salas Especiais.

Praticando exclusivamente atividades aquáticas como natação adaptada, hidroginástica, hidroterapia e recreação, associados a exercícios de respiração, alongamento e ginástica postural, o projeto visa proporcionar melhora do estado físico geral do aluno.

Para o desenvolvimento do projeto EROI foi criada uma equipe composta por um professor de Educação Física com habilitação em Fisioterapia e um professor de Educação Física com experiência em atividades aquáticas.

O professor Nei Barros, um dos coordenadores do EROI ao lado do professor Benedito de Almeida Fº, fala dos resultados obtidos no primeiro ano do projeto. “Muitos dos participantes perderam a vergonha que sentiam em relação aos seus casos específicos. Com isso houve melhoria nas relações sócio-afetivas, fato muito importante nessa idade”, informa Nei. “Alguns dos participantes do projeto alcançaram desempenhos tão bons que participam de competições regulares de natação, embora o objetivo não seja a formação de atletas”, completa o professor.

O projeto EROI iniciou suas atividades atendendo 102 alunos e no final de 2005 chegou a atender 350 crianças e adolescentes de Ubatuba. O número de atendimentos será ampliado em 2006. “Vamos atender o maior número possível de crianças, sem perder a qualidade dos atendimentos, que continuarão personalizados”, garante Nei.


• Estação Elektro abre as portas em Ubatuba

Mostra apresenta de forma lúdica todas as formas da energia

A Elektro deu início nesta quarta-feira, 18, em Ubatuba, às atividades do projeto “Estação Elektro”, um projeto tem como objetivos despertar nas crianças o interesse científico pela eletricidade e ensinar medidas de segurança. Presentes à abertura do evento, Willelm Guilherme, gerente da Elektro em Ubatuba, Silvana Niel, chefe de gabinete da Prefeitura de Ubatuba, Patrícia Pereira, secretária de Educação, vereador Charles Medeiros, entre outras autoridades.

Composta por uma carreta-laboratório, onde monitores explicam a utilização correta da eletricidade a Estação Elektro apresenta várias atividades interativas mostrando a história da eletricidade e sua importância, uma tenda onde é exibido um filme e um espaço onde são ensinadas normas de segurança. Silvana Niel, que representou o prefeito durante a abertura do Estação, manifestou o desejo que mais eventos da empresa sejam trazidos à Ubatuba. “Espero que essa parceria possa resultar em outros eventos durante o ano. Ubatuba vai colaborar em tudo o que for necessário para que mais pessoas possam ter contato com uma exposição tão interessante como essa”, disse.

A secretária de Educação Patrícia Pereira, também demonstrou interesse em apresentar as experiências com eletricidade aos alunos da rede escolar de Ubatuba. “Solicitei à Elektro que esse tipo de trabalho fosse levado aos alunos da rede municipal de ensino durante o ano letivo e a empresa se comprometeu a estudar datas. Ela apenas não garantiu a presença da carreta”, disse Patrícia, que se aventurou nas experiências pedalando uma bicicleta que produz energia para fazer funcionar um rádio.

A carreta da “Estação Elektro” estará estacionada até o próximo sábado, 21, ao lado do Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig, das 13 às 18 horas.

Palestra – Nesta quinta-feira, 19, técnicos da Elektro estarão proferindo uma palestra, na Associação Comercial de Ubatuba, às 19h30, enfocando questões de segurança com eletricidade. A palestra é voltada diretamente para pessoas que trabalham com atividades que envolvam eletricidade.

Cine Elektro - Montado em um caminhão com um telão de 210 polegadas, com equipamento de alta tecnologia, o Cine Elektro tem o objetivo de promover a inserção cultural da população atendida pela empresa. Em Ubatuba, o Cine Elektro acontece no dia 28 na praça da Matriz e no dia 29 na praça da igreja, no Sertão da Quina. Em ambos locais o primeiro filme a ser exibido é Os Incríveis, às 20h00; às 21h45 começa a exibição do filme Quarteto Fantástico.


• Audiência Pública sobre Terceirização da Merenda Escolar

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba convida toda a população para a audiência pública sobre a terceirização da merenda escolar que será realizada nesta sexta-feira, 20, à partir das 19 horas, na Câmara Municipal.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.