13/09/2025  20h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
20/01/2006 - 10h29
De olho em Ubatuba - 20/01/06
 
 
Perfume ou fedor? Uma imposição administrativa.
Luiz Moura 

Nasci em uma casa na rua Jordão Homem da Costa, a poucos metros da Santa Casa de Misericórdia. O parto foi com o auxílio de uma parteira. Os costumes caiçaras sempre acompanharam minha existência.

A baía de Ubatuba (com as praias da Barra Seca, Perequê-Açú, Prainha, Iperoig e Itaguá), era o local que preferia na juventude. Bons tempos! Simples, mas bons tempos.

A Ubatuba de hoje é totalmente diferente. Até as praias mudaram. As de Iperoig e Itaguá, com certeza, devem grande parte de sua descaracterização à construção daquele trambolho erigido no canto sul do Itaguá. Quem aprovou aquela discrepância? Não tem autorização? Foi feito devagarzinho, nas barbas de nossos administradores municipais, até se transformar naquilo tudo? Localizado em área pública, serve apenas para uso dos sócios do Tamoios Iate Clube? Que nome se dá a aquele treco (atracadouro, cais, marina, molhe, píer, porto...)?

O arquiteto Renato Nunes, na audiência pública realizada na Câmara Municipal, na quarta-feira (18), que tratou da urbanização da orla da praia Grande, afirmou não existir atracadouro em Ubatuba. Como exemplo, falou da praia do Itaguá e mostrou a dificuldade de nossos visitantes em usar as escunas. O transporte até elas, na maioria das vezes, é feito com a utilização de botes infláveis.

Foi por esta razão que lembrei da existência "daquilo", no canto sul do Itaguá, que adentra na Baía de Ubatuba. O que estará ocasionando ao ecossistema do rio Acaraú?

Sempre morei no centro da cidade, portanto, usei a Baía de Ubatuba como piscina. É triste ler notícias como a abaixo.

"A praia do Itaguá, em Ubatuba, foi a praia do Litoral Norte mais poluída de 2005, de acordo com os boletins semanais de balneabilidade divulgados pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A praia esteve imprópria para banho em 32 das 52 semanas pesquisadas pela companhia devido a grande concentração de esgoto doméstico.

Em segundo lugar no ranking das praias mais poluídas de 2005, ficaram as praias Perequê-Mirim, em Ubatuba..."

A foto acima, faz pressupor o estado de limpeza em que se encontra a praia do Itaguá. O odor exalado pelos bueiros, na praça Dr. Alberto Santos, justificam "os empoleirados" em suas árvores e postes. Pessoas inescrupulosas estão usando as galerias de águas pluviais para o despejo de esgotos. É necessária uma urgente e rígida fiscalização, com imposição de sanções e pesadas multas aos infratores.

Quanto a praia de Iperoig, tenho a impressão que a administração Eduardo César (PL + PT) não sabe como lavar o fétido calçadão existente em sua orla. Será que o secretário de Turismo já caminhou por ali? Já viu a imundície em que se encontra? Tenho a certeza que não. Se ele tivesse visto, certamente, já teria solucionado o problema.

Chegamos a 365 + 20 dias de...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.