20/03/2026  17h59
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
07/06/2004 - 15h49
Edumusical facilita a educação musical de crianças
Agência USP de Notícias
 
O LSI, da Poli, produziu programas em site e CD que possibilitam o acesso musical a muitos que não poderiam, pois o software simula vários instrumentos de uma vez.

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP criou o projeto Edumusical, um ambiente virtual em computador que facilita a educação musical. Uma das possibilidades é a composição de músicas sem precisar nem ao menos saber a notação musical de partituras. "É realmente possível aprender a compor antes de saber tocar", afirma a coordenadora do projeto, Roseli de Deus Lopes.

O Laboratório produziu programas em site e CD, sempre buscando um formato lúdico, com brincadeiras e gráficos. "O objetivo é desenvolver desde cedo o potencial artístico das crianças, alvo principal do projeto", diz Oswaldo Bassani Neto, aluno de engenharia da Faculdade e membro da equipe de desenvolvimento do Edumusical. "É tão simples utilizar os programas que até mesmo alguém não alfabetizado poderia aproveitar boa parte deles, pois é tudo bem intuitivo", explica.

Na verdade, o projeto reúne uma equipe interdisciplinar, com cerca de 15 pessoas, entre profissionais e estagiários da área de engenharia, mas também computação, arquitetura, jornalismo, cinema e música.

O projeto possibilita o acesso musical a muitos que não poderiam, pois o software simula vários instrumentos de uma vez. Há a simulação de um teclado, por exemplo, cujo preço real poderia chegar a R$ 600,00.

Composição

Na composição, o aluno utiliza escalas das notas na vertical e de tempo na horizontal, "pintando" quadrinhos da tabela. Isso já existe, com certas variações, em editores de música eletrônica e jogos. Mas, segundo Roseli, esses recursos não são voltados para a aprendizagem de iniciantes. "Não há muito disso em português, e nada acessível às escolas." A inovação principal estaria nos diferentes módulos do programa: composição individual, composição colaborativa, desafio individual e desafio colaborativo.

Nos módulos colaborativos, o aluno pode trocar idéias e compor uma música em parceria com seus colegas em rede, cada um compondo para um instrumento, por exemplo. É possível até usar recursos de bate-papo.

Os desafios seriam sugestões que o professor poderia utilizar para inspirar seus alunos nas composições. Por exemplo, que tipo de instrumentos utilizar, se é uma música triste ou não, inspirar-se no quadro Mona Lisa etc. É até possível obter arquivos de som de músicas já conhecidas para usá-los como base. O professor pode, assim, orientar o aluno a fazer uma atividade conforme os objetivos que queira atingir na aula.

Criatividade

Uma das idéias do Edumusical é provar que um computador na escola melhora a criatividade, já que o aluno tem a possibilidade de criar sem executar apenas repetições. "Essa é a nova abordagem da educação. Poderíamos até ensinar outra coisa, mas música é algo bastante chamativo, e não faz mais parte da grade curricular das escolas", explica a professora.

O projeto, que é gerenciado pela professora Irene Karaguilla Ficheman, contou com apoio do CNPq. Iniciado em junho de 2003, foi concluído em maio deste ano. "Testamos em ONGs, escolas e na Feira de Ciências e Engenharia (Febrace)", diz Roseli. "Agora é buscar parcerias para divulgar os produtos que criamos." O site do Edumusical poderá ser acessado a partir do dia 8 de junho, no endereço www.edumusical.org.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.