11/09/2025  02h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
26/01/2006 - 05h30
Brasileiro Profissional de Longboard em Santos
Fábio Maradei
 
Picuruta Salazar enfrenta o seu filho, Leco, no Brasileiro Profissional de Longboard em Santos. Competição tem final nesta quinta-feira, às 15 horas

A etapa de abertura do Brasileiro Profissional de Longboard, os famosos pranchões, tem as finais nesta quinta-feira (dia 26), no Quebra-Mar, em Santos, em pleno aniversário da Cidade. O vencedor será conhecido após a grande final, marcada para começar às 15 horas. A competição, que faz parte do 2º Santos Surf Festival, promete muitas emoções. A começar com o maior surfista brasileiro de todos os tempos e nove vezes campeão brasileiro da categoria, Picuruta Salazar, enfrentando o seu filho mais velho, Leco.

Os dois disputam vaga nas quartas-de-final logo no início das disputas, que começam às 8 horas. "Vai ser um orgulho e uma emoção muito grande estar ao lado do meu filho. Nunca forcei nada e ele seguiu este caminho por vontade própria. Vamos ver como vai ser na água. Lá dentro, somos dois competidores", disse Picuruta, que aos 45 anos, continua enfrentando talentos da nova geração com o mesmo desempenho.

Seu filho é um dos exemplos. Tem apenas 17 anos e diz estar tranqüilo. "Eu estou aqui me divertindo. É ele quem tem de fazer o papel. É ele que me sustenta, então tem obrigação de ganhar", disse rindo Leco, que surfa desde os cinco anos de idade. "Aprendi com o meu pai aqui no Quebra-Mar", lembrou.

Ainda na mesma disputa, Picuruta terá outro talento da nova geração, o catarinense de Balneário Camboriú, Caio Huzadel, de apenas 15 anos. Nesta quarta-feira, ele teve um momento de alegria, ao avançar para as oitavas-de-final na frente de Picuruta, na bateria mais equilibrada do dia. "Poxa! Ele é nove vezes campeão brasileiro. Eu tenho só 15 anos. Foi show", disse Caio, que começou a surfar em 2000 e passou para os pranchões em 2003.

AMARO DÁ SHOW - Nesta quarta-feira, os favoritos garantiram presença para as oitavas-de-final. Entre eles o guarujaense Amaro Matos. 3º colocado do ranking no ano passado e vice-campeão nacional em 2003, ele deu um show nas ondas do Quebra-Mar, arrancando dos juizes um 9,5 e um 8,83, para somar 18,33 pontos de 20 possíveis. Quem também teve uma grande atuação foi Danilo Rodrigo, outro talento de Guarujá. O vencedor do Santos Surf Festival em 2005 garantiu 16,50 pontos. Todo o evento tem transmissão ao vivo pela internet - com som e imagens - pelo site www.fpsurf.com.br.

MUSEU DO SURF - Além do campeonato brasileiro de longboard, o público terá a opção de conferir toda a história do surf, visitando o Museu do Surf, montado no Quebra-Mar. São 150 pranchas contando a evolução da modalidade. Os visitantes recebem informações de monitores treinados. O local fica aberto das 8 às 18 horas. No encerramento, há sorteio de uma prancha de surf. Para participar, basta preencher um cupom, gratuitamente, numa das surf shops parceiras do evento. Nesta quinta-feira, outra atividade será a limpeza do Quebra-Mar, em mutirão, um presente do evento para a Cidade.

O 2º Santos Surf Festival tem o patrocínio de VI Fiberglass Foam e Sabesp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Turco Loco e a colaboração do Caderno de Esportes de A Tribuna. Incentivadores culturais: Silver Surf, Sthill, Rip Wave, Surf Store, Classic Longboards, Hot Water, Zampol e Hawaii Surf Point. Realização da Federação Paulista de Surf, com homologação da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.

Governador Geraldo Alckmin ganha homenagem e é eleito o "Amigo do Surf"

Como parte das homenagens do 2º Santos Surf Festival, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi eleito o "Amigo do Surf" nesta quarta-feira (dia 25), durante a sua visita à Cidade. Ele ganhou um pranchão, entregue por Picuruta Salazar, e uma placa, das mãos do idealizador do Santos Surf Festival, Diniz Iozzi, antes de conhecer a reforma do Aquário Municipal. "Qual é a melhor praia para surfar?", brincou o governador, ao ver o pranchão de perto.

O encontro estava previsto para o Quebra-Mar, durante o campeonato, mas uma tempestade em Praia Grande, atrasou a programação e então a organização do evento decidiu se deslocar até a Ponta da Praia. "Decidimos homenageá-lo pela sensibilidade e apoio do Governo do Estado ao nosso esporte aos campeonatos, às escolinhas de surf", disse Diniz Iozzi, o Pardhal, que não esqueceu de citar o prefeito João Paulo Tavares Papa.

"Ele nos ajudou em tudo. Sem ele, o evento não teria essa estrutura e até mesmo neste encontro, tivemos a sua colaboração", comentou Pardhal, que na entrega também esteve acompanhado do presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, e de empresários da Cidade que atuam no segmento.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.