11/09/2025  02h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
26/01/2006 - 22h11
Circuito Brasileiro Profissional de Longboard
Fábio Maradei
 
Festa em casa: Picuruta Salazar fatura a etapa de abertura do Brasileiro Profissional de Longboard, no Quebra-Mar, e sai na frente na busca pelo 10º título

Festa total em Santos. Em pleno aniversário da cidade, o santista Picuruta Salazar faturou, "em casa", a etapa inicial do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard, os famosos pranchões. A disputa no Quebra-Mar fez parte do 2º Santos Surf Festival e reuniu os melhores surfistas da categoria e um grande público acompanhando cada manobra. Na decisão, o experiente competidor de 45 anos superou o carioca Eduardo Bagé, de 28, abrindo caminho para a conquista do seu 10º título nacional.

"Comecei bem. Segura o Gato que eu vou com o gás todo", vibrou Picuruta, apelidado de Gato, por sempre cair em pé. "Entrei bem tranqüilo, mais do que nas outras baterias e procurei estudar bem as ondas. Estava em casa e tinha a torcida e as ondas a meu favor. O Bagé é um surfista de nível internacional e sabia que não seria fácil", disse o campeão, que ampliou o seu recorde de conquistas, com a 145ª vitória.

Para chegar ao título, Picuruta enfrentou surfistas com até 1/3 de sua idade. Foi o caso da revelação catarinense Caio Husadel, de apenas 15 anos. E depois, o seu próprio filho, Leco, com 17. "A cada ano fica mais difícil, mas conto com a experiência e o preparo físico. O surf está no pé, basta ter confiança", comentou Picuruta, que venceu a final garantindo um 8,17 pontos, numa onda muito bem aproveitada, onde fez todo o repertório de manobras do long, e um 7, somando 15,17 contra 13,90 de Bagé.

"Foi tudo show. Vencer em casa, no aniversário da Cidade, com a minha família acompanhando. Agora é partir para o 10º título. Cada vitória dessas, me dá mais ânimo", festejou Picuruta, que também elogiou muito o 2º Santos Surf Festival, evento criado para enaltecer a cultura do surf. "Foi sensacional para todos. Quem ganha com isso é a Cidade, o turista. Esse evento mostra para todo o Brasil que o surf nasceu aqui", afirmou orgulhoso.

O vice-campeão, que atualmente divide a sua residência entre o Rio de Janeiro e Biarritz, na França, elogiou o rival. "Competir com o Picuruta sempre é uma disputa dura. Ele já é normalmente muito difícil, ainda mais surfando aqui na casa dele", destacou Bagé, que procura sempre aproveitar os verões dos dois países. "Fico dividido entre aqui e a terra da minha mulher (Audrey). Na verdade, já era para eu ter ido para a França, mas quando soube desse campeonato, mudei a passagem porque sabia que poderia vencer", explicou.

"Se vencesse, seria uma conquista dupla, porque o Picuruta é um herói", acrescentou Bagé, que em 2005 foi o vice-campeão do tradicional Festival de Biarritz e no final de março será pai. "Vai vir mais um Bagézinho", brincou. As disputas oficiais da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) foram realizadas com ondas de até 1 metro, muito boas para o longboard. Em 3º lugar ficaram o carioca Matheus Ribeiro, mais uma grata revelação nos pranchões, e o vice-campeão nacional de 2005, Carlos Bahia, de São Sebastião.

Além da vitória, Picuruta ainda comemorou o excelente resultado do filho mais velho, Leco, que terminou na 5ª colocação, sendo o melhor amador da competição. O catarinense Caio Husadel, de Balneário Camboriu, garantiu a melhor nota de todo o evento, um 9,73 pontos, na categoria júnior. Nesta disputa, o vencedor foi Daniel Farias, de Guarujá. Já na feminina, vitória da santista Rita Gardano, que comemorou o bicampeonato no Santos Surf Festival.

Entre os veteranos, os títulos ficaram com o catarinense Paulo Sefton, na legends (50 anos para cima) e o paulista radicado em Santa Catarina, Márcio Vilela, na super masters (45 a 49 anos). Todos os resultados estão disponíveis no site www.fpsurf.com.br.

BRASILEIRO DE LONGBOARD PROFISSIONAL - ABRASP (1ª ETAPA)

1 Picuruta Salazar (SP)
2 Eduardo Bagé (RJ)
3 Matheus Cunha (RJ)
3 Carlos Bahia (SP)
5 Leco Salazar (SP) - amador
5 Alexandre Wolthers (SP)
5 Leandro Alexandre (SP)
5 André Deka (RJ)
9 Caio Husadel (SC) - amador
9 Jaime Viúdes (SP)
9 Danilo Rodrigo (SP)
9 Adriano Teco (SP)
13 Roger Barros (RJ)
13 Jeremias "Mica" da Silva (RJ)
13 Amaro Matos (SP)
13 Marcelo Freitas (RJ)

CATEGORIA LEGENDS (50 ANOS PARA CIMA)
1 Paulo Sefton (SC)
2 Carlos Carmello (SP)
3 John Wolthers (SP)
4 Chico Paioli (SP)

CATEGORIA SUPER MASTERS (45 A 49 ANOS)
1 Márcio Vilela (SC)
2 Luis Juquinha (SP)
3 Almir Salazar (SP)
4 Walter Vieira (SP)

CATEGORIA JÚNIOR (ATÉ 18 ANOS)
1 Daniel Faria (SP)
2 Marcelo Carbone (SP)
3 Caio Husadel (SC)
4 Paulo Rodrigues (RJ)

CATEGORIA FEMININA
1 Rita Gardano (SP)
2 Isadora Costa (SC)
3 Vanessa Vaz (SP)
4 Diana Carbone (SP)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.