13/09/2025  17h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
10/02/2006 - 06h01
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Funcionários da Vigilância Sanitária e membros da Apauba no canil que está sendo desativado.

• Prefeito acata decisão do Comus e finaliza convênio com Apauba

Com essa medida, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde assume canil da Apauba e o programa de castração de animais

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, assumiu oficialmente, no último dia 6, a responsabilidade pelos cães que vinham sendo cuidados pela Associação de Proteção aos Animais de Ubatuba (Apauba). Com o final do convênio entre Prefeitura e Apauba, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) passará a realizar também as castrações dos animais da cidade.

A decisão de romper o convênio, que existia desde 2003 e repassava à entidade uma verba de R$ 10 mil ao mês, foi tomada a partir da deliberação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), aliada a uma determinação do Ministério Público. Essa reformulação tem como objetivos proporcionar melhores condições de vida aos cães, bem como minorar os custos dessas atividades, uma vez que as castrações serão realizadas por profissionais da própria secretaria.

Reestruturação

O Centro de Controle de Zoonoses está passando por uma adequação para receber os cães que estão abrigados no canil da Apauba atualmente. Em setembro, a Secretaria de Saúde contratou uma veterinária, profissional que não existia até então. Duas novas vagas serão abertas, através de concurso, ainda em 2006. As obras de ampliação do CCZ devem ser inauguradas no dia 10 de março. Em relação às castrações, a Secretaria de Saúde está adquirindo uma Unidade Móvel que levará esse serviço aos bairros. Segundo o secretário de saúde, Dr. Marcos Franco, essa medida proporcionará um atendimento igualitário às comunidades, atingindo até mesmo os bairros mais distantes. "Junto com o processo de compra da unidade móvel, nós estamos organizando a lista de espera, traçando prioridades e fazendo um planejamento para a castração no município. O serviço de castração será levado a todos os bairros da cidade."

Dr. Marcos afirma ainda que está sendo criado um conselho gestor de unidade voltado para as ações do CCZ. Esse conselho será formado por entidades como a Apauba e pessoas interessadas. "Esse tipo de conselho tem como objetivo nortear as ações do poder público, de forma participativa e democrática".

Assumindo as devidas funções

"O verdadeiro papel de uma instituição como a Apauba é realizar um trabalho de conscientização com a comunidade, estimulando a posse responsável de animais. Além disso, por ser uma sociedade defensora dos animais, é preciso verificar denúncias de maus tratos e promover campanhas de doação de animais abandonados", afirma a presidente da Apauba, Maria Angela Pagliacci.

Por outro lado, "a responsabilidade da Secretaria de Saúde, neste sentido, é realizar o controle de zoonoses no município. Isso significa que, além das campanhas de vacinação, a Administração Pública tem que se preocupar com o controle da população canina e a guarda dos animais abandonados", afirma o chefe de saúde coletiva, Antônio Jorge Araújo.

Ambas as partes afirmam que a transição está acontecendo amigavelmente e que o trabalho conjunto determinará uma melhora significativa, tanto na vida dos animais quanto no atendimento à população. O prefeito Eduardo César diz que considera positiva a mudança, uma vez que ações eram onerosas e os recursos, insuficientes. "Com essa reestruturação, nós teremos condições de baixar consideravelmente o custo das castrações, já que elas serão realizadas por profissionais da própria secretaria. Isso se refletirá na qualidade de vida dos animais que hoje se encontram no canil. A Apaúba, por sua vez, poderá continuar prestando um inestimável serviço à comunidade, pois o estímulo à posse responsável diminui a incidência de abandono."


• Prefeitura se reúne com comerciantes para esclarecimentos sobre ciclofaixas

A Prefeitura de Ubatuba vai realizar na próxima segunda-feira, 13, às 19h30, no salão da Escola Anchieta, mais uma reunião com os comerciantes que possuem pontos nas ruas Thomas Galhardo e Conceição para reapresentar o projeto cicloviário que será implantado no município. A primeira fase do projeto é a que prevê a implantação das ciclofaixas nestas duas ruas, que são consideradas as de maior fluxo e com maior necessidade de possuir uma parte destinada à circulação exclusiva de bicicletas.

Da reunião participarão, além dos comerciantes convidados, o Secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu; a contadora da Comtur, Mara Cibeli Fragnhani; o chefe do Serviço Municipal de Trânsito, Ronaldo Lopes e o arquiteto urbanista Sérgio Bianco, que elaborou os estudos para a implantação do referido projeto. "A introdução das ciclofaixas vai servir para dar condições de circulação segura aos ciclistas, para que assim eles passem a ter maior conhecimento das leis de trânsito e num futuro próximo possamos autuá-los se vierem a trafegar erroneamente", explica Ronaldo Lopes.

A Secretaria de Arquitetura e Urbanismo deve apresentar propostas para diminuir a quantidade de pontos de ônibus e discutir locais para a implantação de bolsões de estacionamento. Serão discutidas também as vantagens e desvantagens de utilizar a Zona Azul para organizar o estacionamento de veículos na região. Está previsto todo um sistema de reeducação no trânsito, que deve ocorrer por meio de folhetos informativos e palestras em escolas.

As ciclofaixas, que seriam implantadas no fim do ano passado, começarão a ser pintadas no início de março, a pedido dos comerciantes que preferiram esperar o término da temporada de verão.

O Projeto Cicloviário

O sistema consiste numa rede de ciclovias, ciclofaixas, projeto de sinalização viária e de identificação, sistema de bicicletários (ampliando os já existentes na cidade), paraciclos e a construção do bikeline, uma faixa destinada às bicicletas, localizada após a faixa de estacionamento de carros.


• Forte chuva deixa desabrigados em Ubatuba

O Ginásio de Esportes Tubão, em Ubatuba, recebeu 62 pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas intensas na tarde da última quarta-feira, 8. A enchente fez o rio Tavares, que passa ao lado do Parque Guarani, transbordar e 51 pessoas tiveram que abandonar suas casas no início da noite. Elas aguardam as águas baixarem para retornar às suas casas.

O pior aconteceu com 11 pessoas de duas famílias do bairro Bela Vista, onde um deslizamento soterrou duas casas. Os moradores conseguiram salvar alguns pertences, mas não terão para onde retornar. Eles ficarão alojados no Tubão, enquanto a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social toma providências. No início da tarde de quinta-feira, 9, cerca de 35 pessoas ainda ocupavam o Ginásio. Elas receberam alimentação e roupas secas.

A Defesa Civil, entretanto, não aconselhou o retorno às casas, pois existe possibilidade de chuva forte nos próximos dias. Entre o dia 8 e às 14 horas do dia 9 foi registrado um acúmulo de 54,6 mm de precipitação, considerado normal, mas a Defesa Civil está em estado de atenção devido aos deslizamentos ocorridos no bairro da Bela Vista.

Critério para Alteração dos Níveis

O critério utilizado no monitoramento de precipitação leva em consideração a quantidade em milímetros da chuva em um período. Os níveis considerados podem ser chamados de: normal (até 79mm), atenção (entre 80 e 119mm) e alerta (acima de 120mm).


• Números demonstram queda na criminalidade em Ubatuba

Os números da criminalidade no ano passado, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, mostram que Ubatuba apresenta uma diminuição no índice de criminalidade. Pelas estatísticas, apenas os números de homicídios dolosos e de furtos de veículos tiveram elevação. Os 17 homicídios cometidos em 2004 passaram para 21 em 2005 e os furtos de veículos passaram de 43 para 44. A maior queda foi em relação ao número de furtos; o menor desde 2000. Os roubos de carros também registraram queda em 2005.

O mês mais crítico de 2005 foi janeiro, com 275 ocorrências registradas; nos meses de abril e dezembro aconteceram 4 homicídios. O maior número de furtos aconteceu em janeiro: 211; julho registrou o maior número de furto de veículos, 9, enquanto janeiro teve o maior número de roubo de veículos, 3.

A Taxa de Delito por 100 mil Habitantes é a menor desde 1999 em quase todas as estatísticas, exceto os homicídios dolosos, onde 2005 ficou em terceiro lugar, com 12,16, contra 11,58 em 1999 e 10,81 em 2001. Entre as cidades do Litoral Norte Ubatuba possui a menor Taxa de Delito por 100 mil Habitantes.

Operação Verão - A Polícia Militar divulgou dados da Operação Verão, que acontece desde 27 de dezembro nas quatro cidades do Litoral Norte. Houve uma queda de 34,26% no índice de furtos (117) e 25,49% no número de roubos (114) no período. Aconteceram também 9 furtos de veículos, 5 roubos de veículos e 5 homicídios na região. Em todos os casos os números foram menores que os da temporada passada. O número de acidentes sem vítima também teve queda de 26,16%, enquanto os acidentes com vítima estão praticamente iguais: 97 na temporada passada contra 96 na atual.

Para o prefeito Eduardo César, a queda da criminalidade em Ubatuba se deve ao trabalho conjunto das polícias. "Temos que louvar a união da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar, que juntas vêm fazendo um grande trabalho na prevenção e repressão ao crime e à violência em Ubatuba."


• Novos secretários assumem pastas criadas na reestruturação administrativa

Aprovada pela Câmara Municipal no final do ano passado, a reestruturação administrativa começou a ser implantada na Prefeitura de Ubatuba. Assumiram nesta semana as pastas da Ouvidoria Geral e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o contador Walter dos Santos Júnior e Andrade Henrique dos Santos, respectivamente.

Remanejamento

Na Secretaria de Meio Ambiente assumiu a pedagoga e educadora ambiental Cristiane Gil. No Gabinete do Prefeito foram feitos alguns remanejamentos de pessoal visando maior agilidade e melhoria nos serviços prestados. Délcio José Sato passa a ocupar a chefia de Gabinete; Denise Martins Silveira responde agora pela Assessoria de Expediente de Gabinete; Silvana Niel é a nova Assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários e René Nakaya responde pela Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Municipal. "As mudanças visam uma adequação dos papéis de cada assessor, aproveitando melhor o perfil de cada um com o objetivo maior de melhorar o nosso atendimento ao munícipe", destacou o prefeito Eduardo César.


• Caps realiza I Gincana Esportiva com usuários

O Centro de Apoio Psicossocial de Ubatuba realizará, no próximo dia 15, a partir das 13h, a sua I Gincana Esportiva, envolvendo usuários, familiares e funcionários. O evento, que acontecerá no Ginásio de Esportes Tubão, envolverá os participantes em diversas modalidades de esportes, tais como: basquete, vôlei, futebol, ping-pong, frescobol, pólo-aquático e natação. As equipes serão divididas pelas cores azul e vermelha e todos os participantes receberão medalhas e certificados, inclusive os familiares que também competirão em algumas modalidades.

A coordenadora de atividades físicas do Caps, Ana Lúcia Gil de Oliveira, explica que essa é uma oportunidade de proporcionar aos pacientes a experiência de praticar esportes em um ginásio, com bolas oficiais, aproximando-os da realidade vivida pelos esportistas. "Nós vamos realizar um evento que os aproxime de uma competição de verdade, com direito a abertura, música, torcida e medalha."

O trabalho do Caps

O esporte é apenas uma das atividades utilizadas pelo Caps para socializar e desenvolver as habilidades dos pacientes, além de promover a socialização e a auto-estima, estimulando assim, a reabilitação de pacientes com transtornos mentais. Fora isso, os usuários do Caps têm a possibilidade de aprender sobre culinária, artesanato, arte-terapia e outros. Isso, sem contar com os programas culturais e eventos sócio-educativos que promovem o envolvimento com a comunidade. Paralelamente, são realizados acompanhamentos clínicos, psicológicos, terapêutico-ocupacionais e farmacológicos. Graças a esse trabalho, Ubatuba é, hoje, a cidade do Litoral Norte com o menor índice de internações, contribuindo assim, com a Luta Antimanicomial.


• Clínica de Vôlei movimenta Itamambuca neste sábado

Atletas do Santander / Banespa/ São Bernardo ensinam dicas do esporte

A praia de Itamambuca, em Ubatuba, recebe neste sábado, 11, a Clínica de Vôlei do Santander / Banespa/ São Bernardo. Durante a Clínica é possível aprender os fundamentos e praticar o esporte com os atuais campeões da Superliga de vôlei masculino.

A equipe do Santander/Banespa/São Bernardo tem em seu elenco jogadores com passagens pela seleção adulta, como o levantador Talmo e o oposto Leandrão. Das seleções de base, o time aposta no talento dos vice-campeões mundiais juvenis Thiago Machado e Silmar Almeida. A equipe é comandada pelo técnico Mauro Grasso.

Essa é a segunda vez que a Clínica é ministrada em Ubatuba. Em 2005 aproximadamente 150 pessoas compareceram nas duas horas de duração do evento. Para este ano o número de participantes deve aumentar, pois o horário foi ampliado e os interessados terão das 10h às 15h para se aprimorar ou conhecer melhor o vôlei e seus astros.

A participação na Clínica é gratuita e aberta a todas as idades. Haverá distribuição de brindes aos alunos. A Clínica de Vôlei Santander / Banespa / São Bernardo acontecerá no canto direito da Praia de Itamambuca e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer.


• Jogos Industriários do Sesi terão modalidades disputadas em Ubatuba

Ubatuba será sede de três modalidades esportivas dos 59º Jogos Industriários do Sesi - JOIS, que acontecem nos dias 20 e 21 de maio. As competições de surfe, futevôlei e pesca serão disputadas pela primeira vez nas praias de Ubatuba

Os JOIS representam a oportunidade da prática esportiva para o trabalhador de empresas industriais, sendo um instrumento para a inclusão social, igualando os interesses, as chances e aspirações dos funcionários destas empresas.

Na tarde de última quarta-feira, 8, André Luiz Gomes de Melo, orientador de lazer e esportes do SESI de Taubaté, esteve reunido com o secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr., acertando os detalhes do evento. "Acreditamos que a vinda do JOIS para Ubatuba incentive os municípios do Litoral Norte a participar ativamente das ações do SESI", diz André Luiz. "Esperamos que os empresários de Ubatuba incentivem a participação de seus funcionários", completou o representante do SESI.

O secretário de Esportes de Ubatuba garantiu apoio ao evento. "Mais uma vez a Prefeitura traz um evento esportivo de peso para a cidade. Ano passado foram os funcionários da Caixa e desta vez o SESI descobriu que Ubatuba tem potencial para sediar eventos desse porte. Colaboraremos com o que for necessário", disse Bittencourt.

Mais informações sobre os Jogos Industriários do Sesi podem ser obtidas no site www.sesisp.org.br ou através do telefone (0**12) 3633-4699.

2005 - Em sua 58ª edição os Jogos Industriários do SESI - JOIS 2005, envolveu empresas de todo o Estado, com a participação em 63 sedes, com 103.088 atletas de 1936 empresas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.