13/09/2025  18h09
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
17/02/2006 - 06h02
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Prefeito vistoria obra na Leovigildo.

• Avenida do Itaguá foi interditada para obras emergenciais

Problema foi provocado pela Telefônica que encapou cabos com concreto, obstruindo a tubulação

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, interditou na última quarta-feira, 15, a Avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá, para a realização de obras emergenciais provocadas pela empresa Telefônica. A avenida está fechada na altura da Rua Bernardino Querido, de onde vieram as principais reclamações que resultaram nas obras. Os moradores se queixavam das enchentes naquela região sempre que fortes chuvas atingiam o município.

Quando a Secretaria de Obras perfurou o solo para averiguar qual era o problema que impedia o escoamento das águas pluviais, foi constatado que havia cabos da Telefônica, encapados com concreto, obstruindo a tubulação e impedindo a saída das águas e, conseqüentemente, ocasionando os alagamentos.

O fato de todas as ruas perpendiculares à Leovigildo Dias Vieira estarem em nível mais baixo que a mesma favorecia ainda mais os alagamentos. Entre a quarta e a quinta-feira foram realizados os serviços de desobstrução e a Secretaria de Obras pretende liberar a avenida na sexta-feira e até o próximo sábado, 18, o tráfego estará normalizado.

Um técnico da Telefônica foi chamado ao local para estudar quais providências devem ser tomadas. Não houve prejuízo às linhas telefônicas, já que os cabos foram tirados do local onde estavam obstruindo as tubulações, sem que fossem danificados.

Durante os serviços foi descoberto também que as raízes de uma seringueira muito grande era outra causa da impossibilidade da passagem das águas que causavam transtornos na região. Na Rua Monteiro Lobato, também no Itaguá, foi detectado o mesmo problema e em breve serão realizadas as obras de desobstrução. O prefeito Eduardo César lamentou o ocorrido. “Lamentamos a irresponsabilidade da empresa de telefonia que causou este transtorno aos moradores, turistas e comerciantes da Leovigildo. Agradeço também toda a equipe da Prefeitura que rapidamente detectou o problema agindo com responsabilidade e competência.”


• I Festival de Marchinhas acontece na escola Capitão Deolindo

Mensalinho, O Dólar da Cueca, O Sumiço do Corrupto, Sou Deputado e Daputada são algumas marchinhas que devem mexer com o público no “I Festival de Marchinhas Carnavalescas” da Fundart

O I Festival de Marchinhas Carnavalescas acontecerá neste final de semana, dias 17, 18 e 19, em novo endereço, na Escola Estadual Capitão Deolindo. Os espectadores terão a oportunidade de conhecer trinta marchinhas inéditas, que vão disputar os troféus e premiação em dinheiro. O evento precisou ser adiado devido às chuvas que atingiram a cidade. Em conseqüência disso, o Ginásio de Esportes Tubão foi ocupado pelas famílias desabrigadas na semana passada.

Das 30 marchinhas inscritas, 15 serão apresentadas no primeiro dia e seis serão escolhidas. O mesmo procedimento acontecerá no segundo dia, totalizando 12 finalistas. No terceiro e último dia, serão escolhidas cinco marchinhas, que serão premiadas de acordo com a sua colocação. Os critérios de avaliação serão: melhor letra e melhor interpretação. As músicas foram arranjadas pelo maestro Valdecy dos Santos, da Banda Lira Padre Anchieta, que também acompanhará os participantes nos dias do festival. A entrega da premiação acontecerá durante os bailes de carnaval, que acontecerão da Praça Exaltação à Santa Cruz, dias 26, 27 e 28 de fevereiro.

“Queremos resgatar o carnaval tradicional do interior de São Paulo, trazendo novos compositores e criando aquele clima gostoso com máscaras, blocos e marchinhas em que toda a família pode participar”, diz Ney Martins, idealizador do concurso. Ele lembra que nos antigos carnavais ubatubenses, era comum os foliões comporem suas próprias marchinhas e que na década de 70, esse costume foi sendo deixado de lado.

Dentre os participantes do I Festival de Marchinhas Carnavalescas, estão nomes conhecidos em Ubatuba, como Dona Ophélia, Capop, Benetti, Zezinho Marques, Cláudio Serra, Arcélio Manoel e muitos outros. O público terá entrada franca. Participe!


• Eleições para grupos setoriais de Artes Cênicas e Fotografia da Fundart foram adiadas

As eleições para o preenchimento de coordenadores e seus respectivos vices para os Grupos Setoriais de Fotografia, Cinema e Vídeo e Artes Cênicas e Dança da Fundart, marcadas para o dia 20 de fevereiro foram canceladas. O motivo de ter indeferido as chapas foi o não preenchimento de requisitos básicos para a candidatura.

A Fundart informa que publicará novo edital para o preenchimento dos cargos de coordenador e seu vice para o Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo. As inscrições para coordenador e vice desse grupo estarão abertas de 20 a 23 de fevereiro. O critério exigido aos candidatos é a participação de reuniões e cadastro nos grupos setoriais em questão.

As chapas inscritas serão referendadas pelo Conselho Deliberativo da Fundart em reunião no dia 24/02, e as eleições deverão ser realizadas no dia 6 de março de 2006. Quanto ao Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança, face ao impasse jurídico produzido por um candidato, o preenchimento dos cargos deverá acontecer assim que a Fundart tiver uma solução jurídica para o caso.

Coordenadores aprovados para 2006

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizou, no último dia 30, a eleição dos coordenadores e suplentes dos grupos setoriais que integrarão o Conselho Deliberativo do ano de 2006. Foram eleitos representantes de seis dos oito grupos existentes na Fundação.

O Conselho formado pelos coordenadores é de natureza deliberativa, ou seja, tem poder para opinar e decidir. É também sua função fiscalizar as ações administrativas da entidade. O presidente da Fundart, Martiniano Viana, diz que o grande desafio e o objetivo do conselho é democratizar o acesso da população às manifestações culturais da cidade. “A população tem a oportunidade de participar ativamente das decisões da Fundart, através dos grupos setoriais. Para isso, é preciso que as pessoas se envolvam, criem uma dinâmica de participação nas áreas artísticas das quais elas mais se identificam. Somente dessa forma, o cidadão pode se candidatar à vaga de coordenadoria e interferir nos rumos culturais da nossa cidade”, afirmou.

Confira os coordenadores eleitos para o ano de 2006

Grupo Setorial de Artes Plásticas:
Ademar Costa Simões – coordenador
Bruno Pizzutto – vice-coordenador

Grupo Setorial de Artesanato:
Helena Ottoni Tracchi – coordenadora
José Cláudio da Mota Brito – vice-coordenador

Grupo Setorial de Folclore e Tradições Populares:
Luiz Gustavo Balio de Moraes – coordenador
Júlio César Mendes – vice-coordenador

Grupo Setorial de História e Geografia:
Carlos Augusto Rizzo – coordenador
Denique Moreira Rezende- vice-coordenadora

Grupo Setorial de Literatura:
Luiz Roberto de Moura – coordenador
Eduardo A. Souza Netto – vice-coordenador

Grupo Setorial de Música:
Aurora Novello Medina – coordenadora
Márcia Fernandes dos Santos – vice-coordenadora


• Ocupante do Parque Guarani que alegou ter ficado desabrigado possui casa própria

Fernando da Silva na verdade é proprietário de um imóvel no Centro e aluga o mesmo por R$ 100,00

A Prefeitura de Ubatuba, em apuração aos fatos decorrentes da ação administrativa que demoliu três ferros-velhos no Parque Guarani no último dia 7, constatou que o ocupante Fernando Silva, que alegou ter ficado desabrigado após a demolição de seu barraco, que ele teria omitido a condição de morador durante o processo de congelamento, possui casa própria na Rua dos Nazarenos, nº 477.

Em visita da Prefeitura ao local, o inquilino de Fernando, que preferiu não se identificar, confirmou ser a casa de propriedade do mesmo, que às vezes vai até lá para receber o aluguel de R$ 100,00 mensais pelo imóvel que possui dois cômodos e banheiro.

A irmã de Fernando da Silva, Dolores Maria Lurdes da Silva, que mora ao lado da casa, confirmou que divide a propriedade com o irmão há cerca de vinte anos. “Não sei se o Fernando costuma vir aqui porque trabalho o dia inteiro e também não tenho contato nenhum com ele”, disse Dolores.

Mal intencionado

Para o Secretário Adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, o rapaz agiu de má fé: “Ele não declarou que seu barraco era moradia na ocasião do congelamento justamente porque possui casa própria”. Após a demolição do barraco, que ficava nas dependências de um dos ferros-velhos demolidos, Fernando disse que a Prefeitura havia derrubado sua casa por engano e que estava desabrigado desde então. Porém, a Prefeitura esclareceu logo em seguida que o local onde Fernando morava não tinha sido cadastrado como residencial e sim como comércio e portanto foi demolido, como o restante do depósito, já que ocupava área pública.

Fernando ainda construiu outro barraco depois do acontecido, mas a Prefeitura vai novamente derrubá-lo, já que está estritamente proibida qualquer construção no Parque Guarani desde setembro passado, quando foi concluído o processo de congelamento do local.

Entendendo o caso

A ação de demolição foi realizada após diversas notificações aos proprietários vindas da Vigilância Sanitária e fiscalização de obras desde 2003. Os três comércios demolidos estavam em área pública e de preservação permanente e seus proprietários já tinham sido avisados sobre a necessidade de paralisarem as atividades e deixarem o local, mas até então não tomaram nenhuma providência, fazendo com que fosse inevitável o processo de demolição.

A ação foi um primeiro passo para o processo de recuperação das áreas públicas, que pretende começar a reverter toda uma história de ocupação irregular em Ubatuba. O local onde ficavam os ferros-velhos faz parte do núcleo congelado do Parque Guarani e será transformado em uma área de utilidade pública.

Todas as casas ao redor dos ferros-velhos foram mantidas, inclusive as que estavam dentro dos outros dois estabelecimentos demolidos, e que foram cadastradas pela equipe do congelamento como moradias, em setembro do ano passado. A única casa derrubada foi a do ocupante Fernando da Silva, que na ocasião do congelamento não declarou que o local servia de moradia, alegando o proprietário tratar-se apenas de um ponto comercial. Portanto não houve engano por parte da Prefeitura, que apenas cumpriu com sua obrigação de desocupar uma área que pertence a toda a população e não apenas a alguns comerciantes.


• Nota de esclarecimento da secretaria de Educação

Passe escolar dos alunos das escolas estaduais

Tendo em vista que os pais e alunos das escolas estaduais não foram devidamente informados sobre a questão dos passes escolares, esta Secretaria achou por bem divulgar os seguintes esclarecimentos:

1) O transporte dos alunos da rede estadual é de inteira responsabilidade do Estado. A Prefeitura pode ou não firmar convênio para esse tipo de serviço, desde que haja verba orçamentária disponível e que esse atendimento não gere prejuízos aos gastos obrigatórios do município com a Educação.

2) Os alunos da rede municipal, estes sim, de responsabilidade do Município, estão todos sendo devidamente atendidos.

3) Durante vários anos o município de Ubatuba não firmou termo de parceria com a Secretaria Estadual de Educação para essa finalidade.

4) Durante o ano de 2005 houve possibilidade de assinar convênio para atendimento desses alunos. Já para este ano, devido ao planejamento da Secretaria de Educação, ficou decidido que não seria conveniente continuarmos a manter o referido convênio, visto que há outras prioridades de atendimento que realmente são de nossa inteira responsabilidade, sendo impossível transferi-las a outras esferas administrativas.

5) A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, responsável pela condução das questões relativas à Educação no Litoral Norte, foi devidamente notificada dessa decisão, tanto pessoalmente, na figura de sua dirigente, como por meio de documento endereçado a mesma.

6) A decisão de não renovar o convênio em momento algum implica em deixar os alunos sem transporte escolar. Cabe apenas ao Estado liberar a verba reservada para compra dos passes.

7) O prefeito municipal não tomaria uma decisão dessa natureza sem ter certeza absoluta que não acarretaria quaisquer prejuízos aos pais ou alunos.

Não tenham dúvidas que tudo o que for possível fazer para bem atender aos moradores de nossa cidade será feito. Entretanto, é nosso compromisso assumir primeiramente aquilo que é nossa obrigação legalmente, além de atender as expectativas que dizem respeito às necessidades do município, tais como ampliação de atendimento aos alunos de creche, reforma, ampliação e construção de escolas municipais para suprir a demanda de alunos, capacitação de funcionários e professores, completar o quadro de funcionários de nossas unidades, melhorar os espaços pedagógicos das escolas, investir em projetos que visem melhorar a qualidade de vida de nosso educando, enfim, uma série de providências indispensáveis ao bom andamento da Educação em Ubatuba.

Para o bem do cidadão cabe ao município, ao Estado e à União fazerem aquilo que a eles competem. O que não for de nossa responsabilidade atenderemos na medida do possível.

Esta é realidade dos fatos. Temos convicção que a população de Ubatuba saberá distinguir entre a verdade e as infelizes colocações daqueles que usam da boa fé de nossa comunidade para tentar gerar transtornos e desgastes políticos a esta Administração.


• TV Século 21 vem a Ubatuba para realizar ampla grade de programação

A apresentadora Rita Maria, do programa Mulher.com, da TV Educativa Século 21, está com sua equipe em Ubatuba desde a última quarta-feira, 15, para a realização de uma ampla reportagem sobre praias, quilombolas, opções de lazer e cultura regional. Rita Maria esteve também na Prefeitura onde o prefeito Eduardo César e o secretário municipal de Turismo concederam entrevistas para o programa.

A TV Século 21 é uma emissora com sede em Campinas e que oferece uma programação voltada às necessidades da população brasileira. A emissora está no ar desde julho de 1999, levando informação, cultura, educação, entretenimento, variedades e espiritualidade, inserindo em seus programas, assuntos de interesse da sociedade como um todo.

O programa Mulher.com é transmitido de segunda à sábado, às 14h30 e aos domingos às 20h30. Diversas edições do programa terão Ubatuba como tema e o cronograma com as datas em que serão exibidas será definida e divulgada nos próximos dias. A TV Século 21 é sintonizada em Ubatuba pelo canal 1000 horizontal em atena parabólica.


• Tudo pronto para a festa do Momo

O Carnaval, em Ubatuba, começa na próxima sexta-feira. Quem abre a festa, no dia 24, é o Galo da Meia-Noite, que adentra a Avenida Iperoig soltando fogos de artifício na Ponte do Perequê-Açú e distribuindo cerveja a R$ 1,00 aos foliões uniformizados com a camiseta do bloco. No sábado, a alegria fica por conta do bloco “Recordar é Viver” e o famoso “Bloco da Caxorrada”, em que os homens se vestem de mulheres e vice-versa.

A novidade no Carnaval 2006 de Ubatuba são os carros de som que animarão a festa nos extremos sul e norte da cidade. Na região sul, a concentração acontece na praia da Maranduba e no Norte, o carro de som fica na praia de Ubatumirim. Já na Avenida, além dos blocos tradicionais, desfilando sambas-enredo, marchinhas e fantasias, haverá também um caminhão de som, acompanhando alguns blocos.

No domingo, desfilam a Turma do Funil, o bloco da Água Doce e os blocos de enredo dos bairros: Itaguá, Estufa e Perequê-Açú. Na segunda-feira, desfilam novamente os blocos “Recordar é viver” e “Caxorrada”. No último dia de carnaval, repete a programação de domingo, com o desfile da Turma do Funil, Água Doce e blocos de bairros.

No Bairro da Maranduba o carro de som fará a alegria dos turistas durante todos os dias de carnaval, sempre a partir das 10 da manhã. No Bairro Ubatumirim, o Carro de Som comandará a festa noturna, sempre a partir das 20h. Na região oeste, no Bairro Ipiranguinha, acontecerão shows com bandas todas as noites de carnaval.

Carnaval à moda antiga

Para quem gosta do carnaval tradicional, a alegria fica por conta do Baile Carnavalesco que acontecerá na Praça Exaltação da Santa Cruz, a partir das 21h. A Fundart programou um carnaval à moda antiga, com máscaras, bonecões, fantasias de melindrosas, marinheiros, pierrôs, ciganos, havaianos e etc. Os bailes contarão com a presença de blocos tais como “O Guaruçá” e “Recordar é Viver", que irão mostrar sambas, brincadeiras e marchinhas tradicionais. Para isso, as ruas laterais serão bloqueadas e a Banda Lira, sob o comando do regente Valdeci dos Santos, animará a festa do momo.


• Prefeitura de Ubatuba abre vagas para escolinha municipal de Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa é a mais nova modalidade a fazer parte das escolinhas de esporte da Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba. As inscrições estão abertas para crianças nascidas a partir de 1999 e também para jovens, adultos e melhor idade.

As aulas acontecerão na Associação Ubatubense de Tênis de Mesa, no Jd. Carolina, às segundas, quartas e sextas, das 18h às 19h para crianças de 7 a 12 anos e das 19h às 20h e das 20h às 21h para maiores de 13 anos. Terças e quintas estão reservadas para a melhor idade: das 18h às 19h30 acontecerão aulas de xadrez e das 19h30 às 21h entra em cena o tênis de mesa.

As matrículas devem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer até o dia 24, das 8h às 17h. É necessário levar duas fotos 3X4 e cópia da certidão de nascimento. Os interessados em vagas para as escolinhas de surfe, futebol, vôlei, basquete e skate também devem se matricular até o dia 24 deste mês.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.