20/03/2026  17h57
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Política
12/06/2004 - 18h31
Lula admite que um mandato é pouco
Ana Paula Marra e Marcos Chagas - ABr
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem que quatro anos é pouco tempo para a realização de alguns projetos de governo, referindo-se aos investimentos que deseja fazer, por exemplo, na área de ciência e tecnologia.

"Nós estamos ampliando os investimentos totais em ciência e tecnologia de R$ 24,4 bilhões entre 2000-2003, para R$ 37,6 bilhões entre 2004 e 2007. Esses números não representam tudo aquilo que a gente sonha fazer, mas representa 54%, apenas nesse primeiro mandato", disse Lula aos cientistas presentes à cerimônia de assinatura da Medida Provisória do Programa Importa Fácil Ciência, no Palácio do Planalto.

O presidente lembrou aos cientistas que nem tudo pode ser feito no ritmo desejado pelos governantes. "Certamente, gostaríamos de poder fazer tudo de uma única vez, mas vocês, mais do que ninguém, sabem que as coisas, muitas vezes, demoram mais do que seria preciso", disse.

O presidente lembrou que por falta de uma política industrial, muitas vezes o Estado briga contra o próprio Estado. "O mesmo Estado que autoriza a construção de um determinado projeto é o mesmo Estado que depois nega uma licença prévia do Ibama para aquele projeto acontecer. Ou seja, é o Estado trabalhando contra o Estado; é o Estado entravando o Estado", disse.

Lula no entanto disse que seu governo está "retomando o seu papel de formulador de uma política industrial e criando as condições para desobstruir os canais e cortar as amarras históricas entre a produção científica pública e os interesses e os investimentos da iniciativa privada".

O presidente terminou seu discurso com um apelo à comunidade científica para que "não tenham nenhuma preocupação em cobrar do nosso governo, até porque eu sou daqueles que acredita que o governo será muito mais ágil, será muito mais produtivo e será muito mais competente se ele tiver ao lado dele uma sociedade mais politizada e mais exigente".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍTICA"Índice das publicações sobre "POLÍTICA"
24/12/2022 - 06h31 Congresso rejeita vetos presidenciais à LDO 2023
19/12/2022 - 06h27 Governo Lula terá 37 ministérios, diz Rui Costa
30/11/2022 - 05h16 PEC da Transição é formalizada no Senado
31/08/2022 - 05h49 Eleições 2022: saiba o que faz um senador
23/12/2021 - 05h58 Orçamento de 2022 é aprovado pelo Congresso
02/12/2021 - 06h06 Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.