13/09/2025  15h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
14/03/2006 - 18h23
Notícias da ACIU
Cristiane G. Zarpelão
 
 
Divulgação 
  Extintor de incêndio.

• ACIU alerta: "Cuidado com manutenções em extintores"

O gerente da Associação Comercial de Ubatuba, Célio Moraes Stefani faz um alerta à população em relação à manutenção de extintores.

"Temos recebido denúncias de alguns de nossos associados, de ações de indivíduos que aproveitam a falta de conhecimento das pessoas para aplicarem golpes, com relação aos extintores de incêndio, quando o cliente paga por uma manutenção enganosa deste equipamento", diz Célio.

Segundo Célio, "na maioria das vezes, a falsa manutenção se resume à troca de uma etiqueta amarela, de suposta garantia até o ano seguinte, quando, na verdade, a etiqueta válida que garante a realização do serviço, conforme as normas vigentes, é verde-azulada, com o símbolo do InMetro e os dados da empresa certificada", enfatiza.

Célio ressalta que os dados da empresa conveniada estão impressos na etiqueta amarela e nos lacres do extintor. Para comprovar a abertura do extintor para a devida manutenção, é obrigatória a colocação de um anel plástico amarelo entre o gatilho e o cilindro do extintor, com a data do serviço. Deve ser verificado se o anel está inteiro após o serviço executado, pois alguns simplesmente cortam o que está lá e o colam, em seguida, com cola instantânea.

"Desconfie sempre de serviço rápido e de preço muito baixo. Evite tratar com aventureiros que vêm de outras cidades, sobretudo nos feriados prolongados, e aproveitam o grande movimento no comércio para aplicarem este golpe.

Não aceite serviço "à base de troca", pois retiram seu extintor seminovo e deixam outro bem mais antigo. Procure conhecer o local onde é feita a manutenção. Prefira empresas estabelecidas na cidade, evitando ambulantes, que não podem ser localizados para reclamações", aconselha Célio.

A manutenção incorreta dos extintores, frisa o gerente, além de provocar risco à vida, pode gerar responsabilidades ao proprietário do estabelecimento e recusa de pagamento por parte de seguradoras.

Na dúvida quanto à idoneidade do serviço contratado, ligue para o INMETRO (11) 3124-7204, ou solicite uma vistoria do Corpo de Bombeiros (12) 3833-1717.


• Aciu faz palestra sobre o Programa Competitividade Setorial

O PAS é um programa formatado para grupos de empresas do segmento alimentício em que são aplicadas consultorias e treinamentos visando a produção de alimentos com segurança e qualidade.

O programa atua ainda complementando outras áreas de gestão e tecnologia definidas conforme as necessidades dos grupos e atinge a todos os segmentos da cadeia de produção de alimentos no país.

Entre os numerosos profissionais mobilizados para que o alimento chegue ao destino final em boas condições de consumo estão o produtor de matéria-prima e equipe de produção na fábrica, os responsáveis pelo transporte, pelo armazenamento, pelo preparo e pela comercialização.

O programa visa a implantação de um conjunto de ações e tecnologias para a produção e manipulação de alimentos de forma segura, baseado na implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e dos Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO), os quais são requisitos para o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Segundo a consultora do Sebrae de São José dos Campos, Maria Aparecida Medeiros, podem participar deste programa todas as empresas que produzam ou manipulam alimentos. "Pescado, carnes, frutas, hortaliças, laticínios, sorvetes, padarias, restaurantes, bares, lanchonetes, cozinhas industriais, enfim, todos os que manipulam alimentos", enfatiza.

"Para participar do programa, basta participar da palestra elucidativa gratuita que será no dia 16 de março, quinta-feira, na Associação Comercial de Ubatuba, às 19h00", diz o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat.


• Cadeira de rodas

O Rotary Club de Ubatuba convida para jantar beneficente com renda revertida para o banco de cadeiras de rodas da entidade. O jantar será dia 6 de abril, no restaurante Bardolino - no Centro de Ubatuba - a partir das 20h00 e com um custo de R$ 20,00.

O banco de cadeiras de rodas, explica o diretor do Rotary, Ademar César Fernaine, tem 30 cadeiras disponíveis, que são emprestadas à pessoas necessitadas que não tem condições de comprar uma, ou até mesmo aqueles que precisam usar por um curto espaço de tempo e assim não precisam comprar uma cadeira de rodas.

Trabalho social

O banco de cadeira de rodas é um dos trabalhos sociais do Rotary Club de Ubatuba. Para obter o empréstimo das cadeiras é necessário apenas firmar um contrato, sem custo nenhum, usar e depois devolver a cadeira. O próximo passo do Rotary na cidade será implantar um banco de andadores e muletas.

A idéia merecia ser copiada nas demais cidades da região.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.